Foram encontrados 322 resultados para "Fevereiro 2020":

Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes (PSD)
Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes (PSD)Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco



O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes (PSD), prestigiou o café da manhã do Galo da Madrugada, no Museu da Cidade, antes do desfile oficial do bloco. Ele comentou sobre o impacto do Carnaval para o turismo e a economia do Estado, com os polos descentralizados que fomentam municípios de todas as regiões.

“A expectativa para o turismo é a melhor possível. A rede hoteleira está com ocupação acima de 95%, temos 7% a mais do fluxo de desembarque em relação ao mesmo período do ano anterior, são sessenta e dois polos recebendo apoio do Governo do Estado para realizar seus carnavais, mais de quatrocentas apresentações culturais, então, esse é o momento de enaltecermos nossa cultura e também termos um impacto na economia gerando emprego e renda para todas as regiões”, destacou Rodrigo Novaes.

“O Galo da Madrugada sempre reúne tantos foliões, é um símbolo do nosso Carnaval e ajuda a atrair turistas do Brasil, então nós estamos muito felizes em abrir o carnaval com mais um evento grandioso como esse”, comemorou.

*Com informações de Luiza Alencar, da editoria de Política

Deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC)
Deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC)Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O deputado estadual Wanderson Florêncio tem apostado no Carnaval como momento de colocar a oposição na rua em contato com o eleitor. O parlamentar tem cumprido agenda ao lado da prefeiturável Patrícia Domingos, que entrou de vez na disputa eleitoral no Recife. Durante o café da manhã do Galo da Madrugada, no Museu da Cidade, no sábado de Zé Pereira, ele comentou sobre política e carnaval.

Wanderson destacou sua aliança com a delegada Patrícia Domingos, que ingressou no partido do seu irmão, Weberson Florêncio, o Podemos. "Estivemos ontem a noite no Ibura, um bairro tradicional da cidade e ele é recebida com muita festa, entusiasmo e muita expectativa da população. Acho que quando passar o carnaval, a pauta da eleição começa a entrar na discussão com a sociedade e eu acho temos que ter um fato novo. Uma pessoa competente, uma mulher. Eu tenho certeza que o Recife terá a primeira prefeita mulher da história", disse.

Segundo o deputado, o festejo de Momo pode andar junto com a política. "O Carnaval além de ser uma festa é o momento de trazer as críticas, de modo irreverente e criativo. E a gente está aí para estar junto e escutando a população. Sem dúvida nenhuma, passando esse período de festa, vamos formular as propostas que o Recife precisa e deseja", destacou.

"Pernambuco e o Recife mostrando sua potencialidade cultural, recebendo muitos turistas de todo o Brasil e do mundo. Então, nossa expectativa é que esse carnaval seja como sempre é. Um carnaval onde o povo faz a festa. O carnaval mais democrático mais democrático do planeta", comentou.

*Com informações de Luiza Alencar, da editoria de Política

Wanderson Florêncio (PSC), Weberson Florêncio (Podemos) e Patrícia Domingos (Podemos)

Wanderson Florêncio (PSC), Weberson Florêncio (Podemos) e Patrícia Domingos (Podemos) - Crédito: Divulgação

Antônio Nóbrega prestou homenagem a ex-vereadora Marielle Franco na abertura do Carnaval do Recife, no Marco Zero.
Antônio Nóbrega prestou homenagem a ex-vereadora Marielle Franco na abertura do Carnaval do Recife, no Marco Zero.Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco


No café da manhã do Galo, no Museu da Cidade, o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o govenrador Paulo Câmara (PSB) comentaram sobre a homenagem prestada a Marielle Franco na abertura do Carnaval do Recife, no Marco Zero.

O multiartista Antonio Nóbrega, prestou uma homenagem a ex-vereadora carioca Marielle Franco, morta em 2018. O artista cantou a música "Quem mandou matar Marielle?", composta em maio de 2019, em parceria com Wilson Freire. Durante a canção, imagens de Marielle foram projetadas nos telões do palco.

O governador também destacou a homenagem como uma manifestação popular. "Carnaval é isso também, o povo na rua, com muita democracia, com muita alegria. As manifestações são naturais e a gente tem que incentivar isso. A gente sabe que no momento difícil que a população passa tem que trabalhar muito para superar esse momento, isso é que é fundamental. Um momento de unidade também. Vamos unir Pernabuco para ajudar o Brasil", disse. 

"Acho que a gente viu em cima do palco ontem o sentimento do povo transformado em arte pelo brincante mais querido do Brasil. O reconhecimento que ele tem do país, a força que ele tem e o que ele representa da cultura pernambucana e brasileira como um todo também. Foi para cima do palco o sentimento do povo", comentou Geraldo Julio.

Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB)

Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)

Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

*Com informações de Luiza Alencar, da editoria de Política.

Prefeito Geraldo Julio e governador Paulo Câmara acompanham preparativo para o desfile do Galo
Prefeito Geraldo Julio e governador Paulo Câmara acompanham preparativo para o desfile do GaloFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, (PSB), compareceram ao tradicional café da manhã do Galo da Madrugada, no Museu da Cidade, antes de acompanhar o desfile. Eles comentaram sobre o que esperam do Carnaval deste ano.

"O maior carnaval da história já está acontecendo no Recife. A gente está muito feliz, a abertura foi muito bonita. Antônio Nóbrega fez um belíssimo espetáculo, com as raízes da nossa cultura, da nossa dança, da nossa música. Todos os blocos nos bairros têm sido muito grandes. Muita gente em todos os lugares da cidade. Mais de 110 voos extras em nossos aeroportos. Os hotéis praticamente lotados. E para o Galo hoje está tudo pronto", disse Geraldo Julio.

O prefeito destacou a importância do tema do desfile do Galo de 2020, a sustentabilidade. "Estou feliz com o Carnaval do Recife. A gente torce que seja assim: que o folião possa fazer um grande Carnaval e o Carnaval da paz também. Essa é a expectativa que a gente para esse ano", disse o prefeito.

Já o governador Paulo Câmara "O Galo mais uma vez vai ser uma grande festa popular, com as pessoas na rua. O galo manteve sua tradição de fazer o maior bloco de rua do mundo. Ontem começou oficialmente o Carnaval do Recife, mas o carnaval já começou há muito tempo e as pessoas fazem nas ruas, com suas fantasias, brincando com muita alegria. E o que a gente está vendo hoje é muita alegria. As pessoas felizes por estarem no maior Carnaval do Brasil, o Galo da Madrugada, com tudo organizado e pronto. E eu recomendo também, depois do Galo ainda temos três dias de Carnaval, vamos brincar com alegria e com paz. Tem mais de 60 polos em todo o estado de Pernambuco", afirmou.

*Com informações de Luiza Alencar, da editoria de Pplítica

Durante o Carnaval, SDSCJ promove ações de acessibilidade, garantia dos direitos de crianças e adolescentes, respeito ao público LGBT, negro e pessoa idosa
Durante o Carnaval, SDSCJ promove ações de acessibilidade, garantia dos direitos de crianças e adolescentes, respeito ao público LGBT, negro e pessoa idosaFoto: Ascom

Durante o Carnaval, SDSCJ promove ações de acessibilidade, garantia dos direitos de crianças e adolescentes, respeito ao público LGBT, negro e pessoa idosa
Inseridos na campanha Carnaval de Respeito, jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, colocaram a mão na massa para garantir a decoração do Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada.

Cerca de 50 jovens em situação de vulnerabilidade participaram de oficinas de artesanato para realizar a decoração, que começou a ser colocada no espaço na manhã desta sexta-feira. A montagem, no entanto, foi feita pelos educadores do CJ.

Os jovens participantes passam por alguma situação de vulnerabilidade, alguns oriundos do sistema socioeducativo. Entre os itens, máscaras, sobrinhas personalizadas, globo feito com copos descartáveis e fitas coloridas. “A ideia foi, além de uma simples decoração, promover a concepção do respeito e dos direitos das pessoas com deficiência. No CJ eles recebem e são inseridos nesse contexto e é importante ampliar essa bandeira”, afirma a gerente de Média Complexidade da SDSCJ, Lioniza Santos.

Para promover o acesso à folia, a SDSCJ vai disponibilizar, durante os quatro dias de Carnaval, vans do programa PE Conduz para os Camarotes da Acessibilidade, numa parceria com a prefeitura de quatro municípios. Os espaços vão funcionar no sábado (22), no Galo da Madrugada, no Recife, no domingo (23) durante o Desfile dos Papangus, em Bezerros, na segunda-feira (24), em Vitória de Santo Antão, e de domingo a terça-feira, na Praça do Carmo, em Olinda. As pessoas com deficiência física que se inscreveram para o Galo da Madrugada e precisarem do transporte poderão contar com o serviço, promovendo o deslocamento de suas casas até o local da festa. No caso de Olinda, as vans serão disponibilizadas do Varadouro até o Camarote. No espaço, a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), também irá disponibilizar intérprete de Libras.

Outro destaque é a atuação do programa Atenção Redobrada, voltada para o combate ao trabalho infantil, exploração sexual e venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. Para isso, o Governo do Estado fez parceria com os municípios de Pesqueira, Buíque, Lagoa dos Gatos, Catende, Tamandaré, Bezerros, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Triunfo, Itamaracá e Tamandaré.

“Durante os dias que antecedem o Carnaval, nossas equipes promoveram diversas atividades com os profissionais dos municípios que atuarão diretamente na garantia de crianças e adolescentes. Repassamos ainda os materiais informativos com orientações e número para denúncias e estamos promovendo ações na rede hoteleira, bares, restaurantes e com taxistas. Os municípios de Recife, Olinda e Bezerros também contarão com espaços de proteção para acolher as crianças nos dias de Carnaval”, explica ao secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Vale destacar que outra iniciativa contínua de combate ao trabalho infantil é o programa Praia Legal, que atua nas praias dos municípios do litoral pernambucano.

No sábado e domingo, as crianças que estiverem em pontos de grande aglomeração, como Galo da Madrugada e Olinda, serão abordadas pelas equipes da SDSCJ para receberem pulseiras de identificação. O material tem o objetivo de facilitar o contato com pais ou responsáveis em caso de perda.

Durante todo o Carnaval, os pernambucanos contarão com o Plantão da Ouvidoria Social (22/02 a 25/02) com atendimento ao folião 24 horas por dia. As denúncias de violações de direitos recebidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis. Além do plantão, a Ouvidoria Social está presente também no Galo da Madrugada, em parceria com o Juizado do Folião, na Estação Central do Metrô e no Fórum Thomaz de Aquino.

A SDSCJ contará com equipes que farão a atuação educativa (com distribuição de materiais) no Desfile dos Papangus (03/03), no Pátio de eventos de Bezerros, e no Camarote da Acessibilidade, em Olinda. O plantão terá o apoio, das 8h às 19h, da equipe de intérpretes da Central de Libras, que poderão ser deslocados para atender as pessoas com deficiência auditiva durante a folia.

Outra ação de destaque é voltada para o público LGBT, através das campanhas Folia sem LGBTfobia, realizada em parceria com a Secretaria de Defesa Social para evitar a violência contra o público LGBT, e a Do seu jeito, que consiste na inserção de banheiros públicos que trazem mensagens de inclusão e de combate à discriminação à população.

Cerca de 50 jovens em situação de vulnerabilidade participaram de oficinas de artesanato para realizar a decoração

Cerca de 50 jovens em situação de vulnerabilidade participaram de oficinas de artesanato para realizar a decoração - Crédito: Ascom

Os trabalhos começaram desde o pré-Carnaval e seguem até a terça-feira (25)
Os trabalhos começaram desde o pré-Carnaval e seguem até a terça-feira (25)Foto: SPVD

Secretaria reforça ações de Prevenção à Violência e Drogas durante o carnaval
A campanha “Não brinque com a vida” realiza seu segundo Carnaval, nas ruas. De acordo com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides a ideia é orientar e informar o folião sobre os serviços ofertados pela pasta, além de promover o diálogo com o cidadão.

Servidores públicos da Secretaria de Políticas de Prevenção estão escalados para a campanha durante o Carnaval. Eles são responsáveis pela divulgação de informação e distribuição de itens de cuidados pessoais, além das atividades do Atitude nas Ruas.

Os trabalhos começaram desde o pré-Carnaval e seguem até a terça-feira (25). A maioria das atividades está concentrada no Recife e em Olinda, mas também terá equipe no Cabo de Santo Agostinho (Enseada dos Corais), em Bezerros e em Pesqueira. As atividades começaram no sábado, dia 15, com a saída do Bloco da Sucata.

Três equipes do Atitude nas Ruas e uma de prevenção à violência vão fazer parte do Desfile do Galo da Madrugada. Além da divulgação do programa de proteção e acolhimento de usuários de crack e outras drogas, as equipes de prevenção à violência estarão distribuindo abanadores com dicas de prevenção: a prática da empatia, o exercício da cultura de paz, o preceito da moderação e a necessidade de se respeitar a todas as pessoas.

Além da campanha para o período de Carnaval, os núcleos de Apoio e Intensivo, do Atitude fizeram a própria programação de atividades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Os centros Apoio e Intensivo terão brincadeira com máscaras, pintura de rosto, formação de bloco e outras atividades para os usuários que integram o programa.

Procurador defende guarda municipal armada no Recife
Procurador defende guarda municipal armada no RecifeFoto: divulgação

Em postagem numa rede social, nesta quinta-feira (20), o procurador Charbel, pré-candidato a prefeito do Recife (NOVO), voltou a defender o porte de arma de fogo para a Guarda Municipal do Recife.

Essa provavelmente será uma das propostas que serão incluídas no plano de governo do pré-candidato para as eleições de 2020.

O procurador Charbel é formado em direito pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), pós-graduado em direito público e tributário. Procurador da cidade do Recife há 11 anos, é um dos fundadores do partido NOVO no estado de Pernambuco.

Há seis meses no ar com transmissão diária dos trabalhos legislativos, a TV Alepe (canal 28.2) estreia este ano na cobertura do Carnaval valorizando a cultura do estado
Há seis meses no ar com transmissão diária dos trabalhos legislativos, a TV Alepe (canal 28.2) estreia este ano na cobertura do Carnaval valorizando a cultura do estadoFoto: Roberta Guimarães/Alepe

A gestão do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), inova com mais uma iniciativa no sentido de aproximar a Casa dos pernambucanos. Há seis meses no ar com transmissão diária dos trabalhos legislativos, a TV Alepe (canal 28.2) estreia este ano na cobertura do Carnaval valorizando a cultura do estado.

Além de acompanhar os grandes shows que serão exibidos no Marco Zero – principal polo de folia no Recife – a TV Alepe também exibirá as atrações de polos como o RecBeat – um dos maiores festivais independentes de música do Brasil que acontece no Paço Alfândega – a Rua da Moeda e a Praça do Arsenal.

Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a iniciativa de cobrir o Carnaval “é antes de tudo um trabalho de valorização da identidade do nosso Estado”.

‘O Carnaval é a festa mais popular de Pernambuco e leva a cultura do nosso estado para o Brasil e para o mundo. A divulgação através da TV Alepe é, antes de tudo, a busca pela valorização da identidade do nosso Estado. A TV Alepe vem fazendo um trabalho primoroso na divulgação do Legislativo e será fortemente interiorizada. Vamos continuar expandindo essa atuação para que possamos nos consolidar cada vez mais”, disse o presidente da Assembleia.

O apresentador da cobertura carnavalesca será o radialista Aderval Barros. Nos intervalos das atrações, o “implacável”, como é conhecido, reforçará mensagens que nunca é demais repetir durante os festejos de Momo: “Se beber, não dirija” e “Não é Não”, contra o assédio no Carnaval. Também haverá nos intervalos prestação de serviço com informações, por exemplo, de telefones úteis e de emergência.

Além da cobertura dos principais polos do Recife, a TV Alepe dará dicas das principais atrações que marcam os festejos de Momo pelo interior do Estado. Os parlamentares contribuirão com sugestão de atrações que fazem a folia nas principais cidades do interior.

André Trigueiro irá palestrar sobre democracia na América Latina
André Trigueiro irá palestrar sobre democracia na América LatinaFoto: Divulgação

Conhecido por participar de palestras por todo o Brasil, o jornalista multipremiado André Trigueiro, especialista em Gestão Ambiental pela UFRJ e professor universitário, é mais um nome confirmado para palestrar na XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Latino-americanos, já que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), anfitriã do evento, confirmou anteriormente a presença do ex-prefeito de Barcelona, Jordi Hereu. A Cúpula será realizada entre os dias 17 e 20 de março, no Centro de Convenções.

Trigueiro vai palestrar sobre democracia, ética e cidadania na América Latina. A palestra do jornalista acontece no último dia do evento, 20 de março, às 10h. O profissional é autor de títulos importantes, como “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável”, lançado em 2017. Foi agraciado quatro vezes com o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista de Sustentabilidade (2007, 2009, 2011 e 2017). Atualmente, é editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido na Globo News desde outubro de 2006, colunista da Folha de São Paulo e do Portal G1. 

Ainda no dia 20, dentro da programação da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Latino-americanos, acontecerão visitas técnicas ao Porto Digital, referência em tecnologia no Brasil e ao Compaz, a fábrica de cidadania do Recife, concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento no cumbre.cnm.org.br.

XIII Cúpula Hemisférica
A Cúpula, promovida pela Amupe em conjunto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é o mais importante evento municipalista neste primeiro trimestre. Gestores públicos e sociedade civil de toda América Latina e mais 24 países estarão no Recife para discutir modelos de cidades inovadoras para as pessoas por meio de palestras magnas, mesas de debates, salas de projetos e oficinas temáticas.

Cortejo do tradicional Homem da Meia Noite abriu os festejos na Marim dos Caetés, com a presença do governador e do prefeito Professor Lupércio
Cortejo do tradicional Homem da Meia Noite abriu os festejos na Marim dos Caetés, com a presença do governador e do prefeito Professor LupércioFoto: Heudis Régis/ SEI

O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quinta-feira (20), a abertura do Carnaval de Olinda, ao lado do anfitrião da noite, o prefeito Professor Lupércio, secretários e parlamentares. A festa na Marim dos Caetés começou com o cortejo do Homem da Meia-Noite, arrastando foliões até a Praça do Carmo, palco principal do carnaval na cidade. Com o tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo”, são homenageados Ivo de Xambá e Byll de Olinda (in memoriam). Para este ano, a Prefeitura estima ter 3,7 milhões de pessoas brincando nas ladeiras.

“Vamos ter mais um carnaval de muita alegria em Pernambuco, mantendo a tradição de fazer uma festa de paz. As pessoas podem ir às ruas e se divertir, está tudo pronto, só esperando pela alegria do povo pernambucano. E Olinda, mais uma vez, está de parabéns! Tenho certeza de que o carnaval da cidade será um sucesso. Parabéns à Prefeitura, que se organizou e se preparou. Com certeza serão dias de muita alegria”, afirmou o governador, ressaltando ainda a importância econômica do carnaval enquanto movimentador da economia, tanto no setor de turismo quanto no comércio.

O prefeito Lupércio reforçou essa questão, destacando a relevância da festa mais popular do mundo para aquecer a economia local. “Estamos recebendo gente de outros estados e de outros países”, disse o prefeito para, em seguida, agradecer a presença do governador, ressaltando que não poderia ser diferente. “Em todos os anos o governador Paulo Câmara tem estado conosco, prestigiando o Carnaval de Olinda, além de nos dar todo apoio dentro do que é possível”, frisou Lupércio, reiterando que a cidade está totalmente preparada para receber os foliões. “Estamos com uma expectativa muito grande de que esse será o melhor carnaval da nossa gestão”, frisou.

assuntos

comece o dia bem informado: