Política

Após exames, porta-voz diz que Bolsonaro vai à Assembleia Geral da ONU

"Nosso presidente está pronto para o combate com viagem assegurada a Nova York no próximo dia 23", disse Rêgo Barros.

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, reafirmou nesta sexta-feira (20) que o presidente Jair Bolsonaro realizará a agenda internacional na ONU -o governo chegou a anunciar que a viagem dependia da avaliação clínica, mas nos últimos dois dias o Planalto já vinha confirmando que Bolsonaro estará na Assembleia Geral, na próxima terça-feira (24).

Rêgo Barros falou com a imprensa após Bolsonaro se submeter a uma bateria de exames em um hospital em Brasília para definir seu estado de saúde antes da viagem aos Estados Unidos.

Leia também:
Doria diz que Bolsonaro precisa trabalhar mais e tuitar menos
Prêmio de R$ 120 milhões da Mega-Sena vai para Brasília

Os exames foram acompanhados pelo médico Antonio Macedo, que liderou a equipe que operou o presidente no último dia 8 de setembro em São Paulo para corrigir uma hérnia. A cirurgia foi a quarta realizada pelo mandatário em razão do esfaqueamento que ele sofreu ainda na campanha eleitoral. "Nosso presidente está pronto para o combate com viagem assegurada a Nova York no próximo dia 23", disse Rêgo Barros.

Segundo o médico Macedo, Bolsonaro realizou avaliações clínicas diversas e dois exames de raio-x, um do tórax e outro do abdômen. "O raio-x do abdômen revelou desaparecimento da distensão gasosa que ele teve no período-pós operatório", disse Macedo.

O médico afirmou ainda que as alças intestinais do presidente estão funcionando normalmente, que evoluiu para uma dieta leve, mas que ele deverá tomar alguns cuidados na viagem internacional. "O risco é sempre um risco vascular, um risco de veias", disse Macedo.

Bolsonaro está usando meias elásticas para minimizar essa situação, de acordo com o médico, está tomando injeções e foi orientado a não permanecer muito tempo sentado. O mandatário também foi orientado a caminhar um pouco durante o voo e a ficar a maior parte do tempo deitado na cama do avião presidencial.

Veja também

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)
CLÁUDIO HUMBERTO

Nísia entrega cabeça de auxiliar para ficar no cargo; confira a coluna desta quinta (28)

Newsletter