Em sem primeiro mandato, o parlamentar, mesmo sem ter recebido votos em Dormentes, contrariando a lógica de muitos, trabalhou fortemente por melhorias no município
Em sem primeiro mandato, o parlamentar, mesmo sem ter recebido votos em Dormentes, contrariando a lógica de muitos, trabalhou fortemente por melhorias no municípioFoto: Juana Carvalho/Arquivo/Divulgação.

A atuação do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) em Dormentes, ao lado da prefeita Josimara Cavalcanti, tem consolidado a cidade do Sertão do São Francisco no mapa de crescimento e melhoria na qualidade de vida da região. Já neste início de ano, para a área de saúde, o parlamentar conquistou a liberação de R$ 1,9 milhão para a Atenção Básica (PAB) e de Média e Alta Complexidade (MAC) do município.

As ações recentes do deputado em Dormentes incluem a articulação de conversas importantes em Brasília junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a liberação de material didático para as escolas da rede municipal, entre outros pleitos, além do levantamento de recursos para a cidade junto à Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Fernando Monteiro também assegurou, junto ao Ministério da Agricultura, a ampliação do prazo para o pagamento dos boletos de adesão pelos agricultores da cidade ao programa Garantia-Safra. Sem a regularização da taxa de adesão, que teve atraso na entrega, famílias que vivem da agricultura na região seriam excluídas do benefício, que garante renda no caso da perda de produção por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Em sem primeiro mandato, o parlamentar, mesmo sem ter recebido votos em Dormentes, contrariando a lógica de muitos, trabalhou fortemente por melhorias no município. Em 2018, a cidade reconheceu o trabalho do deputado pernambucano, tornando-o majoritário. “O político sério e apaixonado pelo que faz mostra resultados. Não meço esforços para que Pernambuco receba os recursos que precisa. E isso só se faz estando junto dos que não têm medo de arregaçar as mangas”, afirma Fernando Monteiro.

Para a prefeita Josimara, o apoio do deputado para a concretização de obras importantes para a cidade tem sido fundamental para os avanços registrados. “Através de emendas e articulações de Fernando Monteiro, conseguimos manter a saúde de Dormentes eficiente. O deputado chegou junto ao nosso grupo nos momentos mais difíceis, sem promessas, mas com ação, mostrando resultados”, atesta a gestora.

O Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta sexta (24), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidade
O Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta sexta (24), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidadeFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Com o intuito de realizar obras como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas construção de muros de arrimo e outras ações que possam melhorar as condições de habitabilidade das comunidades de área de risco no Recife, tudo com a participação da população, o Programa Parceria da Prefeitura do Recife continua eliminando áreas de risco pela cidade. Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio entregou mais uma obra concluída, desta vez na Rua Barão de Camaquã, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife.

“Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade, trazendo mais tranquilidade para as pessoas. São mais de 500 mil pessoas que moram em áreas de morro no Recife e a gente vai avançando, com um muro como esse aqui, feito em parceria com a comunidade, que vai dar tranquilidade nas noites de inverno” afirmou o prefeito Geraldo Julio durante a visita.

Nesta obra, foram contemplados duas com a construção de um muro de arrimo em alvenaria armada e tela argamassada. A obra foi iniciada em maio de 2019 e concluída no último dia 20. Foram investidos aproximadamente R$ 10,2 mil em uma área total de 136,5 m². Atualmente, cerca de 320 intervenções do Parceira estão em andamento e a previsão é concluir em 2020 mais de 400. O Parceria consiste em a Prefeitura fornecer todo o material, assistência técnica e acompanhamento, e a população executa o serviço com a mão de obra.

O coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, destacou que a Prefeitura está à disposição da população para ajudar. “Essas intervenções trazem mais tranquilidade para a população e elimina todo o risco. Hoje o Parceria está a pleno vapor, temos mais de 300 obras rodando pela cidade. Todos os locais que tiverem viabilidade técnica e social, estão aptos para serem feitos em conjunto com a população. A Prefeitura terá o maior prazer de partilhar essa competência”, pontuou Sinomar.

Seu Joseilton da Silva foi um dos beneficiados. “O prefeito trouxe esse programa, eu procurei o órgão competente e firmamos a parceria. A prefeitura forneceu o material, fizeram o projeto e eu tinha a mão de obra disponível, que construiu o muro. Essa obra foi muito eficiente, tanto para mim quanto para o meu vizinho, até porque estava em estado de calamidade. Graças a Deus saiu do papel e hoje estamos comemorando”, contou Silva.

Mais de 300 intervenções do programa estão em andamento pelo Recife

Mais de 300 intervenções do programa estão em andamento pelo Recife - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

'Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade', diz o prefeito

'Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade', diz o prefeito - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Até o final do projeto, 1.500 pessoas serão beneficiadas
Até o final do projeto, 1.500 pessoas serão beneficiadasFoto: Isabelle Barbosa/Folha de Pernambuco

O Renda por APP, projeto do programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, continua garantindo as condições para que as pessoas busquem a renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega em domicílio disponíveis no mercado. Nesta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio fez a entrega de mais 100 kits, compostos por bicicletas, smartphones com pacote de dados e equipamentos de segurança, no Compaz Ariano Suassuna, Cordeiro. Com o material distribuído hoje, 300 pessoas já foram beneficiadas e até o final de 2020, serão distribuídos 1500 kits no total.

“Esta é a terceira entrega do Renda por App, que vem com a bicicleta, smartphone com pacote de dados, para que as pessoas possam trabalhar com entrega de encomendas, alimentação. É um programa muito interessante porque ajuda aqueles que realmente precisam trabalhar. Já são 300 kits entregues, as pessoas estão felizes com essa oportunidade”, avaliou o prefeito Geraldo Julio. O gestor também falou do trabalho logo no início do ano. “Essa entrega complementa uma semana de muitas inaugurações. Ontem estávamos no Canal Rio da Prata no Ibura, hoje entregamos encosta em Nova Descoberta. Estamos em um ano de muito trabalho, muita dedicação para ajudar o povo nesse tempo difícil que estamos vivendo”, pontuou o prefeito.

Para os interessados, as inscrições continuam abertas e para participar das próximas rodadas, que acontecem sempre no último sábado de cada mês, pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. As pessoas contempladas foram sorteadas no último dia 28 de dezembro pela extração da Loteria Federal.

O Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, falou sobre mais uma entrega. “Estamos hoje na terceira etapa do projeto, que oportuniza as pessoas a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho, gerar sua própria receita oferecendo seus serviços para aplicativos de entrega, enfim, eu acho que um grande programa de cidadania que o prefeito Geraldo Julio faz através do Chegando Junto. É sem dúvida uma grande oportunidade para os que mais precisam”, afirmou o secretário.

Ao completar a inscrição, o candidato recebe um número, que dá direito a participar de todos os sorteios até o final do projeto. Os ganhadores serão os portadores dos 100 números mais próximos do primeiro prêmio. Em caso de empate, valerá o número maior. A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053. No total, serão 1.500 kits sorteados até o fim deste ano, sendo 100 a cada mês.

Reginaldo Santana, morador da Iputinga, foi um dos selecionados e estava emocionado. “Essa oportunidade vai ajudar completamente a minha vida, porque estou há quase três anos desempregado. É uma forma louvável de trabalhar. Só o pobre e desempregado sabe o que está passando. Agradeço primeiro a Deus pela oportunidade que está dando à todos esses pais que estavam sem emprego. É difícil ver as coisas faltando em casa, é um desespero, uma sensação de impotência. Hoje eu sou um desses cidadãos que teve uma chance de fazer algo útil. Para mim é uma ferramenta de trabalho, por mais que não seja minha área, eu trabalhava com manutenção elétrica, mas é o que eu tenho no momento e tenho que abraçar essa chance”, contou Santana.

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros. Durante o evento, os beneficiados receberam treinamento sobre segurança no trânsito e empreendedorismo. Mais uma vez, diversas empresas que atuam no ramo estavam presentes, disponibilizando aos trabalhadores caixas para acomodar os produtos e camisas UV para que eles se protejam do sol.

Jairo Carlos foi contemplado em dezembro de 2019 pelo Renda por APP e contou sobre a rotina de trabalho. “A rotina é muito boa, você faz seu próprio horário, tem autonomia, pode conciliar com outras funções. Esse projeto realizado pelo prefeito Geraldo Julio é realmente muito bom, tem ajudado muitas pessoa, inclusive eu. Nem todo mundo consegue ter um pacote de dados, uma bicicleta. Com esse projeto o prefeito fez a parte dele, deu as ferramentas, agora é com a gente, trabalhar”, afirmou Carlos.

O jovem aproveitou para pedir mais respeito aos ciclistas no trânsito. “Só uma observação, que é para os condutores de carro. Eles deveriam ter mais respeito pelos ciclistas, porque eles não dão espaço para a gente e isso dificulta muito nosso trabalho. É importante todos terem respeito no trânsito”, concluiu.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu com o superintendente da Sudene, Douglas Cintra
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu com o superintendente da Sudene, Douglas CintraFoto: Divulgação

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, se reuniu nesta quinta-feira (23), com o superintendente da Sudene, Douglas Cintra. Na pauta do encontro, a aproximação dos municípios com a autarquia federal, assuntos ligados à questão hídrica no semiárido pernambucano, geração de energia limpa e gestão.

A reunião entre os gestores se deu no mesmo dia em que a Superintendência sediou a reunião do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco (Conseg/PE), que foi prestigiada pelo Ministro da Cidadania, Osmar Terra e secretários de segurança pública, para debater a ferramenta de consórcio no combate à violência.

Há um esforço constante da Amupe em promover o diálogo entre os municípios e as entidades do serviço público e o presidente da Associação saiu da reunião muito animado com a disposição do Superintendente em trabalhar em conjunto com os municípios.

A Sudene se dispôs em servir como uma ponte de articulação entre os municípios e o governo federal. Para o Superintendente Douglas Cintra, “é fundamental o trabalho em conjunto da Sudene com a Amupe, um vez que somos cidadãos dos municípios. A Amupe tem toda a possibilidade de trazer pra gente aquilo que realmente o município precisa e a Sudene pode articular recursos para os municípios via Ministério do Desenvolvimento Regional. Podemos articular mais trabalho e resultados para a população”, completou.

Para José Patriota, “é uma manifestação de muito trabalho e dedicação, o superintendente Cintra está muito motivado, tem uma visão de poder público bem aplicada e se mostrou interessado em fazer parcerias e integração de políticas com os municípios, tanto em relação de enfrentamento à seca, com a geração de energia limpa e convênios”, comemorou.

Prefeito do Paulista Junior Matuto (PSB), em entrevista à Rádio Folha
Prefeito do Paulista Junior Matuto (PSB), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Alexandre Aroeira

O prefeito do Paulista Junior Matuto (PSB), que tenta fazer o sucessor após dois mandatos no comando do município, em entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), nesta sexta-feira (24), comentou sobre as articulações no município, o cenário eleitoral local, o balanço de sua gestão e as perspectivas para o futuro.

"Nós vamos continuar na mesma estratégia de sempre. Ir para a luta e encarar a realidade. Paulista não está às mil marivilhas, mas vamos fazer comparativos do que fizemso na cidade nesses 7 anos. E aí a população vai começar a avaliar", disse, lembrando que apesar da dificuldade financeira do município, conseguiu entregar obras importantes, a exemplo da duplicação e iluminação da PE-01 e da ponte do Janga, do mercado público de Paratibe, entre outras.

"Apresentando números e não faz de conta. O povo vai comparar. Vai ter todo tipo de conversa e de promessa e as pessoas vão avaliar. Paulista não está esperando o salvador da pátria, mas sim a proposta de alguém que olhe no olho das pessoa e discuta a realidade. Junior Matuto lamentou, ainda, o défict trazido pela Previdência no município, que custou R$ 40 milhões em 2018 e deve superar os R$ 60 milhões este ano. "Imagina esse dinheiro sendo investido, dava para fazer obras nos quatro cantos da cidade. Estamos cortando na carne. Tirando de algumas coisas e priorizando outras", afirmou.

Sobre a possibilidade da oposição ao seu governo fazer um comparativo entre gestões, Matuto demonstrou confiança. "Se for pra esse lado aí, acredito que a gente mata essa eleição no primeiro turno. Porque contra fatos, obras e númertos não há argumento. Que falem mal de mim, mas falem", comentou.

Sobre a relação com o partido e com o Governo do Estado, Matuto disse que continuará sendo cordial. "Eu acredito e confio no governador, mesmo eu sendo um militante rebelde do PSB, nunca me deram uma missão para eu não cumprir. Levantamos a bandeira do governador e fizemos parceria". Sobre os próximos passos depois que deixar a prefeitura, ele preferiu não antecipar antes de uma conversa com o PSB. "Vou chegar para o governador e para os dirigentes partidádios e dizer que agora estou sem mantato e quero saber se o partido tem uma missão pra mim", disse.

Na entrevista ele ainda comentou sobre a polêmica em torno do destrato com a empresa de coleta de lixo na cidade, sobre aliados que passaram ser adversários, entre outros assuntos.

Apesar dos encontros terem caráter político, as táticas eleitorais de cada partido não estão em discussão neste momento.
Apesar dos encontros terem caráter político, as táticas eleitorais de cada partido não estão em discussão neste momento.Foto: Divulgação

Representantes do PT, PSOL e PCdoB estiveram reunidos na noite desta quinta (23), na sede do Partido dos Trabalhadores. A ideia é a construção de agendas que possam observar mais de perto os problemas da cidade e fazer um enfrentamento às políticas aplicadas por Bolsonaro.

O grupo também pretende iniciar uma série de diálogos, para a construção conjunta de propostas para Caruaru que estejam alinhadas com a classe trabalhadora. Apesar dos encontros terem caráter político, as táticas eleitorais de cada partido não estão em discussão neste momento. Outras rodadas de conversas ainda devem acontecer com o PCB, UP, PDT e PSB.

O gestor sertanejo assinou a ordem de serviço, numa solenidade no Santa Luzia
O gestor sertanejo assinou a ordem de serviço, numa solenidade no Santa LuziaFoto: Jonas Santos

Um pacote de obras para melhorar a infraestrutura e a mobilidade dos usuários de transporte público nos bairros foi autorizado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) nesta quinta (23). O gestor sertanejo assinou a ordem de serviço, numa solenidade no Santa Luzia, para o início da pavimentação de 12 ruas e avenidas estratégicas de 10 bairros de Petrolina. A intervenção terá aporte financeiro de R$ 15,2 milhões e deve ser concluída em oito meses.

A solenidade foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra e o deputado federal Fernando Filho. Ambos participaram da articulação para a obtenção dos recursos do programa Avançar, no Governo Federal, destinado a financiar as obras nos corredores. A verba é exclusiva de um fundo nacional para melhorar a mobilidade nos municípios.

Este mês já começa o trabalho de pavimentação nas 12 vias. Serão beneficiados os moradores dos bairros Loteamento Recife, Vila Débora, Padre Cícero, Santa Luzia, Dom Avelar, José e Maria, Cosme e Damião, Pedro Raimundo, Park Massangano e Vila Eulália.

O prefeito Miguel Coelho lembrou na solenidade que essas obras conectam-se a outras ações para dar mais conforto ao usuário de ônibus em Petrolina e também de estruturar bairros que ficaram muitos anos em estado de abandono. "Superamos um grande desafio de trocar toda a frota de ônibus, isso já foi um grande avanço. Temos o maior programa de pavimentação de Pernambuco, que vai beneficiar centenas de ruas. E esse trabalho do programa Avançar soma as duas coisas em regiões que foram esquecidas por 10 anos. É uma síntese do que temos proposto em nossa gestão, recuperar a autoestima do petrolinense, transformar a cidade num canteiro de obras e atuar de forma igual em todas as localidades de Petrolina", frisou o prefeito.


Confira as vias contempladas:

Loteamento Recife:
Avenidas 1 e 2

Vila Débora:
Rua Cristóvão Colombo

Padre Cícero:
Avenida dos Correios

Santa Luzia:
Avenida da Redenção

Dom Avelar:
Avenida do Petróleo

José e Maria:
Rua Nordeste

Pedro Raimundo:
Rua 13

Vila Eulália:
Ruas 25 e 37

Park Massangano:
Avenida Altino Coelho

Cosme e Damião:
Rua Raimunda Maria de Carvalho

Documentos foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio na noite desta quinta (24), beneficiando mais de 700 pessoas do conjunto localizado no bairro de Afogados
Documentos foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio na noite desta quinta (24), beneficiando mais de 700 pessoas do conjunto localizado no bairro de AfogadosFoto: Andrea Rego Barros / PCR

Na noite desta quinta-feira (23), 128 famílias do Habitacional Padre Miguel, localizado em Afogados, Zona Oeste do Recife, receberam os títulos de posse de suas moradias. Com o ato desta noite, comandado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) a Prefeitura do Recife chega a marca de mais de 3.540 títulos de posse desde 2013.

Geraldo Julio falou o que representa o título para os moradores. "O documento entregue hoje consolida a conquista da casa própria. Eles vem de moradia precária, conseguiram o habitacional há onze anos e ainda não tinham segurança de ter o documento definitivo da sua casa. Depois de vencer toda a burocracia, a gente consegue entregar 128 documentos para cada um dos moradores do Padre Miguel. É um benefício definitivo, da conquista do povo daqui", afirmou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda que o habitacional foi o primeiro a receber o Espaço Pertencer do Programa Chegando Junto. “Aqui foi onde fizemos o primeiro Pertencer, e as crianças estão passando o dia nesse local de convivência com livros, brinquedos, alimentação, sendo bem cuidadas”, destacou. Além do Espaço de convivência, a quadra do habitacional foi requalificada.

O Habitacional Padre Miguel dispõe de 128 unidades habitacionais distribuídas em oito blocos, e beneficia mais 700 pessoas que, antes, viviam em palafitas. Com a entrega, será legalmente reconhecido o direito à moradia, através da escritura de propriedade devidamente registrada no cartório de imóveis do empreendimento que existe há 11 anos no município. A iniciativa da gestão municipal, que concede escrituras definitivas e gratuitas aos terrenos dos moradores, transfere a posse plena para eles, garantindo a segurança da moradia. O benefício atende à nova Lei de Regularização Fundiária, Lei Federal de número 13.465/2017.

"Só quem mora em uma residência, sabe da importância de ter um papel que comprove que aquele lugar é seu, de fato e de direito. Não só o direito a dormida, mas a posteridade. Essa garantia está sendo confirmada hoje. Aqui ele vai poder viver tranquilo, sabendo que vai poder seu bem maior para os herdeiros", afirmou a secretária de Habitação, Isabella de Roldão.

Com os títulos, as famílias têm a posse reconhecida e a garantia ao exercício de seu direito à moradia, com segurança jurídica, acesso a serviços públicos e a possibilidade de melhorar seus imóveis, inclusive pela obtenção de crédito e financiamentos. Além disso, a regularização propicia a oficialização dos logradouros cujo endereço anterior, era considerado informal.

Espaço Pertencer - A Prefeitura do Recife, através do Programa Chegando Junto, oferece aos moradores do Habitacional Padre Miguel, o projeto Pertencer Espaço de Convivência. A ação beneficia famílias de 25 crianças entre seis meses e seis anos de idade, que ficarão sob os cuidados de 12 moradoras-colaboradoras do próprio habitacional.

Deputado federal Carlos Veras (PT-PE)
Deputado federal Carlos Veras (PT-PE)Foto: Lula Marques

O deputado federal Carlos Veras (PT) usou sua conta do twitter, nesta sexta-feira (23) para alertar sobre os riscos que a inclusão da Sertpo no pacote de privatizações do governmo pode trazer para a segurança nacional. "Urgente! Serpro entra no programa de privatizações do governo. Privatizá-lo é colocar dados estratégicos do país, tanto das pessoas físicas como jurídicas, nas mãos de terceiros. É a nossa soberania nacional em risco. Vamos lutar contra esse entreguismo irresponsável de Bolsonaro", postou.

"Um país como o Brasil não pode ficar dependente de tecnologias que são fornecidas por empresas privadas nacionais ou internacionais, pois ficará vulnerável a decisões políticas dos países onde estão as matrizes destas empresas ou decisões de interesse corporativo. O Serpro é responsável pelo desenvolvimento e operação de mais de 4 mil sistemas para órgãos do governo federal, como Receita Federal, CPF, SIAF, Comprasnet", escreveu o parlamentar.

Confira:

veras

Crédito: Reprodução / Twitter

carlos veras, print

Crédito: Reprodução / Twitter

Confir a o decreto do Governo Federal:

 


 

Vereador do Recife João da Costa (PT)
Vereador do Recife João da Costa (PT)Foto: Carlos Lima

Traçando metas para as eleições municipais deste ano, o PT no Recife definiu eleger cinco vereadores, independetemente do projeto majoritário da deputada federal Marília Arraes (PT), que tenta assegurar a sua candidatura própria à prefeitura da Capital. Vale ressaltar que a sigla ainda não decidiu se vai manter a aliança com o PSB ou se vai apostar na petista. Lideranças locais defendem a manutenção da união com os socialistas -o diretório municipal do PT aprovou, na semana passada, uma resolução indicando a continuidade. A reunião entre a executiva municipal e os presidentes das zonais, que chegou ao número desejado pelo PT, foi realizada na última quarta.

“Com ou sem Marília, a meta é eleger cinco vereadores”, afirma o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota. Segundo ele, hoje, a legenda possui 24 pré-candidatos e até o dia 5 de fevereiro conversas serão realizadas para definir a lista final de candidatos. Até lá, Cirilo informa que está convidando pessoas para se integraram ao partido. “Hoje temos 16 homens e 8 mulheres, que somam 60 mil votos de legenda. O objetivo é atingir 100 mil votos na chapa de vereadores”, explica.

Para Cirilo, ter uma candidatura própria não favorece essa estratégia. “A proporção da majoritária não chega a 10% do total da chapa de vereadores. Essa lógica não funciona. O fundamental é ter chapa forte”, pondera. Além disso, Cirilo pontuou que o partido fez análises de dados e está “namorando” um puxador de votos de fora do partido, mas não revelou quem seria.

O vereador João da Costa (PT) afirma que a meta é "compatível com a representação social e a influência política do PT, independente de estratégia majoritária". De acordo com ele, é importante "buscar uma meta mínima de vereadores e estruturar uma tática parlamentar, seja com aliança ou candidatura”. João pondera, ainda, que não há, necessariamente, uma transferência de votos de um candidato próprio para os vereadores.

assuntos

comece o dia bem informado: