Política

Assessor de Temer diz que fake news é problema para a democracia

Michel Temer afirmou ser "vítima de notícias falsas" e citou o boato de que seria satanista, propagado durante as eleições de 2010.

Michel TemerMichel Temer - Foto: Beto Barata/PR

O secretário de comunicação do governo Michel Temer (MDB), Márcio Freitas, afirmou nesta terça-feira (8) que as fake news são "um problema que estamos vivendo na nossa democracia". "Nas últimas eleições o Brasil teve campanhas organizadas para difundir fake news. Isso é antidemocrático, isso é um problema que estamos vivendo na nossa democracia", disse ele em debate na Câmara dos Deputados na 12ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão.

Freitas defendeu que é necessário que haja informação qualificada nas eleições. "A gente está vivendo uma eleição que é fundamental para o futuro do país, e se a gente não tiver informação credenciada, correta, que tenha um filtro cuidadoso, criterioso, a gente vai ter sérios problemas."

Em janeiro, o presidente Michel Temer, que tem se colocado como pré-candidato à reeleição, afirmou ser "vítima de notícias falsas" e citou o boato de que seria satanista, propagado durante as eleições de 2010.

Leia também:
Para especialistas, difusão de fake news está ligada à crise do jornalismo
Assassinato de Marielle Franco desperta onda de fake news
Fake news: uma ameaça invisível no mundo virtual


Para o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Carlos Horbach, que também falou durante a conferência, o tribunal caminha numa "linha tênue entre a defesa e a integridade das eleições e a preservação da liberdade de expressão". Segundo ele, é preciso cuidado ao classificar notícias como fake news durante o processo eleitoral para evitar a blindagem de candidatos. "Eu acho que a gente não pode aceitar o discurso de taxar toda e qualquer crítica, toda e qualquer notícia que seja desfavorável como fake news", afirmou.

Participaram da conferência, que teve como tema "A importância da educação midiática na formação da cidadania e no combate às notícias falsas" o ministro da Transparência, Wagner Rosário, e o ex-ministro da Educação e deputado Mendonça Filho (DEM-PE). Representantes do MEC (Ministério da Educação), de faculdades e de entidades como o Instituto Palavra Aberta e a Unesco também compareceram, além de deputados e senadores.

Veja também

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais
falsa identidade

PF faz operação contra suspeito de se passar por Lewandowski nas redes sociais

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada
BRASIL

Bolsonaro alega "agenda política" em embaixada

Newsletter