Foram encontrados 304 resultados para "Agosto 2017":

Ex-presidente chegou às 11h50 desta quinta-feira (24) em Xexéu
Ex-presidente chegou às 11h50 desta quinta-feira (24) em XexéuFoto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

Após visitas aos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou às 11h50 desta quinta-feira (24), no município de Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco. No local, Lula foi recebido por correligionários e admiradores.

Leia também:
Visita de Lula ao Cais do Sertão deve durar uma hora e meia


Ao lado do ex-prefeito do Recife João Paulo (PT), o senador Humberto Costa (PT) disse que os pernambucanos se deslocaram até o município na divisa com Alagoas para dar um grande abraço carinhoso “no maior presidente que este País já teve”.

“O povo sabe que foi o governo Lula que conseguiu acabar com a miséria e tirar o País do vergonhoso Mapa da Fome. E que foi com ele que Pernambuco teve refinaria, estaleiros, Hemobrás, duplicação de rodovias e cresceu como nunca na sua história”, afirmou o parlamentar.

Segundo Humberto, que vai estar com ele na agenda de três dias no Estado, a população tem grande expectativa de que o projeto que já foi comandado por Lula seja retomado.

“O povo está sofrendo demais com a alta do desemprego, da violência, do caos na saúde e com os desmontes dos programas sociais, como Bolsa Família. Está na hora de mudar e colocar o pobre, novamente, como prioridade”, comentou.

Para o senador petista, a união do povo será capaz de dar força para que o projeto saia vitorioso em 2018, nas eleições presidenciais, e que o Estado e o Brasil voltem a crescer e a se desenvolver. “A visita de Lula ao nosso Estado significa, em primeiro lugar, denunciar com todas as forças o que acontece em nosso país hoje. Temos de mudar esse quadro”, disse.

A caravana de Lula segue para o Recife ainda nesta quinta-feira. No fim da tarde, Lula estará no centro do Recife, onde visitará o Museu Cais do Sertão.

Presidente da AATP, Max Maciel, e o representante de Pernambuco na Abrat, André Coutinho
Presidente da AATP, Max Maciel, e o representante de Pernambuco na Abrat, André CoutinhoFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Com a reforma trabalhista prestes a entrar em vigor, advogados trabalhistas se reúnem para discutir os impactos das mudanças e o futuro do Direito do Trabalho, no Pré-Conat, que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Hotel Canariu's, em Gravatá, no Agreste. O evento é uma prévia do que vai ser debatido durante o Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas (Conat), em outubro, na Bahia.

O Pré-Conat, que é realizado pela Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), vai reunir advogados, juízes, procuradores e professores da área. No dia 25, será a abertura do evento com os conferencistas Delaíde Arantes, ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Eduardo Pugliesi, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; e Luis Carlos Moro, advogado trabalhista de São Paulo e diretor da AASP e Abrat.

No dia 26, a programação conta com paineis específicos, a partir das 8h30 até às 18h. Entre os temas a serem abordados nas discussões estão 'Contrato de trabalho intermitente', 'Negociado sobe o Legislado', 'Danos morais no processo do trabalho com enfoque no Código de Processo Civil', e 'Terceirização x relação de trabalho'.

"Estamos prevendo mais de 600 advogados para tratar da reforma trabalhista, que foi sancionada a Lei 13.467 de 2017, pelo presidente da República, em 13 de julho, e vai entrar em vigor agora em outubro deste ano. E é justamente para tratar dos pontos, as mudanças que ela trouxe tanto no Direito Material quanto do Direito Processual do Trabalho e ver os reflexos dela nas decisões judiciais, como também como se comportará no próprio direito dos trabalhadores. Então, é essa busca que a gente está fazendo. Tratar e não só qualificar os advogados trabalhistas do Estado de Pernambuco, como de outras regiões, como também construir teses, construir ideias", afirmou o presidente da AATP, Max Maciel.

Para o advogado André Coutinho, representante da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), os temas que serão discutidos trarão esclarecimentos para a advocacia trabalhista e para a comunidade jurídica trabalhista de uma forma geral. "Porque são temas ainda que vão ser muito discutidos. A gente não tem ideia ainda como isso vai compreendido pela magistratura, como vão aplicar as regras novas. Vai ser um debate muito proveitoso", avaliou.

Interessados em participar do Pré-Conat ainda podem se inscrever por meio do site do evento, onde consta também toda a programação.

Socialistas foram à Brasília prestigiar o aniversário de Jarbas
Socialistas foram à Brasília prestigiar o aniversário de JarbasFoto: PAULLO ALLMEIDA

Em meio às especulações de que o grupo dos Coelho pode tomar o comando do PMDB em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), fizeram uma visita ao deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB), em Brasília, em menção ao aniversário do peemedebista. A agenda também simboliza um gesto de unidade das lideranças, que seguem afinadas para 2018. Os socialistas foram acompanhados do presidente estadual do PMDB e vice-governador, Raul Henry, e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

Nos bastidores, as movimentações do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) pelo Estado em busca da consolidação de uma candidatura própria reforçaram a possibilidade de saída do seu grupo do PSB e uma candidatura de oposição a Paulo Câmara em 2018.

 As conversas do parlamentar incluem o DEM e também o PMDB. No entanto, lideranças do PMDB de Pernambuco descartam uma ofensiva contra o diretório local. "A hipótese do PMDB de Pernambuco sofrer uma intervenção é zero. Temos um partido estruturado, acabamos de fazer uma convenção. Não há nada que possa dar ensejo essa possibilidade", garantiu Henry.

Nos últimos dias, Jarbas Vasconcelos contou com a defesa de correligionários contra a ofensiva da Executiva Nacional que o afastou temporariamente das atividades partidárias. O senador Renan Calheiros (PMDB) foi um dos que cobrou respeito à história do correligionário.

Voto eletrônico
Voto eletrônicoFoto: Wilson Dias/ABr

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (24), às 10h, no município de Riacho das Almas, no Agreste, para divulgar o recadastramento biométrico e tirar dúvidas da comunidade em geral. O evento acontece na Câmara de Vereadores da cidade, no Centro.

O corregedor do TRE-PE, José Henrique Coelho Dias da Silva, o desembargador Agenor Ferreira e o desembargador eleitoral José Raimundo dos Santos, preside a audiência, com o apoio do assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos.

O evento ainda conta com a presença do juiz da 97ª Zona Eleitoral, Cristiano Henrique de Freitas Araújo, como também do chefe de cartório Paulo Sérgio Morais Barbosa.

O município de Riacho das Almas tem 18.950 mil eleitores, dos quais 10.772 mil já realizaram a biometria, número que corresponde a 56,84% do eleitorado.

Cais do Sertão
Cais do SertãoFoto: Arquivo Folha PE

Primeiro evento da agenda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá na sua visita ao Estado, que tem início nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo sábado (26), a visita ao Cais do Sertão será um reencontro do petista, ao mesmo tempo, com as suas origens nordestinas e com uma de suas obras no Estado. Marcado para começar às 15h, o tour pelo primeiro módulo do deverá durar uma hora e meia.

O museu diz estar tratando esta quinta-feira como outra qualquer, um dia de entrada gratuita. A única mudança na rotina será o controle mais rígido dos visitantes a partir das 14h. No intervalo de uma hora até a chegada de Lula, está mantida a visita de três grupos de estudantes, cujas as escolas já haviam agendado a ida ao equipamento.

A assessoria de Lula, que a princípio havia informado que a comitiva viria em dois micro-ônibus, alterou o número de presentes. Agora serão três ônibus leitos. Ou seja, é possível que o grupo chegue até a 120 pessoas.

O ex-presidente Lula deverá ser ciceroneado pelo coordenador de Projetos da Fundação Gilberto Freyre, gestora do Cais do Sertão, Gilberto Freyre Neto e Brunno Azevedo, coordenador de Ação Educativa. Depois de passar pelos vários ambientes do museu, o petista deve encerrar o tour na sala de instrumentos, onde espera-se que ele se arrisque em um dos instrumentos disponíveis, como a sanfona, a zabumba ou o triângulo.

Leia também:
Em Arapiraca (AL), Lula desfila em cima de carro de boi 

O Cais do Sertão foi gestado no fim do segundo mandato do ex-presidente Lula, em parceria com o então governador Eduardo Campos. Em abril de 2014, foi inaugurado o primeiro módulo. A segunda etapa do museu ainda não tem previsão de inauguração.

Agenda
O ex-presidente Lula deve pisar em solo pernambucano por volta das 10h desta quinta-feira (24). Uma comitiva estadual de petista o receberá na divisa de Alagoas e o acompanhará até o Recife.

De acordo com o senador Humberto Costa (PT), é possível que seja feita uma ou outra parada ao longo do caminho, em manifestações que estão sendo preparadas nos municípios que estarão no trajeto.

Oficialmente, nesta quinta, só há essa visita ao Cais do Sertão. Mas como Lula estará com a noite livre, assim como na da sexta, o ex-presidente deve fazer uma visita à ex-primeira-dama Renata Campos.

Na sexta-feira (25), às 10h, o ex-presidente vai ao Porto de Suape, onde participa de encontro com trabalhadores em defesa das indústrias petrolífera e naval. À tarde, Lula retorna à capital pernambucana, onde comparece a um grande ato que está sendo organizado pela Frente Brasil Popular pela democracia, pelos direitos e por Lula.

No sábado (26) pela manhã, Lula vai a Brasília Teimosa, onde vai visitar o bairro, conversar com moradores e conhecer pessoalmente projetos sociais que estão sendo organizados pelos moradores da localidade.

Foi também o governo Lula o principal parceiro da Prefeitura do Recife na retirada das palafitas e na revitalização da Orla de Brasília Teimosa.

Serviço:

Quinta-feira (24)
16h - Visita ao museu Cais do Sertão

Sexta-feira (25)
10h - Ato com trabalhadores em defesa das indústrias petrolífera e naval em Ipojuca
16h - Ato pela democracia, pelos direitos e por Lula - Pátio do Carmo - Recife

Sábado (26)
10h - Visita a Brasília Teimosa

Reunião com o ministro para tratar da liberação dos recursos foi realizada nesta quarta-feira (23)
Reunião com o ministro para tratar da liberação dos recursos foi realizada nesta quarta-feira (23)Foto: Humberto Pradera/Divulgação

Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), tratou sobre a liberação da emenda da bancada pernambucana ao Orçamento Geral da União (OGU), no valor de R$ 164 milhões para as obras da Adutora do Agreste. A promessa de liberação dos recursos foi feita pelo titular da pasta em reunião com os parlamentares, em abril.

O ministro assegurou a liberação de R$ 11 milhões do orçamento do próprio ministério, nos próximos dias, e lutará para desbloquear mais R$ 40,5 milhões no mês de setembro. Na previsão do Governo do Estado, a Adutora poderá ser inaugurada em dezembro deste ano, caso não haja interrupção dos repasses.

"A Adutora do Agreste é a principal obra hídrica de Pernambuco, pois atende a região com o maior déficit no fornecimento de água do Estado. É fundamental que não haja contingenciamento de recursos, pois a obra está com ritmo acelerado e é fundamental para levar água do Rio São Francisco para várias cidades do Agreste e do Sertão", explicou o governador.

Participaram da audiência o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry (PMDB); o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; o deputado federal Fernando Monteiro (PP); o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua; e o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow.

O governador solicitou o empenho da Integração Nacional para liberação dos recursos para municípios do Estado, cujos projetos foram apresentados pela Compesa e aprovados pela Defesa Civil Nacional. Entre eles, Custódia, Caetés e Capoeiras. O gestor também defendeu a necessidade do DNOCS iniciar a conexão da Adutora do Pajeú com a cidade de Triunfo.

Paulo Câmara convidou Helder Barbalho para visitar Pernambuco em três agendas: na Mata Sul, região atingida pela enchente, para assinar o convênio de aplicação de geomantas; na Mata Norte, para inaugurar a interligação do Sistema Sirijí com o Sistema Jucazinho; e, no Sertão, para visitar as obras das adutoras do Moxotó e do Agreste.

Na véspera de desembarcar no Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por Arapiraca, em Alagoas. No município, foi recebido por admiradores e chegou a desfilar em cima de um carro de boi por alguns instantes, enquanto acenava para os que acompanhavam a visita. A cena foi registrada em transmissão ao vivo no perfil do Facebook do cacique petista, na tarde desta quarta-feira (23). Na cidade, Lula recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Após descer do carro de boi, Lula atende a chamados e pedidos de selfie, abraça e conversa com as pessoas, segura uma vara e veste um chapéu de vaqueiro. No fundo, gritos de "Lula, guerreiro do povo brasileiro". Antes de deixar o local, até o animal ganha um afago do político.

A visita ao município alagoano faz parte da caravana do ex-presidente ao Nordeste. Lula desembarca em Pernambuco nesta quinta-feira (24). A agenda do petista no Estado tem duração de três dias.


Integrantes do Direita Pernambuco organizam manifestação contra visita do ex-presidente Lula
Integrantes do Direita Pernambuco organizam manifestação contra visita do ex-presidente LulaFoto: Divulgação

A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco está mexendo não só com os admiradores do petista. Um grupo intitulado Grupo Ideológico Direita Pernambuco (DPE) está revoltado com a presença do líder do PT ao Estado e está organizando um ato para cobrar da “Justiça a condenação do Petista”. É bom lembrar que Lula já está condenado pelo juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá.

A mobilização dos críticos do petista acontecerá nesta sexta-feira (25), às 16h, na Praça do Derby. No entanto, o grupo admite que ”pode sair pelas ruas da Capital expressando sua revolta”.

“Chegou a hora de mostrar ao Lula toda a indignação do povo Pernambucano. Ele precisa saber que não é bem-vindo em nosso Estado”, ressaltou Leandro Quirino, presidente do Direita Pernambuco. “Ao invés de fazer-se de vítima, Brasil a fora, ele deve prestar contas à Nação e responder por todos os seus atos infracionários”, prossegue.

Por fim, o grupo pede que os contrários à visita de Lula vistam as cores do Brasil e levem a bandeira do Brasil.

“Junte-se ao Direita Pernambuco nesta luta por um País melhor e mais digno. Diga ‘não ao Foro de São Paulo’, ‘não à corrupção’, e ‘Sim’ ao Brasil”, conclamou Quirino. O grupo, no entanto, não deixa claro se protestarão contra outros episódios de corrupção investigados pela operação Lava Jato.

Empreendedores que realizam o serviço de emplacamento de veículos acompanham a reunião desta quarta-feira (23)
Empreendedores que realizam o serviço de emplacamento de veículos acompanham a reunião desta quarta-feira (23)Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

A Portaria 1604/2017, do Detran de Pernambuco, que restringiu a oito empresas o serviço de emplacamento de carros em Pernambuco, é alvo de questionamentos por parte de parlamentares de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta quarta-feira (23). A medida prejudicaria cerca de 150 estabelecimentos em todo o Estado.

Enquanto isso, um grupo de empreendedores da área acompanha a sessão plenária desta quarta. Eles levaram uma faixa solicitando que o Detran reconsidere a decisão. A restrição teria ocorrido porque houve o fim do prazo para regularização dessas empresas.

Para tentar chegar a um consenso, o presidente do órgão, Charles Ribeiro (PSD), vai receber o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) junto com outros parlamentares e representantes da categoria.

Com informações de Ulysses Gadêlha, da Folha de Pernambuco.

Jarbas recebeu Paulo, Geraldo e Raul Henry, no gabinete na Câmara
Jarbas recebeu Paulo, Geraldo e Raul Henry, no gabinete na CâmaraFoto: Reprodução do Instagram

Em meio à turbulência da reforma política em Brasília, o governador Paulo Câmara, o seu vice, Raul Henry, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, tiraram um tempo, na manhã desta quarta-feira para visitar o deputado Jarbas Vasconcelos, que completa 75 anos.

Em postagem em uma das suas redes sociais, Paulo Câmara acrescentou que, durante o encontro, também conversaram sobre o momento que passa o Brasil e Pernambuco. Jarbas deverá ocupar uma das vagas para o Senado na futura chapa à reeleição do governador.

“Jarbas, que é um grande contador de "causos" da política pernambucana, nos contou alguns episódios bem humorados da sua trajetória”, afirmou Paulo Câmara, na postagem.

assuntos

comece o dia bem informado: