Mapa de Estratégia para os próximos quatro anos também foi apresentando durante solenidade realizada na Alepe
Mapa de Estratégia para os próximos quatro anos também foi apresentando durante solenidade realizada na AlepeFoto: Rodolfo Barbosa/Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou, nesta quarta-feira (11), a consolidação do Planejamento Estratégico 2020-2035. A iniciativa é da Mesa Diretora, demais parlamentares e as superintendências da Casa Joaquim Nabuco. Também foi apresentado o Mapa de Estratégia para os próximos quatros, que prevê a restauração do Museu Palácio Joaquim Nabuco, ampliação da TV Alepe, os projetos Alepe nos Municípios e Alepe Saúde Cidadã, entre outras metas.

"O objetivo é construir uma Alepe mais moderna, com maior integração dos diversos setores, agilidade dos seus processos internos, aprimoramento e bem-estar dos servidores e funcionários, além da atualização e ampliação dos canais de diálogo com a sociedade pernambucana", destaca o primeiro-secretário da Casa, o deputado Clodoaldo Magalhães.

A atual gestão da Alepe se apoia em três componentes básicos. Primeiro é a missão, em que exerce de forma transparente o papel de instituição democrática, garantindo espaço para a participação popular no cumprimento de suas funções constitucionais. Depois é a visão, busca se consolidar como referência para o amplo exercício da cidadania em Pernambuco. Por fim, os valores, que são pautados na representatividade, transparência, ética, pluralidade, efetividade, eficiência e responsabilidade socioambiental.

Já o planejamento estratégico se divide em três perspectivas: processos internos, pessoas e compromisso com a sociedade. O primeiro busca assegurar a excelência da gestão administrativa, modernizar o sistema de informação e comunicação, entre outros.

Enquanto o segundo visa proporcionar condições favoráveis ao crescimento profissional e pessoal, desenvolver conhecimentos e habilidades nos servidores, além de consolidar políticas de responsabilidade socioambiental. O último eixo consolida o papel institucional de legítima representante do povo em suas demandas sociais e estreita a relação entre o poder legislativo e a sociedade.

A solenidade ocorreu no auditório Sérgio Guerra e contou com as presenças do presidente da Alepe Eriberto Medeiros, do segundo-secretário da Mesa Diretora, Claudiano Martins Filho, e de todos os superintendentes da Casa, além dos servidores e funcionários.

Deputado estadual João Paulo (PCdoB) foi autor do requerimento
Deputado estadual João Paulo (PCdoB) foi autor do requerimentoFoto: Divulgação / Alepe

No dia 14 de dezembro de 2009, as taxas cobradas aos alunos da Universidade de Pernambuco foram extintas pelo então governador Eduardo Campos. O decreto foi levado pela Secretária de Ciências e Tecnologia, Luciana Santos, hoje vice-governadora do Estado, atendendo a um pleito de quase 20 anos dos movimentos estudantis. Embora as taxas fossem bem menores que instituições particulares, a UPE era a única universidade estadual de todo o País que não era totalmente gratuita.

"A gratuidade é o que de fato democratiza o ensino, que abre as portas das universidades para pessoas pobres, pretas e periféricas. Lembrar disso nunca é demais, especialmente quando existe uma ameaça real de privatização da educação superior no Brasil", afirmou o deputado João Paulo (PCdoB), autor de requerimento de homenagem à data, que será realizada no Grande Expediente Especial desta quinta-feira (12), às 10h, no auditório Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

SERVIÇO

Grande Expediente Especial em comemoração aos 10 anos de gratuidade da UPE
No dia 12/12/2019, às 10h.
No auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Eriberto Quental, Andréia Quental e Raul Henry
Eriberto Quental, Andréia Quental e Raul HenryFoto: Divulgação

Dando continuidade ao projeto de fortalecimento do MDB-PE, o presidente estadual do partido, deputado federal Raul Henry, seguirá para a Zona da Mata Sul, nesta quinta-feira (12) à noite. Em Água Preta, ele participará do ato de filiação à sigla do ex-prefeito do município Paulo Barreto. O evento terá início às 19h, na Câmara de Vereadores da cidade. Paulo Barreto planeja disputar novamente Prefeitura de Água Preta, em 2020.

Já na sexta-feira (13), Raul estará em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Lá, ele assinará a ficha de filiação da pré-candidata à prefeita da cidade Andréia Quental. O ato está previsto para começar às 19h, na nova sede do MDB de Condado.

“Estamos trabalhando para termos o maior número de candidatos possível nas eleições do ano que vem. E o caminho que trilhamos neste sentido, ao longo de 2019, foi bastante positivo”, comemora o presidente do MDB-PE.

Com a proposta do deputado Fernando Monteiro, os turistas quando deixarem o País terão direito à restituição de impostos e contribuições cobrados em razão da aquisição de bens e mercadorias
Com a proposta do deputado Fernando Monteiro, os turistas quando deixarem o País terão direito à restituição de impostos e contribuições cobrados em razão da aquisição de bens e mercadoriasFoto: Divulgação

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o relatório do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) para o projeto que institui o Tax Free para estrangeiros no Brasil. Com isso, os turistas, quando da saída do País, terão direito à restituição de impostos e contribuições cobrados em razão da aquisição de bens e mercadorias.

“O Brasil é um dos países mais visitados no mundo. Incentivar o consumo dos turistas é contribuir para gerar riquezas e aquecer a nossa economia”, enfatiza o relator Fernando Monteiro. O Tax Free já existe em países do Caribe e da União Europeia, entre outros destinos. A proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, para apreciação no Plenário da Câmara dos Deputados.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail escola_legislativo@alepe.pe.gov.br
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]Foto: Divulgação

A divulgação de conteúdos falsos nas redes sociais e em outros canais digitais nas disputas municipais de 2020 deve ser um dos maiores desafios na eleição do próximo ano. E o tema será destaque na última edição do curso “Eleições 2020 – Novas Regras”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A capacitação, que teve um total de 12 encontros, será realizada nesta quinta-feira (12), no Recife, no auditório Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa, das 13h às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

O ex-corregedor do TRE-PE Alexandre Pimentel falará sobre o “Combate à Desinformação Eleitoral” na palestra prevista para começar às 16h05. Outro tema que deve pautar fortemente as eleições 2020 é o da importância das candidaturas femininas que será abordado pela advogada Carolina Rosendo (15h35).

O curso Eleições 2020 tratará ainda da “Extinção das Coligações” com o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos (13h30); da “Prestação de Contas” com o chefe da seção de auditoria de contas partidárias do TRE, Marcos Andrade (14h05); e para finalizar as “Expectativas para 2020” com o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Delmiro Campos (16h35).

Serão contemplados municípios como Abreu e Lima, Araiçoaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Fernando de Noronha, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.
[15:31, 11/12/2019] Analu Alepe: A programação desta etapa é a seguinte:

13h - Abertura

13h30 às 14h - Extinção das Coligações - Orson Lemos - Diretor Geral do TRE-PE

14h05 às 15h - Prestação de Contas - Marcos Andrade - Chefe da Seção de Auditoria de Contas Eleitorais Partidárias do TRE-PE

15h35 às 16h - Importância das Candidaturas Femininas - Carolina Rosendo - Advogada

16h05 às 16h30 - Combate à Desinformação Eleitoral (Fake News) - Alexandre Pimentel - Ex-corregedor do TRE-PE

16h35 às 17h - Expectativas para 2020 - Delmiro Campos, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, do TRE-PE

Entre os compromissos desta quarta-feira naquele país, governador esteve com o CEO da Copa Airlines
Entre os compromissos desta quarta-feira naquele país, governador esteve com o CEO da Copa AirlinesFoto: Eduardo Machado/ SEI

Cidade do Panamá - O governador Paulo Câmara  finalizou, nesta quarta-feira (11), sua agenda na Cidade do Panamá, onde manteve vários contatos buscando ampliar o fluxo de negócios entre o país e o Estado de Pernambuco. Acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, além do presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, o governador esteve com o CEO da Copa Airlines, Pedro Heilbron, e assinou um protocolo que tornou cidades-irmãs o Recife e a Cidade do Panamá.

“Foram dois dias intensos de contatos com parceiros estratégicos, como a diretoria da Copa Airlines, o administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez, e o chanceler Alejandro Ferrer. Este país é um hub internacional de cargas e passageiros, e sabemos que Pernambuco tem um potencial semelhante a ser explorado. A agenda positiva com o governo do Panamá, com empresários que trabalham com a questão do porto do Panamá e as autoridades que administram o Canal, e com representantes do setor de turismo, tenho certeza, vai gerar muitos frutos em favor do desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

Ainda nesta quarta, o governador participou do evento "Brasil Global Connection", onde assistiu a um painel sobre Sinergia dos Portos, e se reuniu com empresários no Cosco Shipping Panamá. Na terça, Paulo Câmara foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do país, Alejandro Ferrer, para tratar de parcerias nas áreas de logística, turismo, cultura e educação, e também participou de uma reunião com Peter Corfitsen, vice-presidente da Maersk, conglomerado de negócios dinamarquês nas áreas de logística e energia.

As agendas do governador envolveram as áreas de logística e turismo

As agendas do governador envolveram as áreas de logística e turismo - Crédito: Eduardo Machado/ SEI

O governador também assinou um protocolo que tornou cidades-irmãs o Recife e a Cidade do Panamá

O governador também assinou um protocolo que tornou cidades-irmãs o Recife e a Cidade do Panamá - Crédito: Eduardo Machado/ SEI

Para as Eleições 2020, o partido Progressitas,  está  construindo uma grande frente política no estado de Pernambuco
Para as Eleições 2020, o partido Progressitas, está construindo uma grande frente política no estado de PernambucoFoto: Divulgação

O partido Progressistas lança pré-candidato a prefeito na cidade de Belo Jardim. O deputado federal e presidente da sigla, Eduardo da Fonte, junto com o deputado estadual delegado Lessa, filiaram Dr. Evandro Mauro e seu grupo político.

O pré-candidato Evandro Mauro é advogado, psicanalista e pretende, junto ao Progressistas, montar uma forte chapa para chegar ao comando da prefeitura de Belo Jardim, Evandro irá focar seu trabalho na renovação política e na geração de oportunidades para o povo de Belo Jardim.

Para as Eleições 2020, o partido Progressitas, está construindo uma grande frente política no estado de Pernambuco, lançando candidaturas importantes em todas as regiões do estado.

Deputado federal Eduardo da Fonte
Deputado federal Eduardo da FonteFoto: Brizza Cavalcante/Sefot-Secom

A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte, que prevê a realização de exame — na triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS) — para identificar a Atrofia Muscular Espinhal (AME). A proposta também prevê o exame pela rede privada de saúde.

A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença rara e degenerativa, que provoca a desordem neuromuscular na infância. A doença interfere na produção de uma proteína essencial para os neurônios motores responsáveis pela respiração, deglutição e locomoção.

“O projeto do deputado Eduardo da Fonte é importantíssimo, vez que possibilita o diagnóstico precoce da doença e seu tratamento imediato, alcançando até a fase assintomática da doença, fato que aumenta as chances de sucesso”, destacou a advogada Viviane Guimarães da DONEM, Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Neuromusculares.

“Essa é uma doença desconhecida da população. Por isso que o diagnóstico cedo pode evitar que a doença se desenvolva; além de proporcionar uma vida melhor à criança”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Atualmente, o exame neonatal para identificar a AME já é realizado nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Neste ano, o Brasil passou a disponibilizar pelo SUS o tratamento, no entanto não existe nenhum exame obrigatório em bebês recém-nascidos.

Deputado federal Algusto Coutinho (SD)
Deputado federal Algusto Coutinho (SD)Foto: Divulgação

O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) foi indicado para receber uma das mais altas honrarias da capital pernambucana, a Medalha de Mérito José Mariano conferida pela Câmara Municipal do Recife. A cerimônia de entrega da condecoração acontece nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a partir das 18h, na sede do legislativo recifense. Esta homenagem foi iniciativa do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).
  
“Foi uma grande honra ser indicado para esta medalha. Uma premiação que diz muito sobre o meu compromisso com a cidade do Recife, mas também reforça minha responsabilidade enquanto político. Fui vereador do Recife por dois mandatos e hoje na Câmara Federal sigo dedicando atenção especial à capital pernambucana”, disse Augusto Coutinho. A cerimônia será aberta ao público.

Coutinho foi vereador do Recife por duas legislaturas (1993 a 1998). Neste meio tempo foi secretário municipal na gestão Jarbas Vasconcelos e estadual na gestão Roberto Magalhães. Em 1998 se elegeu deputado estadual, permanecendo na Assembleia Legislativa até 2010. Atuou na construção de matérias importantes para o estado, dentre as quais é possível citar a Lei das Praias, que delimita espaço de segurança para os banhistas; a Lei de Manutenções Prediais, que serviu de modelo para criação do Projeto de Lei de Manutenções Prediais do Brasil, hoje em discussão no Congresso.

Atualmente Augusto Coutinho está na Câmara Federal como líder do Solidariedade, partido que ajudou a fundar, e um dos coordenadores da Bancada de Pernambuco. Este ano ele foi relator de uma das matérias de maior peso aprovada pela Casa, a Nova Lei de Licitações, que estabelece marcos nos processos de contratações públicas. Coutinho tem se destacado, ainda, na defesa de temas como a adoção. Ele foi autor da Nova Lei da Adoção e é propositor da Lei da Busca Ativa.

Essa atuação rendeu forte projeção nacional ao deputado recifense Este ano Augusto Coutinho figurou em dois dos principais rankings que medem a influência parlamentar no país. No primeiro semestre ele foi eleito um dos Cabeças do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e no segundo semestre integrou a lista Elite Parlamentar da Arko Advice.

Governadora em exercício destacou a importância da unidade também como formadora de novos profissionais
Governadora em exercício destacou a importância da unidade também como formadora de novos profissionaisFoto: Diego Galba/VG

A governadora em exercício Luciana Santos prestigiou a solenidade comemorativa dos 135 anos de fundação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), nesta quarta-feira (13), ao lado do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Pedro Falcão. O evento foi comandado pela gestora executiva do Huoc, professora Izabel Avelar, que destacou os avanços conquistados ao longo dos anos pela unidade e homenageou servidores médicos e técnicos e administrativos, além da funcionária mais antiga, Ana Maria Pestejo.

“O fato de ter mais de um século de história é um símbolo de bons serviços prestados e de maturidade coletiva e profissional. Não poderia haver característica melhor para um hospital, que também é responsável pela formação médica e multiprofissional não só da nossa universidade estadual, a UPE, como também de instituições parcerias no Estado e em todo o Nordeste”, destacou a governadora em exercício Luciana Santos.

A gestora Izabel Avelar, por sua vez, ressaltou que para o Huoc/UPE continuar como instituição comprometida com as necessidades da população é necessário alçar novos voos, abrir novas frentes de assistência e requalificar o parque tecnológico e os demais espaços. "Que possamos continuar de mãos dadas em defesa do SUS, de uma sociedade justa, equânime e de boas práticas de assistência e gestão. Que o Huoc/UPE tenha vida longa a serviço da sociedade e que toda a nossa energia seja empenhada na certeza que vale a pena e que vai dar certo", destacou Izabel.

“Parabenizo a gestora da unidade, professora Izabel Avelar, e todos da sua equipe pelo belo trabalho que vem sendo desenvolvido. O Oswaldo Cruz é patrimônio de Pernambuco e merece o respeito do nosso povo. Contem com a reitoria para, juntos, fortalecermos ainda mais o hospital", assegurou o reitor Pedro Falcão, sendo reiterado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Aluísio Lessa, que destacou a importância do Huoc como hospital-escola. “É aqui que se formam pessoas para a área de medicina, enfermagem, odontologia. O Oswaldo cruz é essencial no tratamento da saúde da população e na formação de profissionais. Vida longa ao hospital”, disse.

Dentro das comemorações, foi realizada ainda a inauguração da reforma e ampliação do setor de neurologia do Huoc. Em seguida, os convidados assistiram à apresentação do Coral do Amor, formado por pacientes com câncer de mama em tratamento no próprio hospital e, ao final, houve o corte do bolo e o tradicional parabéns, ao som da cantora Nena Queiroga.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Aluísio Lessa, que destacou a importância do Huoc como hospital-escola

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Aluísio Lessa, que destacou a importância do Huoc como hospital-escola - Crédito: Diego Galba/VG

Os convidados assistiram à apresentação do Coral do Amor, formado por pacientes com câncer de mama em tratamento no próprio hospital e, ao final, houve o corte do bolo e o tradicional parabéns, ao som da cantora Nena Queiroga

Os convidados assistiram à apresentação do Coral do Amor, formado por pacientes com câncer de mama em tratamento no próprio hospital e, ao final, houve o corte do bolo e o tradicional parabéns, ao som da cantora Nena Queiroga - Crédito: Diego Galba/VG

Bolo comemorativo dos 135 anos do Hospital Oswaldo Cruz

Bolo comemorativo dos 135 anos do Hospital Oswaldo Cruz - Crédito: Diego Galba/VG

assuntos

comece o dia bem informado: