Política

Atos contra habeas corpus a Lula reúnem milhares pelo País

No Recife, ato ocorreu na avenida Boa Viagem

Ato do Movimento vem pra ruaAto do Movimento vem pra rua - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Em várias cidades do Brasil, manifestantes favoráveis à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram às ruas nesta terça-feira (3) para cobrar que o o STF (Supremo Tribunal Federal) não conceda habeas corpus ao petista.

No Recife, o ato aconteceu na avenida Boa Viagem, no bairro homônimo, na Zona Sul. Os cerca de 2 mil manifestantes, segundo a organização do Vem Pra Rua Recife, se concentraram diante da Padaria Boa Viagem, de onde saíram por volta das 19h10 em direção ao Segundo Jardim. 

Os manifestantes caminharam por, aproximadamente, 1 quilômetro vestindo as cores da bandeira brasileira e levando faixas e cartazes. Em cima do trio elétrico, integrantes do movimento discursaram contra o presidente Lula. "Fomos pedir justiça igual para todos e a manutenção da prisão de condenados em segunda instância", disse a economista Maria Dulce Sampaio, coordenadora do Vem Pra Rua Recife.  


Leia também:
Caso Lula: confira o que está em jogo no STF
Dodge diz que cumprimento de pena após quatro instâncias aniquila Justiça
Gilmar diz que condenação de Lula afetou imagem do país
Petistas preparam plano de contingência caso Lula seja preso
DF terá esquema de segurança para protestos pró e contra habeas corpus de Lula

Em São Paulo, ao menos oito quarteirões da avenida Paulista, entre a avenida Brigadeiro Luís Antônio e a rua Augusta, foram ocupados por manifestantes pedindo a prisão de Lula. Até as 19h, não havia estimativa do número de participantes. Carros de som de cinco movimentos –Vem pra Rua, MBL (Movimento Brasil Livre), Endireita Brasil, Direita Brasil e Nas Ruas– se espalhavam pelo trajeto.

Em Brasília, centenas se reuniram em frente ao Congresso Nacional. Segundo a Polícia Militar, por volta das 19h, antes de ter um início uma forte chuva, cerca de 400 pessoas estavam no local.

O MBL disse ter marcado atos em mais de 70 cidades, espalhadas por 21 estados. O movimento Vem Pra Rua afirmou que foram convocados protestos em mais de cem cidades, em 20 estados. Na avenida Paulista, a garoa que caía em alguns momentos foi ignorada pelos manifestantes, muitos deles vestindo verde e amarelo, com bandeiras do Brasil e cartazes.

Discursos nos alto-falantes e cartazes citavam os ministros do STF. A ministra Rosa Weber era o principal alvo da pressão, com pedidos para que ela ouça recado das ruas. O voto de Rosa é considerado decisivo no julgamento: ela é contra a prisão após segunda instância, mas tem decidido os casos seguindo a atual jurisprudência do tribunal.

"Ei, Lula, vai para a cadeia" e "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão" eram alguns dos coros entoados na Paulista, puxados nos carros de som. Duas faixas gigantes, que podiam ser lidas do alto dos prédios e helicópteros, exibiam as expressões "Lula na cadeia" e "STF corrupto".

Em Brasília, os manifestantes também fizeram críticas ao ministro do STF Gilmar Mendes –uma das placas o chamava de traidor. Em Curitiba, um membro da organização pediu que os manifestantes fizessem uma prece para que o STF rejeite o habeas corpus. Ele afirmou que o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol havia lhe enviado uma mensagem: "É uma luta contra gigantes e cada um tem seu papel nela."

Em meio a buzinas e rojões, ambulantes vendiam bonecos "pixulecos" e camisetas com a inscrição "Moro, República de Curitiba". No Rio, centenas de pessoas reuniram-se em frente ao posto 5 da orla de Copacabana. Em Salvador, uma carreata com cerca de 200 veículos foi organizada em protesto em favor da prisão de Lula.

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter