Foram encontrados 271 resultados para "Junho 2019":

Ato em defesa de Sergio Moro no Recife
Ato em defesa de Sergio Moro no RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Uma multidão vestida de verde e amarelo tomou a avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, neste domingo (30), em defesa do ministro da Justiça Sergio Moro. O ato, convocado por grupos de direita e movimentos anti-corrupção, critica os vazamentos de mensagens de procuradores da Operação Lava Jato. Segundo Vem Pra Rua, 15 mil pessoas participam da manifestação na capital pernambucana.

"Mensagens editadas e fora de contexto não podem servir como prova jurídica", criticou Maria Dulce Melo, coordenadora do Vem Pra Rua em Pernambuco. Além de criticar o site The Intercept, ela também se queixou da atuação dos partidos do "centrão" no Congresso Nacional que, segundo o movimento, atua para "desfigurar" a proposta de reforma da Previdência. 

"Os vazamentos são um absurdo. Essas mensagens foram hackeadas criminosamente. Não é possível comprovar sua veracidade. Podem muito bem terem sido editadas. Elas estão sendo usadas para fazer sensacionalismo. Inclusive para evitar o fortalecimento das nossas instituições, desmoralizar procuradores e os juízes", defendeu a coordenadora.

Leia também:
Em Brasília, ato a favor da Lava Jato mira ministros do Supremo
Sergio Moro não reconhece autenticidade de mensagens de site

Além do apoio a Sergio Moro e à Lava Jato, a manifestação também defende os projetos de reforma da Previdência e do Pacote Anticrime. No Recife, a passeata tem um boneco gigante de Moro e uma caminhonete em que um ator simula o ex-presidente Lula (PT) preso.

Representação do ex-presidente Lula

Representação do ex-presidente Lula - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A fiscal de prevenção e perdas Ana Paula Melo disse que o País precisa de manifestações para ajudar a tirar mudanças do papel. "Acho o que estão fazendo com Moro uma injustiça porque qualquer pessoa sabe que ele é um homem que não aceita a corrupção. Eu acredito na honestidade dele e no bom trabalho que ele exerce", contou.

Para o auditor tributário Afrânio Cavalcanti Silva, as mensagens divulgadas provam que Moro agiu com justiça. "Estão tentando arrumar alguma coisa para denegrir a imagem dele, mas ele agiu corretamente. No Judiciário, não há juiz que não converse com advogados ou procuradores", justificou.  

O ato saiu das imediações da Padaria Boa Viagem e seguiu em caminhada até o Segundo Jardim. O Vem Pra Rua ainda não anunciou datas para novas manifestações.

Ato em defesa de Sergio Moro no Recife

Ato em defesa de Sergio Moro no Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Governadores do Nordeste.
Governadores do Nordeste.Foto: José Cruz / Agência Brasil

Após a série de reportagens do site The Intercept Brasil que tornaram públicas supostas mensagens entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro com Deltal Dallagnol e outros procuradores da operação Lava Jato, os governadores do Nordeste publicaram uma carta com críticas ao ministro, que deve prestar esclarecimentos na próxima semana na Câmara Federal. 

Na carta, os governadores questionam a atuação do procurador do MPF de Curitiba, Deltan Dallagnol em relação ao então governador da Bahia e hoje senador da república Jaques Wagner (PT). Os diálogos dão conta de que o procurador pode ter atuado de forma a perseguir politicamente o candidato petista durante as eleições.

Confira a carta:

"ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS

As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo Theintercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios.

Não se trata de pequenos erros; são vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas. Todos sabem que um juiz deve ser imparcial e por isso não pode se juntar com uma das partes para prejudicar a outra parte. Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, podem apoiar as necessárias investigações nesse caso.

Agora, um dos trechos das conversas divulgadas destacam o Procurador Deltan Dallagnol sugerindo busca e apreensão na residência do hoje Senador pela Bahia, Jaques Wagner. E a justificativa do coordenador da Lava Jato? "Questão simbólica", ou seja, ao lixo o direito. É mais uma revelação de extrema gravidade.

É inadmissível uma atuação que se denuncia ilegal entre membros do Ministério Público e do Judiciário, combinando previamente passos de uma importante investigação, com o intuito de perseguir e prender pessoas. Em discurso recente, na Cúpula Pan-Americana de Juízes, o Papa Francisco já demonstrou a sua preocupação com atos abusivos e de perseguição por meio de processos judiciais sem base legítima.

Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade.

Outrossim, sublinhamos a relevância de o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade.

Apoiamos firmemente o combate à corrupção, porém consideramos que também é uma forma de corrupção conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei.

Governadores do Nordeste do Brasil

Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa (PSB)
Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa (PSB)Foto: Divulgação

lO secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa estará recebendo um grupo de 30 formandos do Instituto Rio Branco, nesta terça-feira (2), um representante do Itamaraty e um representante da Confederação Nacional da Industria (CNI), para apresentar as potencialidades de Pernambuco.

O objetivo específico deste programa de imersão é prover aos diplomatas brasileiros conhecimento e vivência prática a respeito da indústria brasileira e suas especificidades regionais, contribuindo para fortalecer o diálogo da indústria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE).

A comitiva ainda irá fazer visita técnica a fábrica da Jeep, ao Complexo Portuário de Suape, Centro Internacional de Negócios da Fiepe e o Porto Digital.

A gestora acabou de completar uma semana à frente da prefeitura
A gestora acabou de completar uma semana à frente da prefeituraFoto: Aline Sales

Envolvida com muito trabalho desde que assumiu Camaragibe, a prefeita Nadegi Queiroz (DC), em sua agenda desta sexta-feira (28), se dividiu entre atividades administrativas e visitas aos equipamentos existentes no município. A gestora, que acabou de completar uma semana à frente da prefeitura, tem trabalhado diuturnamente para buscar soluções rápidas com o objetivo de garantir o funcionamento dos serviços públicos.

Em passagem pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaragibe (Apae), no Loteamento São Pedro, Nadegi Queiroz agradeceu o trabalho desempenhado pela instituição, que tem uma contribuição direta ao município. “As atividades desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor são de fundamental importância para uma gestão municipal, a exemplo da Apae, que hoje atende 25 crianças. Enquanto prefeita, irei trabalhar para buscar manter essas parcerias e até ampliá-las, pois entendemos que o poder público também precisa desse apoio, que sempre acontece em prol do bem das pessoas”, defendeu.

Em outro momento, desta vez na Escola Municipal Padre Miguel, no Borralho, onde a gestora foi conferir de perto o funcionamento do equipamento e participar da colheita de milho plantada pelos estudantes, ela aproveitou para pedir o apoio dos profissionais da Educação. “Estamos enfrentando muitos problemas na prefeitura, mas o que tem me fortalecido é chegar nesses ambientes e sentir a alegria das crianças e das pessoas. Agradeço muito pela colaboração e aproveito ainda para pedir o apoio de todos vocês, para que nos ajudem a manter esse trabalho firme. Tenho certeza que a tranquilidade irá reinar em nossa cidade”, enfatizou.  

REFLORESTAMENTO - Ainda entre as atividades do dia, a prefeita Nadegi Queiroz esteve no bairro de Vera Cruz, onde acompanhou uma ação de reflorestamento realizada pelos coordenadores do evento Guaiamum Treloso Rural. De acordo com os idealizadores da iniciativa, que contou, ainda, com alunos da Escola Internacional de Aldeia (EIA), esse primeiro reflorestamento foi fruto de uma proposta inovadora, oriunda da venda dos ingressos verdes, que destinou parte da renda para esta atividade. No total, 120 mudas de ipê foram plantadas no local.

“É uma grande honra fazer parte da inauguração desse espaço. Fico feliz pelo envolvimento de todos, em especial das crianças, que já me relevaram o desejo de voltar em um ano para observar o que plantaram. Essa é mais uma parceria que já deu certo. É fundamental a ampliação dessas iniciativas por toda a cidade. Estaremos sempre de braços abertos para colaborar e participar de ações em benefício da preservação do nosso meio ambiente”, disse Nadegi.

A festa teve como anfitrião o presidente da Casa, vereador Alberico da Cobal (MDB)
A festa teve como anfitrião o presidente da Casa, vereador Alberico da Cobal (MDB)Foto: Divulgação

O São João da Câmara de Vereadores de Ipojuca recebeu dois convidados de peso: o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), e o deputado Claudiano Martins Filho (PP).

A festa teve como anfitrião o presidente da Casa, vereador Alberico da Cobal (MDB), que pretende disputar para prefeito em 2020. Albérico afirma que o apoio de oito vereadores.

Ele pretende disputar contra a prefeita Célia Sales (PTB); o grupo do ex-prefeito Carlos Santana e de sua esposa, deputada Simone Santana (PSB); além do grupo político do ex-prefeito do município, Pedro Serafim.

A modelo, atriz, empresária e ativista pelos Direitos Humanos, Luiza Brunet, é uma das palestrantes
A modelo, atriz, empresária e ativista pelos Direitos Humanos, Luiza Brunet, é uma das palestrantesFoto: Reprodução/Facebook

O Instituto Maria da Penha (IMP) promove o "I Café com Conteúdo" que trará como tema: "A Importância da Iniciativa Privada para o Protagonismo, Empregabilidade e Autonomia Financeira das Mulheres". O evento acontece na quinta-feira (4), às 18h, no auditório da AIKA Consultoria Empresarial.

O Encontro tem como objetivo a troca de ideias e compartilhamento de experiências sobre como as empresas podem unir esforços com o Poder Público, Organizações Não Governamentais e sociedade civil para que juntos possam propor e adotar medidas que contribuam para maior equidade de gênero no mundo corporativo e ambientes mais seguros para as mulheres. “Vamos conversar também sobre iniciativas de empregabilidade e empreendedorismo para mulheres vítimas de violência e apresentar formas que as diversas instituições podem se engajar e participar efetivamente.” explica a coordenadora do encontro, Fabiana Soares.

O I Café com Conteúdo contará com a presença da vice-presidente e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa, da modelo, atriz e ativista pelos direitos humanos, Luiza Brunet e das gestoras em recursos humanos, Fátima Barroso e da Fabiana Soares. “O enfretamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é um tema que precisa ser levado para dentro das empresas. São as empresas que geram emprego, contribuindo para que essas mulheres vítimas de violência possam ter salário e benefícios, ou seja, autonomia financeira para romper o ciclo da violência” diz Fabiana.

A atividade e voltada para gestores em recursos humanos, representantes do poder público, empresários e interessados no tema. Para participar, basta se inscrever pelo Sympla e efetuar o pagamento da taxa de inscrição que custa R$ 60. A renda arrecadada será revertida para as ações do Instituto Maria da Penha, em Recife.

Dados - De acordo com o relatório “Violência Doméstica e seu Impacto no Mercado de Trabalho e na Produtividade das Mulheres” produzido em 2016 pelo Instituto Maria da Penha (IMP) ser vítima de violência doméstica no Brasil produz uma maior instabilidade na dinâmica do mercado de trabalho. As vítimas de violência tendem a intercalar períodos de curta duração de emprego com períodos de longa duração de desemprego.

IMP - Fundado em 2009, com sede em Fortaleza e representação em Recife, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. O surgimento está diretamente ligado à história de vida de Maria da Penha, que se tornou um símbolo de luta no combate à violência doméstica contra a mulher. A Lei n. 11.340/2006 leva o nome de Maria da Penha como uma forma de reparação simbólica depois de tantos anos de omissão do Estado brasileiro e de impunidade do seu agressor. Ela também representa o acesso à justiça e foi criada para garantir os direitos de milhares de mulheres vítimas de violência no País. Neste contexto, o papel do IMP é estimular e contribuir para a aplicação integral da lei, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento, promovendo a construção de uma sociedade sem violência doméstica e familiar contra a mulher.

Sobre as palestrantes:

Regina Célia Barbosa - Vice-presidente e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. Filósofa, Mestra em Ciência Política pela UFPE e atualmente, cursa o Doutorado em Direito, Justiça e Cidadania para o Séc. XXI na Universidade de Coimbra em Portugal. É Professora Universitária há 22 anos. Membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCrim); Autora do Programa Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania, com o apoio do Consulado Americano no Recife.

Luiza Brunet - Modelo, atriz, empresária e ativista pelos Direitos Humanos. Após ser vítima de violência doméstica por seu companheiro, passou a lutar ainda mais pelo enfrentamento da violência contra mulheres (violência sexual, patrimonial, psicológica e física) encorajando as mulheres a denunciar os agressores por termos uma lei que funciona.

Fabiana Soares - consultora empresarial e fundadora da AUDITARH- Consultoria em Gestão Organizacional que estrutura os projetos de Recursos Humanos nas empresas. Consultora associada na LHH. Voluntária da ONU Mulheres para articulação de empresas e agenda de eventos na região nordeste; voluntária do Instituto Maria da Penha para projetos estratégicos e de sustentabilidade. Representante da Women Friendly que é especialista em assédio sexual e ambientes seguros para as mulheres nas organizações.

Fátima Barroso - gestora de Recursos Humanos do Grupo Drumattos que aderiu como signatário dos WEP's e conta com a rede de restaurantes Camarão Camarada, recentemente certificada pela Women Friendly, em protocolos de combate ao Assédio Sexual.

Serviço:

1º Café com Conteúdo – Instituto Maria da Penha


Data: Quinta-feira, 04 de julho de 2019
Horário: 18h às 21h
Local: AIKA Consultoria Empresarial – Empresarial Center II
Inscrições: https://www.sympla.com.br/i-cafe-com-conteudo---instituto-maria-da-penha__528684

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) foi nomeada membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura para o biênio 2019/2021
A deputada estadual Teresa Leitão (PT) foi nomeada membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura para o biênio 2019/2021Foto: Divulgação

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) foi nomeada membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura para o biênio 2019/2021. A solenidade ocorreu na última quinta-feira (27) no auditório da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

O Comitê é composto por 10 membros titulares de órgãos governamentais (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e 10 membros indicados por entidades da sociedade civil organizada. Cada titular tem seu respectivo suplente, totalizando 40 membros. A deputada Teresa Leitão está representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

"Com um misto de alegria e tristeza que tomo posse nesse comitê. Tristeza porque a gente ainda precisa de um Comitê de Combate à Tortura em pleno Século XXI, em um país que já sofreu tanto com a tortura. Ao mesmo tempo, fico alegre porque a questão está sendo enfrentada. Sabemos que existe tortura em presídios, existe tortura psicológica e tantas outras formas e devemos lutar para acabar com esse flagelo", comentou Teresa Leitão.

O Comitê foi criado em 2009 e tem como finalidade erradicar e prevenir a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes, de pessoas privadas de liberdade mediante qualquer forma de detenção.

Fazem parte representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, do Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do IML, da Defensoria Pública, da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), da Secretaria de Defesa Social (SDS), do Movimento Negro Unificado (MNU), da Secretaria da Mulher, do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares(Gajop), da Casa Vovó Bibia, entre outras instituições governamentais e da sociedade civil.

O Comitê é composto por 10 membros titulares de órgãos governamentais (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e 10 membros indicados por entidades da sociedade civil organizada

O Comitê é composto por 10 membros titulares de órgãos governamentais (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e 10 membros indicados por entidades da sociedade civil organizada

Deputado estadual Waldemar Borges (PSB), em entrevista à Rádio Folha
Deputado estadual Waldemar Borges (PSB), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Alfeu Tavares / Folha de Pernambuco

A reforma da Previdência esteve em pauta da entrevista com o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) na Rádio Folha (FM 96,7), nesta sexta-feira (28). Segundo o parlamentar, a exclusão de Estados e municípios do tetxo da reforma é uma forma de pressionar os governadores do Nordeste a apoiar o projeto tal como está.

"Esse movimento de excluir Estados e municípios é pura chantagem política. Muito mais salutar e correto do que se acenar com esse movimento de chantagem é trabalhar os pontos que tem sido questionados, como eles tem sido trabalhados e sair com uma proposta que possa unificar o país", avaliou o parlamentar.

Segundo o deputado, existe sim a necessidade de uma reforma da previdência, apesar do PSB se posicionar contra o texto da reforma que tramita na Câmara. "Em nome do interesse do conjunto da sociedade eu acho que o desgaste pode ser passageiro", disse.

Waldemar Borges também sugeriu algumas propostas para o equilíbrio financeiro do país, a exemplo da taxação de grandes fortunas e o fim das isenções fiscais. Ele também comentou sobre o balanço da CCJ da Alepe, entre outros assuntos.

Ouça a entrevista completa:


estiveram presentes à reunião, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, além de Duquinho, que foi vice-prefeito de Serra Talhada, Joelson  de Calumbi e Azoka de Aliança.
estiveram presentes à reunião, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, além de Duquinho, que foi vice-prefeito de Serra Talhada, Joelson de Calumbi e Azoka de Aliança.Foto: Divulgação

A atual situação do Aeroporto de Serra Talhada e a recuperação da PE-365 foram as pautas de uma reunião realizada nesta quinta-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro foi solicitado pelo deputado federal Sebastião Oliveira (PR) e contou com as presenças de Nilton Mota e Fernanda Baptista, secretários estaduais da Casa Civil e Infraestrutura, respectivamente.

O parlamentar informou que recebeu a notícia de Fernanda Baptista de que os serviços de recuperação da PE-365 serão iniciados no início do mês de julho. “Senti muita confiança e empenho por parte da secretaria. É uma intervenção muito importante que vai trazer muitos benefícios para os moradores de Serra Talhada e Triunfo, dois importantes municípios do Sertão do Pajeú ligados por esta via”, explicou Sebastião Oliveira.

Em relação ao aeroporto, Sebastião disse que ficou acertado que Fernanda fará uma visita ao equipamento na segunda semana do próximo mês. “Acredito que os dois problemas que tratamos serão solucionados pelo Governo do Estado”, ressaltou.

Também estiveram presentes à reunião, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, além de Duquinho, que foi vice-prefeito de Serra Talhada, Joelson de Calumbi e Azoka de Aliança.

Governador Paulo Câmara (PSB) vai encontrar ministro Paulo Guedes nesta quarta (6)
Governador Paulo Câmara (PSB) vai encontrar ministro Paulo Guedes nesta quarta (6)Foto: Hélia Sheppa/SEI

Com o tema "Inovar para as pessoas", a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em conjunto com a CNM e Governo do Estado, promovem o Seminário dos Municípios Pernambucanos e lançam, no mesmo evento, a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais da América-latina.

O Seminário será no dia 09 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda-PE, durante todo o dia, e contará com as presenças do Governador Paulo Câmara (PSB) e o presidente da CNM, Glademir Aroldi, dentre outras autoridades Estaduais, Nacionais e Internacionais, além dos gestores, secretários e servidores públicos municipais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 08 de julho pelo site: www.amupe.org

Programação

No horário da manhã será o lançamento do Congresso – XIII Cúpula (Cumbre) Latino-americana de Prefeitos e Autoridades Locais, com a palestra magna sobre “os Desafios da Gestão Pública Local no Contexto Latino Americano”.

Na parte da tarde serão realizadas as oficinas temáticas: "O Futuro da Educação e o Novo Fundeb"; "Desenvolvimento como Política de Segurança"; "Inovações Tecnológicas e mídias sociais como ferramenta de comunicação"; "Vida saudável para as pessoas: o Combate às doenças endêmicas" e "Turismo e Cultura como geração de renda para o desenvolvimento local".

O presidente da Amupe, José Patriota (PSB) ressalta a importância da Cúpula, que acontecerá em março do próximo ano e reunirá mais de três mil gestores de outros países latino-americanos e do Brasil.

“É um evento importante, internacional, que foi conquistado pelo esforço de todos os prefeitos pernambucanos, para que acontecesse no Recife. O evento se realiza numa parceria com a CNM, o Governo do Estado de Pernambuco e as Prefeituras de Recife e Olinda. A escolha do Recife para sediar o Congresso se deu no fim de março deste ano, durante a Conferência latino-americana que aconteceu em Santigo, no Chile. Sentimo-nos orgulhosos em sediar o evento. O tema será 'Cidades inovadoras para as pessoas'. A meta é incentivar e fortalecer a apropriação política pelos governos locais da agenda de inovação, fazendo uma conexão com o desenvolvimento integrado e sustentável das cidades”, pontuou.

amupe


comece o dia bem informado: