Foram encontrados 336 resultados para "Janeiro 2017":

Carlos Gabas é ex-ministro dos governos de Lula e Dilma e especialista em Gestão de Sistemas de Seguridade Social
Carlos Gabas é ex-ministro dos governos de Lula e Dilma e especialista em Gestão de Sistemas de Seguridade SocialFoto: Divulgação

Prevista para ser votada no primeiro semestre de 2017 pelo Congresso Nacional, a Reforma da Previdência será debatida em Pernambuco, em dois eventos que contarão com a presença do ex-ministro dos governos Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) e especialista em Gestão de Sistemas de Seguridade Social, Carlos Gabas, e de lideranças políticas. A proposta de reforma é de autoria do governo Michel Temer (PMDB).

Os encontros, que têm como mote “O que temer com a Reforma da Previdência”, acontecem nesta sexta-feira (03), ambos com entrada franca, no Recife e em Caruaru. Em Caruaru, o evento ocorre na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), às 10h. No Recife, o evento será no Sindsep, na Boa Vista, às 17h. A visita de Gabas é organizada pelo gabinete do líder do PT no Senado, Humberto Costa.

Segundo Humberto, é fundamental ampliar o debate sobre a reforma proposta por Temer. “Temos que discutir esse modelo que está sendo apresentado pelo governo, que penaliza o trabalhador e que vai afetar duramente a vida de milhões de brasileiros”, afirmou.

Entre as mudanças propostas pela gestão peemedebista está a de alteração na idade mínima necessária para a aposentadoria, que hoje é de 55 anos para mulher e de 60 para homens. O novo projeto determina que a idade seja maior, 65 anos, e igual para homens e mulheres. O tempo mínimo de contribuição também vai saltar de 15 anos para 25 anos.

Com o retorno das atividades legislativas, o projeto de Reforma da Previdência será objeto de uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Depois, a matéria segue para o plenário da Casa. Se aprovado, o projeto será encaminhado para o Senado.

“Temer se aposentou aos 55 anos, mas quer impor ao trabalhador brasileiro uma reforma cruel que, na prática, vai tirar dos trabalhadores o direito de se aposentar e de ter uma velhice digna, mas que mantém os privilégios de poucos grupos. Por isso, mais do que nunca, precisamos debater, estar junto da população e esclarecer o quanto esta reforma é danosa”, avaliou o senador.

Vereador de Olinda participou de manifestação pelas ruas do Recife
Vereador de Olinda participou de manifestação pelas ruas do RecifeFoto: Gabriel Dias/Folha de Pernambuco

O vereador de Olinda Jorge Federal (PR) acompanhou a manifestação de taxistas, iniciada na manhã desta segunda-feira (30), pelas ruas do Recife. O vereador seguiu em caminhada da Praça do Derby até o Palácio do Campo das Princesas, onde foi recebido pelo secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, junto com um grupo de manifestantes.

Federal chegou a discursar na manifestação, mas o que chamou mesmo a atenção foi a sua caminhada pelas ruas. É que, durante o percurso, ele foi acompanhado por um taxista que o protegia contra o sol. O homem carregava um guarda-chuva preto.

Com informações de Gabriel Dias, da Folha de Pernambuco.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento (PSB)
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento (PSB)Foto: Rogério França;Folha de Pernambuco

Queixa antiga dos deputados estaduais da base aliada na Assembleia Legislativa, o estreitamento das relações entre Executivo e Legislativo parece que vai começar a acontecer. O governador Paulo Câmara convidou para um café do manhã nesta terça-feira (31) com a bancada governista, que servirá, também, para a passagem de bastão do antigo líder do Governo na Casa, Waldemar Borges, para o que está chegando, Isaltino Nascimento, ambos do PSB.

O encontro, além de marcar a passagem da liderança, contará com palestra do secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefani, sobre a situação financeira do Estado, e do próprio Paulo Câmara, agradecer o trabalho de ex-líder Waldemar Borges e pedir colaboração dos deputados com o novo Isaltino.

A informação foi confirmada pelo novo líder do Governo. Isaltino também acrescentou, durante entrevista à Rádio Folha FM, 96.7, que após as palestras, os deputados devem começar a discutir a distribuição das vagas governistas nas comissões da Casa de Joaquim Nabuco.

Leia também:
Isaltino acena para volta do PT à Frente Popular

Temer visita unidade em Serra Talhada
Temer visita unidade em Serra TalhadaFoto: Reprodução/Twitter

Após inaugurar a estação de bombeamento EBV-3 do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta, no Sertão de Pernambuco, o presidente Michel Temer (PMDB) viajou para Serra Talhada para a inauguração do novo Campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Na ocasião, Temer assinou repasse de mais de R$ 2,1 milhões para finalizar a compra e instalação de equipamentos para o IF.

Além dos ministros Bruno Araújo (Cidades/PSDB), Fernando Filho (Minas e Energia/PSB), Mendonça Filho (Educação/DEM), acompanham o presidente o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e os deputados federais Augusto Coutinho (SD), Fernando Monteiro (PP) e Kaio Maniçoba (PMDB).

A unidade conta com 5,6 mil metros quadrados, 12 salas de aula, laboratórios, auditórios, refeitório, anfiteatro e ginásio poliesportivos.

Deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira (PR) comemorou a chegada do novo campus de Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambuco, que será inaugurado nesta segunda-feira (30), pelo presidente Michel Temer (PMDB).

Natural de Serra Talhada, Oliveira afirmou que "com a nova escola, a juventude de Serra Talhada e do Sertão terão mais oportunidades para se capacitar e, consequentemente, garantir uma chance no disputado e qualificado mercado de trabalho". "A iniciativa também consolida Serra Talhada como maior polo educacional do Sertão pernambucano", afirmou, por meio de nota.

Apesar de comemorar a unidade, Sebastião Oliveira informou que não poderá participar da solenidade, "por motivos de saúde".

Além de Michel Temer, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participa da inauguração no município sertanejo. Será a segunda atividade do presidente em terras pernambucanas nesta segunda-feira.

Temer discursa em Floresta, no Sertão
Temer discursa em Floresta, no SertãoFoto: Reprodução/Twitter

Durante discurso em Floresta, no Sertão, o presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que vai inaugurar o Eixo Norte da Integração do Rio São Francisco ainda em 2017. "Ainda este ano, nós vamos inaugurar o Eixo Norte. Fora tantas outras obras complementares que visam a trazer água para região do Nordeste", garantiu o peemedebista.

O presidente desembarcou no município sertanejo para inaugurar a terceira estação de bombeamento (EBV-3) que faz parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco.

Na ocasião, ele acionou o dispositivo remoto que dá início ao processo de bombeamento da EBV-3 do Eixo Leste da Integração do Rio São Francisco.

Ele também assinou ordem de serviço para a elaboração do Projeto do Ramal do Agreste pernambucano.

Felipe Ferreira Lima assume comando do PPS no Recife
Felipe Ferreira Lima assume comando do PPS no RecifeFoto: Divulgação

O Partido Popular Socialista (PPS) mudou de comando no Recife e será liderado pelo advogado Felipe Ferreira Lima, candidato a vereador do Recife nas eleições municipais de 2016. Eleito na última quinta-feira (26), em assembleia do diretório estadual, o jovem presidirá comissão que tem como função principal a formalização de um diretório municipal do partido na Capital.

De acordo com o estatuto da legenda, junto com Ferreira Lima assumem a composição da sigla a vice-presidente Lirdes Oliveira, o secretário-geral Felipe Sampaio e oito membros da comissão diretora, entre eles o representante do partido na Câmara - o vereador eleito Ricardo Cruz -, e a representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Maria do Céu. No Recife, o PPS conta com 3.083 filiados ativos.

Felipe Ferreira Lima afirma que é a hora do PPS se mostrar como uma via para a política trazer renovação através de uma comissão participativa e opinativa com a criação de secretarias de mobilidade, LGBT e Juventude, além das atenções fundamentais como os direitos básicos de saúde e educação.

“É preciso fazer o Recife ser discutido sobre todos os aspectos. O PPS tem conjunto e lideranças com competência para discutir os problemas da Cidade. Nossa principal meta será formalizar um novo diretório municipal, mas, muito mais do que isso, queremos dar voz ativa ao partido sobre os problemas do Recife, contribuindo e participando das discussões sobre assuntos que interessam aos recifenses”, explica o pós-comunista.

O pós-comunista ainda reforçou o apoio ao prefeito Geraldo Julio (PSB). “Nós estamos com a gestão Geraldo Julio, somos parte integrante da Frente Popular do Recife. Mas não apoiamos por apoiar, não somos cartórios partidários e nem balançamos a cabeça para tudo o que o governo municipal disser que sim, queremos ser um aliado sugestivo que propõe melhorias para a Cidade e mostre que o partido está em movimento para contribuir”, enfatiza.

Perfil
Felipe Ferreira Lima é natural do Recife, advogado e mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Hoje é o terceiro suplente a vereador do Recife na chapa puro-sangue que garantiu uma vaga ao PPS na Câmara do Recife e somou mais de 1.300 votos.

Presidente está acompanhado do governador Paulo Câmara
Presidente está acompanhado do governador Paulo CâmaraFoto: Reprodução/Twitter

O presidente Michel Temer (PMDB) já chegou à estação de bombeamento EBV-3 do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta, no Sertão de Pernambuco, para a inauguração da obra. A nova estação vai impulsionar a água do Rio São Francisco por mais 60,9 quilômetros, rumo aos Estados da Paraíba e Pernambuco, segundo o Ministério da Integração Nacional.

O peemedebista chega ao município para acionar o dispositivo remoto que dá início ao processo de bombeamento da EBV-3 do Eixo Leste da Integração do São Francisco. O presidente também participará do anúncio da liberação de mais verbas para ações de convívio com a seca.

De lá, a comitiva, que conta com o ministro Helder Barbalho (Integração) e o governador Paulo Câmara (PSB), segue para o município de Serra Talhada, onde será inaugurado o novo campus do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão-PE), às 11h. Também participam os ministros da Defesa, Raul Jungmann (PPS), das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), da Educação, Mendonça Filho (DEM), e de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB).

Presidente Michel Temer cumpre agenda em Floresta e na Serra Talhada
Presidente Michel Temer cumpre agenda em Floresta e na Serra TalhadaFoto: Alan Santos/PR

O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhará toda a agenda que o presidente Michel Temer (PMDB) cumprirá no Estado nesta segunda-feira (30). O peemedebista participará de atos em Floresta e Serra Talhada, ambos no Sertão.

A primeira agenda será a inauguração de estação de bombeamento de água da Transposição do Rio São Francisco, em Floresta. O ato está marcado para começar às 9h30.

De lá, a comitiva segue para o município de Serra Talhada, onde será inaugurado o novo câmpus do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão-PE), às 11h.

Marcelo Montanini

Da Folha de Pernambuco

O secretário de Governo de Gravatá, Joeides Pereira (PRTB), afirmou, neste domingo (29), “não houve aumento de salário dos cargos comissionados, mas, sim, uma recomposição dos comissionados para atender as necessidades do prefeito” Joaquim Neto (PSDB). A Câmara Municipal de Gravatá realiza nesta segunda-feira (30), às 9h, a segunda votação do projeto de lei.

Segundo Pereira, durante a intervenção no município havia 326 comissionados e atualmente há 273, no entanto, o valor pago a estes cargos enxugou de R$ 580 mil para R$ 576 mil. “Estamos dando mais organicidade à estrutura”, disse.

Leia também:

Projeto aprovado em Gravatá eleva salário de comissionados

assuntos

comece o dia bem informado: