Eleições nos EUA

Biden desiste de realizar atos de campanha com público por causa da Covid-19

Apesar do crescimento do número de casos confirmados da Covid-19 no país, Trump voltou a realizar atos com público no último dia 20

Biden desiste de realizar atos de campanhaBiden desiste de realizar atos de campanha - Foto: Alex Wong / Getty Images North America / Getty Images via AFP

O candidato do Partido Democrata à eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (30) que não realizará atos públicos de campanha devido à atual pandemia de coronavírus, em contraste com a estratégia de seu rival republicano, o presidente Donald Trump.

"Vou seguir as ordens dos médicos - não apenas por mim, mas também pelo país - e isso implica não realizar nenhum comício", disse o ex-vice-presidente em entrevista coletiva no estado de Delaware. Com 77 anos, ele faz parte do grupo de risco.

"Esta é a campanha mais incomum da história moderna", afirmou o democrata, que criticou duramente a gestão do atual governo da crise. "Donald Trump decepcionou os americanos."

Apesar do crescimento do número de casos confirmados da Covid-19 no país, Trump voltou a realizar atos com público no último dia 20. O evento, sediado em Tulsa (Oklahoma), acabou esvaziado: cerca de 8 mil compareceram ao estádio, que tinha capacidade para 19 mil pessoas.

Por conta do risco de contágio os organizadores distribuíram máscaras na entrada, mas o uso delas não era obrigatório. Alguns dos apoiadores jogaram os itens fora assim que os receberam.

Dentro do ginásio, a maior parte do público não usou o equipamento de proteção e também não manteve o distanciamento social. Horas antes do início do comício, seis pessoas da equipe de campanha de Trump receberam o diagnóstico de Covid-19.

Para obter ingressos, a organização exigiu que os interessados aderissem a um termo de consentimento no qual eles se comprometiam a não processar a campanha de Trump caso contraíssem a Covid-19 no evento.

Desde o início da crise sanitária, o republicano tenta diminuir a gravidade da Covid-19, mesmo fazendo parte do grupo de risco, aos 74 anos.

Veja também

Governo demite coordenadora do Inpe responsável por monitorar desmatamento
governo

Governo demite coordenadora do Inpe responsável por monitorar desmatamento

Pazuello força a barra ao ficar na Saúde, dizem militares após crítica de Gilmar Mendes
governo

Pazuello força a barra ao ficar na Saúde, dizem militares após crítica de Gilmar Mendes