Foram encontrados 234 resultados para "Setembro 2017":

Fernando Bezerra, Oséas Moraes e Edson Vieira
Fernando Bezerra, Oséas Moraes e Edson VieiraFoto: Cortesia

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) visitou na tarde de sexta-feira (29) a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. Bezerra almoçou na casa do prefeito Edson Vieira (PSDB). Outras lideranças políticas da região também participaram do encontro, como o ex-prefeito Toinho do Pará e o ex-deputado Oséas Moraes, pai do também deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes (PSB). A reunião teve mote de articulação para as eleições do próximo ano.

Leia Também:
Governador tenta segurar Fernando Bezerra no PSB
Senador Fernando Bezerra abre diálogo com a Oposição


“Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade muito importante para a economia local. O esforço dos moradores daqui fez surgir um grande arranjo produtivo, que gera renda e milhares de empregos. Estas iniciativas devem ser mantidas e fortalecidas”, afirmou o senador. Sobre os cenários políticos do Brasil e do Pernambuco, disse que esta otimista. “A economia brasileira irá continuar apresentando sinais de recuperação, gerando mais empregos e produzindo renda. No campo da política, aqui em Pernambuco estamos trabalhando para construir uma grande frente partidária capaz de apresentar uma alternativa ao Governo do Estado”, pontuou.

Prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira, ladeado de aliados durante coletiva de imprensa
Prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira, ladeado de aliados durante coletiva de imprensaFoto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Por Leonardo Malafaia
Da Folha de Pernambuco

Após o afastamento do prefeito Bruno Pereira (PTB) - de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, bem como dos secretários de saúde e finanças, além de quatro servidores, a gestão convocou nesta sexta-feira (29) um coletiva para esclarecer alguns pontos investigados pela operação Tupinambá.

Leia também:
Prefeito de São Lourenço é afastado em investigação sobre desvios
Em São Lourenço, MPPE vê indícios de "licitações fraudulentas e empresas laranjas"


De acordo com o Bruno Pereira, as acusações são inverídicas. “Estou na tranquilidade de quem não fez nada de errado”. Durante a coletiva, o gestor afirmou ainda estar sendo vítima de um golpe. No entanto, questionado sobre quem seria o grupo ou pessoa responsável o gestor se evadiu. Disse apenas que “as denúncias são de cunho político e que serão esclarecidas posteriormente”.

Sobre a alegação de sucessivas negativas diante dos pedidos de informação feitos pelos órgãos TCE e MPE, o controlador do município, José Felipe, afirmou que, através de determinação do prefeito, “a controladoria do município diligenciou todos os ofícios para que fossem protocolados e entregues, e posterior a resposta ainda foi protocolado um ofício questionando os entes sobre a existência de pendências quanto a respostas sobre os processos”.

José Felipe informou que o setor jurídico da gestão está tomando todas as medidas cabíveis para reverter a situação.

Fachada da Chesf
Fachada da ChesfFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se reúne na próxima segunda-feira (2) com os integrantes das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa de Pernambuco contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e em defesa do rio São Francisco. O encontro ocorrerá no Palácio do Campo das Princesas, às 11h30. A reunião pretende debater a proposta do governo federal de privatizar a companhia.

Leia também:
Governadores nordestinos divulgam carta contra privatização da Chesf
Frente em Defesa da Chesf vai entrar com pedido contra privatização da Companhia

Alepe instala Frente Parlamentar em Defesa da Chesf


Assim como os outros oito governadores do Nordeste, o gestor assinou uma carta, no último dia 5, contra a privatização da Chesf. O documento, endereçado ao presidente Michel Temer (PMDB), foi entregue na Presidência. No documento, eles resgatam a importância da empresa para o desenvolvimento do setor elétrico do Nordeste e para o rio São Francisco.

Prefeita Raquel Lyra (PSDB) visitou a Folha de Pernambuco
Prefeita Raquel Lyra (PSDB) visitou a Folha de PernambucoFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco

A prefeita de Caruaru (Agreste), Raquel Lyra (PSDB), disse, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, acreditar que o ingresso do PDT no Governo do Estado, representado por Wellington Batista na Secretaria de Agricultura, não tem o movimento de tentar isolá-la no município. O partido é comandado pelo deputado federal Wolney Queiroz, que a apoiou no segundo turno na disputa municipal. Integram, ainda, a base do Governo Paulo Câmara o ex-vice-prefeito Jorge Gomes (PSB) e o deputado estadual Tony Gel (PMDB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Leia também:
Raquel Lyra defende ações integradas para combater a violência


"Penso que ele tomou uma posição de apoiar o Governo do Estado. Eu acho que é muita pretensão achar que isso se dá eventualmente como isolamento em Caruaru. Acho que essas perguntas têm que ser feitas para lá. Estou preocupada é de fazer Caruaru conseguir ultrapassar os desafios", disse a prefeita.

Wellington Batista, ex-presidente da Emprel, foi indicado pelo PDT e assumiu a Secretaria de Agricultura. A posse do pedetista foi realizada na tarde dessa quinta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas.

Apesar de a tucana frisar que tem dado prioridade a cuidar da gestão da cidade, Raquel Lyra afirmou, no entanto, que tem a intenção de participar da eleição de 2018. "Participarei na eleição do ano que vem. Discuto política, porque não sou uma alienígena. Mas estou cuidando de Caruaru e, sem dúvida nenhuma, participarei da campanha que vem porque tenho um compromisso com Caruaru e com Pernambuco", afirmou.

Durante a entrevista, a prefeita também negou que possa deixar o comando do município para disputar em 2018. "Não, não. O desafio de lá é gigantesco. Eu tenho que focar lá e conseguir trazer as respostas que me comprometi com a nossa gente e ela espera que a gente consiga fazer", finalizou.

Após conceder entrevista à Rádio Folha, a prefeita de Caruaru foi recebida pelo diretor-executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, pelo diretor operacional, José Américo Góis, e pela diretora administrativa, Mariana Costa.

Lucas Ramos, deputado estadual pelo PSB
Lucas Ramos, deputado estadual pelo PSBFoto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

Integrante da bancada governista, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) rebateu nesta sexta-feira (29) a sugestão da bancada de oposição acerca da implantação de um Batalhão Especializado de Policiamento (Biesp) no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco. De acordo com o socialista, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, em junho, a indicação nº 8046/2017. “Ficamos felizes por vermos os deputados oposicionistas respaldando as decisões do governador no tocante das ações de combate à violência, apresentando soluções que já estão sendo implantadas pelo Poder Executivo estadual através da Secretaria de Defesa Social”, disse Lucas Ramos, por meio de nota.

Leia também:
Em Petrolina, Oposição propõe realização de reuniões regionalizadas do Pacto pela Vida


De acordo com o parlamentar do PSB, o trabalho de combate à criminalidade é “constante e prioritário” na gestão Paulo Câmara (PSB). “Reforçamos nesse mês de setembro o patrulhamento com mais de 1.500 policiais militares nas ruas e uma nova turma, com 1.300 homens e mulheres, já está em formação. Em tempos de crise, arrocho fiscal e econômico, Pernambuco investe forte na segurança: além de novos equipamentos e armamentos adquiridos, toda a frota das polícias está sendo renovada e o governo vai implantar um Grupo Tático Aéreo da PM no Sertão, importante para o trabalho de repressão ao tráfico de armas, drogas, investidas a bancos e roubo de veículos em nosso estado”, afirmou.

Por fim, o deputado estadual Lucas Ramos, que é de Petrolina, afirma que, ao sugerir um Biesp na cidade, a bancada de oposição “reconhece o trabalho sério do governador Paulo Câmara na busca da construção de um estado de paz. E estamos prontos para ajudar”.

Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7
Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7Foto: André Nery/Folha de Pernambuco

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), voltou a defender, nesta sexta-feira (29), ações mais efetivas para combater a segurança no município do Agreste. Durante entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, a tucana afirmou que é preciso que haja ações articuladas para reduzir os altos índices de violência na cidade.

"Não tem uma ação só que vai permitir que a violência reduza. São ações articuladas. O município precisa fazer a sua parte, mas a gente precisa também que o Estado faça a sua parte", disse a gestora. Raquel ainda citou um o Monte do Bom Jesus para exemplificar ações de segurança pública.

Bancada de oposição na Alepe reunida com o prefeito Miguel Coelho (PSB)
Bancada de oposição na Alepe reunida com o prefeito Miguel Coelho (PSB)Foto: Divulgação

De olho na segurança do Estado, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai propor ao Governo estadual a realização de reuniões regionalizadas do programa Pacto pela Vida. O objetivo da proposta, discutida durante a sétima edição do Pernambuco de Verdade, em Petrolina, nesta quinta-feira (28), é sugerir que a temática seja debatida com prefeitos, incluindo as administrações municipais no combate à violência e ouvindo as demandas dos gestores.

A agenda foi iniciada pelo 5º Batalhão da Polícia Militar que, segundo a bancada, trabalha hoje com um déficit de 550 homens. “Vamos encaminhar ao governador Paulo Câmara (PSB) solicitação para criação de um Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) no São Francisco, além de cobrar as promessas feitas à população”, destacou o líder da oposição na Casa, Silvio Costa Filho (PRB).

Além da segurança pública, o grupo também avaliou a situação da saúde. De acordo com informações da bancada, o Hospital Dom Malan, responsável pelo atendimento à população de 54 municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí, funciona hoje com uma demanda 150% superior à sua capacidade e apresenta, também, problemas estruturais.

“Ouvimos dos representantes da Fundação Imip, que administra o hospital, que há recursos disponíveis para as obras, mas falta autorização da Secretaria de Saúde para que o investimento seja realizado”, detalhou o deputado Augusto César (PTB).

Ainda em relação à saúde, a oposição afirma que a administração municipal diz aguardar a regularização de um débito da ordem de R$ 5 milhões do Estado com o município, de ações como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros programas. Outros locais visitados pelos parlamentares foram a rodoviária da cidade, o Instituto de Medicina Legal, o Corpo de Bombeiros, a Delegacia de Roubos e Furtos, a Compesa e a UPE.

A agenda incluiu ainda um encontro com o prefeito Miguel Coelho (PSB). O prefeito destacou a importância do Biesp para a região e falou sobre outras demandas para a área de segurança, como a promessa de aquisição de um helicóptero para ajudar no combate à violência e ao tráfico na região.

A programação do Pernambuco de Verdade no Sertão do São Francisco foi encerrada com a realização de uma plenária na Câmara Municipal de Petrolina, onde foram colhidas as demandas da população, lideranças, movimentos sociais e da sociedade civil organizada. As próximas edições do programa serão realizadas na Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

O secretário Nilton Mota falou sobre os desafios que terá no novo carga
O secretário Nilton Mota falou sobre os desafios que terá no novo cargaFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Horas depois de assumir a Casa Civil, Nilton Mota (PSB) tomou um cafezinho com a colunista de Política da Folha de Pernambuco, Renata Bezerra de Melo, e com o editor do Blog da Folha, Márcio Didier, e disse que esse é o maior desafio da sua vida. Na conversa, ele fez muitos elogios ao seu antecessor, Antônio Figueira, - disse que ele fez um excelente trabalho -, falou do ingresso do PDT na gestão e deixou a porta aberta para a ampliação do leque de alianças do Governo Paulo Câmara. Inclusive, com o PT.

"Acho que política é arte de somar. Se o ponto nosso de convergência for o ponto de qualquer tipo de partido dentro dos ideais, do pensamento, das posições políticas, inclusive com relação à questão nacional, nós vamos procurar juntar e, cada vez mais alargar o conjunto político que dá apoio ao governador Paulo Câmara", defendeu em entrevista à coluna digital No Cafezinho desta semana. Deguste sem moderação!

Raquel Lyra
Raquel LyraFoto: Roberto Pereira Jr./Divulgação

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) é convidada desta sexta-feira (29) do programa Folha Política. Durante a conversa, a gestora, que tem cobrado do Governo do Estado ações de apoio ao plano municipal ‘Juntos pela Segurança” na cidade do Agreste, deve falar das ações em busca de combater a violência no município. A entrevista vai ao ar na Rádio Folha FM 96,7, a partir das 11h10. Confira.

Deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD)
Deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD)Foto: Roberto Soares/Alepe

No plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) fez um pedido ao Governo do Estado para que haja investimentos no município de Belém do São Francisco, no Sertão. Segundo o parlamentar, pavimentação de estradas e ruas, construção de escolas, custeio para a saúde podem movimentar a cidade, permitindo o desenvolvimento econômico.

“Belém do São Francisco possui potencialidades, como sendo o número um do País na exportação de manga e o município com o maior número de ilhas fluviais (88 no total) do Nordeste”, destacou Novaes, que é vice-líder do Governo.

O parlamentar ressaltou que nos próximos dias irá fazer um anúncio junto com o governador Paulo Câmara sobre investimentos na região.

Novaes afirmou, ainda, que o atual prefeito, Professor Licínio, vem desenvolvendo um trabalho sério e transparente. “Licínio vem lutando diariamente. Ele tem feito a parte dele e eu como representante do povo belemita na Assembleia Legislativa luto por benfeitorias que possam melhorar a vida das pessoas”, finalizou.

comece o dia bem informado: