Política

Atendendo FBC, Raul Henry adia convenção do MDB

Eleição do diretório estadual ficou para 6 de julho

Raul Henry Raul Henry  - Foto: Divulgação

Um edital chegou a ser publicado no Diário Oficial de ontem, convocando membros do diretório estadual, senadores, deputados federais, deputados estaduais e delegados dos diretórios municipais para a convenção estadual do MDB de Pernambuco, que ocorreria no dia 15 de junho, segundo a publicação. Mas os planos foram alterados e a eleição dos membros do diretório estadual da legenda, presidida pelo deputado federal Raul Henry, ficou para 6 de julho.

A mudança de data é resultado de solicitação do senador Fernando Bezerra Coelho. Raul consultou o líder do governo no Senado e ele fez um apelo pela alteração, em função do São João de Petrolina, reduto do senador e cidade governada por seu filho, Miguel Coelho. A mudança para o dia 6 foi combinada com o senador Jarbas Vasconcelos, que também concordou. Henry tem usado com frequência as expressões "respeitosa, pacífica e civilizada" para definir a convivência com Fernando, que se tornará integrante da executiva estadual, onde Jarbas e Fernando Dueire também permanecerão com assentos.

 

Embarque imediato
Na manhã de ontem, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro convidou o presidente nacional do PSL e deputado federal Luciano Bivar para embarcar rumo a Pernambuco junto com ele. O dirigente, que está em Brasília, retorna ao Estado amanhã, acompanhando Bolsonaro que irá à reunião do Conselho Deliberativo da Sudene com governadores do Nordeste.
Comitiva > Durante a caravana, será lançado o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, em obras de infraestrutura. Bivar informa que o ministro do Desenvolvimento Regional e Urbano, Gustavo Canuto, também estará presente.
Presente! > Do PSB de Pernambuco, só Felipe Carreras esteve no café da manhã com Bolsonaro ontem. Nos 45 minutos do segundo tempo, o partido decidiu que não compareceria. "A gente, enquanto parlamentar, representante do povo, tem que ter diálogo. Não é briga de torcida", defende Carreras à coluna.
Frustração > Em prol "da abertura de diálogo", Carreras julgou importante participar. No entanto, diz que o encontro foi "frustrado", e que o pesidente "não anunciou nada de concreto".
2º tempo > O PSB decidiu de última hora não ir ao café com o presidente. O líder, Tadeu Alencar, encaminhou a decisão, via ofício, ao ministro Carlos Alberto Franco França, chefe do cerimonial da Presidência da República.
Campo...> O clima de enfrentamento entre o Executivo e o Legislativo pesou na hora de deputados de Pernambuco decidirem não comparecer ao encontro com o presidente.
...minado > "Até a turma de Bolsonaro estava dizendo que não ia", relatou, à coluna, um deputado oposicionista. Ele realçou que, se o presidente está "atacando" o parlamento, o gesto era ele ir até o Congresso. "Ele está atacando e a gente vai lá?", indaga. Os coordenadores, Wolney Queiroz e Augusto Coutinho, não foram.
Cassação > Em decisão com data de ontem, a juiza Anna Regina de Barros, da 2ª Vara Cível de Camaragibe, deferiu liminar suspendendo o processo de cassação do prefeito Demóstenes Meira. A decisão se dá "para fins de suspender os efeitos do recebimento da denúncia em desfavor do impetrante” e segue: “bem como os atos posteriores, decorrentes do recebimento da denúncia em debate, até ulterior deliberação".

Veja também

Deputado do PT apresenta projeto que retira gastos com mudanças climáticas da meta fiscal
Política

Deputado do PT apresenta projeto que retira gastos com mudanças climáticas da meta fiscal

Lula não cumpre promessa 8 meses após ciclone; confira a coluna deste sábado (18)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula não cumpre promessa 8 meses após ciclone; confira a coluna deste sábado (18)

Newsletter