Política

Ato em Brasília contra cortes na educação de Bolsonaro ocupa Esplanada

O projeto para as universidades federais, o Future-se, também está no alvo do protesto

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Instagram

Brasília abriu, nesta terça-feira (13), o 3º ato convocado por estudantes, professores e movimentos sindicais contra os cortes promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em todas as etapas da educação. O projeto para as universidades federais, o Future-se, também está no alvo do protesto.

Os manifestantes também foram às ruas da capital federal contra a reforma da Previdência. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), as manifestações serão realizadas em ao menos todas as capitais do país nesta terça.

Em Brasília, os organizadores da passeata estimaram a participação de 10 mil pessoas. Dentre os quais, dois mil indígenas, que estão acampados na cidade. Já a PM contou 4.000 participantes.

A passeata começou por volta das 10h30. Todas as pistas do eixo monumental foram ocupadas pelos manifestantes em direção ao Congresso Nacional. Eles se uniram com a Marcha das Mulheres Indígenas, que teve início mais cedo.

Leia também:
Em dia de paralisação, escolas e universidades suspendem aulas no Recife
Em defesa da educação, estudantes da UFPE oferecem serviços à população em praça pública


Por volta das 11h, manifestantes dos dois movimentos se juntaram no gramado diante do Congresso. Não houve registro de tumulto. A Força Nacional de Segurança foi autorizada a prestar a segurança nos arredores dos prédios do Ministério da Educação e da Esplanada dos Ministérios, segundo decreto assinado na semana passada pelo ministro Sergio Moro (Justiça).

A UNE tentou barrar na Justiça a medida por entender que ela é ilegal, mas o ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido.

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter