Foram encontrados 322 resultados para "Fevereiro 2020":

O prefeito Geraldo Julio estava acompanhado da primeira dama Cristina Mello
O prefeito Geraldo Julio estava acompanhado da primeira dama Cristina MelloFoto: Andréa Rego Barros/PCR

O verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil também é o mais democrático. Com 46 polos espalhados pela cidade, o Carnaval do Recife mantém a tradição de oferecer aos foliões uma programação descentralizada. A definição das programações dos polos foi feita com a escuta da população. Na noite deste domingo (23), o prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira dama Cristina Mello, prestigiou o polo de Campo Grande, na Zona Norte da cidade e depois foi conferir, no palco do Marco Zero, a noite dedicada ao samba. Até a terça-feira (25), mais de 2.700 apresentações vão passar pelos palcos da capital pernambucana.

No polo de Campo Grande, o prefeito Geraldo Julio caiu na folia com a população. "Houve grandes atrações nesta noite. Pude assistir junto com a população o show de Almir Rouche, que foi ótimo. Essa é grande magia do nosso Carnaval, uma festa gratuita em todos os lugares da cidade, a folia mais democrática e barata do país. Essa é uma época de muita gente trabalhando também, aproveitando para aumentar a renda durante a folia. Mais o importante é que está todo mundo brincando em paz”, afirmou o prefeito.

Além de Almir Rouche, passaram pelo palco de Campo Grande as atrações Fundo de Quintal, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Gaby Amarantos e, fechando a noite, Marquinhos Balada. “Mais uma vez é uma emoção muito grande estar nos palcos do Recife e de Pernambuco. A Prefeitura acerta mais uma vez pela descentralização dos palcos, trazendo grandes eventos e artistas para os bairros. O Carnaval do Recife e o povo ganham com isso, e nós artistas mais ainda”, pontuou Rouche, dono dos sucessos "A vida inteira te amar", "Deusa de Itamaracá" e "Galo, eu te amo".

Ana Patrícia foi com a filha e o marido assistir aos shows. “Eu gosto de vir muito aqui e no de Casa Amarela. Me sinto mais à vontade, além de ser mais perto de casa é muito mais tranquilo. No Marco Zero por exemplo, é muito grande, muita gente e não ficamos tão à vontade com a família quanto fica aqui. E ainda com artistas maravilhosos, como Almir Rouche, é muito bom. Gostaria de parabenizar a Prefeitura e todos que fazem o Carnaval do Recife pela iniciativa”, destacou.

Patrícia Miguel confessou que as atrações dos polos descentralizados ajudam a aumentar a renda nos dias de folia. “O Carnaval está cada vez melhor. Todos os anos a programação aqui é muito boa, o que favorece nosso estabelecimento. A nossa expectativa é que as vendas sejam melhor do que no ano passado. Uma programação boa chama ainda mais clientes”, explicou Patrícia.

Já no polo do Marco Zero, mantendo a tradição, o gestor conferiu um dos gêneros musicais mais brasileiros, o samba. Com a praça lotada, os shows de Karynna Spinelli, Belo Xis, Gerlane Lops, Luísa Pérola, Nego Thor, Orquestra Recife De Bambas, Mariene De Castro e Revelação e Clareou, contagiaram o público, que não parou de dançar e cantar. A cantora Gerlane Lops falou sobre a noite. “Foi uma festa linda, com muito samba enredo, muita alegria no Carnaval do Recife”, afirmou. A cantora aproveitou para fazer coro com a campanha pelo protagonismo feminino, que no último sábado ganhou um dia especialmente voltado para as mulheres. “As mulheres são empoderadas sim, são fortes. Não parem, não desistam porque quando a mulher quer, ela consegue, com perseverança ela consegue tudo”, defendeu.

Nascida no Recife, mas radicada em São Paulo, a jornalista Sandra Ventura veio trazer os amigos para conhecer o Carnaval. "Fomos para Olinda e para o Galo da Madrugada, mas eu venho mesmo para ver o frevo nas ruas do Bairro do Recife. Gosto muito da nossa cultura, dos blocos, troças, tudo que a gente tem de bom para dar para o mundo e que a gente não pode deixar morrer nunca. Minha amiga ficou pirada, porque por mais que a gente conte como é, não dá para descrever. Só vindo aqui para sentir essa energia. Não tem em nenhum outro lugar, é um tesouro nosso”, falou orgulhosa.

Prefeito fez a festa no polo de Campo Grande e depois foi conferir no palco do Marco Zero a noite dedicada ao samba

Prefeito fez a festa no polo de Campo Grande e depois foi conferir no palco do Marco Zero a noite dedicada ao samba - Crédito: Andréa Rego Barros/PCR

No Domingo de Carnaval, o samba foi o ritmo que ditou a alegria no Recife Antigo

No Domingo de Carnaval, o samba foi o ritmo que ditou a alegria no Recife Antigo - Crédito: Andréa Rego Barros/PCR

 

Pelas ruas do Recife, Mendonça foi bem recebido pelos foliões
Pelas ruas do Recife, Mendonça foi bem recebido pelos foliõesFoto: Divulgação

Mendonça foi de bloco de bairro ao Marco Zero nesta segunda-feira de Carnaval
Mantendo a tradição do carnaval de Rua, o ex-ministro e presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, encerrou a sua segunda-feira de carnaval, acompanhando o desfile de blocos líricos no marco zero, Bairro do Recife, ao lado da esposa Taciana e de amigos.
  
Pelas ruas do Bairro do Recife, Mendonça foi muito bem recebido e encontrou eleitores recifenses fiéis, como dona Adalva,que aproveitou o momento para abraçar Mendonça. "Saio do Recife Antigo ainda mais animado que quando cheguei. O calor humano, o abraço das pessoas o reconhecimento que recebemos é estimulante", disse Mendonça
Antes de curtir o carnaval do Recife Antigo, Mendonça passou a tarde no Pina, na comunidade do Bode, no Bloco Concentramais Não Sai.

O bloco já está na agenda tradicional de Mendonça, que há três anos acompanha a festa ao lado de Taciana e amigos da comunidade. "O Bode é parada obrigatória. Sempre muito bom o carinho com que sou recebido", descreveu Mendonça.

A agenda de Mendonça começou já nas prévias carnavalescas do Recife. No sábado, o ex-ministro esteve no Galo da Madrugada. No domingo foi a vez de prestigiar o carnaval de Bezerros com os Papangus e os blocos de bairro, além do Carvalheira na ladeira.

'O calor humano, o abraço das pessoas o reconhecimento que recebemos é estimulante', diz Mendonça Filho

'O calor humano, o abraço das pessoas o reconhecimento que recebemos é estimulante', diz Mendonça Filho - Crédito: Divulgação

No último domingo, o governador foi recebido pelo anfitrião, o prefeito Breno Borba, e conferiu de perto  a animação do carnaval da cidade
No último domingo, o governador foi recebido pelo anfitrião, o prefeito Breno Borba, e conferiu de perto a animação do carnaval da cidadeFoto: Heudes Regis/SEI

O governador Paulo Câmara prestigiou, neste domingo de Carnaval (22), a folia dos Papangus de Bezerros, município do Agreste Central de Pernambuco. Ao lado do prefeito, Breno Borba, e de secretários de Estado, Paulo percorreu as ruas da cidade cumprimentando os foliões e conferiu de perto a animação dos papangus, tradição centenária de Bezerros, sendo o terceiro destino de folia mais procurado de Pernambuco. O governador também visitou os postos das polícias Civil e Militar.

“É muito bom estar em Bezerros mais um ano e ver a alegria das pessoas nas ruas, os papangus desfilando, as fantasias, muita criança e muita família brincando com muita alegria e muita paz, como é tradicional em Pernambuco. A Prefeitura de Bezerros está de parabéns por estar fazendo um grande carnaval. Pernambuco tem mais de 60 municípios com polos e tradições centenárias, mantidas e preservadas. Precisamos valorizar a cultura e fico muito feliz de vir a Bezerros e ver a folia dos Papangus sempre crescendo”, afirmou o governador.

Paulo também vistoriou as delegacias móveis das polícias Militar e Civil, que, junto com a Científica e com o Corpo de Bombeiros, atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação. A festa está sendo monitorada pelo Centro Regional de Comando e Controle do Agreste, sediado em Caruaru, que promove o videomonitoramento.

O prefeito Breno Borba agradeceu a presença do governador Paulo Câmara no carnaval de Bezerros e o apoio dado, sobretudo, para que a segurança. “O governador reforçou as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Isso foi primordial para que tivéssemos tantas famílias, com crianças e idosos, brincando nas ruas”, disse o gestor, frisando que, neste domingo, o município recebeu mais de 200 mil pessoas. “Ontem, tivemos recorde de público, coisa que não víamos há muitos anos. Então tenho certeza de que até a quarta-feira de cinzas não será diferente”.

Marcelo Conceição, 40 anos, é de Gravatá e, há cinco anos, brinca o Carnaval de Bezerros nos domingos com toda sua família. “Viemos eu, minha esposa, minha filha. É um lugar tranquilo, que dá para a gente passar o dia inteiro. Gostamos muito daqui”, disse.

Paulo percorreu as ruas da cidade cumprimentando os foliões

Paulo percorreu as ruas da cidade cumprimentando os foliões - Crédito: Heudes Regis/SEI

Camarote oficial do Galo da Madrugada
Camarote oficial do Galo da MadrugadaFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O camarote oficial do Galo da Madrugada recebeu a presença de políticos pernambucanos que acompanharam o desfile, neste sábado (22), de um dos mais tradicionais blocos do Recife. O prefeito Geraldo Julio (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB) chegaram com as esposas, Cristina Melo e Ana Luiza Câmara, respectivamento. Também compareceram os deputados federais Fernando Monteiro (PP) e João Campos (PSB), o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio (PSD), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP).

"Que a população pernambucana possa brincar com muita paz, com harmonia e muita felicidade o carnaval multicultural de pernambuco, uma festa maravilhosa. Você vê no semblante das pessoas a segurança aqui em Pernambuco… Estamos vivendo um grande momento para brincar com alegria e muita paz e muita felicidade", disse Eriberto Medeiros. Ele também comentou sobre sua atuação nos municípios onde tem base eleitoral." Eu continuo no mesmo ritmo. O fato de ter sido vereador do Recife nós temos uma proximidade muito grande com os bairros, comunidades. Brincamos muito carnaval, tem dias que eu frequento cinco blocos e pretendo fazer assim até a quarta-feira de cinzas, se Deus quiser", afirmou.

"PP confiante nas eleições e na vitória de João: Estamos trabalhando muito, já estivermos em algumas visitas em algumas comunidades com João Campos e iremos intensificar isso logo após o Carnaval. O PP tem se dedicado muito para ampliar a sua base de prefeitos e vereadores e vice-prefeitos, concluiu Eriberto, que não antecipou se pretende disputar a reeleição na presidência da Alepe.

O deputado federal Fernando Monteiro (PP) também prestigiou o desfile. "Muito feliz de estar no Galo da Madrugada, é o melhor Carnaval do mundo. Recife mostrando com alegria, com festa, o Brasil.. todos juntos nesse carnaval belíssimo de Pernambuco. Eu sou apaixonado pelo carnaval Pernambuco. Ano eleitoral é para mim eu ano como todos os outros. Tem muito tempo pela frente, vamos curtir o carnaval", comentou.

"Acabei de dar uma volta no percurso do Galo. É uma energia maravilhosa e é impressionante como a cada Carnaval o recifense e pernambucanos mostram que Pernambuco tem o maior Carnaval do Brasil. Um carnaval que é brincado nas ruas com alegria, com cultura verdadeira e co tradição. Viva o Galo da Madrugada e o Carnaval recifense", destacou João Campos.

"Carnaval de Pernambuco cada vez mais se afirma como o carnaval da diversidade cultural, que afirma muito a identidade, por sua vez, do povo pernambucano e do povo brasileiro. É a festa da alegria, da irreverência e da criatividade", disse a vice-governadora Luciana Santos. 


*Com informações de Luiza Alencar, da editoria de Política

Ex-prefeito de Petrolinam Julio Lossio (PSD)
Ex-prefeito de Petrolinam Julio Lossio (PSD)Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato do PSD para as eleições para a prefeitura da cidade sertaneja, Julio Lossio prestigiou o desfile do Galo da Madrugada, neste sábado (22). Ele contou como estão as conversas da oposição ao governo do prefeito Miguel Coelho (MDB), que disputará a reeleição.

"Nós temos procurado conversar e fazer um diálogo por Petrolina. Estou conversando com as pessoas, ouvindo os empresários e as pessoas que mais precisam. Nós precisamos pensar no futuro. Tive a oportunidade de conversar com o governador e coloquei para ele algumas necessidades e demandas, sobretudo no cuidado com as pessoas", disse Julio Lossio. Ele disse que já abriu conversas com Lucas Ramos (PSB),  Gonzaga Patriola (PSB)e Odacy Amorim (PT). Ambos candidatos de oposição que podem estar juntos no segundo turno.




"Carnaval é uma festa interessante, mesmo o país vivendo um momento difícil de muito desemprego, o brasileiro e sobetudo o pernambucano esquece um pouco os problemas e vem comemorar a vida que ´-e o quennós temos de mais precioso. Então eu penso que o carnaval é o moemto de comeorar a vida, onde as pessaos imagnam as suas fantadias e por esses quaatrro, cinco dias

estop feliz de estar de volta ao Galo depois de alguns anos. durante muitos anos não venho a0 Galo, mas agora estou aqui hoje.

Governar é cuidar das pessoas. Infelizmente Petrolina hoje tem alocado recursos para obras de cal e cimento.

críticou educação, saúde

O deputado federal João Campos (PSB), a primeira dama, Ana Luiza Câmara e o governador Pauo Câmara (PSB)
O deputado federal João Campos (PSB), a primeira dama, Ana Luiza Câmara e o governador Pauo Câmara (PSB)Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O deputado federal João Campos (PSB) aproveitou a presença no Galo da Madrugada para aproximar o contato com os eleitores pernambucanos, neste sábado (22). "Eu cumpro o meu mandato o tempo inteiro junto das pessoas, não é só em festividade que tem que se aproximar. Quem entrega a vida à política tem que entregar a vida às pessoas e de manhã, de tarde e de de noite, estar em contato com o povo. Deus nos deu dois ouvidos e uma boca. A gente tem que saber muito mais ouvir do que falar", disse João.

"Ano eleitoral é sempre um ano agitado, quando os partidos conversam, onde organizam as suas coligações e candidaturas. Mas como eu disse, eu trabalho o ano todo", completou o parlamentar.

Vans adaptadas do PE Conduz garantiram acessibilidade para aqueles que possuem deficiência física. A SDSCJ também atuou com a Ouvidoria Social, que fez a distribuição de pulseiras de identificação para crianças durante o desfile
Vans adaptadas do PE Conduz garantiram acessibilidade para aqueles que possuem deficiência física. A SDSCJ também atuou com a Ouvidoria Social, que fez a distribuição de pulseiras de identificação para crianças durante o desfileFoto: divulgação

O Camarote da Acessibilidade permitiu que cerca de 250 pessoas com deficiência e seus acompanhantes participassem do desfile do Galo da Madrugada, neste sábado (22). Promovido através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, a estrutura foi montada no Pátio do Carmo. Também durante a folia, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, montou três núcleos da Ouvidoria Social, que funcionaram na Estação Recife, no Metrô, e no Fórum Thomaz de Aquino e na Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que distribuíram pulseiras de identificação para crianças, contendo o nome da criança e telefone dos responsáveis, e de material educativo sobre o respeito aos segmentos sociais durante o Carnaval.

Para garantir o deslocamento dos participantes com deficiência até o desfile, a SDSCJ disponibilizou 15 vans do PE Conduz, um serviço gratuito do Estado que atua no Grande Recife e nos polos do Agreste Central, nas Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco atendendo pessoas com deficiência motora em veículos adaptados.

Participando pela primeira vez do Camarote da Acessibilidade, Odair Celestino era só felicidade. Usuário de cadeiras de rodas, ele só acompanhava o desfile do Galo da Madrugada pela televisão. “Agora é só alegria. Estava ansioso por este momento. Minha primeira vez no Galo da Madrugada e pude acompanhar em um espaço ótimo, com conforto e segurança, inclusive no deslocamento, com as vans do PE Conduz”, pontuou.

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destacou que os serviços fazem parte de um conjunto de ações que são executadas durante todo o ano visando a garantia de direitos das pessoas com deficiência. “Precisamos quebrar os estigmas e permitir que todas as pessoas tenham acesso aos espaços, sejam eles públicos ou privados. Nossa aposta é na diversidade e na inclusão para construir uma sociedade, de fato, igualitária”, pontuou.

O Camarote da Acessibilidade e as vans do PE Conduz irão funcionar durante todo o Carnaval em parceria com municípios, levando o público com deficiência para os principais pólos de festa. Amanhã (23), os serviços estarão no desfile dos Papangus, na cidade de Bezerros, e na segunda (24), na Praça Diogo Braga, em Vitória. Olinda contará com o espaço entre os dias 23 e 25, com a estrutura montada na Praça do Carmo. Além disso, uma novidade é que a Central de Libras também estará nos pontos.

Proteção para crianças

Ainda neste sábado, no Recife e em Olinda, crianças receberam pulseiras de identificação para caso de perda. “É primeira vez que trazemos ela para o Galo e ter a pulseira nos dá mais segurança. É um bloco que reúne muita gente e precisamos nos prevenir caso ela se perca”, pontua Leandro Cavalcanti, pai de Ana Beatriz de 9 anos. Já a Ouvidoria Social contou com uma equipe multidisciplinar formada por advogados, assistentes sociais e intérprete de libras para atender os foliões em caso de violações de direitos. O trabalho aconteceu em parceria com órgãos estaduais, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar, e Ordem dos Advogados do Brasil.

 Vans adaptadas do PE Conduz garantiram acessibilidade para aqueles que possuem deficiência física.

Vans adaptadas do PE Conduz garantiram acessibilidade para aqueles que possuem deficiência física. - Crédito: divulgação

Deputada solicitou presença da polícia Bloco Vacas Profanas para evitar "atentado ao pudor"
Deputada solicitou presença da polícia Bloco Vacas Profanas para evitar "atentado ao pudor"Foto: Reprodução/Instagram

A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), protocolou solicitação para que a Polícia compareça ao evento do bloco carnavalesco “Vacas Profanas” - que desfilará na cidade de Olinda, no próximo dia 24 de Fevereiro, com saída às 13h, na Rua Dom Pedro Roser, 190, Carmo, nos festejos de carnaval - e "detenha as pessoas que cometam crime de ato obsceno, sendo inclusive levadas à delegacia para os procedimentos policiais competentes". 

"Com saia e adereços com estampa imitando pele de vaca, e seios à mostra, o Vacas Profanas, desfila sem nenhum pudor, tentando repassar a ideia de que a mulher deve escolher o que fazer com o seu corpo e que tudo é apenas arte", diz o texto da assessoria da deputada.  Contrário a essa prática que considera "nociva às famílias", o Pastor Júnior Tércio (esposo da deputada Clarissa Tércio), produziu um vídeo rebatendo a prática do bloco. Ao ser postado na plataforma Instagram e após ter viralizado, o conteúdo foi retirado do ar por ser considerado “conteúdo impróprio”. 

“Não seria bem empregado a polícia levar tudo para o xilindró, por infringir a Lei?” Pergunta o Pr. Junior Tércio em um dos trechos do vídeo. O artigo 233 do Código Penal Brasileiro, afirma que “Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa”, questiona.

Baseada nesse contexto, a deputada Clarissa Tércio, através da sua assessoria jurídica, ingressou com solicitação para que a polícia não permita que atos obscenos sejam praticados durante o percurso do bloco, coibindo inclusive abusos e excessos.

“É inadmissível, que a família pernambucana continue sendo a todo instante exposta a essas aberrações, sem que ninguém tome uma providência”, frisou a deputada.

Deputada Clarissa Tércio

Deputada Clarissa Tércio - Crédito: Divulgação

Bloco Vacas Profanas é formado por mulheres que defende as causas feministas

Bloco Vacas Profanas é formado por mulheres que defende as causas feministas - Crédito: Reprodução / Instagram

Aquela foto que não pode faltar. Com o maior símbolo do nosso Carnaval! E o Recife no ??. #TôcomMarília #Recife #Marília2020 Foto: Arthur Marrocos
Aquela foto que não pode faltar. Com o maior símbolo do nosso Carnaval! E o Recife no ??. #TôcomMarília #Recife #Marília2020 Foto: Arthur MarrocosFoto: Arthur Marrocos

A pré-candidata do PT à PCR, Marília Arraes, descartou sua presença no camarote oficial do Galo, onde está seu primo e adversário político João Campos (PSB). Contudo, Marília postou uma foto onde aparece no chão, aos pés do símbolo maior do bloco.

"Aquela foto que não pode faltar. Com o maior símbolo do nosso Carnaval! E o Recife no ??", postou.

Confira:

Marília Arraes postou uma foto do desfile do Galo, longe do camarote oficial.

Crédito: reprodução/Instagram

Grupo de foliões criticou sceretário da Pesca, no episódio do vazamento de óleo no litoral
Grupo de foliões criticou sceretário da Pesca, no episódio do vazamento de óleo no litoralFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com a palavra, o folião. Um dos assuntos que dominaram o noticiário político recentemente, o derramamento de óleo no litoral nordestino, foi tema de fantasia de um grupo de foliões, no desfile do Galo da Madrugada, neste sábado (22). Com um estandarte estampando a frase "Olha o óleo, peixe inteligente", o grupo brincou com a declaração do secretário de Aquicultura e Pesca do governo Bolsonaro, Jorge Seif Júnior, que disse que não havia risco de contaminação pois os peixes são inteligentes e conseguem desviar das manchas de óleo. 

assuntos

comece o dia bem informado: