Foram encontrados 267 resultados para "Janeiro 2020":

Segundo a Prefeitura, foi feita a substituição de lâmpadas convencionais e implantação de 150 em LED.  Para o prefeito Raimundo
Segundo a Prefeitura, foi feita a substituição de lâmpadas convencionais e implantação de 150 em LED. Para o prefeito RaimundoFoto: Divulgação


Após passar pelos bairros Cavalete, Vila Bringel e o povoado da Feira Nova, o
programa ‘Araripina Iluminada’ concluiu o trabalho no residencial Nossa
Senhora da Conceição, estrada do Jardim e Vila Jurema. Segundo a Prefeitura,
foi feita a substituição de lâmpadas convencionais e implantação de 150 em
LED.

Para o prefeito Raimundo Pimentel, a ideia é ampliar a oferta de iluminação
pública em toda a área do município. “Fomos ao Cavalete, Vila Bringel, Feira
Nova e, como havíamos anunciado antes, chegamos ao Nossa Sra. da
Conceição e já concluímos o serviço. O ‘Araripina Iluminada’ - maior programa
de iluminação pública da história de Araripina – vai percorrer todos os bairros e
distritos do município. Muito em breve, a nossa cidade terá sua iluminação
100% LED”, finalizou Pimentel.

Deputado federal André de Paula, líder do PSD na Câmara Federal
Deputado federal André de Paula, líder do PSD na Câmara FederalFoto: Kleyvson Santos/ Folha de Pernambuco

A possibilidade decandidatura nas próximas eleições à Prefeitura do Recife foi um dos temas da entrevista à Rádio Folha (FM 96,7) concedida pelo deputado federal e presidente estadual do PSD, Andé de Paula, nesta segunda-feira (27). André disse que a postulação do seu nome, apesar de atender à determinação do partido de ter candidatos em cidades com mais de um milhão de habitantes, depende de uma construção que viabilize um projeto de governo.

"Qualquer decisão que eu fosse tomar num sentido ou noutro, não seria de
rompante, por ímpeto. Eu não gosto de fazer polítioca assim", ponderou André. "O meu perfil não permite aventura. Eu não serei candidato de mim mesmo. Nessa etapa da vida, eu só partiria para um projeto como esse se houvesse não só uma aliança que me assegurasse a possibilidade de êxito, mas o apoio para fazer um governo diferenciado. Se essa construção ocorrer, temos nosso nome colocado. Se não ocorrer, o que é natural, vamos construir aliançãs no caminho que achamos melhor para a cidade", afirmou.

André de Paula disse que tem conversado muotl com companheiros dentro e fora do partido tanto para a contr de alianças no recife como no interior. Na próxima semana, se reunirá com a direção do partido em Brasília. Na segunda-feira (3), com o novo líder da bancada, Diego Andrade, que o sucederá na Câmara Federal. "Eu vou dipor de bem mais tempo para andar por pernambuco e fortalecer minhas bases", avaliou.

"Política cumpre etapas. A primeira etapa é tentar atender à determinação do partido, que deliberou que a cidade que tem mais de 1 milhão de hab deve ter candidatura própria. Esse é o esforço do partido no momento e no Recife não pé diferente. Eu ternho conversado muito e estamos trabalhando nesse sentido", contou.

Sobre a relação com o governo Paulo Câmara, do qual o PSD compõe a base, André de Paula disse ser de bom trânsito. Ele destacou a escolha de Paulo Câmara por Rodrigo Novais - segundo André um dos melhores quadros da legenda - para comandar a pasta do Turismo. O parlamentar destacou sua relação com o governador. "O diálogo com Paulo nunca foi interrompido, nunca foi difícil e nunca deixou de acontecer", disse, elogiando "o gestor, o político e sobretudo a pessoa humana por quem tenho muito carinho".

André de Paula relatou, ainda, um encontro que teve com Paulo Câmara, onde se discutiu o apoio do PSD ao seu governo, mas o Recife não esteve em debate nessa conversa, segundo ele.

Confira a entrevista completa:

Fachada do Palácio da Justiça, no Recife
Fachada do Palácio da Justiça, no RecifeFoto: Reprodução/ TJPE

Com a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) agendada para às 15h de 3 de fevereiro, no Palácio da Justiça, a gestão do desembargador Adalberto de Oliveira Melo chega à última semana com uma série de atividades. O magistrado tomou posse em 5 de fevereiro de 2018, com o lema “Inovando para pacificar e unir”, e terá como sucessor na Presidência da instituição o desembargador Fernando Cerqueira, atual corregedor-geral da Justiça.

Nesta segunda (27), às 14h, acontece a reabertura da Sala de Sessões do Pleno, Palácio da Justiça, no Recife, que ficou fechada e passou por reforma entre os dias 4 de novembro de 2019 e 24 de janeiro deste ano, contando com a restauração do conjunto de lustres da primeira metade do século XX e a pintura do ambiente. Na ocasião, será realizada uma sessão do Órgão Especial do TJPE, e o desembargador-presidente Adalberto de Oliveira Melo irá apresentar o balanço dos dois anos da gestão. O Palácio completa 90 anos em 7 de setembro de 2020.

Já a partir das 15h da terça-feira (28), no Gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça, ocorre a solenidade de entrega de certificados a magistrados e servidores das unidades que se destacaram no programa Muito Além das Metas. Na quarta (29/1), às 14h, na sede da Escola Judicial (Esmape/TJPE), ao lado do Fórum do Recife, ocorre a entrega do Selo Gestão Eficiente, programa promovido pela Corregedoria Geral da Justiça. Na sequência, no mesmo local, às 16h, acontece a entrega de certificados aos servidores formados no curso de brigadistas.

Na quinta (30), às 14h, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo faz uma visita ao Fórum do Recife, na Ilha Joana Bezerra, para apresentação das obras e intervenções realizadas no local. Na sequência, às 15h30, o magistrado segue para o Arquivo Geral do TJPE, no bairro do Prado, onde acompanha atividade de digitalização de processos físicos. Por fim, às 17h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, bairro de Santo Antônio, o presidente do Tribunal e outros agraciados recebem a Medalha do Mérito Desembargador Geraldo Campos, oferecida pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ/TJPE). Na sexta (31), às 18h, também no Salão Nobre, ocorrem os lançamentos de livros.

Elias Gomes divulgou uma nota à imprensa para anunciar filiação
Elias Gomes divulgou uma nota à imprensa para anunciar filiaçãoFoto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

Através de uma nota à impresa, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que saiu recentemente do PSDB, decidiu que ingressará no MDB. Segundo ele, a decisão ocorreu após o convite do senador Jarbas Vasconcelos e do presidente estadual da legenda, Raul Henry. Elias Gomes pretende disputar as eleições à Prefeitura do Cabo este ano.

Leia também:
Elias Gomes pede desfiliação do PSDB
PSDB divulga notas sobre desfiliação de Elias Gomes

Confira a nota:

"Recebi o honroso convite do Senador Jarbas Vasconcelos e do Deputado Raul Henry para me filiar ao MDB. Aceitei o convite e coloco meu nome à disposição do partido e especialmente dos cabenses para disputar um novo mandato de prefeito em minha cidade natal. O Cabo está mergulhado em escândalos de corrupção promovidos pela gestão desastrosa de Lula Cabral. Isso precisa mudar!
Em 44 anos de vida pública tenho ficha limpa comprovada e experiência para promover as mudanças que os cabenses esperam. Neste dia 6 fevereiro iremos promover ato de filiação e nossa arrancada para construir uma grande vitória.

Cabo, 27 de janeiro de 2020

Elias Gomes"

O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru
O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em CaruaruFoto: Divulgação

Militantes de diversos estados brasileiros se reuniram neste final de semana em um encontro para a formação de uma nova corrente nacional do PSOL. O evento, intitulado "Construindo Novos Rumos para o PSOL", aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, em Caruaru, e recebeu representantes de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Alagoas, Acre, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro. O ato contou com a presença de Guilherme Boulos e do presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, além de figuras públicas locais a educadora do SOS Corpo, Carmen Silva; e a educadora popular e militante LGBT, Amanda Palha, que integraram a mesa da manhã.

De acordo com o presidente estadual do PSOL, Severino Alves, a atividade foi importante para organizar as forças políticas para esse momento social. "Esse encontro foi muito rico, por poder juntar a militância de diversos estados do país - boa parte de estados do Norte e Nordeste - para dicutir um partido que possa tirar um pouco essa centralidade do Sul e Sudeste do país. Mas também creio que foi muito importante a diversidade de movimentos sociais, setores da sociedade civil organizada e de territórios de todo o estado. O nosso balanço desse momento é que ele é crucial, dado ao desmonte de direitos que nós temos enfrentado", afirmou. A agenda, que teve início neste sábado (25), seguiu durante todo o domingo.

psol

Marília ofereceu jantar a Lula no domingo
Marília ofereceu jantar a Lula no domingoFoto: divulgação

O ex-presidente Lula defendeu o protagonismo do PT na disputa pela Prefeitura do Recife, este ano, e afirmou que o “PT não pode abrir mão de ter uma candidatura própria em Recife”. As declarações foram dadas em entrevista ao UOL neste domingo. (26).

À Folha de Pernambuco, Marília Arraes disse receber as declarações “sem surpresa”. ”Condiz com as conversas que a gente tem tido e com a diretriz nacional que o presidente Lula está dando ao partido. Já era esperado”, afirma. Segundo ela, lideranças locais estão sendo procuradas para o diálogo. “Eu tenho conversado com alguns companheiros. Existe uma parcela que está na base do governo, ocupa cargos, é necessário haver a discussão”, explica.

Leia também:
Debate de 2020 com Lula inclui nove capitais na semana
Marília e Humberto debatem Recife com Lula na terça-feira


De acordo com a petista, o debate sobre esse tema será feito na próxima terça-feira (28), em reunião entre lideranças do partido e o ex-presidente para discutir o cenário local, em São Paulo. Também participam do encontro os presidente do PT no Recife e no Estado, Cirilo Mota e Doriel Barros, respectivamente, e o senador Humberto Costa (PT), para, segundo Marília, encontrar “a melhor forma de conduzir o processo mantendo e preservando a unidade” da legenda. Ela diz acreditar em um entendimento.

Em sem primeiro mandato, o parlamentar, mesmo sem ter recebido votos em Dormentes, contrariando a lógica de muitos, trabalhou fortemente por melhorias no município
Em sem primeiro mandato, o parlamentar, mesmo sem ter recebido votos em Dormentes, contrariando a lógica de muitos, trabalhou fortemente por melhorias no municípioFoto: Juana Carvalho/Arquivo/Divulgação.

A atuação do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) em Dormentes, ao lado da prefeita Josimara Cavalcanti, tem consolidado a cidade do Sertão do São Francisco no mapa de crescimento e melhoria na qualidade de vida da região. Já neste início de ano, para a área de saúde, o parlamentar conquistou a liberação de R$ 1,9 milhão para a Atenção Básica (PAB) e de Média e Alta Complexidade (MAC) do município.

As ações recentes do deputado em Dormentes incluem a articulação de conversas importantes em Brasília junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a liberação de material didático para as escolas da rede municipal, entre outros pleitos, além do levantamento de recursos para a cidade junto à Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Fernando Monteiro também assegurou, junto ao Ministério da Agricultura, a ampliação do prazo para o pagamento dos boletos de adesão pelos agricultores da cidade ao programa Garantia-Safra. Sem a regularização da taxa de adesão, que teve atraso na entrega, famílias que vivem da agricultura na região seriam excluídas do benefício, que garante renda no caso da perda de produção por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Em sem primeiro mandato, o parlamentar, mesmo sem ter recebido votos em Dormentes, contrariando a lógica de muitos, trabalhou fortemente por melhorias no município. Em 2018, a cidade reconheceu o trabalho do deputado pernambucano, tornando-o majoritário. “O político sério e apaixonado pelo que faz mostra resultados. Não meço esforços para que Pernambuco receba os recursos que precisa. E isso só se faz estando junto dos que não têm medo de arregaçar as mangas”, afirma Fernando Monteiro.

Para a prefeita Josimara, o apoio do deputado para a concretização de obras importantes para a cidade tem sido fundamental para os avanços registrados. “Através de emendas e articulações de Fernando Monteiro, conseguimos manter a saúde de Dormentes eficiente. O deputado chegou junto ao nosso grupo nos momentos mais difíceis, sem promessas, mas com ação, mostrando resultados”, atesta a gestora.

O Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta sexta (24), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidade
O Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta sexta (24), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidadeFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Com o intuito de realizar obras como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas construção de muros de arrimo e outras ações que possam melhorar as condições de habitabilidade das comunidades de área de risco no Recife, tudo com a participação da população, o Programa Parceria da Prefeitura do Recife continua eliminando áreas de risco pela cidade. Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio entregou mais uma obra concluída, desta vez na Rua Barão de Camaquã, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife.

“Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade, trazendo mais tranquilidade para as pessoas. São mais de 500 mil pessoas que moram em áreas de morro no Recife e a gente vai avançando, com um muro como esse aqui, feito em parceria com a comunidade, que vai dar tranquilidade nas noites de inverno” afirmou o prefeito Geraldo Julio durante a visita.

Nesta obra, foram contemplados duas com a construção de um muro de arrimo em alvenaria armada e tela argamassada. A obra foi iniciada em maio de 2019 e concluída no último dia 20. Foram investidos aproximadamente R$ 10,2 mil em uma área total de 136,5 m². Atualmente, cerca de 320 intervenções do Parceira estão em andamento e a previsão é concluir em 2020 mais de 400. O Parceria consiste em a Prefeitura fornecer todo o material, assistência técnica e acompanhamento, e a população executa o serviço com a mão de obra.

O coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, destacou que a Prefeitura está à disposição da população para ajudar. “Essas intervenções trazem mais tranquilidade para a população e elimina todo o risco. Hoje o Parceria está a pleno vapor, temos mais de 300 obras rodando pela cidade. Todos os locais que tiverem viabilidade técnica e social, estão aptos para serem feitos em conjunto com a população. A Prefeitura terá o maior prazer de partilhar essa competência”, pontuou Sinomar.

Seu Joseilton da Silva foi um dos beneficiados. “O prefeito trouxe esse programa, eu procurei o órgão competente e firmamos a parceria. A prefeitura forneceu o material, fizeram o projeto e eu tinha a mão de obra disponível, que construiu o muro. Essa obra foi muito eficiente, tanto para mim quanto para o meu vizinho, até porque estava em estado de calamidade. Graças a Deus saiu do papel e hoje estamos comemorando”, contou Silva.

Mais de 300 intervenções do programa estão em andamento pelo Recife

Mais de 300 intervenções do programa estão em andamento pelo Recife - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

'Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade', diz o prefeito

'Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade', diz o prefeito - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Até o final do projeto, 1.500 pessoas serão beneficiadas
Até o final do projeto, 1.500 pessoas serão beneficiadasFoto: Isabelle Barbosa/Folha de Pernambuco

O Renda por APP, projeto do programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, continua garantindo as condições para que as pessoas busquem a renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega em domicílio disponíveis no mercado. Nesta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio fez a entrega de mais 100 kits, compostos por bicicletas, smartphones com pacote de dados e equipamentos de segurança, no Compaz Ariano Suassuna, Cordeiro. Com o material distribuído hoje, 300 pessoas já foram beneficiadas e até o final de 2020, serão distribuídos 1500 kits no total.

“Esta é a terceira entrega do Renda por App, que vem com a bicicleta, smartphone com pacote de dados, para que as pessoas possam trabalhar com entrega de encomendas, alimentação. É um programa muito interessante porque ajuda aqueles que realmente precisam trabalhar. Já são 300 kits entregues, as pessoas estão felizes com essa oportunidade”, avaliou o prefeito Geraldo Julio. O gestor também falou do trabalho logo no início do ano. “Essa entrega complementa uma semana de muitas inaugurações. Ontem estávamos no Canal Rio da Prata no Ibura, hoje entregamos encosta em Nova Descoberta. Estamos em um ano de muito trabalho, muita dedicação para ajudar o povo nesse tempo difícil que estamos vivendo”, pontuou o prefeito.

Para os interessados, as inscrições continuam abertas e para participar das próximas rodadas, que acontecem sempre no último sábado de cada mês, pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. As pessoas contempladas foram sorteadas no último dia 28 de dezembro pela extração da Loteria Federal.

O Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, falou sobre mais uma entrega. “Estamos hoje na terceira etapa do projeto, que oportuniza as pessoas a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho, gerar sua própria receita oferecendo seus serviços para aplicativos de entrega, enfim, eu acho que um grande programa de cidadania que o prefeito Geraldo Julio faz através do Chegando Junto. É sem dúvida uma grande oportunidade para os que mais precisam”, afirmou o secretário.

Ao completar a inscrição, o candidato recebe um número, que dá direito a participar de todos os sorteios até o final do projeto. Os ganhadores serão os portadores dos 100 números mais próximos do primeiro prêmio. Em caso de empate, valerá o número maior. A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053. No total, serão 1.500 kits sorteados até o fim deste ano, sendo 100 a cada mês.

Reginaldo Santana, morador da Iputinga, foi um dos selecionados e estava emocionado. “Essa oportunidade vai ajudar completamente a minha vida, porque estou há quase três anos desempregado. É uma forma louvável de trabalhar. Só o pobre e desempregado sabe o que está passando. Agradeço primeiro a Deus pela oportunidade que está dando à todos esses pais que estavam sem emprego. É difícil ver as coisas faltando em casa, é um desespero, uma sensação de impotência. Hoje eu sou um desses cidadãos que teve uma chance de fazer algo útil. Para mim é uma ferramenta de trabalho, por mais que não seja minha área, eu trabalhava com manutenção elétrica, mas é o que eu tenho no momento e tenho que abraçar essa chance”, contou Santana.

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros. Durante o evento, os beneficiados receberam treinamento sobre segurança no trânsito e empreendedorismo. Mais uma vez, diversas empresas que atuam no ramo estavam presentes, disponibilizando aos trabalhadores caixas para acomodar os produtos e camisas UV para que eles se protejam do sol.

Jairo Carlos foi contemplado em dezembro de 2019 pelo Renda por APP e contou sobre a rotina de trabalho. “A rotina é muito boa, você faz seu próprio horário, tem autonomia, pode conciliar com outras funções. Esse projeto realizado pelo prefeito Geraldo Julio é realmente muito bom, tem ajudado muitas pessoa, inclusive eu. Nem todo mundo consegue ter um pacote de dados, uma bicicleta. Com esse projeto o prefeito fez a parte dele, deu as ferramentas, agora é com a gente, trabalhar”, afirmou Carlos.

O jovem aproveitou para pedir mais respeito aos ciclistas no trânsito. “Só uma observação, que é para os condutores de carro. Eles deveriam ter mais respeito pelos ciclistas, porque eles não dão espaço para a gente e isso dificulta muito nosso trabalho. É importante todos terem respeito no trânsito”, concluiu.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu com o superintendente da Sudene, Douglas Cintra
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu com o superintendente da Sudene, Douglas CintraFoto: Divulgação

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, se reuniu nesta quinta-feira (23), com o superintendente da Sudene, Douglas Cintra. Na pauta do encontro, a aproximação dos municípios com a autarquia federal, assuntos ligados à questão hídrica no semiárido pernambucano, geração de energia limpa e gestão.

A reunião entre os gestores se deu no mesmo dia em que a Superintendência sediou a reunião do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco (Conseg/PE), que foi prestigiada pelo Ministro da Cidadania, Osmar Terra e secretários de segurança pública, para debater a ferramenta de consórcio no combate à violência.

Há um esforço constante da Amupe em promover o diálogo entre os municípios e as entidades do serviço público e o presidente da Associação saiu da reunião muito animado com a disposição do Superintendente em trabalhar em conjunto com os municípios.

A Sudene se dispôs em servir como uma ponte de articulação entre os municípios e o governo federal. Para o Superintendente Douglas Cintra, “é fundamental o trabalho em conjunto da Sudene com a Amupe, um vez que somos cidadãos dos municípios. A Amupe tem toda a possibilidade de trazer pra gente aquilo que realmente o município precisa e a Sudene pode articular recursos para os municípios via Ministério do Desenvolvimento Regional. Podemos articular mais trabalho e resultados para a população”, completou.

Para José Patriota, “é uma manifestação de muito trabalho e dedicação, o superintendente Cintra está muito motivado, tem uma visão de poder público bem aplicada e se mostrou interessado em fazer parcerias e integração de políticas com os municípios, tanto em relação de enfrentamento à seca, com a geração de energia limpa e convênios”, comemorou.

assuntos

comece o dia bem informado: