Foram encontrados 322 resultados para "Fevereiro 2020":

Agenda dos prefeituráveis no Carnaval
Agenda dos prefeituráveis no CarnavalFoto: Divulgação

O período de Carnaval também é um momento oportuno para os políticos se aproximarem da população, sobretudo em ano eleitoral. No meio das festividades, os pré-candidatos podem interagir com o eleitorado e visitar as suas bases. Entretanto, nem todos optam pelas festas. Alguns aproveitam o período para descansar ou realizar atividades específicas, como retiros religiosos. O Galo da Madrugada é a atração que deve reunir o maior número de prefeituráveis na festa de Momo.

Para a cientista política Priscila Lapa, os eventos de rua no período carnavalesco são muito propícios para que os candidatos tenham visibilidade e coloquem suas campanhas na rua. "Nessas ocasiões eles aproveitam que existe um sentimento de descontração, de 'relaxamento' do eleitor para que eles ganhem visibilidade sem enfrentar a hostilidade que muitas vezes permeia a relação entre os políticos e a população", analisa. Por outro lado, Priscila pondera que essa visibilidade pode ser uma estratégia inócua. "O eleitor não está com suas atenções voltadas para o assunto 'política' e pode, além disso, entender que o candidato está 'se aproveitando' do momento", complementa.

Com uma programação que começou no Baile Municipal do Recife, o deputado federal João Campos (PSB) vai cumprir cerca de 25 agendas e passar por mais de 20 localidades diferentes, incluindo a abertura das festas no Bairro do Recife, Galo da Madrugada e blocos de rua em diferentes comunidades. No entanto, ele pondera que "a aproximação com o eleitor" está "fora de época" porque "o período de eleição é outro". "O Carnaval do Recife é uma festa bonita e que acontece em todos os cantos da cidade, dá gosto de ver", disse.

A deputada federal Marília Arraes (PT), que se articula para garantir a sua candidatura, também cumprirá uma extensa agenda nos dias de folia. Entre os destinos da petista está o Galo da Madrugada, vários polos descentralizados, blocos na Capital pernambucana e em Camaragibe. Vale ressaltar que ela marcou presença no Baile Municipal, mas passou longe dos camarotes e circulou entre o público na pista. Túlio Gadêlha (PDT), por sua vez, amplia a programação e percorre a Região Metropolitana do Recife e o Agreste do Estado.

O deputado federal participa da abertura do Carnaval do Recife, do Galo da Madrugada e de vários blocos em Olinda, no Bairro do Recife, em Jaboatão, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Bezerros. Gadêlha ainda não oficializou a sua pré-candidatura, mas é apontado pelo presidente nacional do seu partido, Carlos Lupi, como o nome do PDT para a disputa pela PCR. "Eu vou me divertir, eu brinco Carnaval desde criança. Eu vou até mascarado, consigo me divertir mais", destaca. O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) vai ao Galo da Madrugada e nos demais dias para o Bairro do Recife, Olinda e blocos espalhados pelos bairros da cidade. Já o procurador Charbel Moroun (Novo) disse não ter uma programação definida. "Eu acho importante circular com o eleitor, mas eu, particularmente, já tenho feito isso. Vou usar um pouco o Carnaval apra recarregar as baterias para retormar a caminhada que estou fazendo pela cidade e pelos bairros".

Quem também sai às ruas é a delegada Patrícia Domingos (Podemos). Ela acompanha bloco de Carnaval no Ibura e marca presença no camarote oficial do Galo da Madrugada. Ela também vai circular pelo Bairro do Recife. "É um grande espetáculo que reúne milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais de forma muito espontânea. Esse corpo a corpo está cada vez mais raro em função do pouco tempo de campanha exigido pela lei eleitoral. Portanto, são dias especiais, quando a gente pode estar próximo à população e sentir seus anseios no sentido de ter uma qualidade de vida melhor em uma cidade minimamente estruturada", explica.

O Galo da Madrugada também está na agenda de Mendonça Filho (Democratas). Além disso, ele participa de blocos no Recife, em Olinda e no Bairro do Recife. "Ao longo da minha vida pessoal e também política eu sempre frequentei o Carnaval de Pernambuco. Esse contato direto é sempre importante. Um homem público que tem oportunidade de conviver e viver diretamente o contato com o povo cria um diferencial. O Recife é uma cidade que marca o Carnaval do Brasil", comenta.
Para o deputado federal André de Paula (PSD), os próximos dias serão de visitas aos municípios do interior que compõem a sua base eleitoral. Por fim, Paulo Rubem (PSOL) acompanha os dois desfiles do Maracatu A Cabra Alada, onde toca há 25 anos, na rua da Guia, no domingo e na terça-feira. Ele também participa de blocos em Olinda, de shows em Casa Forte e no mercado da Boa Vista.

Longe da folia
Vale lembrar que nem todos os prefeituráveis saem às ruas para brincar no Carnaval. Membro da bancada evangélica, o deputado federal André Ferreira (PSC) aproveita o período para visitar retiros evangélicos no Estado. O deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), por sua vez, afirma que nunca fez política dentro de igreja, mas que é evangélico e, por isso, pretende ficar com os filhos.

"Tem uma turma que gosto muito, brinco, tenho maior carinho por eles e eles por mim lá no bairro dos Coelhos, irei lá prestigiar a turma, mas vou ficar com meus filhos, minha filha", garante. Para Priscila Lapa, a decisão de não participar das festas no caso dos políticos que possuem "conexão com o segmento evangélico" é mais eficiente.

"A estratégia de não brincar ou participar dos retiros soa mais eficiente, já que demonstra convicção do candidato em abraçar uma determinada religião. O eleitor entende que o candidato, de fato, pensa e age como ele. Isso é muito relevante para o eleitor que seleciona seu candidato a partir da visão de mundo religiosa", afirma.

Até o fechamento desta edição, o deputado federal Raul Henry (MDB) não tinha definido a sua agenda.

Pré-candidato a prefeito do Recife e deputado federal, João Campos, participou do evento
Pré-candidato a prefeito do Recife e deputado federal, João Campos, participou do eventoFoto: Roberto Pereira

As ruas do Recife Antigo ganharam ainda mais cor na noite desta quarta-feira (20) com o desfile do Bloco Mamas Saudáveis, organizado pelo segmento de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco. Com o objetivo de difundir a mensagem da importância dos exames preventivos do câncer, centenas de pessoas vestiram suas camisas amarelas e desfilaram ao som de Patusco e Orquestra de Frevo Só Mulheres. O deputado federal João Campos participou da atividade, juntamente com o deputado Danilo Cabral, o secretário estadual Aluísio Lessa, a primeira-dama do Recife, Cristina Melo, entre outras lideranças.

“Esse é o décimo ano que o Bloco Mamas Saudáveis desfila nas ruas do Recife, sempre levando a mensagem do respeito no Carnaval e do cuidado com a saúde das mulheres, que deve acontecer durante todo o ano. Fizemos um bonito desfile, atraindo centenas de pessoas às ruas. A Secretaria de Mulheres do PSB está, mais uma vez, de parabéns pela organização do evento”, destacou o presidente estadual do partido, Sileno Guedes.

Este ano, o bloco homenageou a prefeita de Surubim, Ana Célia, a primeira-dama Cristina Melo, a diretora do Hospital da Mulher, Isabela Coutinho, a secretário de Cultura, Leda Alves, a vice-governadora Luciana Santos, a vereadora Nathalia de Menudo, a deputada Roberta Arraes, a militante Terezinha Guedes e o deputado federal João Campos pela sua atuação em defesa da mulher na Câmara Federal.

Secretária estadual do segmento de Mulheres, Niedja Guimarães destacou que o bloco, além de conscientizar a população sobre os malefícios do câncer, também promove ação social, pois as camisas da agremiação foram trocadas por kits de higiene pessoal que serão doados a instituições que acolhem mulheres no tratamento da doença. As entidades ainda não foram escolhidas.

Já o deputado federal João destacou que seu primeiro projeto de lei aprovado na Câmara Federal passa a punir o agressor de mulher, que fica impedido de ocupar cargo público. “É uma alegria poder ver esse bloco que é feito com tanta bravura pelas mulheres socialistas e conta com companheiros de vários municípios. Nosso primeiro projeto de lei aprovado fez uma alteração para melhorar a Lei Maria da Penha. A gente fica muito feliz de receber essa homenagem das mulheres socialistas”, destacou João Campos.

O deputado Danilo Cabral também compareceu ao evento

O deputado Danilo Cabral também compareceu ao evento - Crédito: Roberto Pereira


A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) foi uma das homenageadas do Bloco Mamas Saudáveis em 2020

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) foi uma das homenageadas do Bloco Mamas Saudáveis em 2020 - Crédito: Roberto Pereira

Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor Lupércio
Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor LupércioFoto: Divulgação

O Solidariedade fechou aliança com o PSD para a reeleição do Professor Lupércio em Olinda, durante reunião na tarde desta quinta-feira, 20. O encontro foi conduzido vice-presidente nacional do SD, Augusto Coutinho, e pelo presidente pessedista em Pernambuco, André de Paula. Participaram o prefeito Lupércio, o vice-prefeito Márcio Botelho, o presidente do PSD na cidade, Rodrigo Cardoso, o assessor especial da prefeitura, Evandro Avelar, o vereador olindense Edmilson Fernandes (PSD) e o conselheiro tutelar William Fernandes.

Augusto Coutinho comemorou a aliança que, de acordo com ele, fortalece, ainda mais, a candidatura de Lupércio. “Sempre mantivemos uma boa relação com o PSD e é com alegria que recebemos a decisão dele de nos apoiar. É um partido que vem para somar e se junta a outros que já estão do nosso lado, fortalecendo a candidatura de Lupércio e mostrando que estamos no caminho certo para garantir a continuidade de um trabalho iniciado há quatro anos”, disse Coutinho.

Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor Lupércio. Na semana passada, PSC e PL haviam anunciado adesão ao Solidariedade em Olinda. "É sempre importante contar com pessoas que querem ajudar a nossa gestão a seguir trabalhando para Olinda avançar ainda mais. O PSD tem uma boa representatividade no município e é um partido com grande projeção nacional. O apoio da sigla fortalece o nosso projeto de melhorias para a cidade", disse o prefeito.

Atualmente o Solidariedade possui duas prefeituras no estado de Pernambuco e 57 vereadores. Trabalha para eleger oito prefeitos este ano.

Ao todo, três navios de passageiros estão previstos para atracar na cidade no período de folia de Momo
Ao todo, três navios de passageiros estão previstos para atracar na cidade no período de folia de MomoFoto: Marlon Diego/ Divulgação

A equipe do Porto do Recife, na capital pernambucana, já está em contagem regressiva para recepcionar os turistas de Cruzeiro no carnaval de 2020. Até a sexta-feira da próxima semana (28/02), o ancoradouro receberá 2.206 visitantes, que antes passarão em duas capitais que também são destino certo nesta época, no Brasil: Rio de Janeiro e Salvador. Ao todo, três navios de passageiros estão previstos para atracar na cidade no período de folia de Momo. Depois, seguem para Fortaleza.

O primeiro chegará à cidade na segunda-feira (24), às 8h. Vindo de Salvador e com bandeira de Malta, a embarcação MS Europa 2 conta com 516 turistas a bordo. A embarcação iniciou viagem no dia 30 de janeiro em Santiago, no Chile. Na terça-feiral (25), o Porto do Recife receberá outros 258 passageiros, a partir das 14h. Eles virão no cruzeiro Hamburg, de bandeira alemã, que antes terá parada no Rio de Janeiro. A viagem foi iniciada em Montevidéu, no fim do mês passado. Os dois navios só passam um dia no Recife, antes de seguir para a capital cearense.

Já na sexta-feira (28), praticamente fechando o mês de fevereiro, será a vez do navio Voledam, vindo de Salvador, atracar às 8h. Assim como os demais, o roteiro começou no exterior - neste caso, a viagem foi iniciada na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 5 de janeiro. A embarcação chegará à cidade com 1.432 passageiros a bordo.

PREVENÇÃO - Seguindo o protocolo de controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em sintonia com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a direção do Porto do Recife também se preparou para enfrentar possíveis situações de risco relacionadas ao coronavírus. Contudo, os três navios que chegarão à cidade já estão no Brasil há tempo superior aos 18 dias que uma embarcação, rotineiramente, ficaria em observação ante alertas mundiais, período denominado de “quarentena”.

O coordenador de Gestão Ambiental do Porto do Recife, José Divard de Oliveira Filho, esclarece que antes de uma embarcação atracar, é de praxe que seja emitida a “declaração de saúde” - boletim pelo qual a Anvisa é informada de ocorrências atípicas, como casos de febre ou diarreia a bordo, por exemplo. Somente após a análise deste documento é que os passageiros podem desembarcar. O relatório também é disponibilizado pelo comandante do navio aos órgãos anuentes, como Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal, cerca de 24 horas antes do horário previsto de chegada da embarcação.
Em um caso deste tipo, o comandante do navio deverá providenciar a lista de viajantes com identificação de função, cabine, possíveis contatos a bordo, escalas e conexões. Ele ainda garantirá a implementação das medidas de prevenção e controle sanitário complementares orientadas e/ou determinadas pela autoridade sanitária.
“Também serão emitidos avisos sonoros com orientações da Anvisa, em quatro idiomas, no Terminal de Passageiros”, complementa Divard. Os avisos, durante o procedimento de desembarque, vão ser disponibilizados em português, inglês, espanhol e mandarim.

NÚMEROS ANIMADORES - A temporada 2019/2020 se encerrará no dia 20 de abril, com a chegada do Costa Fascinosa. A expectativa é um aumento de quase 70% no número de passageiros, e o de embarcações também cresceu: em vez dos 19 navios da temporada anterior, chegarão por aqui 26 navios de passageiros, trazendo mais de 40 mil visitantes.

A expectativa é a de que sejam deixados, pelo menos, R$ 8 milhões pelos turistas no comércio de bens e serviços. Pesquisa realizada pela Empetur aponta que os turistas de cruzeiros ficam cerca de quatro horas e meia em solo pernambucano, e gastam, em média, R$ 202,14 enquanto estão em terra firme. De acordo com o levantamento, realizado em 2018, 74% dos cruzeiristas vêm do exterior.

Deputado estadual Joel da Harpa (PP)
Deputado estadual Joel da Harpa (PP)Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha

Em resposta a nota da Fundação Leonel Brizola em Pernambuco (PDT), o Deputado Joel da Harpa diz acreditar que houve um equívoco por parte da presidência da Instituição. Em nenhum momento o parlamentar denotou “pouco apreço à constituição e ao Estado de Direito”.

Não está aqui em questão o direito ou não do militar estadual poder fazer greve. Nem tampouco defendemos a postura de alguns manifestantes em esvaziar pneus de viaturas, impedir que policiais trabalhassem normalmente, coagir comerciantes e a população e a outras atitudes elencadas na nota.

Leia também:
Fundação Leonel Brizola critica Joel da Harpa por fala sobre Cid Gomes


O que questionamos é a atitude clara de tentativa de homicídio por parte do Senador Cid Gomes, quando o mesmo avança com a retroescavadeira por cima dos policiais, mulheres e crianças que ali estavam, o que poderia ter ferido gravemente ou levado alguém a óbito. Uma atitude premeditada e pouco coerente por parte de um homem que foi eleito pelo povo cearense para representar o estado no Congresso Nacional, seguindo os preceitos da Constituição e não para realizar atos violentos, numa tentativa clara de querer ferir e até mesmo levar a óbito aqueles profissionais de segurança que lá estavam.

Juridicamente, temos a seguinte situação: a postura do senador Cid Gomes não condiz com a realidade de um parlamentar, visto que a sua atitude claramente foi premeditada, desrespeitando assim a nossa Constituição Federal, bem como o estado democrático de direito.

Colocando o caso em prática, o Senador poderia responder por alguns crimes, caso alguém tenha sido atingido pela retroescavadeira, quais sejam, lesão corporal, que está tipificado no artigo 129 do Código Penal, bem como poderia responder por tentativa de homicídio ou por homicídio, acaso viesse a óbito alguém que tivera sido atingido pela retroescavadeira. Tal conduta está tipificada no artigo 121 do Código Penal.

Ademais, poderiam existir outros agravantes, após a investigação de todo o ocorrido. Sendo assim, reitero o meu posicionamento: quem atirou contra o Senador o fez em legítima defesa, como garantia de vida e proteção daquelas pessoas. u que espero agora é que o Senador Cid Gomes responda devidamente pelos seus atos, na forma da lei.

Joel da Harpa

Desfile do Galo da Madrugada
Desfile do Galo da MadrugadaFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O desfile do Galo da Madrugada, que costuma arrastar milhares de foliões todos os anos, abordará um tema que vem chamando a atenção do mundo: a preservação do meio ambiente para manutenção do planeta. Numa parceria inédita, a comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o maior bloco carnavalesco do mundo decidiram apostar no trabalho de conscientização da população.

Pela primeira vez o carro abre-alas do Galo será temático abordando questões ambientais com o objetivo de chamar a atenção da necessidade da preservação dos nossos recursos naturais. O carro alegórico trará atores e artistas fantasiados com a temática circense. Malabaristas se apresentarão brincando com pequenas bolas representando o planeta terra. Cerca de 50 pessoas com pernas de pau desfilarão com placas e faixas educativas.

Serão exibidas ao longo do desfile, frases como: “Eu me alimento pelo planeta”; “Ei pessoal, vem moçada cuidar do planeta com o Galo da Madrugada”; “No Carnaval a rua é do folião e não da sujeira; e “O que você fez pelo planeta hoje? ”.

“É preciso chamar a atenção da sociedade para esse tema e o Carnaval é uma excelente oportunidade. Não temos mais escolha, a preservação ambiental é uma necessidade. Essa é uma parceria inédita em que todos nós temos a ganhar”, destacou o presidente da comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alepe, deputado Wanderson Florêncio PSC).

Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), a parceria da Casa com o Galo da Madrugada está dentro da linha de aproximar o Poder Legislativo da população com temas de relevância para a sociedade.

“A campanha ‘Alepe Sustentável’ cria um ambiente interno da cultura de preservação do meio ambiente que deve extrapolar os muros e dialogar com a sociedade. Para isso, nada melhor do que um símbolo do Carnaval pernambucano, como o Galo da Madrugada, para levar à multidão essa mensagem de preservação do meio ambiente”, disse.

Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB)

Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) - Crédito: Roberto Soares/ Alepe

Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), a parceria da Casa com o Galo da Madrugada está dentro da linha de aproximar o Poder Legislativo da população

Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), a parceria da Casa com o Galo da Madrugada está dentro da linha de aproximar o Poder Legislativo da população - Crédito: Roberto Soares/ Alepe

O Hospital da Restauração é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco e o maior hospital público do Nordeste
O Hospital da Restauração é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco e o maior hospital público do NordesteFoto: Diego Medeiros/Divulgação

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) entregou, nesta quinta-feira (20), compromisso de emenda no valor de R$ 1,5 milhão ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. O montante será destinado para compras de equipamentos, para reforma do estacionamento e para ampliação do espaço de convívio – esta última, inclusive, é uma das reivindicações da categoria dos enfermeiros.

Gadêlha visitou as instalações, acompanhado do diretor do Hospital, Miguel Arcanjo, e do enfermeiro Rodrigo Patriota. “Com essa emenda, que é recurso do contribuinte, queremos ajudar a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde e dos pacientes que utilizam o Hospital da Restauração”, avaliou.

Para Arcanjo, a emenda será bem-vinda porque o Hospital da Restauração é de grande porte e atende a toda a população do estado. “Teremos todo o cuidado com a execução desta emenda que beneficiará nossa equipe de saúde. Nossa prática na administração do hospital é de deixar todo o trâmite de licitação pronto para executar a emenda tão logo chegue ao Estado”, afirmou.

O Hospital da Restauração é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco e o maior hospital público do Nordeste. O HR tem cerca de 4 mil profissionais. Como hospital de emergência, tem média mensal de 1.200 internações, 8.000 cirurgias, 15 mil atendimentos ambulatoriais e 12 mil emergenciais, porém sofre com as superlotações e a falta de estrutura para atender a alta demanda de pacientes.

Hely Ferreira, professor e cientista político
Hely Ferreira, professor e cientista políticoFoto: Kleyvson Santos / Folha de Pernambuco

Quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014, não faltou quem acreditasse que os Estados onde os jogos seriam realizados, ganhariam obras estruturadoras nas cidades. 

Acontece, que só sendo ingênuo para acreditar que seria cumprindo o calendário estrutural. As construções das Arenas já demonstravam como as obras seriam tocadas. Construir uma delas no Estado do Amazonas chega ser cômico, pois lá não tem
tradição futebolística. Se o desejo era contemplar a região Norte, o local ideal seria em Belém. Daí se explica o atual cenário de um verdadeiro elefante branco, assim como a Arena Mané Garrincha, localizada na capital do país.

Acreditando na vantagem oferecida, o Clube Náutico Capibaribe embarcou em uma canoa furada. Resolveu chamar seus jogos para a Arena Pernambuco (atualmente chamada de Arena de Pernambuco). Aos poucos, os alvirrubros se deram conta que a saída do seu estádio tinha sido uma péssima escolha. Prometeram que em torno da Arena, seria criada a cidade da Copa. Algo que nunca saiu do plano metafísico.

Certa vez, ouvi de um comentarista esportivo que por onde a Copa do Mundo passa, deixa um legado positivo para a população local. Acontece que no Brasil foi diferente. O legado deixado por aqui foi Arenas em locais inóspitos e obras
inacabadas.

P. S. Um pouquinho de Filosofia. A maior fraqueza do homem é atribuir sua responsabilidade ao outro. (Kierkegaard) 

*Hely Ferreira é cientista político.

O prefeito Geraldo Julio fez a entrega dos novos equipamentos durante vistoria à estrutura de Saúde preparada para o Carnaval do Recife na manhã desta quinta-feira (20)
O prefeito Geraldo Julio fez a entrega dos novos equipamentos durante vistoria à estrutura de Saúde preparada para o Carnaval do Recife na manhã desta quinta-feira (20)Foto: Andrea Rego Barros / PCR

Os foliões e turistas que forem curtir o Carnaval terão à disposição um reforço importante nos serviços de saúde ofertados à população, realizados pela Prefeitura do Recife. Nesta quinta-feira (20), o prefeito Geraldo Julio entregou 18 novas viaturas que vão renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife e reforçar o apoio durante o Carnaval. O gestor municipal vistoriou ainda o Posto do SAMU 192 instalado na Praça Sérgio Loreto, em São José, um dos cinco montados na cidade para atender os foliões durante o Galo da Madrugada. Mais de três mil profissionais estão envolvidos nas mais diversas áreas, para atender a população durante os cinco dias de festa.

O prefeito Geraldo Julio afirmou que a prefeitura vem fazendo sua parte para garantir um Carnaval seguro para todos. “Hoje fizemos uma vistoria em toda a estrutura do Samu 192 que vai fazer o atendimento durante o Carnaval e durante o Galo da Madrugada. Toda a equipe do Samu está mobilizada para levar tranquilidade à população e toda a estrutura está montada e pode ser utilizada caso haja necessidade. Também estamos trabalhando na prevenção, com a intensificação do controle das arboviroses. A prefeitura está cumprindo seu papel, montando toda a infraestrutura, agora é a população fazer essa grande festa”, destacou o prefeito.

Este ano, o SAMU 192 colocará nas ruas a maior operação já realizada na capital pernambucana. Dos veículos entregues nesta quinta, foram 15 novas motolâncias, uma ambulância de suporte básico, um veículo adaptado para suporte a incidentes com múltiplas vítimas, com capacidade para carregar mais equipamentos, e um veículo de suporte mecânico para agilizar o conserto de viaturas que apresentem problemas. No total, o reforço será de 33 ambulâncias (dez a mais que em 2019) e 36 motos dando suporte a todos os polos da festa e atendendo aos chamados da Central 192.

De acordo com o Secretário de Saúde do Recife Jailson Correia, o Samu consegue resolver 97% das ocorrências já nos postos de saúde montados. “São cinco postos de saúde espalhados por todo o trajeto do galo da madrugada, começando aqui na Praça José Loreto indo até a Primeiro de Março, totalmente equipados para atendimento das urgências que chegam aqui. Nosso pessoal do Samu conseguem resolver 97% das ocorrências dentro deste tipo de posto, com três médicos, três enfermeiros, prontos com todo o equipamento montado, autonomia para funcionar e atender mais de 150 pessoas durante aquele percurso”, destacou o secretário.

“Esta é a maior operação do Samu em toda a história, está tudo pronto. São cinco postos avançados, para o atendimento do Galo da Madrugada, um posto no Marco Zero, 33 ambulâncias, 36 motolâncias, uma estrutura preparada, desde o atendimento simples na cidade, ao atendimento nos polos do Carnaval. Hoje recebemos um reforço com a ambulância de suporte a múltiplas vítimas, habilitada com equipamentos e materiais para atender várias pessoas ao mesmo tempo”, afirmou o coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

As ações de prevenção também ganharam reforço, focado no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com a pulverização dos ambientes nos camarotes e imóveis próximos, ruas e avenidas, utilizando uma bomba que contém um inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde. Além do controle do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, a Vigilância Ambiental também intensificou, desde o início do ano, a desinsetização e desratização nas unidades de saúde e nos locais de grande circulação de pessoas. A ação visa prevenir as doenças durante o carnaval, quando a circulação de pessoas na cidade aumenta.

O Secretário Jailson Correia deu um panorama sobre outras ações realizadas pela secretaria para a folia de momo. “Hoje também estamos intensificando o trabalho de controle do mosquito Aedes aegypti, que embora seja um trabalho contínuo durante todos os dias do ano, nas proximidades do Carnaval ele se intensifica. Nós estamos fazendo a borrifação de inseticida nas no percurso Galo, pela frequência de pessoas que passam pela área. A ação visa prevenir as doenças durante o carnaval, quando a circulação de pessoas na cidade aumenta”, pontuou o secretário.

pcr

Crédito: Andrea Rego Barros / PCR

pcr

Crédito: Andrea Rego Barros / PCR

Vereador do Recife, Rinaldo Junior (PSB), em entrevista à Rádio Folha
Vereador do Recife, Rinaldo Junior (PSB), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

Em entrevista à Rádio Folha (96,7), na manhã desta quinta-feira (20), o vereador Rinaldo Júnior (PSB) falou sobre as eleições municipais deste ano e sobre a sua migração para o PSB. O parlamentar, eleito pelo Partido Republicano Brasileiro, atual Republicanos, saiu do partido por não concordar com a posição tomada na última eleição presidencial de 2018 de ficar ao lado do atual presidente da República.

“Com a eleição de Bolsonaro, o PRB pegou o rumo da direita, e quem me conhece sabe que eu tenho uma formação política dos movimentos sindicais eu ainda continuo como presidente das forças sindicais de Pernambuco. Então, para mim era muito delicado estar num partido que fez palanque para quem desconstrói tudo que eu acredito” , ressaltou.

Rinaldo, que fazia oposição à gestão do prefeito do Recife nos primeiros dois anos de seu mandato na Câmara Municipal do Recife, hoje está como vice-líder do governo na casa parlamentar e foi para o PSB à convite do próprio prefeito Geraldo Júlio.

“É como o prefeito sempre me diz quando nos encontramos, estávamos indo para a mesma direção, mas em calçadas diferentes. Talvez o que me credenciou a receber esse convite foi um olhar diferenciado sobre a forma de fazer oposição”, afirmou.



assuntos

comece o dia bem informado: