Livro será lançado sobre redução de danos
Livro será lançado sobre redução de danosFoto: Beto Figueiroa/Escola Livre de RD

A Escola Livre de Redução de Danos realiza, nestas segunda-feira (9) e terça-feira (10), no Recife, o Seminário Internacional os 30 Anos da Redução de Danos no Brasil, com uma série de debates e o lançamento do livro Limites da Correria - Redução de danos para usuários de drogas estimulantes. O trabalho financiado pelo governo alemão, que agora ganha sua tradução e acesso em português, destaca experiências promissoras de redução de danos em sete países de cinco continentes. Pernambuco representa o Brasil e é referência com o Programa Atitude.

O seminário internacional e o lançamento do livro marcam também, na capital pernambucana, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro. Na programação, convidada(o)s de outras regiões brasileiras e de outros países, como Luana Malheiros, da Rede Latino Americana de Pessoas que Usam Droga, e Rafaela Rigoni, da Organização Mainline, sediada na Holanda e responsável na pesquisa que culminou no livro.

Além da experiência do Atitude, programa governamental implementado em 2011 em Pernambuco, as outras práticas de redução de danos vêm da África do Sul, Indonésia, Espanha, Holanda, no Canadá e Uruguai. “Hoje, todas essas diversas experiências sedimentam uma prática que contribui na ampliação da vida, na medida em que também ameniza os impactos da pobreza, do encarceramento em massa e do genocídio em curso”, contextualiza o sociólogo e pesquisador Rafael West, no prólogo da edição em português de Limites da Correria.

West exerceu a função de gestor do programa Atitude entre 2011 e 2015 e é cofundador da Escola Livre de Redução de Danos, juntamente com Priscila Gadelha, psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia e atual presidenta do Conselho Estadual de Políticas de Drogas de Pernambuco; Ingrid Farias, aceleradora social, redutora de danos e das Redes Nacional de Feministas Antiproibicionista (Renfa) e Latino Americana de Pessoas que Usam Drogas; José Arturo, psicólogo e pesquisador em dependências e saúde mental; e Anamaria Carneiro, psicóloga e presidenta do Conselho Municipal de Drogas.

O QUE É REDUÇÃO DE DANOS?

É um conjunto de políticas e práticas individuais e coletivas, com o objetivo de reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não querem ou não podem parar de usar drogas. As intervenções são baseadas no compromisso com a saúde pública e os direitos humanos.

“A redução de danos oferece às pessoas de grupos em vulnerabilidade um conjunto de estratégias de organização e resistência. A redução de danos é uma das formas de descolonizar. Descolonizar a forma de se relacionar com as pessoas que usam drogas e reconhecer cidadania e direitos reconhecidos constitucionalmente”, contextualiza Ingrid Farias, integrante também da Rede de Mulheres Negras.

ATITUDE

Programa governamental de prevenção social da violência, surgiu em 2011 como parte da política estadual de segurança pública, interligado à política de assistência social, com dois objetivos: reduzir os homicídios, descritos oficialmente nas estatísticas como crimes violentos letais intencionais (CVLIs), e ajudar pessoas que usam crack e estão em situações violentas e vulneráveis e seus familiares. O programa trabalha para aumentar a qualidade de vida das pessoas, promover proteção social, prevenir a criminalidade e evitar o encarceramento.

Em 2017, o Atitude fez 154.626 atendimentos a 3.019 pessoas em quatro municípios (Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O programa trabalha com abordagem de assistência nivelada, oferecendo quatro serviços diferentes: trabalho de campo, centro de convivência e acolhimento noturno, acolhimento intensivo e espaço de moradia independente.

“Outro diferencial é o serviço de acolhimento intensivo em separado voltado especificamente para mulheres (cis e trans), mães, gestantes e suas famílias. O Atitude é uma conquista de todas e todos, da sociedade. Uma política governamental que precisa seguir firme, estruturada e laica”, analisa Priscila Gadelha, presidenta do Cepad, o conselho responsável por fiscalizar as políticas públicas de drogas.

Governo Municipal de Sertânia assina ordem de serviço para obra de requalificação na Praça da Rua Velha
Governo Municipal de Sertânia assina ordem de serviço para obra de requalificação na Praça da Rua VelhaFoto: Divulgação

Dando sequência a proposta de requalificar os espaços públicos, o Governo Municipal de Sertânia assinou no último sábado (7) a ordem de serviço para requalificação da praça, localizada na Rua Amaro Lafayette (Rua Velha). O local fica em uma das entradas da cidade e trata-se de um cartão postal do município.

O evento contou com a presença do prefeito Ângelo Ferreira; do vice-prefeito, Toinho Almeida; do secretário de Infraestrutura e Projetos Especiais, Marco Aurélio; além de vereadores, secretários municipais e outras lideranças políticas e comunitárias. O ato aconteceu durante os festejos da padroeira de Sertânia, Nossa Senhora da Conceição.

“Desde o início do nosso governo o desejo é proporcionar mais qualidade de vida aos sertanienses. Aos poucos vamos atendendo os desejos e necessidades da população, reformando e revitalizando ambientes que ficaram abandonados. A ideia é que a comunidade tenha lugares que possam desfrutar de forma digna e agradável”, destacou o prefeito Ângelo Ferreira.

A intervenção faz parte do plano de trabalho da Prefeitura de Sertânia que está melhorando vários locais de uso comum. Já foram reformadas escolas, postos de saúde, o centro da cidade, entre outros pontos. No que diz respeito à Praça da Rua Velha, a intenção é investir na revitalização do paisagismo.

A área vai ganhar projeto de arborização com plantação de grama, árvore e jardins. O intuito é garantir bom clima e permitir ambientes sombreados. Para aumentar a qualidade da iluminação, a prefeitura vai colocar lâmpadas de LED, que também são mais econômicas. A localidade vai contar, ainda, com bancos de mármore, que contribuirão para a permanência das pessoas na praça. A ideia é incentivar a ocupação e uso dos espaços públicos.

Além de tudo isso, o ponto vai receber piso intertravado em bloco de concreto, esculturas e parque com brinquedos para as crianças. A obra é realizada com recursos próprios. O custo estimado é de R$ 581.420,29 e os serviços serão realizados pela Prisma Engenharia LTDA EPP, que tem 180 dias para concluir os trabalhos.

A obra tem o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e opções de lazer na cidade. Os serviços recorrem a intervenções modernas, que geram mais mobilidade e funcionalidade para quem transita por Sertânia.

Marília Arraes homenageia Nossa Senhora da Conceição
Marília Arraes homenageia Nossa Senhora da ConceiçãoFoto: Divulgação

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) subiu o Morro da Conceição, neste domingo (8), dia da Santa, acompanhada por vários nomes do PT, PSOL e diversos integrantes de movimentos sociais e populares.

A subida da petista no Dia de Nossa Senhora da Conceição já é tradição. Durante o percurso, a deputada foi parada por centenas de fiéis que tiraram fotos e demonstraram muito carinho com a parlamentar.

Antes de subir o morro, como faz todos os anos, Marília ofereceu um café da manhã em sua casa. As deputada estaduais Teresa Leitão e as Juntas estiveram presentes no evento. O vereador Ivan Moraes (PSOL), o ex-vereador Múcio Magalhães, Glaucus Lima (presidente do PT) e Severino Biu (presidente do PSOL), Dani Portela e Liana Cirne também estiveram no evento.

Café com feminismo
Café com feminismoFoto: Divulgação

A segunda edição do Café com Feminismo vem no clima das festas de final de ano, e nada mais apropriado do que um cafezinho ou uma cervejinha para celebrar a resistência que tem sido sobreviver ao 2019 despedaçado, né?

Na última sexta-feira 13 do ano, vamos falar sobre o movimento de editoras independentes que possuem mulheres à sua frente e, para isso, convidamos Jacilene Silva, da Edições Dente de Leão, e Maria Alice Amorim, da Zanzar Edições.

A Baderna Literária Café vai nos receber a partir das 18h, lá na Rua São Gonçalo 82, com o carinho de sempre! A livraria possui um acervo de livros diversos e muitos comes e bebes estarão à venda no espaço do café.

Prefeito Geraldo Julio (PSB) assinou a Ordem de Serviço para o início da construção do quarto Parcão instalado pela Prefeitura do Recife
Prefeito Geraldo Julio (PSB) assinou a Ordem de Serviço para o início da construção do quarto Parcão instalado pela Prefeitura do RecifeFoto: Andrea Rego Barros / PCR

Demanda da população, a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, vai ganhar um Parcão. Neste sábado (7), o prefeito Geraldo Julio assinou a Ordem de Serviço e autorizou o início das obras do novo equipamento, quarto do tipo gerido pela Prefeitura do Recife. Com um investimento de R$ 40 mil, o parque especialmente construído para cachorros terá uma área de 400m² e ficará localizado ao lado da quadra poliesportiva da lagoa. Na ocasião também foi celebrado o aniversário de seis anos da primeira Academia Recife da cidade. Os equipamentos mudaram a percepção do cidadão sobre exercícios ao ar livre.
 
“Hoje assinamos a ordem de serviço do Parcão. É o quarto do tipo na cidade e pertinho do Carnaval estaremos de volta, inaugurando mas esse equipamento. Muita gente trouxe seus amiguinhos e em breve vamos ver todos eles brincando no espaço”, falou o prefeito Geraldo Julio. O prefeito também lembrou dos seis anos da primeira Academia Recife. “Estamos também comemorando o aniversário da primeira Academia da cidade. Hoje já são 19 e já somam mais de 100 mil inscritos nas unidades espalhadas pela Capital. Um verdadeiro sucesso”, afirmou Geraldo Julio.
 
O Parcão da Lagoa do Araçá, vai contar com ambiente misto, para integração de cães que possuem comportamento amistoso; área para tutores, com bancos e vegetação natural; e agility, com obstáculos para que os cães possam se exercitar. O espaço vai contar também com água e lixeiras. As obras devem começar ainda em dezembro e a previsão de entrega é em até 60 dias. O primeiro espaço dedicado aos cachorros no Recife foi inaugurado em 2016, na Praça Souto Filho (Praça dos Cachorros), na Jaqueira. Em seguida, o espaço no Parque Santana e no Parque Dona Lindu. O Governo do Estado também providenciou um Parcão no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem.
 
A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça falou sobre o novo equipamento. A Lagoa do Araçá é um importante equipamento para a cidade. O espaço público aqui é bastante frequentado pelos moradores e além de estarmos comemorando o aniversário de seis anos da primeira Academia Recife, assinamos a ordem de serviço do Parcão. Uma demanda da comunidade que foi atendida pela Prefeitura do Recife e em breve os moradores vão poder aproveitar o espaço com seus animais”, comemorou.
 
Maira Rodrigues, 27 anos, trouxe seus cinco cachorros para passear e aproveitou para acompanhar a autorização do início das obras do novo Parcão. “Acho que o equipamento é necessário para a socialização dos animais do bairro. Um local onde eles vão poder gastar toda a energia, se exercitar. Para os moradores também vai ser muito importante, porque vão poder se conhecer, sentar no banco e conversar, acho que é um ganho para toda a comunidade”, comentou.
 
Também neste sábado, os praticantes do exercício ao ar livre compareceram em peso para celebrar o aniversário de seis anos da primeira Academia Recife da cidade. Em 12 de dezembro de 2013, a Lagoa do Araçá ganhava o primeiro equipamento implantado na cidade, com 250 m² de área, 26 equipamentos em aço inoxidável para musculação, alongamento e ginástica localizada, incluindo acabamento polido para refletir o sol. Hoje, a capital pernambucana tem 19 Academias Recife, que beneficiam os moradores de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs). Os locais, funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h, e aos sábados, das 6h às 10h. Cada turma tem em média 30 alunos e as atividades duram 40 minutos. As inscrições acontecem por meio do aplicativo MUDE FIT.
 
Carmem Cristina, moradora do bairro comemorou o aniversário da Academia Recife e aproveitou para falar sobre a nova conquista do bairro, o Parcão. ”A lagoa é um espaço muito importante para nós e a Academia Recife veio para trazer momentos de lazer e saúde para todos da comunidade. Com a chegada do Parcão vai ficar melhor ainda. Temos espaço para as crianças, jovens e idosos, faltava o espaço para nossos bichinhos”, comemorou.

Obras anunciadas em Petrolina
Obras anunciadas em PetrolinaFoto: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, cumprirá agenda em Petrolina nesta segunda-feira (09). Na ocasião, serão assinados convênios e ordens de serviço com o prefeito Miguel Coelho para obras de pavimentação no município sertanejo. A solenidade ocorrerá às 9h30, na Fundação Nilo Coelho - Centro.

A agenda terá também a presença do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o senador Fernando Bezerra e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. O ato marcará o início de um novo pacote de investimentos em parceria do Governo Federal e Prefeitura de Petrolina. Atualmente, por meio de recursos da Codevasf, estão em andamento obras de pavimentação em comunidades da área urbana e zona rural.

Penúltimo dia da Festa do Morro 2019
Penúltimo dia da Festa do Morro 2019Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Na primeira missa da Festa do Morro do dia, neste sábado (7), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), esteve acompanhado da sua esposa, Cristina Melo, pelo deputado federal João Campos (PSB) e por Renata Campos, além de vereadores da base socialista, como o vice-presidente da Câmara Aerto Luna (PSB), Rodrigo Coutinho (SD), Hélio da Guabiraba (Sem partido), Chico Kiko (PP) e Aderaldo Pinto (PSB).

De agenda marcada ainda este mês com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidenciável Ciro Gomes (PDT), conforme adiantado pela coluna Folha Política, Geraldo Julio foi conciso ao ser questionado sobre as reuniões realizadas por lideranças do partido, como ele próprio e o governador Paulo Câmara (PSB) com figuras proeminentes de outras legendas, como o PSD e o PT. "As conversas das eleições de 2020 ainda não iniciaram, só vamos iniciar no próximo ano, mais perto da eleição", garantiu.

Leia também:
Ciro terá agendas com Geraldo e Túlio Gadêlha no Recife
Festa do Morro: Fiéis lotam santuário na véspera do dia de Nossa Senhora da Conceição


João Campos, por sua vez, disse que as conversas "são normais" e que os socialistas têm como desejo o diálogo com "forças progressistas", independentemente de eleição. "A política é uma arte do diálogo contínuo, a gente não deve pensar em política só pensando em eleição, ou só fazer em tempo de eleição. Então, essas conversas são normais, elas acontecem e acho que o PSB tem sim o desejo de dialogar com as forças do campo da centro-esquerda, com forças progressistas", afirmou.

O deputado frisou ainda que as parcerias da centro-esquerda visam se contrapor ao "grande inimigo" do Brasil. "Hoje, o grande inimigo que existe no Brasil, o grande adversário do povo Brasileiro é Jair Bolsonaro e a onda conservadora. Então, quanto mais as forças de esquerda puderem conversar para garantir as conquistas sociais e esse estado de bem-estar social que a gente vem construindo nesses últimos tempos para o nosso povo é importante".

Encontro tratou sobre o movimento sindical na atualidade com participação de diversas entidades sindicais
Encontro tratou sobre o movimento sindical na atualidade com participação de diversas entidades sindicaisFoto: Vitor Gabriel/Abbc Comunicação

A unidade das Centrais Sindicais, formadas pela Força Sindical de Pernambuco, UGT e Nova Central Sindical receberam na sede da Força Sindical nesta sexta (6) o Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio em um café da manhã para dialogar sobre movimento sindical do Recife e do país. Participaram do encontro as centrais Força Sindical, UGT, Nova Central PE e mais de 80 sindicatos. Temas como Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência protagonizaram o encontro.

"Estamos vivenciando um tempo que é necessário a unidade para defender o povo. Nunca vi um ataque tão violento e acelerado como é o ataque no que se refere à classe trabalhadora que está acontecendo em nosso país. Precisamos continuar o embate político porque os ataques tendem a continuar, precisamos travar tudo o que for contra o trabalhador, com combate e enfrentamento", ressaltou Geraldo Júlio.

"Este encontro demonstra a união da classe trabalhadora e chama à responsabilidade do nosso prefeito. Foi fundamental dialogarmos sobre a classe em um momento politicamente difícil para os trabalhadores. O companheiro Rinaldo está de parabéns pela iniciativa e espero que outros encontros aconteçam”, explica Israel Ferreira de Torres, presidente da Nova Central PE. Para Gustavo Walfrido, presidente da UGT PE, o movimento sindical precisa de parcerias que tenham compromisso com a classe trabalhadora. "Vivemos um momento de dificuldade para os trabalhadores e as centrais e sindicatos tem o compromisso de defender os interesses da classe".

Presidente da Força Sindical de Pernambuco e vereador do Recife, Rinaldo Júnior, avalia o encontro como positivo. "Recebemos várias entidades sindicais de diversos segmentos. O prefeito de mostrou sensível aos altos índices de desemprego, trazendo um panorama da situação nacional. Através deste encontro, abriu-se um canal entre diversas categorias e o poder público. A partir de agora o movimento sindical pode contribuir para o crescimento econômico da cidade do Recife com geração de emprego e renda", destacou Rinaldo Júnior.


Temas como Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência protagonizaram o encontro

Temas como Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência protagonizaram o encontro - Crédito: Vitor Gabriel/Abbc Comunicação

Eriberto Rafael (PTC) explicou que as questões levantadas pelos vereadores referentes ao aumento do IPTU foram sanadas
Eriberto Rafael (PTC) explicou que as questões levantadas pelos vereadores referentes ao aumento do IPTU foram sanadasFoto: Câmara do Recife

O Projeto de Lei do Executivo (PLE) 36/2019, que visa fazer alterações no código tributário municipal e está sendo alvo de possíveis fake news e de polêmica entre os vereadores da cidade, será votado na tarde da próxima segunda-feira (9), em sessão extraordinária, na Câmara Municipal do Recife. Por ser matéria do Executivo, se aprovada, ela já se torna lei. Para explicar melhor o projeto, houve uma reunião da Comissão de Finanças e Orçamento com o secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Jorge Vieira, na manhã desta sexta-feira (6).

O líder do governo, Eriberto Rafael (PTC) explicou que as questões levantadas pelos vereadores referentes ao aumento do IPTU foram sanadas. "Ele (o secretário) mostrou as modernizações propostas na lei e que não tinha aumento no cálculo do IPTU", disse. Rafael também falou de uma emenda apresentada pela vereadora Michele Collins (PP) para fazer alterações no artigo 17 da matéria. "A gente propôs não mexer nesse artigo agora. Vamos conversar com os vereadores para ver se pode não fazer alteração agora e que ele seja enviado à Casa como um PLE, para haver uma discussão maior". A emenda de Collins propõe abranger a isenção do pagamento do IPTU das igrejas, para as ONG’s que são ligadas ao trabalho da igreja.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) afirmou que a reunião não foi formal "porque os pareceres já foram feitos". "O secretário explicou algumas particularidades da lei. Foi importante e seria melhor ainda se tivesse sido feita antes dos pareceres. Teria permitido que a gente tivesse discutido melhor na legislação". Ele argumentou, ainda, que o projeto deveria ter tramitado em regime ordinário, "para que todo mundo pudesse ter feito as suas colaborações".

Estado lançará chamamento público em breve
Estado lançará chamamento público em breveFoto: Divulgação

Após missão do Consórcio Nordeste na Europa, empresa italiana vem a Pernambuco formalizar interesse em projetos de eficiência energética Encontro com o Gruppo Cestari acontece menos de 15 dias após a viagem que levou os governadores nordestinos à França, Itália e Alemanha, em busca de parcerias e financiamentos para projetos estratégicos. Estado lançará chamamento público em breve.

Em decorrência das tratativas mantidas durante missão do Consórcio Nordeste pela Europa, agenda de visitas realizada de 18 a 22 de novembro com a presença dos nove governadores da região na França, Itália e Alemanha, o Governo de Pernambuco realiza nesta sexta-feira (6) sua primeira agenda oficial após a viagem, com o grupo italiano Cestari. A empresa é candidata a participar de chamamento público que o Estado abrirá, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), para lançamento de procedimento de manifestação de interesse (PMI). O objetivo do governo estadual, que interessa à empresa italiana, é implantar projetos que tornem mais eficiente o consumo de energia elétrica na administração pública.

Num PMI, a iniciativa privada realiza estudos que, se aprovados, serão utilizados pelo Estado para promover a delegação de um projeto de concessão (comum ou PPP). Sua abertura é facultativa para a administração pública e costuma ser realizado por meio de edital, que lista os requisitos necessários à participação dos interessados. No caso de Pernambuco, interessa a geração de energia através de fontes alternativas (eólica, solar, entre outras). O resultado fará parte do escopo do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE), gerido pela Seduh.

A reunião com o diretor geral do Gruppo Cestari, Antonio Barbalho, foi conduzida pelos secretários Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico). Os gestores públicos são presidente e vice, respectivamente, do Conselho do PPPE.

“Com a incorporação de tecnologias de energia renováveis híbridas, melhoraremos a eficiência energética do consumo público. Criamos um grupo de trabalho para estudar essas alternativas e estamos trabalhando para que outras empresas também possam apresentar propostas semelhantes a Pernambuco”, destacou Bruto.

Já Schwambach ressaltou o trabalho de prospecção do Governo de Pernambuco no exterior. “Na Itália, o governador Paulo Câmara conseguiu viabilizar um protocolo de intenções por parte do grupo Cestari, que se interessou pelo portfólio de produtos que o Estado ofertou. E os outros projetos discutidos nesta missão na Europa, com certeza, também terão desdobramentos positivos”, disse o secretário, que fez parte da comitiva. 

Sobre a empresa - O projeto da Cestari prevê investimento na implantação, operação e manutenção dos equipamentos para captação de energia e distribuição para os prédios públicos. Fundada em 1980, a empresa tem se especializado em projetos de energias renováveis, eficiência energética, tecnologias disruptivas e na promoção e desenvolvimento de parcerias comercial entre entidades públicas e privados. O grupo possui sede em Nápoles e mantém escritórios em outras 13 cidades da Itália, África e América do Sul. No Brasil, além das tratativas com Pernambuco, está em busca de parcerias também com os estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso. O site oficial é o www.gruppocestari.com.

assuntos

comece o dia bem informado: