Foram encontrados 303 resultados para "Março 2019":

Deputado André Ferreira (PSC)
Deputado André Ferreira (PSC)Foto: Roberto Soares/Alepe

Em seu primeiro mandato de deputado federal, André Ferreira (PSC) tem conquistado espaços na Câmara Federal. Na semana passada, foi eleito por unanimidade líder do seu partido na Casa e nesta quarta-feira (27), escolhido para ser o coordenador nacional da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, criada para acompanhar e fiscalizar programas e políticas públicas governamentais destinados à proteção dos direitos à vida, da família, da criança e do adolescente.

O lançamento da Frente ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves. Principal bandeira na sua vida pública, a valorização da família, na visão do deputado, tem sempre que estar no princípio de qualquer debate.

Leia também:
Danilo Cabral pede que ministro da Educação entregue cargo
Com nova filiação, PP amplia bancada na Alepe
[Giro de notícias] Veja as principais notícias desta quarta-feira


“Vivemos tempo difíceis em nosso País e, mais que nunca, precisamos atuar para defender a família. Essa Frente existe exatamente para isso, para fazer o debate sobre as matérias que estão em tramitação na Casa e na pauta no Governo”, afirmou André Ferreira, acrescentando que o grupo também tem, entre as suas atribuições, a função de debater o papel da educação no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Frente parlamentar é uma associação de deputados de vários partidos para discutir um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo.

O governador Paulo Câmara (PSB) participou da 4ª edição da Caravana da Educação
O governador Paulo Câmara (PSB) participou da 4ª edição da Caravana da EducaçãoFoto: Hélia Scheppa/PSB

O município de Igarassu foi escolhido para receber a 4ª edição da Caravana da educação 2019. O circuito de atividades pedagógicas culturais e esportivas contemplou, nesta quarta-feira (27), a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou a programação nos polos e conversou com professores e estudantes da rede estadual e alunos do programa Educação Integrada, parceria entre o Governo do Estado e as redes municipais de educação. A caravana já contemplou as quatro regionais da área metropolitana do Recife e seguirá, agora, para o interior do Estado.

“A educação em Pernambuco vem melhorando, mas o trabalho não pode parar. Ainda temos muito o que fazer. Essas pactuações são justamente para que possamos discutir o que pode ser feito ao longo do ano, o que pode ser melhorado, onde o governo pode ajudar. A gente quer estar muito junto, integrando professor com aluno, oferecendo condições de trabalho e de aprendizado. Tudo isso para que a educação de Pernambuco continue a ser referência no Brasil, como tem sido nos últimos anos”, destacou o governador, que estava acompanhado de sua vice, Luciana Santos (PCdoB).

As ações da Caravana da Educação estão divididas em dois polos, cultural e esportivo, e envolvem centenas de estudantes da rede. Em 2018, a iniciativa movimentou mais de 20 mil gestores e estudantes da Rede Estadual. Na edição de hoje, a Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins concentrou o Polo Cultural, com apresentações de carimbó, maracatu, frevo e ritmos da atualidade, além de um tributo ao cantor Michael Jackson e da banda Batuguedes. Já a Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Guerra foi escolhida para receber o Polo Esportivo. No local, os estudantes participaram de atividades como futsal, voleibol, tapembol e zaccaro ball.

Acompanharam o governador durante a visita ao município os deputados estaduais Guilherme Uchoa Jr, Paulo Dutra, Gleide Ângelo, Dulcicleide Amorim e Sivaldo Albino; os secretários executivos de Educação Maria Medeiros, Severino Andrade e João Charamba; o secretário executivo de Esportes Diego Pérez; o secretário executivo da Casa Civil, Antônio Limeira; a prefeita em exercício de Igarassu, Elcione Ramos; além de prefeitos e outras autoridades políticas da região.

Inauguração - Durante visita ao Polo Esportivo, o governador inaugurou a quadra poliesportiva da instituição de ensino. O novo equipamento, que vai beneficiar mais de 950 estudantes, possui área total de 772,40 metros quadrados de cobertura, com dimensões de 32,05m x 24,10m. O investimento total foi de R$ 530 mil. A programação do polo contou também com a presença de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma competição olímpica, e Edjunior Bonfim, paratleta da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, que é natural da cidade de Igarassu.

Pactuação - Paralelamente às ações da Caravana da Educação, a ETE Jurandir Bezerra Lins também recebeu a reunião de Pactuação de Metas, uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes. Além de promover o debate de estratégias e prioridades para o ano, a iniciativa oportuniza também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro, que reuniu todos os gestores escolares da GRE Metropolitana Norte, é realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Educação Integrada – O município de Itapissuma, que integra a GRE Metropolitana Norte, é uma das 15 cidades de Pernambuco contempladas pelo programa de Educação Integrada – iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental ofertado pelas redes municipais de educação. Atualmente, o programa beneficia mais de 70 mil crianças e adolescentes em 385 escolas municipais em todo o Estado.

O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou a programação nos polos e conversou com professores e estudantes .

O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou a programação nos polos e conversou com professores e estudantes . - Crédito: Hélia Scheppa/PSB



Em Itapissuma, são 3.090 alunos de 14 escolas atendidas pelo projeto, que tem gerado resultados positivos em avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo. Em 2017, o município conquistou a nota 5,1, um ponto a mais que na edição de 2015 (4,1).

Lançada em 2016, a iniciativa inclui ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação de ambientes, fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de uma escola em tempo integral em cada município participante do programa. A expectativa é de que, até 2022, 80 municípios sejam contemplados com a ação, sendo 15 neste ano de 2019.

Deputado Danilo Cabral (PSB-PE)
Deputado Danilo Cabral (PSB-PE)Foto: Sérgio Francês / Divulgação

Em audiência pública com a participação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, realizada nesta quarta-feira (27), na Comissão de Educação da Câmara Federal, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) pediu que ele entregue o cargo. “O próprio governo tem atacado diariamente sua dignidade como ministro. Avalie, em nome de sua dignidade pessoal e dos interesses do Brasil, se não está na hora de Vossa Excelência entregar o cargo”, afirmou.

Durante a audiência, o ministro fez referências aos resultados positivos de Pernambuco na educação, citando as escolas técnicas e a redução da evasão escolar. E disse que o modelo do Estado poderia ser levado para todo país. Danilo Cabral, em sua participação, destacou que, para estar entre os estados com melhor Ideb no Brasil, o estado tornou a educação uma política pública central na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, em 2007 e isso não foi descontinuado nas gestões seguintes.

“E é exatamente isso que falta ao governo atual. Esse governo não coloca a educação como uma política estratégica para o país e o senhor não pode ficar omisso”, criticou Danilo Cabral, que é ex-secretário de Educação de Pernambuco e foi presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na última Legislatura. O deputado acrescentou que “quando avançamos em Pernambuco, fizemos com base em planejamento com metas, prazos, responsáveis e indicadores”.

Leia também:
Frente Parlamentar de Segurança Pública é aprovada
Pauta municipalista é tema de reunião com Rodrigo Maia
[Giro de notícias] Veja as principais notícias desta quarta-feira


Danilo Cabral frisou que o ministro “sequer fez referência ao Ideb, que é o principal indicador de avaliação de resultado. Também criticou o fato de não haver informações sobre as posições do ministro em relação ao Fundeb (expirará em 2020), ao teto dos gastos, que tem reduzido os investimentos na área, e nem mesmo à Reforma da Previdência no que tange os professores.

“Além de a proposta promover o aumento no tempo de contribuição para a carreira do magistério, iguala homens e mulheres em relação à idade mínima. É uma contradição, tendo em vista que a regra geral estabelece essa diferenciação. E não leva em consideração que é uma profissão muito desgastante e o estresse faz parte da realidade”, comentou.

Federação de Hospitais Filantrópicos de Pernambuco (FEHOSPE) se reuniu com o governador Paulo Câmara (PSB), e com o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Federação de Hospitais Filantrópicos de Pernambuco (FEHOSPE) se reuniu com o governador Paulo Câmara (PSB), e com o secretário estadual de Saúde, André Longo.Foto: Divulgação

A superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, participou na tarde desta segunda-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, da reunião da Federação de Hospitais Filantrópicos de Pernambuco (FEHOSPE) com o governador Paulo Câmara (PSB), e com o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Na pauta solicitada pela Federação presidida pela gestora, assuntos relacionados aos hospitais filantrópicos do Estado, como a regularização do repasse mensal, o cronograma de repasse do passivo do tesouro com essas unidades, a reposição de ambulâncias para as Unidades dos contratos de gestão, portal da transparência e a sustentabilidade das instituições filantrópicas. Participaram ainda do encontro Gil Brasileiro (Hospital Tricentenário), Filipe Bitu (Hospital do Câncer) e José Adelino dos Santos Neto (secretário-executivo da SES).

O governador assumiu o compromisso de repor as ambulâncias das unidades de OS até junho desse ano, além de ter marcado um novo encontro para abril com intuito de informar o cronograma de repasse do passivo. “A reunião foi positiva. O governador se comprometeu a realizar uma agenda permanente com a Federação, reconhecendo a importância de manter a sustentabilidade dessas instituições, tendo em vista importância das mesmas para o SUS”, afirmou a gestora.

Deputado Fabrízio Ferraz (PP)
Deputado Fabrízio Ferraz (PP)Foto: Divulgação / Alepe

O Partido Progressistas ampliou sua bancada parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco, totalizando 11 parlamentares, com a chegada do deputado estadual Fabrízio Ferraz (ex-PHS). O PP e o PSB formam as maiores bancadas da Casa, com 11 deputados em cada legenda.

Fabrízio Ferraz atua, além de outras regiões, no Sertão de Itaparica e no do São Francisco. Além da presidência da Alepe, ocupada pelo progressista Eriberto Medeiros, o partido ocupa mais quatro cadeiras na mesa diretora, além de presidir cinco das 15 comissões na assembleia.


O presidente do Progressistas em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte, elogiou a atuação de Fabrízio e anunciou que a filiação dele será comemorada em um grande ato político mês que vem na cidade de Floresta. “Fabrízio é um homem público bastante comprometido com a sociedade e com o estado de Pernambuco, a chegada dele ao partido agrega ainda mais o nosso time”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Leia também:
Frente Parlamentar de Segurança Pública é aprovada
[Podcast] Antônio Fernando apresenta projetos e defende Canal do Sertão


Com representação política em todas as regiões do estado, o PP já mira as eleições municipais de 2020. O partido pretende eleger 40 prefeitos e deverá lançar candidaturas dos atuais deputados Romero Albuquerque, Cleiton Collins, Joel da Harpa e a do delegado Erick Lessa nos municípios do Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Camaragibe, Ribeirão, Cabo, Araripina, Timbaúba, Gameleira, Palmares, Aliança, Barreiros , Itaíba, Paulista, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, entre outras.

Frente em defesa do Novo Pacto Federativo e Confederação Nacional dos Prefeitos, em reunião com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Frente em defesa do Novo Pacto Federativo e Confederação Nacional dos Prefeitos, em reunião com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ)Foto: Divulgação

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, estiveram reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira (26). O objetivo do encontro foi entregar ao democrata a pauta legislativa dos municípios deste ano. As reivindicações apresentadas ao presidente foram construídas com a CNM e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Os projetos discutidos visam fortalecer os municípios, além de aumentar a arrecadação.

Entre os pleitos que foram entregues pela Confederação e pelos parlamentares está projeto de lei que garante o acréscimo de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro, a Lei Kandir, que trata da compensação financeira da União aos estados e municípios em razão da perda decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações, novas regras para consórcio, e de modernização das licitações com simplificação e aprimoramento dos controles, além da opção de reestruturação e abertura ao setor privado para prestação de serviço de saneamento, entre outros.

Para o deputado federal Silvio Costa Filho (PRB-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo, a pauta dos municípios precisa estar na ordem do dia do Congresso Nacional. “A reunião com o presidente Rodrigo Maia foi muito importante, porque tivemos a oportunidade de apresentar toda a pauta municipalista para a Câmara Federal. Entendemos que ele é sensível à necessidade do novo Pacto e solicitamos que, alguns projetos possam ser apreciados antes da Marcha dos Prefeitos, que acontecerá no início de abril", disse.

Leia também:
Câmara escuta de Guedes: 'Vamos construir o Pacto Federativo juntos'
[Podcast] Silvio Filho em defesa do Pacto Federativo e Ivan Moraes comenta prisões no caso Marielle

"O presidente se comprometeu em pautar os pleitos apresentados e quer trabalhar junto à Frente Parlamentar do Novo pacto Federativo, no fortalecimento dos municípios. Além do diálogo permanente com o presidente Rodrigo Maia, vamos dialogar com governadores e prefeitos, para criar uma agenda de fortalecimento de estados e municípios, trabalhando por mais Brasil e menos Brasília, no sentido de fazer com que eles aumentem as receitas, ampliem a capacidade de investimentos, buscando a geração de emprego e renda”, pontuou.

Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se comprometeu em ajudar na pauta na Câmara Federal. “Assumo compromisso com a Frente Parlamentar Mista do Novo Pacto Federativo e com os municípios do Brasil, de ao longo de 2019 trabalharmos de forma conjunta para fortalecer os municípios do país. Sou um municipalista e entendo que a hora é de trabalhar ainda mais pelos estados e municípios. Vamos construir de forma coletiva a pauta legislativa que foi entregue”, pontua Maia.

Além de entidades e parlamentares, a expectativa é que a Frente inicie a agenda com governadores do Brasil na próxima terça-feira (02), com um encontro com governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Deputado Antônio Fernando (PSC), em entrevista à Rádio Folha.
Deputado Antônio Fernando (PSC), em entrevista à Rádio Folha.Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em entrevista ao programa Folha Política da Rádio Folha (FM 96,7), o deputado estadual Antônio Fernando (PSC) apresentou sua atuação parlamentar em defesa das pautas de sua região, o Sertão do Araripe e de como seu grupo político está se articulando na Alepe, entre outros assuntos.

Entre as ações que o deputado destacou está a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Canal dos Sertão. Segundo ele, a obra tem potencial de alavancar a economia pernambucana."Esse é um dos projetos mais grandioso em termos de geração de emprego na história de Pernambuco", disse

Segundo o deputado, a falta de articulação política para defender o projeto fez com que a obra, que faz parte do PAC, não se concretizasse. "Esse projeto não anda porque politicamente não tinha ninguém para puxar, inclusive isso foi uma das coisas que me incentivou a ser candidato", comentou.

Ouça a entrevista na íntegra:

Demóstenes Meira (PTB), prefeito afastado de Camaragibe
Demóstenes Meira (PTB), prefeito afastado de CamaragibeFoto: Felipe Ribeiro/Arquivo Folha

O prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), teria ordenado ameaças à vida de um vereador da cidade e de uma servidora pública. Os dois seriam testemunhas ligadas à Operação Harpalo, que investiga um esquema de corrupção na prefeitura que teria desviado pelo menos R$ 64 milhões durante a gestão do petebista, iniciada em 2017. A informação foi divulgada pela delegada Jéssica Ramos em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27), na sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em Tejipió, na Zona Oeste do Recife.

Segundo a delegada, as duas testemunhas foram beneficiadas com medidas protetivas na operação e teriam recebido as ameaças de pessoas ligadas ao prefeito. "As ameaças eram para 'não falar nada do que soubessem' e 'tomassem cuidado para o que pudesse acontecer'", detalhou.

Leia também:
Fraudes na Prefeitura de Camaragibe movimentaram R$ 64 milhões, aponta operação da Draco
Operação contra corrupção mira Prefeitura de Camaragibe; secretário é afastado


A PCPE ainda pediu a prisão preventiva e afastamento do prefeito e dos demais envolvidos investigados, mas a solicitação foi negada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Mauro Alencar. "Existiam elementos de obstrução à Justiça. O desembargador responsável pela decisão entendeu que, no caso desse contrato, não existia risco ao erário público, pois era um caso antigo", esclareceu a gestora do Draco, Silvana Lélis.

A sequência das investigações pode resultar em um novo pedido de prisão e afastamento de Demóstenes Meira. "O desembargador não descartou a possibilidade de acordo com as outras investigações", acrescentou a gestora.

Resposta da prefeitura
Em nota enviada ao Blog da Folha, a Prefeitura de Camaragibe afirmou que todos os processos de licitação da gestão têm sido realizados de forma transparente e legal. "O órgão municipal irá aguardar as investigações para que todas as medidas legais e necessárias sejam tomadas, a fim de que tudo seja esclarecido", esclareceu.

Resposta do TJPE
O TJPE afirmou em nota que o desembargador Mauro Alencar deferiu algumas medidas cautelares requeridas pela autoridade policial e pela Procuradoria da Justiça. As investigações ainda não foram concluídas e novos subsídios devem ser coletados para dar sequência à operação.

Confira a nota na íntegra:
O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mauro Alencar, é o relator do inquérito policial que apura supostos crimes praticados pela Administração Municipal de Camaragibe. O magistrado informa que, analisando os autos, deferiu algumas medidas cautelares requeridas pela autoridade policial e pela Procuradoria da Justiça. No entanto, como a investigação ainda não foi concluída, outras medidas ainda poderão ser adotadas para subsidiar eventual oferecimento da denúncia pelo procurador geral da Justiça. Por fim, informou o desembargador relator que o inquérito tramita no âmbito do TJPE sob sigilo, e qualquer pronunciamento do Judiciário fora dos autos poderá prejudicar a fase inquisitiva.

Veterinário faleceu no cargo de secretário secretário executivo de Direitos dos Animais do Recife e agora receberá justa homenagem
Veterinário faleceu no cargo de secretário secretário executivo de Direitos dos Animais do Recife e agora receberá justa homenagemFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

O prefeito Geraldo Julio (PSB) assinou, nesta quarta-feira (27), um Projeto de Lei com a proposta de batizar o Hospital Veterinário do Recife com o nome de Robson José Gomes de Melo, ex-secretário de Direitos dos Animais do Recife, falecido na última segunda-feira (25).

O Projeto foi enviado para a Câmara Municipal do Recife para apreciação dos vereadores. Na oportunidade, o prefeito Geraldo Julio também anunciou o nome do médico veterinário João Marcelo Figueiredo, membro da equipe da SEDA, como novo secretário executivo de Direitos dos Animais do Recife.

“Essa é uma justa homenagem que podemos fazer a Robson, um profissional competente, que atuou ativamente para a defesa dos animais em nossa cidade. Robson foi fundamental para a construção e inauguração do Hospital Veterinário do Recife, o primeiro hospital público para os animais no Norte e Nordeste e com essa homenagem poderemos eternizar essa dedicação e cuidado que Robson tinha no próprio Hospital”, afirmou o prefeito.

Robson fez parte da equipe da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais do Recife desde a sua criação, em 2013. Em 2016, assumiu a titularidade da pasta. Veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ele participou ativamente da implantação de uma política pública de Direitos dos Animais na cidade.

O Hospital Veterinário do Recife é o primeiro hospital público do Norte e Nordeste voltado para o atendimento dos animais.

No período à frente da pasta, o veterinário contribuiu para o planejamento, construção e inauguração do Hospital Veterinário do Recife. Após a entrada em funcionamento do equipamento ele não era só o responsável pela sua gestão, como trabalhava ativamente nos atendimentos, realizando cirurgias.

Robson era mestre em cirurgia com a utilização de células-tronco e foi professor na Universidade Federal do Paraná. Em sua carreira, atuou como oficial médico veterinário do Exército, onde era responsável pelo zoológico do Centro de Instrução de Guerra na selva (CIGS), em Manaus, por 2 anos. Além disso, possuía diversos cursos de especialização em cirurgia, reprodução e clínica.

Novo secretário
- João Marcelo de Souza Figueiredo é formado em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1999, e bacharel em direito pela FACIPE em 2012. Integra o quadro da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais desde 2013, onde exerceu o cargo de Gerente de Medicina Veterinária até 2016, passando ao cargo de Gerente Geral de Gestão. Agora assume a titularidade da Secretaria Executiva.

Hospital Veterinário do Recife 
- O Hospital Veterinário do Recife (HVR) foi inaugurado em junho de 2017 e desde então atingiu a marca de 48,6 mil procedimentos realizados gratuitamente, entre consultas ambulatoriais e emergenciais, vacinação, castração e diversas outras cirurgias. O HVR é o principal pilar da política de Defesa dos Animais implementada no Recife em 2013 com a criação da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais. A SEDA já realizou 22,7 mil castrações e mais de 7 mil consultas gratuitas em mais de 40 mutirões nos bairros do Recife. O HVR funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A unidade de saúde veterinária oferece serviços como castrações, consultas clinínicas, exames laboratoriais e de ultrassom, além de alguns atendimentos especializados, como os da área de ortopedia e odontologia.

O Hospital Veterinário do Recife é o primeiro equipamento público do Norte e Nordeste voltado para os animais

O Hospital Veterinário do Recife é o primeiro equipamento público do Norte e Nordeste voltado para os animais - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Coletiva da Operação Harpalo
Coletiva da Operação HarpaloFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) detalhou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27), a Operação Harpalo, voltada para combater um esquema de corrupção na Prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Segundo a polícia, o grupo, que é ligado à gestão do atual prefeito Demóstenes Meira (PTB), movimentou pelo menos R$ 64 milhões em esquemas fraudulentos. Estão sendo investigados 20 servidores públicos - incluindo o prefeito Meira, o secretário Silvano Jackson e auxiliares da prefeitura - e sete empresas privadas.

Foram detectadas irregulares como como fraudes em licitações e má execução de projetos mal elaborados em nove contratos na área de obras e engenharia. Esses nove contratos estão sendo auditados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

Auditorias investigam ainda possíveis fraudes em contratos de fornecimento de medicamentos e de merenda a escolas municipais, publicidade e propaganda, locação de imóveis e material médico-hospitalar. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, um afastamento cautelar do secretário municipal de Infraestrutura, Silvano Jackson, e duas medidas protetivas em favor de testemunhas.

O empresário potiguar Carlos Augusto Bezerra de Lima é um dos alvos da operação. Ele é proprietário da CA Construções, uma das empresas envolvidas. A esposa dele, Joelma Soares Gomes da Silva, também é investigada. Outra empresa, a Esfera Construções, também faz parte do escopo da investigação. As duas empresas tiveram suas atividades suspensas.

A delegada do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Jéssica Ramos, à frente da investigação, esclarece que os trabalhos tiveram início em dezembro de 2018, quando fraudes em contratos de manutenção de escolas municipais foram detectadas. "Duas empresas de uma mesma pessoas concorriam com uma outra. Coincidentemente, uma dessas empresas venceu a licitação", afirmou a delegada, citando com o contrato era da ordem de R$ 1 milhão.

assuntos

comece o dia bem informado: