Política

Após repercussão, Temer afirma que não irá antecipar retorno ao Brasil

O presidente havia afirmado que retornaria mais cedo de encontro econômico na China por causa de apresentação de uma nova denúncia de irregularidades

O presidente Michel Temer está na China para se reunir com o presidente Xi Jinping e investidores chineses e participar da 9ª cúpula do BricsO presidente Michel Temer está na China para se reunir com o presidente Xi Jinping e investidores chineses e participar da 9ª cúpula do Brics - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Bra

Com receio de uma repercussão negativa, o presidente Michel Temer foi convencido neste sábado (2) a não antecipar o seu retorno ao Brasil da reunião dos Brics. O peemedebista afirmou à imprensa que manterá o cronograma original, ou seja, permanecerá na China até terça-feira (5). "Depois que disseram 'eu vou voltar', vou voltar não. Vou ficar", disse ele, ao ser questionado pela imprensa brasileira.

Na sexta-feira (1), no entanto, o presidente havia afirmado a assessores e a aliados que iria encurtar a sua permanência na China, voltando na segunda-feira (4). O motivo seria a iminência da apresentação de uma nova denúncia contra o peemedebista pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e a votação dos destaques da meta fiscal.

A divulgação da decisão repercutiu mal dentro da própria comitiva brasileira na China. A avaliação é de que a antecipação passaria a imagem pública de que ele estaria preocupado com a nova acusação e um sinal negativo para a comunidade internacional.

O peemedebista chegou a tratar do assunto com pessoas próximas, que o aconselharam a manter o cronograma original. A expectativa é de que a nova acusação seja apresentada apenas na sexta-feira (8) pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Se encurtasse a permanência, seria a segunda vez que o presidente e ausentaria antes do fim de um encontro econômico mundial por conta de denúncia de irregularidade.

Em julho, ele abandonou a cúpula do G20, em Hamburgo, após o PSDB ter afirmado que havia chance de prosperar denúncia contra ele por corrupção passiva. Além da possibilidade da denúncia, causou mal-estar na comitiva presidencial as declarações do empresário Joesley Batista de que o presidente lhe pedia dinheiro. Em conversas reservadas, o peemedebista voltou a criticar o executivo e disse que ele tem atuado com o único objetivo de prejudicá-lo para evitar ser preso. Neste sábado (2), o peemedebista deixará Pequim para Xiamen, que sediará a partir de domingo (3) o início da cúpula de chefes de Estado do BRICS. Em evento com empresários chineses, ele afirmou que a economia nacional está se recuperando e que está pronta para receber investimentos de empresários chineses. "Nós estamos criando condições mais favoráveis aos investimentos e modernizando o país", disse. Segundo ele, a expectativa de analistas brasileiros é de que, até o final do ano, taxa de juros esteja entre 7% e 7,5% ao ano.

Veja também

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Newsletter