Foram encontrados 322 resultados para "Fevereiro 2020":

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) participou, na noite desta quarta-feira (19), de uma reunião com lideranças que apoiam a pré-candidatura do delegado Antônio Resende (Podemos) no Cabo
O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) participou, na noite desta quarta-feira (19), de uma reunião com lideranças que apoiam a pré-candidatura do delegado Antônio Resende (Podemos) no CaboFoto: Divulgação

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) participou, na noite desta quarta-feira (19), de uma reunião com lideranças que apoiam a pré-candidatura do delegado Antônio Resende (Podemos) à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O ato reuniu militantes do Podemos, Patriotas e do PV, que passou a integrar o grupo nesta semana, após articulação do parlamentar democrata. O grupo defende a mudança na política do município.

“Um ato muito importante, expressivo, que nos deixou muito empolgados. Esse movimento liderado pelo delegado Antônio Resende tem somado mais apoios a cada dia, e vem trazendo um cheiro de vitória. Resende é uma pessoa séria, preparada, antenado aos novos anseios da população, que certamente representará uma boa opção para os eleitores do Cabo, nas eleições de outubro”, destacou Antonio Coelho.

#
Cavalo marinho Boi PintadoFoto: Divulgação

Foi aprovado nessa quarta-feira (19), no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o projeto de lei de autoria do mandato coletivo das Juntas (PSOL) que institui o dia 29 de junho como o Dia Estadual do Cavalo Marinho. O texto propõe que no dia 29 de Junho poderão ser promovidas atividades de reflexão acerca da importância do brinquedo Cavalo Marinho para a história e cultura de Pernambuco nas escolas públicas, privadas e demais repartições públicas do Estado.

A brincadeira do Cavalo marinho é uma forma de expressão tradicionalmente realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco durante o ciclo natalino. Trata-se de uma espécie de teatro popular que representa o cotidiano (presente e passado), real e imaginário, deste grupo social brasileiro por meio da poesia, da música, dos rituais e de seus movimentos corporais.
O Cavalo Marinho pode ser considerado como um “teatro-memória”, um elo entre o antigo e o contemporâneo em que a memória coletiva é a grande condutora, na sua forma dinâmica, mutável e seletiva e foi reconhecido como Patrimônio Imaterial Brasileiro no ano de 2014.

O processo de identificação deste bem cultural teve como base o Inventário Nacional de
Referências Culturais (INRC), que foi aplicado pela Associação Respeita Januário (ARJ), com sede em Recife (PE), e abrangeu o estado de Pernambuco e cidades limítrofes da Paraíba, as cidades pernambucanas especificamente, foram Itambé (PE), Camutanga (PE), Ferreiros(PE), São Vicente Ferrier (PE), Condado (PE), Goiana (PE), Aliança (PE), Paulista (PE), Araçoiaba (PE), Lagoa de Itaenga (PE), Passira (PE), Feira Nova (PE) e Glória do Goitá (PE). Logo, a brincadeira é vivenciada nessas regiões e integram o cenário cultural e histórico dessas cidades. 

A importância do Cavalo Marinho é inegável e por isso merece um Dia Estadual para que possa ser sempre referenciado nas atividades do Estado de Pernambuco, bem como faça parte do calendário oficial do Estado.

O PL agora seguirá para a sanção do governador para então tornar-se lei estadual.

Cloves Benevides recebeu na tarde desta quarta-feira, representantes de empresas
Cloves Benevides recebeu na tarde desta quarta-feira, representantes de empresasFoto: Pablo Henrique/SPVD


O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, recebeu na tarde desta quarta-feira (19), representantes de empresas tradicionais, como Formação Cursos, Grau Técnico e Educar Cursos, além de jovens que se formaram em 2019 pelo Programa Juventude Presente em seu gabinete. O encontro teve como objetivo renovar o compromisso do Juventude Presente com a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional, em 2020.

Na ocasião, o secretário destacou a importância da iniciativa como uma forma de prevenção à violência e ao consumo de drogas. "Ao realizar esta parceria, o jovem ganha perspectiva, a chance de exercer o protagonismo e um caminho para se inserir no mercado”, disse Cloves Benevides.

Em 2019, foram 30 mil vagas e agora são mais 15 mil oportunidades em cursos gratuitos de qualificação profissional pelo Juventude Presente para este primeiro semestre.

Para mais informações e a realização de inscrições dos cursos, os interessados devem acessar o site www.prevencao.pe.gov.br

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha

No período de sexta (21) até a quarta-feira de cinzas (28), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em regime de plantão, das 13h às 17h, atendendo ações cíveis e criminais com caráter de urgência. Além do plantão de 1º e 2º graus na Capital, também haverá atendimento na Região Metropolitana e em 14 comarcas do Interior. Confira todos os endereços, números de telefone e mais detalhes na página do Plantão Judiciário.

As unidades da RMR e do Interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio.

Galo da Madrugada - O Juizado do Folião estará presente em mais um Carnaval do Recife. No sábado (22), durante o desfile do bloco, a unidade atenderá ocorrências que envolvem crimes de menor potencial ofensivo. Serão dois polos de apoio à população, onde os cidadãos poderão fazer o registro de ocorrências: no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio; e na Estação Central do Metrô do Recife, situada na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José. O serviço vai funcionar das 13h às 21h.

Levantamento – Em 2019, o Juizado do Folião registrou sete Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO´s), sendo duas provocações de tumulto, uma ameaça e quatro posse de drogas para uso pessoal, resultando em quatro transações penais nas quais três foram em prestações de serviços à comunidade e uma prestação pecuniária no valor de 200 reais. Em um dos processos, a conduta típica não foi comprovada e nos dois restantes houve a extinção da punibilidade.

Aeroporto – O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o Carnaval, efetuando acordos céleres nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação. A unidade funciona das 7h às 19h, no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.

Pedro Josephi, presidente da Fundação Leonel Brizola em Pernambuco
Pedro Josephi, presidente da Fundação Leonel Brizola em PernambucoFoto: Divulgação

A Fundação Leonel Brizola de Pernambuco publicou uma nota para criticar as declarações do deputado estadual Joel da Harpa (PP), sobre o episódio com o senador Cid Gomes no Ceará, ocorrido na tarde desta quarta-feira (19). O parlamentar que também é policial militar, disse que "os PMs cearenses agiram em legítima defesa", pois o senador "pilotava uma retroescavadeira avançou, passando por cima de policiais no Batalhão da Polícia Militar, além de mulheres e crianças".

Para Joel, Cid Gomes premeditou o ato quando minutos antes falou que tomaria tal atitude. "Estamos falando de profissionais de segurança, pais e mães de família, que estão reivindicando a devida valorização profissional. Eles é que estão sofrendo a verdadeira agressão por parte do Governo do Ceará”, conclui o parlamentar. 

Em resposta a essas declarações, o presidente da instituição pedetista emitiu a seguinte nota:

"As declarações do deputado estadual Joel da Harpa em homenagem aos homens encapuzados que atiraram contra o senador da República, Cid Gomes, denotam pouco apreço pelo Estado de Direito e respeito à Constituição Federal.

Havia uma mesa de negociação estabelecida com o Governo Estadual, com a participação do Ministério Público, de parlamentares da oposição e líderes das corporações, que resultou em avanços e conquistas significativas para toda a tropa. Todavia, minoria dissidente, insuflada por interesses partidários, iniciou a esvaziar pneus de viaturas, impedir que policiais trabalhassem normalmente, a coagir comerciantes e a população a não saírem de suas casas, tudo isto encapuzados, sem a farda, usando veículos e armas da Polícia Militar. Além disto, realizaram montins e bloqueios em batalhões, provocando e disseminando o caos.

Tais condutas deveriam gerar repúdio de qualquer cidadão, sobretudo, alguém investido em cargo político, que deveria respeitar a Constituição, segundo a qual é proibida a greve de militares, e à justiça, que já havia determinado a suspensão daquelas ações.

Neste momento, um homem público deveria se solidarizar e não desvirtuar o conceito de legítima defesa, que só se ocorre quando alguém é vítima de violência injusta, hipótese nao configurada porque quem estava em atos ilícitos eram os encapuzados amontinados. 

Confio que as instituições punirão exemplarmente e manifesto preocupação com as declarações do parlamentar. 

Pedro Josephi

Presidente da Fundação Leonel Brizola em Pernambuco (PDT)"

Deputado estadual Joel da Harpa (PP)
Deputado estadual Joel da Harpa (PP)Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha

Sobre o episódio com o senador Cid Gomes no Ceará, ocorrido na tarde desta quarta-feira (19), o deputado Joel da Harpa, que também é policial militar, disse que "os PMs cearenses agiram em legítima defesa". O senador pilotava uma retroescavadeira avançou, passando por cima de policiais no Batalhão da Polícia Militar, além de mulheres e crianças.

Para Joel, Cid Gomes premeditou o ato quando minutos antes falou que tomaria tal atitude. "Estamos falando de profissionais de segurança, pais e mães de família, que estão reivindicando a devida valorização profissional. Eles é que estão sofrendo a verdadeira agressão por parte do Governo do Ceará”, conclui o parlamentar.

Para quem quer dançar atrás do trio elétrico, a data certa é o domingo (23), no Bloco da Sucata, no Centro do Ipojuca
Para quem quer dançar atrás do trio elétrico, a data certa é o domingo (23), no Bloco da Sucata, no Centro do IpojucaFoto: Marly Ribeiro/SecomIpojuca

Quem não está a fim do sobe e desce das ladeiras e quer um outro cenário para sua folia, pode encontrar em Ipojuca o que quer neste Carnaval 2020. A particularidade deste município do Litoral Sul de Pernambuco, com áreas urbanas, rurais e praias belíssimas se refletiu na programação dos festejos de momo deste ano e resgata algumas tradições que têm se perdido em outros locais com o tempo, como por exemplo, o baile municipal no clube da cidade e a “la ursa” como temática principal da festa popular: “Do campo ao litoral: la ursa no Carnaval”.

Um concurso de fantasias, além da eleição do rei e da rainha do Carnaval acontecerá, nesta quinta-feira (20), no Clube Municipal durante a 13º edição do Baile Municipal, evento em que fica oficializada a abertura do Carnaval do Ipojuca. A entrada é gratuita e o ingresso é adquirido mediante a troca de 2kg de alimentos não perecíveis (uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca e as paróquias locais). O calunga Zé Pojuca, desfila à meia-noite da sexta-feira para o sábado, pelas ruas do Centro do Ipojuca.

Para quem quer dançar atrás do trio elétrico, a data certa é o domingo (23), no Bloco da Sucata, no Centro do Ipojuca. Este ano a agremiação trará o Grupo Revelação, Pegada Light e Allejandro Swingado. Mas se a busca é por irreverência é só escolher a praia: “As Virgens de Serrambi” e “As Galinhas de Porto” também saem no domingo. “As Virgens de Camela” e “As Virgens da Usina” vão desfilar na terça-feira (25).

Mas se a ideia é fugir do barulho e aproveitar as águas cristalinas e mornas do maior litoral de Pernambuco, é preciso correr para garantir a reserva nos resorts, hotéis e pousadas de Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi. Isto porque o Trade Turístico já contabiliza 97% da ocupação. O charme da Vila de Porto com diversos restaurantes, bares e lojinhas tem atraído diversos turistas nacionais e internacionais. Amantes da natureza têm escolhido o destino para fazer passeios de jangada no rio Maracaípe ou mesmo no mar de Porto; presenciar o nascimento das tartarugas marinhas, ver as piscinas naturais, os cavalos-marinhos; conhecer o farol de Porto, o zoológico interativo de animais silvestres, entre tantas outras opções.

Confira a programação completa e seja muito bem-vindo a Ipojuca neste Carnaval!

QUI (20): Baile Municipal às 19h, no Clube Municipal

SEX (21): Zé Pojuca às 22h, no Centro de Ipojuca

DOM (23): Bloco da Sucata às 13h, no Centro de Ipojuca
As Virgens de Serrambi às 18h
As Galinhas do Porto às 17h30

SEG (24): Bloco Sapequinha às 16h em Centro de Ipojuca

TER (25): Bloco do Cuscuz às 14h, no Centro Ipojuca
As Virgens de Camela às 17h
As Virgens da Usina às 14h, na Usina Ipojuca

QUA (26): Bloco de Batatinha em Porto às 18h
Bloco do Bacalhau amigos da Vila do Estaleiro às 10h, no Centro de Ipojuca

Se a ideia é fugir do barulho e aproveitar as águas cristalinas e mornas Ipojuca também oferece as melhores opções

Se a ideia é fugir do barulho e aproveitar as águas cristalinas e mornas Ipojuca também oferece as melhores opções - Crédito: Vinicius Lubambo/Divulgação

O projeto vencedor “ALEPE ACOLHE”, na categoria Projetos Especiais, foi escolhido por votação durante a 23º Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador-BA
O projeto vencedor “ALEPE ACOLHE”, na categoria Projetos Especiais, foi escolhido por votação durante a 23º Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador-BAFoto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (19), a presidente da Unale, deputada estadual Ivana Bastos (PSD-BA), esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ao lado do ex-presidente da entidade, deputado Kennedy Nunes e do tesoureiro-geral, deputado Diogo Moraes, para realizar a entrega do troféu do Prêmio Assembleia Cidadã. A parlamentar foi recebida pelo presidente da Casa, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP-PE)

O projeto vencedor “ALEPE ACOLHE”, na categoria Projetos Especiais, foi escolhido por votação durante a 23º Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador-BA, onde a Casa Legislativa de Pernambuco venceu com 485 votos. O projeto prepara adolescentes que estão no cadastro nacional de adoção e em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e demais inserções sociais.

“Acredito que podemos humanizar as leis e os legislativos. Esse projeto, o Alepe Acolhe, acredito que vamos levar para as outras 26 Casas Legislativas do Brasil essa iniciativa louvável”, destacou Ivana Bastos. Já o deputado Kennedy Nunes (SC), ex-presidente da Unale, falou sobre a missão da entidade de levar debates importantes para as diversas regiões do País, a fim de levar melhorias para a vida da população, citando um Plano Nacional elaborado nos últimos meses, com sugestões de ações para solucionar questões elencadas por deputados de todo Brasil.

O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros agradeceu o reconhecimento recebido. “ A Assembleia de Pernambuco recebe este honroso prêmio que motivou e transformou essa casa em uma incubadora de projetos sociais, a exemplo do Alepe nos Municípios, o Alepe Cuida, e o aplicativo de acesso às leis. Estamos felizes e honrados com esta conquista”, destacou Eriberto Medeiros.

“É um marco grande a Alepe ser reconhecida pelo Alepe Acolhe na sua primeira edição. Ser escolhido entre tantos projetos sociais criativos e de sucesso em outras Casas Legislativas nos motiva a fazer muito mais. Não poderia deixar de parabenizar novamente a funcionária da Alepe que teve a ideia do projeto, Cristiane Alves, que há mais de 30 anos trabalha na assembleia, sempre deixando a marca do zelo e atenção para com o próximo. O resultado não poderia ser outro, um projeto abençoado e premiado”, avaliou Diogo Moraes, também tesoureiro-geral da Unale.

Também participaram da solenidade, o vice-presidente da entidade, deputado Ricardo Barbosa (PSB-PB) e o diretor-geral da Unale, Germano Steves. Deputadas e deputados estaduais de Pernambuco, funcionários e representantes da sociedade civil também prestigiaram a ocasião.

Prêmio Assembleia Cidadã

Incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade como um todo, são os objetivos do Prêmio Assembleia Cidadã, que teve sua primeira edição realizada em 2019.
A premiação é dividida em três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais, e premiará, anualmente, os projetos inscritos pelas Casas Legislativas, através de votação do público participante da Conferência Nacional da Unale. Além do troféu transitório, os vencedores, de cada categoria, também recebem o valor de R$20 mil para expansão e investimento nos projetos e o selo Assembleia Cidadã.

Prefeitura de Olinda
Prefeitura de OlindaFoto: Diego Galba/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda reajustou em 4,5% os salários dos servidores efetivos do município. O aumento será implementado em 2,5%, retroativo a janeiro e, mais 2% em abril. O percentual foi concedido dentro da política de valorização dos servidores, em encontro com representantes da categoria e a gestão municipal.

A Prefeitura também antecipou para esta quinta-feira (20), dia da Abertura Oficial do Carnaval na cidade, o pagamento do salário de fevereiro, aposentadorias e pensões de todos os servidores ativos e inativos da administração pública.

A medida beneficia cerca de sete mil profissionais e permite uma injeção superior a R$ 20 milhões na economia local. O esforço financeiro realizado pela administração revela o respeito com o quadro funcional, além do equilíbrio financeiro dos recursos públicos.

Além de Olinda, a ação de sensibilização já esteve em Itamaracá e Jaboatão dos Guararapes
Além de Olinda, a ação de sensibilização já esteve em Itamaracá e Jaboatão dos GuararapesFoto: Divulgação

Para coibir casos de violações de direitos de crianças e adolescentes durante o período Carnavalesco, equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e da Prefeitura de Olinda percorreram, nesta quarta-feira (19), as ruas da Cidade Alta informando a população sobre os principais crimes contra o público durante a festa e conscientizando as pessoas a não colaborarem e denunciaram as violências aos órgãos competentes.

Durante toda a manhã, as equipes estaduais de Assistência Social e de Políticas para a Criança e Juventude, da SDSCJ, e do município conversaram com comerciantes que têm as barracas na Praça do Carmo e com taxistas que trabalhavam no local sobre como identificar as violações e como acolher as vítimas. Os transeuntes e a rede hoteleira da cidade também receberam orientações e materiais informativos sobre as violências.

Comerciante em Olinda há mais de 10 anos, Luiz Henrique afirma que sempre tem o cuidado de não oferecer bebidas alcoólicas para o público com menos de 18 anos. Pai de duas crianças e uma adolescente de 16 anos, ele destaca que sempre orienta os filhos sobre a necessidade de priorizar os estudos e brincar. “Nunca concordei em colocar meus filhos para trabalhar logo cedo. Eles precisam construir uma vida melhor. Sou pedreiro também e meu filho mais novo, por me ver trabalhando muito, sempre quer participar dos serviços. Para ele não ficar chateado, comprei brinquedos que imitam ferramentas de construção para ele brincar”, conta.

Além de Olinda, a ação de sensibilização já esteve em Itamaracá e Jaboatão dos Guararapes. Na quinta-feira (20), é a vez do Recife. As equipes estarão a partir das 9h no Terminal Integrados de Passageiros, na Estação Central do Metrô e no Recife Antigo. “A atividade é uma estratégia de prevenção e de disseminação de informação. Precisamos que a população esteja ciente de quais crimes acontecem com crianças e adolescentes em eventos de grande porte, como Carnaval, para eles sejam parceiros do Estado no combate às violações”, ressalta o gestor, Sileno Guedes.

LGBT - A campanha Folia sem LGBTfobia, promovida pela SDSCJ em parceria com Secretaria de Defesa Social, se uniu a abordagem social, orientando e distribuindo material informativo em combate ao preconceito da população LGBT. A ação também acontece na quinta-feira (20), no Recife.

SERVIÇO - Abordagem social de orientação sobre violações de direitos de crianças e adolescentes

Quando: Quinta-feira (20), às 9h
Onde: Transporte Integrado de Passageiros (TIP), Estação Central do Metrô e no Recife Antigo

Na quinta-feira (20), é a vez do Recife realizar a ação de sensibilização

Na quinta-feira (20), é a vez do Recife realizar a ação de sensibilização - Crédito: Divulgação

assuntos

comece o dia bem informado: