TSE

Após falas de Bolsonaro, Fachin diz que atacar Justiça Eleitoral equivale a "atacar a democracia"

Presidente do TSE participou de reunião do Observatório da Transparência nas Eleições

Ministro Edson Fachin Ministro Edson Fachin  - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Leia também

• Fachin diz que TSE não vai aceitar 'intervenção' das Forças Armadas nas eleições

• Na Avenida Paulista, manifestantes pedem a reeleição de Bolsonaro e o impeachment de ministro do STF

• Bolsonaro elogia atos contra STF, mas evita ataques a ministros em discurso por vídeo na Paulista

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, voltou a defender nesta segunda-feira a integridade das eleições e reforçou que atacar a Justiça Eleitoral "equivale a atacar a própria democracia".

— O Brasil tem eleições íntegras; o voto é secreto e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável; e que são imprescindíveis paz e segurança nas eleições porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo — disse Fachin. 

A fala do ministro foi realizada na abertura da reunião do Observatório da Transparência nas Eleições (OTE) e ocorre na esteira de novos ataques ao processo eleitoral feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na semana passada.

— O nosso êxito e credibilidade têm raiz na crença que compartilhamos de que a democracia é inegociável, de que a Justiça Eleitoral é um patrimônio imaterial da sociedade brasileira e de que atacá-la equivale a atacar a própria democracia. O TSE norteia-se por premissas técnicas, mas elas estão imbricadas às premissas democráticas inafastáveis, inegociáveis, que nos animam —  afirmou o ministro.

O observatório foi criado em setembro de 2021 e é formado por várias instituições da sociedade civil, com a finalidade de colaborar com a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) do TSE, que se reuniu na semana passada.

Em sua fala, Fachin também afirmou que o quadro normativo eleitoral para 2022 já está pronto e "inteiramente estabilizado".

—  O regulamento do certame eleitoral está pronto para ser aplicado. Estamos empregando nosso lema: Paz e Segurança nas eleições — , disse o ministro.

Fachin ainda reforçou:

— A democracia é uma obra que se constrói coletivamente, a muitas mãos, a partir da pluralidade de visões, da convivência harmônica entre diferentes, da circulação de informações de qualidade e da defesa intransigente do Estado democrático de Direito. Assim, registro meu contentamento com a realização deste encontro e, também aos membros do OTE, externo a minha gratidão por terem aceitado esta incumbência — apontou.

Na quarta-feira da semana passada, durante cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou que é preciso ter a participação das Forças Armadas para que haja "confiança" no sistema eleitoral.

O presidente também afirmou esperar que o TSE "dê uma resposta às sugestões das Forças Armadas", mencionando especificamente a criação de uma "sala secreta" para que as Forças Armadas possam "contar os votos do Brasil".

Veja também

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada
BRASIL

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes
Brasil

Macron e Lula se reúnem em Brasília; saiba quais temas serão discutidos pelos dois presidentes

Newsletter