A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça
A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula VilaçaFoto: Julya Caminha

O Recife será a primeira capital do Nordeste a receber o projeto social Gol do Brasil, que usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania. As atividades do projeto começam nesta semana, fruto de parceria entre Prefeitura do Recife, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e atenderão 240 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos.

O lançamento acontece às 19h da terça-feira (12), no auditório da FPF, com a presença de representantes das três instituições parceiras. A primeira etapa do projeto será a capacitação de 40 profissionais de Educação Física, na quarta (13) e quinta (14), na FPF e no Sport Club do Recife, com metodologia desenvolvida pela CBF e chancelada pela FIFA. Em seguida, quatro deles serão selecionados para ministrar as aulas às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.

As aulas (que abrangem os aspectos teóricos e práticos) começarão em fevereiro, no campo do União da Macaxeira. “É obrigatório que tenhamos pelo menos uma turma feminina contemplada. A ideia é usar o futebol como vetor de transformação da vida dos alunos atendidos”, afirma a secretária Ana Paula Vilaça.

Lançado em 2017, o projeto Gol do Brasil tem o objetivo de construir um futuro melhor para as crianças beneficiadas, além de incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva no futebol. A metodologia prevê que os profissionais acompanhem o desempenho dos alunos, por meio de plataforma digital, incluindo o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como sua rotina na comunidade e em família.

3° Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas: Comunicar e Democratizar a Gestão Pública.
3° Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas: Comunicar e Democratizar a Gestão Pública.Foto: Divulgação

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove em duas edições nos dias 19 de novembro, em Recife e 21, em Afogados da Ingazeira, o 3° Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas: Comunicar e Democratizar a Gestão Pública. O evento é gratuito e está voltado para assessores de comunicação e imprensa das prefeituras de Pernambuco e o público interessado. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo site www.amupe.org.

O objetivo do evento é contribuir para que a comunicação seja um mecanismo impulsionador de participação e democratização das gestões públicas. Pela parte da manhã, será ministrada uma mesa redonda que trará como tema o papel das assessorias em tempos de notícias falsas. A ideia é refletir sobre o atual cenário de relativização dos fatos e da ascensão das mentiras, e como as assessorias municipais devem lidar com esse fenômeno.

Estarão reunidos para discutir o assunto, profissionais de diversas áreas de comunicação do Estado, entre eles o jornalista Aldo Vilela âncora da Rádio Transamérica, apresentador do Roda Viva Pernambuco, da TV Nova, filiada da Rede Cultura no Estado e professor universitário. O diretor-presidente e o diretor vice-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Gustavo Almeida e Felipe Calheiros, respectivamente, também estão confirmados. A pesquisadora, doutora em comunicação e professora universitária, Nataly Queiroz; o presidente da Asserpe, radialista e blogueiro Nill Júnior, da região do Sertão do Pajeú. Além de Adriano Oliveira, cientista político, professor da UFPE e sócio da Cenário Inteligência que vai comandar a palestra O Controle Social e as Mídias.

A parte da tarde será exclusiva para os assessores das prefeituras e terá oficina gratuita oferecida pelo Projeto Gestão Cidadã, da Amupe com apoio financeiro da União Europeia, que tem por missão aprimorar a transparência e a prestação de serviços públicos de melhor qualidade. O Consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Marco Rodrigo será o ministrante da oficina que terá como tema a comunicação para democratização da gestão pública, destinada para assessores de comunicação pré inscritos.

amupe
amupe2

Câmara do Recife
Câmara do RecifeFoto: Divulgação

Segunda-feira (11)

10h - Reunião Solene: Medalha do Mérito José Mariano ao Presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Múcio Rodrigues Barbosa de Aguiar Neto - Promovida por Goretti Queiroz

15h - Reunião Plenária

17h – Reunião da Comissão de Legislação e Justiça – Presidida por Aerto Luna

17h – Reunião da Comissão de Finanças e Orçamento – Presidida por Eriberto Rafael

18h - Lançamento do Livro Mulher Evidência na Tribuna Livre - Não Se Cale Diante da Injustiça , de autoria da Jornalista Cláudia Montes - Ana Lúcia

Terça-feira (12)

9h – Audiência Pública: A situação do Clube dos Ferroviários do Recife – Promovida por Benjamim da Saúde

15h - Reunião Plenária

18h - Reunião Solene: Homenagem aos 30 anos do Centro Dom Helder Câmara de Ação e Estudos Sociais – Promovida por Ivan Moraes Filho

Quarta-feira (13 )

9h – Encontro de Legislativos Municipais – Comemorativo aos 55 anos de Fundação da União dos Vereadores do Brasil (UVB)

14h - Reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes - Presidida por Ana Lúcia

15h - Reunião Plenária

18h - Reunião Solene: Título de Cidadão do Recife ao empresário Antônio Pedro da Silva Neto - Promovida por Davi Muniz

Quinta-feira (14)

10h - Reunião Solene: Homenagem aos 55 anos da União dos Vereadores do Brasil - Promovida por Eduardo Marques.

Sexta-feira (15)

Feriado nacional – Proclamação da República


Bruno Baptista, presidente da OAB-PE.
Bruno Baptista, presidente da OAB-PE.Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

O presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, em entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), nesta segunda-feira (11), comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que mudou o entendimento anterior da corte e proibiu prisão após condenação em segunda instância. Após o julgamento, o ex-presidente Lula foi solto da carceragem da Polícia Federal de Curitiva, onde estava preso desde 7 de abril de 2018.

Apesar de ser uma decisão que beneficiou diretamente o ex-presidente, Bruno Baptista questionou o personalismo do debate. "Essa fulanização é muito ruim e é decorrência desse momento que vivemos de acirramento de ânimos, sempre puxando para o lado político ideológico. A gente precisa ter em mente que essa decisão do Supremo não se aplica apenas para o caso de Lula. É uma decisão que precisa ter efeito erga omnes, ou seja, valer para todos. Não podemos personificar essa decisão", disse Bruno.

Baptista disse que apesar da OAB ser uma das autoras da Ação Direta de Constitucionalidade (ACD) que motivou o julgamento do STF, pessoalmente é favorável à possibilidade de prisão em segunda instância. "A OAB tem uma posição institucional sobre esse assunto, inclusive foi coautora de uma das ACD. Eu particularmente acho muito razoável que uma pessoa possa cumprir poena após segunda instância. Mas o Supremo acredito que decidiu de acordo com o texto constitucional", ponderou.

"O pior é essa insegurança jurídica que está acontecendo não só nesse caso, mas em outros em que o Supremo modifica seu entendimento sobre as matérias. E o Supremo tem a função de pacificar, mas no lugar de pacificar contribui para a sensação de insegurança do País", lamenta Bruno.

Baptista lembrou que em seu voto, o presidente do STF transferiu a responsabilidade pelo tema. "Foi curioso o voto de Dias Toffoli. Ele passou a responsabilidade para o Congresso. É uma sinalização pessoal dele. Caso essa PEC que inclusive já está em tramitação no Congresso Nacional vir a se tornar constitucional, certamente haverá questionamentos", avaliou.

"Eu acredito que o Congresso passou muito tempo acuado e não existe espacço vazio de poder, o Supremo ocupou esse espaço. Na minha opinião pessoal, várias questões fundamentais pro dia a dia passam pelo Supremo. O Congresso perdeu um pouco o protagonistmo e está querendo recuperar. É um vácuo. até pela imagem que a população tem da classe política, o Congressoficpou meio acuado nos últimos anos. No nosso sistema de freios e contrapesos é normal durante algum período ter uma prevalência de algum poder sobre o outro. Com o tempo vamos equilibrando isso", disse.

Ouça a entrevista completa:

Na capital baiana, o Avante lançou três novos segmentos de mulher, tecnologia e capacitação.
Na capital baiana, o Avante lançou três novos segmentos de mulher, tecnologia e capacitação.Foto: Divulgação

Celebrar o crescimento do Avante e estabelecer novas metas motivaram o Encontro Nacional do Avante, que aconteceu, neste final de semana, em Salvador. Comandado pelo presidente nacional do partido, Luiz Tibé, o evento reuniu lideranças políticas de vários estados, dentre elas, o suplente de senador Waldemar Oliveira, responsável pela sigla em Pernambuco.

Na capital baiana, o Avante lançou três novos segmentos de mulher, tecnologia e capacitação. 

O Mulher Avante incentiva a participação feminina na política, seja por meio de candidaturas, apoio ou militância. Na área da tecnologia, foram criadas ferramentas estratégicas - Digital Avante, que é o núcleo do partido voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas proporcionando agilidade, organização e inteligência competitiva.

Os subprodutos do Digital Avante vão transformar, de modo inteligente, a maneira como os dados sobre a sociedade e a política são organizados e analisados. Serão lançados como resultado desse núcleo: Inteligência Artificial Avante, destinada à coleta e análise estratégica de informação para inteligência eleitoral em escala nacional; Sistema de Gestão Partido, voltado para organização de relacionamentos políticos, gestão de filiados, correlação de agendas e diversas outras funcionalidades para gestão nacional do Partido e o App Avante que será um aplicativo voltado para o filiado.

Já o Qualifica Avante será um EAD (Ensino à Distância) destinado à qualificação de candidatos e filiados. Os cursos online ofertados terão como temas: gestão pública; eficiência em gestão; processo legislativo; papel do prefeito, vereador, deputado e demais cargos representativos; mídias sociais; marketing político; oratória para os ambientes digitais, dentre outros.

“O objetivo do Avante é capacitar seus membros por meio de uma plataforma que servirá também como troca de experiências de boas práticas, gestão, eficiência e resultado nos estados onde o Avante está presente”, explicou Luiz Tibé.

Para Waldemar Oliveira, o evento serviu como forma de interação e de aprendizado. “Foi uma excelente oportunidade para alinharmos os nossos objetivos. No próximo dia 6 será a vez de Pernambuco realizar um grande evento do Avante”. O deputado federal Sebastião Oliveira também prestigiou o Encontro.

O prefeito Geraldo Julio destacou a participação popular, através da plataforma Colab, nas ações desenvolvidas na Prefeitura do Recife
O prefeito Geraldo Julio destacou a participação popular, através da plataforma Colab, nas ações desenvolvidas na Prefeitura do RecifeFoto: Gustavo Carvalho/Colab

O modelo de Consultas Públicas utilizado no Recife foi destaque neste sábado (9), no Welcome Tomorrow 2019, considerado o maior evento sobre o futuro já realizado no Brasil. No painel Colab Talks - Consultas Públicas: Cidades Sustentáveis, o prefeito Geraldo Julio destacou a participação popular, através da plataforma Colab, nas ações desenvolvidas na Prefeitura do Recife, como o Plano Diretor, Recife 500 Anos, avaliação dos Compaz, entre outros. A conferência aconteceu no São Paulo Expo, em São Paulo.

No Welcome Tomorrow, o prefeito Geraldo Julio destacou a inovação como forma de ampliar a participação popular. "O cidadão não quer só opinar. Ainda tem gente que entra na rede social, faz uma crítica e acha que fez seu papel. Tem muito mais gente querendo ir além de fazer a crítica pela crítica. O cidadão hoje quer que a solução passe por ele. Quando o cidadão é parte da solução, ele se envolve até o fim, se compromete", afirmou.

No painel, o gestor municipal apresentou o tema “Consultas Públicas como ferramenta para a construção de um governo democrático”, onde destacou ações importantes da gestão, e de como as consultas públicas e as pesquisas de opinião, apoiadas pela Colab, nortearam a administração para a construção de projetos mais eficientes para toda a cidade. O Colab, é uma ferramenta de gestão e instrumento de participação social, onde o usuário cadastra uma demanda e o órgão oficial responsável por ela responde.

O Plano Diretor foi um dos exemplos apresentados. Com o objetivo de traçar o ordenamento para o território da cidade, ele indica as diretrizes e os instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do município de maneira planejada e equilibrada. Por indicação legal, a cada 10 anos esse documento precisa ser revisado. Para consolidação dos dados para a formulação de Projeto de Lei do Plano Diretor, a participação da sociedade se deu em um cronograma com cinco etapas. Foram seis consultas públicas nas Regiões Político-Administrativas (RPAs), nove oficinas temáticas, uma audiência pública sobre o diagnóstico propositivo, seis audiências públicas devolutivas nas RPAs e quatro oficinas por segmentos, além de conferências.

As pesquisas de avaliação também são importantes ferramentas. Nos Centros Comunitários da Paz – Compaz, que foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário através de atividades de esporte, lazer, educação e oferta de serviços, foi a partir da pesquisa de avaliação pelo público das comunidades frequentadoras, para medir os serviços e atividades prestadas, que possibilitou a revisão do acervo de livros da biblioteca.

"Falando como administrador de uma cidade que tem muitos desafios. Mas, por exemplo, quando iniciamos a reforma de uma praça pela escuta participativa de como a comunidade quer e precisa e trazendo elas para trabalhar juntos, pode ficar despreocupado que aquela praça vai ficar por 50 anos. Mas se chegarmos lá sem dizer nada a ninguém e terminar a obra do mesmo jeito, pode ter certeza que aquele local vai sofrer vandalismo e a população não vai se envolver", avaliou o prefeito Geraldo Julio. "A humildade é fundamental para continuarmos vendo o setor público como ponto importante, que resolve questões cotidianas e ajuda na qualidade de vida das pessoas, mas sempre com a ajuda da sociedade", pontuou.

O Welcome Tomorrow, reuniu sociedade civil, organizações internacionais e líderes governamentais, com o intuito de ajudar empresas e profissionais a repensarem o valor do tempo e da vida através do viés da mobilidade, da gestão de tempo e do futuro do trabalho. O objetivo é estimular a inovação tecnológica e humana através da organização de várias vilas que fomentem os temas marcantes de Cidades Inteligentes. O Welcome Tomorrow acontece até amanhã, 10.


Composta por três etapas, o equipamento ligará um total de 16 bairros da cidade, com 8,5 km de extensão
Composta por três etapas, o equipamento ligará um total de 16 bairros da cidade, com 8,5 km de extensãoFoto: Divulgação

Os caruaruenses receberam, nesse domingo (10), a entrega da primeira etapa da Via Parque, que vai do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga até a BR-104, com extensão de 2,2 quilômetros. Denominado de Parque Esportivo Divinópolis, o espaço conta com pista de cooper, ciclovia, academia da terceira idade com equipamentos específicos, pista de skate, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, quadra de basquete, dois playgrounds, academia, salas de apoio para academia e segurança pública, fonte seca, praça de estar, ecopontos, calçadas acessíveis, paisagismo ao longo da via, além de iluminação de LED em todo o percurso. Um investimento de mais de R$ 4 milhões.

Marcada pelo número de esportistas e amantes da prática de exercícios físicos, além de muitas crianças e pessoas da terceira idade, a solenidade foi aberta pela prefeita Raquel Lyra e também contou com a presença da deputada estadual Priscila Krause, vereadores e secretários municipais. Na ocasião, Raquel, entregou, também, uma placa simbólica para cada representante de diversas modalidades esportivas que estava presente na inauguração.

“Essa obra foi construída por toda Caruaru, garantindo que as pessoas se sintam integradas com toda a cidade, numa ligação que se estende por vários bairros, trazendo mais qualidade de vida para pessoas, com lazer, esporte e segurança. Esta é apenas a primeira etapa que está pronta para todos vocês. A segunda já está com obras a todo vapor e, logo mais, em fevereiro, também estará disponível para toda a população”, pontuou Raquel Lyra.

Composta por três etapas, a Via Parque ligará um total de 16 bairros da cidade, com 8,5 km de extensão. Nesta primeira etapa, os bairros contemplados foram: Divinópolis, Centenário, Maurício de Nassau, Centro e Monte Bom Jesus. Na segunda fase, a obra ligará os bairros Vila do Aeroporto, Vila Padre Inácio, Sol Poente, Kennedy, Maria Auxiliadora, João Mota e Boa Vista I e II.

Ainda na solenidade, a prefeita também assinou a ordem de serviço para o início da terceira etapa de obras, que será nos próximos dias, e beneficiará as localidades do Salgado, Riachão, Cedro, Cidade Jardim e Rendeiras.

Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da SilvaFoto: CARL DE SOUZA / AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode vir ao Recife no próximo domingo (17) participar do Festival Lula Livre, que aconteceria no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, passará a ser realizado no Pátio do Carmo, área central da capital pernambucana.
A mudança aconteceu pois com a presença do ex-presidente o público deverá ser muito maior. Essa será a primeira viagem de Lula no Nordeste após deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba na última sexta-feira (8). A iniciativa faz parte da estratégia nacional do PT, que visa a levar o ex-presidente a rodar o País.

O Festival Lula Livre, previsto para vários estados do Brasil durante os próximos meses, reúne, neste domingo, atrações como Mundo Livre AS, Otto, Odair José e Marcelo Jeneci. A programação, que conta ainda com a presença de intelectuais e movimentos sociais, começa a partir das 12h, no Cais da Alfândega.

Leia também:
STF enfrentará ação sobre Flávio Bolsonaro depois de decisão que soltou Lula
No Recife, título de cidadão para Lula será protocolado na segunda
Lula se refere a Bolsonaro como miliciano e diz estar de volta para lutar


A possível vinda do ex-presidente Lula acontece na semana em que está sendo protocolada na Câmara de Vereadores da capital pernambucana a proposta, de autoria do vereador e ex-prefeito João da Costa (PT), para que o ex-presidente receba o Título de Cidadão do Recife. A expectativa é de que a proposta seja protocolada ainda nesta segunda (11). Para que seja aprovada, é preciso o voto da maioria simples na Casa.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a assessoria do ex-presidente, que relatou a possibilidade da vinda dele ao Recife, mas não confirmou oficialmente.

Após 580 dias encarcerado, o ex-presidente Lula deixou a prisão sexta-feira (8), um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF), por seis votos a cinco, decidir que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado, alterando, assim, o entendimento vigente desde 2016, que permitia prisão após condenação em segunda instância.

lula

Os filiados representam diferentes regiões e também diversos segmentos da sociedade
Os filiados representam diferentes regiões e também diversos segmentos da sociedadeFoto: Divulgação / PSB

Mais um grupo de lideranças recifenses se filiou ao PSB para fortalecer as hostes socialistas. Nesta semana, partido recebeu os grupos de Neide Santana, do professor e ambientalista Nélio Fonseca, Fábio Gomes, Geraldo da Foto, e dos líderes Chacon e Bob, que representam diferentes regiões do Recife e também diversos segmentos da sociedade. O ato, realizado na sede do partido, contou com a presença do presidente Sileno Guedes, do deputado federal João Campos, do estadual Francismar Pontes e do vereador Felipe Francismar, ambos do PSB.

“A gente está feliz porque estamos dando mais um passo na organização do PSB, que vem pela base. Todo mundo que está aqui conhece o PSB, já militou no campo do partido, já se coligou e sabe que temos uma vida orgânica muito forte. Cada eleição municipal e estadual a gente vem crescendo. O ex-governador Eduardo Campos fez o PSB ter um papel nacional e, mesmo perdendo Eduardo, perdendo Arraes, não perdemos o legado, as ideias. A nossas maiores lideranças tinham capacidade de juntar as pessoas e o talento de todos nós juntos faz com que a gente continue crescendo”, afirmou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. 


Presente no encontro, o deputado federal João Campos destacou falou da importância das filiações para o PSB. “Cada um aqui tem uma atuação diferente de vida profissional, tem uma história marcante e são de regiões diferentes, mostrando que o diálogo que o PSB constrói não está limitado a uma área da cidade e muito menos a um tema próprio. Estamos cuidando da cidade como um todo. Recife tem muito desafio, então é fundamental escutar quem vive e representa os principais segmentos da cidade”, afirmou João.

Pajeú - Acompanhado do deputado federal Danilo Cabral e do prefeito de Flores, Marconi Santana, o presidente Estadual do PSB, Sileno Guedes, promoveu mais um grande ato de filiação no Sertão. Dessa vez, foi no Pajeú. Mais de 80 lideranças da sociedade civil, entre professores, estudantes e trabalhadores rurais, chegaram às hostes do PSB para fortalecer o partido na cidade.



Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Políticos do Estado lamentaram a morte do jornalista e colunista político Inaldo Sampaio. Inaldo, que assinou a coluna Fogo Cruzado na Folha de Pernambuco, morreu na madrugada desta segunda-feira (11). Ele, que estava no Real Hospital Português do Recife (RHP), lutava há anos contra um câncer e sofreu uma parada cardíaca.

Atualmente, Inaldo Sampaio era colunista político da rádio CBN Recife, assinava coluna política no Diario de Pernambuco e era assessor de imprensa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). O velório será realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde será realizado também o enterro, às 17h.

Leia também:
Morre jornalista e colunista político Inaldo Sampaio, aos 64 anos


Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM
"Inaldo Sampaio nos deixou e um imenso deserto fica em nossos corações e mentes.

Filho do amado Pajeú das Flores, terra dos poetas e cantadores excepcionais, que ele amava e valorizava, ele mesmo um poeta nas suas Colunas no Jornal do Comércio,na FolhaPE e no Diário de Pernambuco, mais recentemente. Utilizava-se das mídias digitais, com competência e maestria, inserindo-se modernamente na nova realidade do jornalismo online. Conhecia, como ninguém, a geografia política do Estado, com relações honradas e republicanas com os entes políticos de Pernambuco. Deixa saudade e uma reputação de um homem honrado e correto, de bom filho, marido, pai e amigo fraterno da sua imensa legião de amigos e admiradores, entre os quais, modestamente, me incluo".  

Paulo Câmara (PSB) - Governador
Com profundo pesar recebi a noticia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Inaldo era um profundo conhecedor da política pernambucana e defensor intransigente da democracia. Do litoral ao sertão, nada escapava ao seu olhar preciso e marcante. Emprestou seu talento aos três principais jornais da capital, além de várias rádios e páginas da internet. Expresso minha solidariedade à família e aos amigos.

Luciana Santos - Vice-governadora e presidente nacional do PCdoB
Começamos esta segunda com a lamentável notícia do falecimento de Inaldo Sampaio, um dos mais renomados jornalistas e comentaristas político de PE. A esposa Teresa Cristina e aos filho Joana e João Marcelo, bem como aos amigos e colegas de trabalho, expresso minha solidariedade.

Geraldo Julio (PSB) - Prefeito do Recife
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Ele cumpriu por muitos anos a missão de informar a população com correção e grande competência. Era um profundo conhecedor da política de Pernambuco e vai fazer muita falta. Aos tantos parentes e amigos, quero deixar meu abraço e sinceros pêsames.

Anderson Ferreira (PR) - Prefeito de Jaboatão dos Guararapes
Inaldo Sampaio sabia como poucos fazer análises sobre o cenário político. Ao longo da sua trajetória, construiu amigos e ganhou respeito de todos pelo trabalho ético e sincero. E é por isso que seu nome continuará sempre lembrado no jornalismo. Aos familiares desejo meus sinceros sentimentos nesse momento de perda.

Nadegi Queiroz - Prefeita de Camaragibe
Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Inaldo Sampaio, uma referência do nosso Jornalismo Político, com passagens, entre outros, pelos três principais jornais do Estado. Inaldo fazia Jornalismo com decência, ouvindo todos os lados; tinha elevada consciência social. Fica a lacuna. Peço que Deus nosso senhor o receba em sua infinita misericórdia e que conforte sua família neste momento tão difícil.

Miguel Coelho - Prefeito de Petrolina
O jornalismo perde um talento imenso. Inaldo Sampaio teve sua última coluna publicada, nesta segunda-feira (11), deixando milhares de leitores, admiradores e amigos sem suas opiniões coerentes. Inaldo era um profissional respeitadíssimo no universo da política e fará muita falta em tempos nos quais vozes sensatas precisam ser ouvidas. Lamento profundamente a perda desse grande formador de opinião e expresso meus sinceros sentimentos de solidariedade a todos familiares e amigos de Inaldo Sampaio.

Ângelo Ferreira - Prefeito de Sertânia
O jornalismo está de luto. O estado de Pernambuco perdeu uma das maiores referências dessa área. Perdemos o amigo Inaldo Sampaio, reconhecido por sua responsabilidade e ética com a notícia. Esse grande homem e profissional sai de cena em um momento em que essas características são cada vez mais necessárias ao país. Inaldo Sampaio deixa como legado o compromisso com a verdade. Nos juntamos, neste momento, aos demais amigos e familiares, a quem desejamos os nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade.

Bruno Pereira - Prefeito de São Lourenço da Mata
"Amanhecemos nesta segunda com uma notícia muito triste, a do falecimento do querido Inaldo Sampaio na madrugada. Inaldo era dos bons; fazia um respeitado Jornalismo com espírito público, ouvindo os dois e ajudando os leitores a se elucidarem nos caminhos da Política. No campo pessoal, Inaldo era um amigo com quem convivi desde a época que meu pai era prefeito. Nosso último encontro foi um animado almoço no dia do meu aniversário, em 11 de julho, quando trocamos impressões sobre os cenários local e nacional. Uma grande perda! Deixa aqui registado meus pêsames à família e peço que Deus os conforte nesta hora de passagem".

Fernando Bezerra Coelho (MDB) - Senador
"Recebi com muita tristeza a notícia da morte do jornalista Inaldo Sampaio, com quem convivi nos meus 37 anos de vida pública. O jornalismo pernambucano perde um de seus principais articulistas, um profissional dedicado que tanto contribuiu para levar informação de qualidade, sempre com muita isenção. Expresso minhas condolências a seus familiares e amigos nesta hora tão difícil"

Eriberto Medeiros (PP) - Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Hoje lamentamos a partida do jornalista e colunista político Inaldo Sampaio. Sua reconhecida atuação à frente das colunas Fogo Cruzado e Pinga-Fogo, sua passagem pelos três jornais da capital, sem contar o trabalho exercido no rádio e no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por 24 anos, são marcas indeléveis que servem de exemplo para os jornalistas do futuro, cientes de que informar é a base de qualquer democracia. Em nome de todos que fazem a Assembleia Legislativa, manifestamos nossas condolências, tendo certeza de que sua ausência é sentida pela sociedade pernambucana. Nos solidarizamos à dor da sua família e amigos".

Antonio Coelho (DEM) - Deputado estadual
"A política de Pernambuco está de luto hoje após a notícia da morte do jornalista Inaldo Sampaio. Um dos formadores de opinião mais respeitados do nosso estado, que acompanhou momentos importantes da história política pernambucana e brasileira. Gostaria de expressar meus sentimentos de pesar a todos os seus familiares e amigos".

Dulcicleide Amorim (PT) - Deputada estadual
Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento de Inaldo Sampaio, um dos grandes jornalistas do nosso país. Inaldo atuou com competência nos principais jornais pernambucanos, demonstrando um enorme conhecimento acerca da política nacional e estadual. Deixo o meu abraço a todos os amigos, familiares e admiradores. Que Deus conforte a todos.

Diogo Moraes - Deputado estadual
O jornalismo pernambucano e a sociedade perderam nesta madrugada uma grande referência de profissional e ser humano, o jornalista Inaldo Sampaio. Sertanejo, Inaldo era muito talentoso no campo da música e da escrita política. Meus sinceros votos de pesar a toda família e amigos. A memória dele e seu exemplo de profissionalismo ficam marcados na nossa história.

Sivaldo Albino - Deputado Estadual

É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte precoce de um dos mais respeitados e inteligentes colunistas políticos de Pernambuco e do Brasil, o jornalista Inaldo Sampaio. Sertanejo autêntico, de São José do Egito, a seriedade e o talento de Inaldo deixará uma grande lacuna no jornalismo do nosso estado. Desde já, nos solidarizamos com sua esposa, filhos, familiares e amigos, e rogamos ao Criador para que os conforte e os conceda a serenidade que precisam neste momento de dor.

Manoel Ferreira (PSC) - Deputado estadual
A morte Inaldo Sampaio é uma grande perda para o jornalismo em nosso Estado. Com suas análises profundas e corretas tínhamos o panorama do que estava ocorrendo em nosso País. Meus sentimentos aos familiares e que Deus os ajude neste momento de dor.

Wanderson Florêncio - Deputado estadual
O jornalismo pernambucano perdeu hoje uma de suas referências. Inaldo Sampaio dedicou a vida a prestar serviço a nossa sociedade através da informação e assim o fez de forma brilhante, passando por veículos como os jornais O Globo, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio, a TV Globo, e a rádio CBN, comentando, principalmente, os assuntos relacionados a política pernambucana e nacional. Há mais de duas décadas atuava também na comunicação do Tribunal de Contas do Estado. Meus sentimentos aos familiares.

Rogério Leão - Deputado estadual
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Referência da Comunicação em nosso Estado, Inaldo representava a imparcialidade e honestidade dos fatos com interpretações autênticas e verdadeiras. Sertanejo de São José do Egito, o jornalista Inaldo Sampaio cumpriu seu papel de apresentar as versões dos acontecimentos, sejam elas na política ou no cotidiano dos pernambucanos. Meus sinceros sentimos aos familiares do nosso querido Inaldo Sampaio.

Silvio Costa Filho (Republicanos) - Deputado federal
O jornalismo pernambucano e brasileiro perdeu uma das suas principais vozes, o colunista e comentarista político Inaldo Sampaio. Ele sempre será admirado pela disposição em suas análises. Suas colunas diárias sempre trouxeram informações importantes para Pernambuco e para o Brasil. Com ele, morre não apenas um grande ser humano, mas um estilo de jornalismo. Não tenho dúvida que ele fará muita falta a todos nós. Neste momento de dor, nossa solidariedade à esposa Teresa Cristina e filhos, além dos amigos que ele reuniu ao longo da vida.

Daniel Coelho (Cidadania) - Deputado federal
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio, nesta segunda-feira, 11 de novembro. Jornalista competente, de muita experiência, Inaldo atuava de maneira independente, além de ser um profundo conhecedor da política local e nacional. Seu desaparecimento deixa uma grande lacuna no jornalismo pernambucano. Solidarizamo-nos com a família por esta perda irreparável.

André Ferreira (PSC) - Deputado federal
Pernambuco perde um dos seus mestres do jornalismo político, um homem que sabia, como poucos, o mapa político do nosso Estado. Atuando em várias plataformas de comunicação, Inaldo Sampaio soube como poucos fazer a transição do analógico para o digital, levando as suas análises, tão necessárias para entendermos o momento conturbado que vive o País, para todas as novas mídias que surgiram com a internet. Deixo minhas condolências à família e que encontrem em Deus o conforto necessário para atravessar este momento.

Marília Arraes (PT) - Deputada federal
O jornalismo político pernambucano perdeu um dos principais nomes. Inaldo Sampaio, tinha um "faro" especial para a notícia e uma forma peculiar de tratar o cenário político local. Lia os cenários com muita inteligência. Eu e tantos outros perdemos um amigo. Inaldo, segue em paz!

Fernando Monteiro (PP) – Deputado federal
Inaldo Sampaio foi um jornalista competente e crítico, com excelente trânsito entre todos os que fazem a política em Pernambuco. Seu olhar sempre atento e suas análises, que alcançaram todas as regiões do Estado, em veículos diversos, farão falta. Minhas condolências a todos os seus familiares e amigos neste momento de perda.

Fernando Filho (DEM) - Deputado federal
"A morte do jornalista Inaldo Sampaio deixa uma enorme lacuna no jornalismo político de Pernambuco. Meus votos de solidariedade a seus familiares e amigos para que possam superar este momento difícil."

Gonzaga Patriota (PSB) - Deputado federal
"Considerado um dos mais sérios e esclarecidos analistas políticos no país, Inaldo Sampaio, apesar de bastante reservado em sua vida pessoal, tinha como uma das características, a solidariedade para com o próximo. Era daquelas pessoas que praticavam o bem, sem pensar em retribuição. Vai muita fazer falta para o mundo do jornalismo, da política e, sobretudo, na vida daqueles que tiveram o prazer de conviver com ele". (Trecho do discurso proferido na Câmara Federal)

Presidentes nacional e estadual do PSDB, Bruno Araújo e Alessandra Vieira
“Pernambuco perdeu hoje uma de suas maiores referências no jornalismo político, o colunista e também músico Inaldo Sampaio. Pessoa de muitos amigos, ao longo de sua carreira foi uma das principais fontes de informação com credibilidade do estado. Deixo aqui meu abraço a seus familiares e muitos amigos”, lamentou o presidente nacional do PSDB. “O PSDB de Pernambuco presta solidariedade neste momento de despedida à sua família, amigos, colegas de profissão e seus milhares de leitores e ouvintes”, declarou Vieira.

Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)
A Amupe lamente a morte do jornalista político Inaldo Sampaio, que esta manhã, nos surpreendeu com a triste notícia. Aos seus familiares e amigos nossos sinceros sentimentos pela grande perda.

Vereadora Aline Mariano (PP)
É com muito pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do amigo querido e jornalista Inaldo Sampaio, nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2019. Perdemos mais um grande profissional da comunicação de Pernambuco, cuja responsabilidade e apuro com os princípios do bom jornalismo eram marcas registradas da sua profícua trajetória profissional. O jornalista e colunista político, que assinou a coluna Fogo Cruzado na Folha de Pernambuco, no Jornal do Commercio e, atualmente também atuando na Rádio CBN, deixa um vazio enorme. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que ilumine, dê paz e conforto a todos os seus familiares para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade, força e fé. 

Jayme Asfora - Vereador do Recife
Inaldo Sampaio faz parte de uma geração de jornalistas que colocou Pernambuco em destaque na imprensa nacional com seu trabalho de excelência. Ajudou a formar centenas de outros cronistas e analistas políticos que ajudarão a manter o seu legado. Ao longo dos anos, seu nome sempre foi sinônimo de bom jornalismo e um grande exemplo disso foram suas passagens pelo jornais O Globo, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco. A todos os familiares, em especial, ao seu irmão Ivanildo Sampaio deixo meu abraço, registro toda minha gratidão e transmito minha solidariedade nesta hora tão dura e difícil.

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
É com extremo e profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo e colega, jornalista Inaldo Sampaio. Inaldo tinha 64 anos e dedicou parte da vida ao trabalho à área de Comunicação do Tribunal de Contas onde ingressou em 1995. 
Nossa solidariedade à esposa Teresa Cristina e aos filhos, Joana e João Marcelo neste momento de tanta dor. 

Câmara de Vereadores de Olinda
Inaldo Sampaio como jornalista político sempre representou uma opinião ponderada, acompanhou os fatos da política pernambucana nas últimas décadas com competência e conhecimento de causa. Assinou colunas políticas no Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco, comentarista da Rádio CBN, repórter político da Sucursal de O Globo, criador do Blog do Inaldo Sampaio, um jornalista que se destacou nos maiores veículos de comunicação de Pernambuco e do Brasil", destacou o vereador Jorge Federal.

Odacy Amorim - presidente do IPA
É com enorme tristeza que recebo a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Tratava-se de um dos mais talentosos profissionais deste país, com passagens pelo Jornal do Comércio, Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco. Inaldo deixará um grande legado na vida dos amantes do jornalismo político. Apresento meus sentimentos a toda família e amigos. Que Deus os conforte.

Sileno Guedes - Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Presidente estadual do PSB
Com pesar, recebemos hoje a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. De origem sertaneja, natural de São José do Egito, Inaldo se tornou referência no jornalismo político pernambucano como colunista do Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e, por último, do Diário de Pernambuco, além de ter sido também repórter de O Globo. Durante sua trajetória, buscou a imparcialidade, fazendo a leitura dos fatos com perspicácia e isenção. O jornalismo de Pernambuco perde com sua morte. A todos seus familiares, amigos e leitores, nossa solidariedade nesse momento.

Eduardo da Fonte - deputado federal pelo PP
"O jornalismo pernambucano perdeu, hoje, um dos seus grandes nomes. E eu perdi um grande amigo. Conheci Inaldo Sampaio antes mesmo de eu entrar na vida pública. Sempre solícito, dava-me sugestões e conselhos. O equilíbrio era uma das grandes virtudes de Inaldo. Era um jornalista de bom-senso, que prezava pela correção constantemente. Quando ele saiu do hospital há poucos dias, liguei para ele. A  ligação o surpreendeu, porque fui a primeira pessoa a ligar após sua saída do hospital. Inaldo Sampaio brilhou no jornalismo e o seu nome servirá de exemplo para futuras gerações. Que Deus conforte seus familiares e que os abençoe sempre".

Tadeu Alencar - Líder do PSB na Câmara dos Deputados
O jornalismo pernambucano está de luto com a partida precoce do colunista e músico Inaldo Sampaio, uma referência da imprensa do nosso Estado. Expresso as minhas condolências à família de Inaldo, a Ivanildo Sampaio, seu irmão, e ao povo de São José do Egito que, neste momento, chora a morte do seu filho ilustre.

Prefeito de Igarassu, Mario Ricardo

Pernambuco amanheceu triste e calado, perdemos um profissional de grande expressão da Comunicação com a repentina partida do jornalista Inaldo Sampaio, grande entendedor da política brasileira. Meus sentimentos a toda família e amigos deste talentoso jornalista.

assuntos

comece o dia bem informado: