Foram encontrados 356 resultados para "Pernambuco":

Novo decreto proíbe eventos com mais de 50 pessoas e determina o fechamento do aeroporto de Fernando de Noronha, além de cinemas, teatros, museus, academias e similares
Novo decreto proíbe eventos com mais de 50 pessoas e determina o fechamento do aeroporto de Fernando de Noronha, além de cinemas, teatros, museus, academias e similaresFoto: Heudes Reges

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta terça-feira (17), um novo pacote de medidas preventivas com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 19 casos confirmados. O novo decreto determina a suspensão de eventos com público superior a 50 pessoas, além da interrupção de operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto de Fernando de Noronha, onde foi identificado um novo caso suspeito.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que o novo paciente notificado configura um estágio comunitário, quando não se identifica a transmissão de origem. “A nossa vigilância epidemiológica e a aceleração na testagem dos exames foi fundamental para que pudéssemos detectar o mais rápido possível a situação, o que nos permitiu adotar medidas mais adequadas para a nossa realidade”, afirmou. O 19ª caso em Pernambuco é de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife, que não tem histórico de viagem para área de transmissão da doença nem contato com paciente suspeito ou positivo.

Sobre a suspeita de contaminação em Fernando de Noronha, André Longo destacou que as medidas iniciais de isolamento já foram adotadas, além de reforçar que a recomendação de fechamento do aeroporto local visa resguardar os moradores da ilha. “O aeroporto será fechado a partir do próximo dia 21 para os turistas, de forma que todos eles tenham condições de voltar em voos que serão disponibilizados pelas companhias aéreas onde adquiriram suas passagens”, informou.

O Governo de Pernambuco determinou ainda o fechamento de teatros, museus, centros de artesanato, cinemas, academias de ginásticas e similares, evitando ao máximo as aglomerações. Outra determinação é a de que passageiros e tripulantes de voos vindos do exterior cumpram, obrigatoriamente, isolamento domiciliar ao desembarcarem no Aeroporto Internacional do Recife. Como anunciado posteriormente, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, inicia a partir de amanhã (18), por tempo indeterminado.

Paulo Câmara

Crédito: Heudes Reges

A obra foi inaugurada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e contou com a presença do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) e líderes políticos locais, como o ex-prefeito Danilo Rodrigues
A obra foi inaugurada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e contou com a presença do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) e líderes políticos locais, como o ex-prefeito Danilo RodriguesFoto: Heudis Régis/ SEI

Aspiração da população de Bodocó e cidades vizinhas do Sertão do Araripe, a ponte sobre o Rio Pequi foi entregue, nessa segunda-feira (9), à população. A obra foi inaugurada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e contou com a presença do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) e líderes políticos locais, como o ex-prefeito Danilo Rodrigues. 

Para Tadeu Alencar, a entrega da ponte, que vai beneficiar uma população de cerca de 330 mil pessoas, das quais 47% da zona rural, significa mais do que o impulsionamento à economia regional, sobretudo ao Polo Gesseiro. A conclusão da obra, avalia o parlamentar, é uma prova de pujança e de vontade política.

“Enquanto o Governo Federal retira o Nordeste das prioridades do Bolsa Família, destinando apenas 3% dos novos benefícios à região mais pobre do País, em Pernambuco, o Governo Paulo Câmara trabalha e age para atender às necessidades do povo. Essa obra da ponte sobre o Rio Pequi é uma prova disso”, assinalou o deputado socialista.

A ponte sobre o Rio Pequi foi concluída com recursos próprios do governo estadual, num montante de investimentos da ordem de R$ 4,6 milhões. A ponte antiga foi destruída pelas chuvas em 13 de abril de 2018.

 

 

Joel pretende dar continuidade às ações do gabinete móvel, percorrendo todas as regiões do estado
Joel pretende dar continuidade às ações do gabinete móvel, percorrendo todas as regiões do estadoFoto: Divulgação

O projeto gabinete móvel, criado pelo deputado Joel da Harpa, continua nas estradas pernambucanas. Neste domingo, o parlamentar esteve na Zona da Mata, passando pelos municípios de Carpina, Lagoa do Carro e em Limoeiro, onde esteve com lideranças locais como o ex prefeito Tiago e o PM Lucas.

Joel pretende dar continuidade às ações do gabinete móvel, percorrendo todas as regiões do estado. A meta é conhecer de perto a realidade local, conversar com líderes, população e também com lideranças da área da segurança pública, especialmente policiais e bombeiros militares.

O desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos recebeu alta hospitalar no feriado da Data Magna do Estado
O desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos recebeu alta hospitalar no feriado da Data Magna do EstadoFoto: José Britto/ Folha de Pernambuco

O desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos recebeu, na manhã de sexta-feira (6), alta hospitalar, face à enfermidade padecida e tratada por equipe profissional do Real Hospital Português, sob coordenação dos médicos Euclides Martins, Eduardo Paixão e Fernando Cerqueira Norberto dos Santos Filho.

Em reconhecimento, destaca o profissionalismo de todos os profissionais que integram os diversos serviços da Unidade Hospitalar, bem como os serviços que por ela são prestados, pelo que formula a todos através do Dr. Alberto Ferreira da Costa - provedor do Hospital, votos de reconhecimento e de gratidão pelo zelo demonstrado.

Também se declara sensibilizado e confortado pelas manifestações, pelas orações e pelos votos prestados pelos amigos e familiares.

Solenidade ocorreu nesta sexta-feira (6), em frente ao Palácio do Campo das Princesas
Solenidade ocorreu nesta sexta-feira (6), em frente ao Palácio do Campo das PrincesasFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em celebração à Data Magna de Pernambuco, o governador do Estado, Paulo Câmara, deputados e outras autoridades participaram, nesta sexta-feira (6), do hasteamento da bandeira e aposição de flores no Monumentos aos Revolucionários, em frente ao Palácio do Campo das Princesas e na Praça da República, respectivamente, na área central do Recife, ocasião em que os heróis da Revolução de 1817 foram relembrados.

O dia, que também é feriado (Lei 16.959/2017), faz menção à autoproclamação de Pernambuco que se tornou República independente de Portugal. Como consequência, o império português empreendeu prisões, esquartejamentos e morte de boa parte dos líderes da Revolução. "Comemorar datas como o dia de hoje, é reafirmar valores de verdade, justiça e democracia, tudo isso permanece presente na realidade brasileira e precisam ser comemorados e passados para as novas gerações. Nosso Estado teve a coragem de há mais de 200 anos fazer com que esses valores valessem à pena e é por eles que estamos aqui nesta celebração", ressaltou Paulo Câmara. 

Leia também:
Data Magna: por que 6 de março é feriado em Pernambuco?
Paulista transfere feriado da Data Magna para 29 de março
Data Magna é lei de Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes

Para a deputada Terezinha Nunes (PSDB), criadora da Lei 1245/2017, junto ao também deputado Isaltino Nascimento (PSB), a data está consolidada no calendário pernambucano, fato que tem imbuído na população o entendimento da importância de um dia como o 6 de março. "O que se celebra hoje é a eclosão da Revolução de 1817, a principal revolução brasileira de acordo com o historiador Oliveira Lima, um movimento que levou à revolta de todo o País, culminando cinco anos depois na independência do Brasil. Pernambuco iniciou esse movimento, portanto.

Em todos os estados do País, existe uma 'Data Magna', criada por meio de Lei Federal. A de Pernambuco foi escolhida pela população, por meio de enquete que percorreu as cidades pernambucanas. "Para o próximo ano queremos que esse dia se consolide ainda mais, para tanto é promessa do Governo do Estado, além da solenidade, prestigiar a data com uma festa popular no Bairro do Recife, para que as pessoas cada vez mais participem e comemorem essa conquista, que é nossa", conclui a deputada.

Para João Paulo, parlamentar do PC do B, celebrar a Data Magna é ter conhecimento da história e de quem doou suas vidas em favor da soberania de um povo. "Relembrar este dia, relembrar aqueles que foram representantes do povo e que lutaram pela independência de Pernambuco, e mais do que nunca nos dias atuais, com a conjuntura política em que o País se encontra, serve também para dar acesso ao povo sobre a importância de lutar pela liberdade de um Estado e do Brasil".


Deputado estadual Joel da Harpa (PP)
Deputado estadual Joel da Harpa (PP)Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha

Preocupado com os policiais e bombeiros militares e a possível disseminação do coronavírus, o deputado Joel da Harpa apresentou a Indicação Nº 003438/2020, publicada no Diário Oficial desta quinta- feira. O parlamentar quer investir na prevenção e pede ao Governo do Estado a distribuição de álcool em gel.

Joel também destaca a necessidade de distribuição de luvas e máscaras N95, consideradas as mais adequadas. “Certas profissões implicam em um risco iminente de sofrer contaminação, tais como durante operações dos policiais e bombeiros militares, pelas características do serviço. Sendo assim, esses homens e mulheres precisam de um suporte especial para que possam estar mais protegidos contra o vírus”, conclui.

Deputado federal Fernando Monteiro (PP), em entrevista à Rádio Folha
Deputado federal Fernando Monteiro (PP), em entrevista à Rádio FolhaFoto: Kleyvson Santos / Folha de Pernambuco

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) interferiu diretamente na restauração da PE-635, que liga Afrânio e Dormentes, reivindicação antiga das duas cidades sertanejas, entrará em execução. A conclusão e homologação da licitação foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial de Pernambuco.

Com a seleção da empresa que irá executar os trabalhos, feita através da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, o parlamentar está agora articulando a ida do governador Paulo Câmara aos municípios para a assinatura da ordem de serviço que dará início às obras, orçadas em R$ 24 milhões que serão direcionados para a restauração de 33 quilômetros da rodovia.

O prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcanti, esteve nesta quarta-feira (4) com o deputado, em Brasília, tratando da boa nova. “Tudo certo e caminhando para este avanço necessário, com a participação imprescindível de Fernando Monteiro, que abraçou nossa causa e contou com a sensibilidade do governador Paulo Câmara. Este foi um compromisso assumido por nós e que será cumprido”, comemorou.

A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti, reforça a importância da rodovia para a economia das cidades: “Através desta via recebemos compradores da nossa produção de ovinos e caprinos de estados como Maranhão e Piauí. Somos o quinto maior produtor do País. Esta é uma luta antiga. Com Fernando Monteiro junto ao governador Paulo Câmara vamos fortalecer a economia de Dormentes”.

Para Fernando Monteiro, a superação de mais esta etapa para o início dos trabalhos na PE-635 permitirá o escoamento da produção da região com mais agilidade e segurança. “A vocação dos municípios requer atenção, e investimentos como este viabilizam o aquecimento da nossa economia. É assim que os avanços fortalecem toda a nossa cadeia produtiva, tão rica e que só requer comprometimento”.

Governador assinou, nesta quinta-feira, a ordem de serviço para a implantação de sistemas que vão captar água dos eixos Leste e Norte da Transposição do São Francisco
Governador assinou, nesta quinta-feira, a ordem de serviço para a implantação de sistemas que vão captar água dos eixos Leste e Norte da Transposição do São FranciscoFoto: Heudes Reges / SEI

O governador Paulo Câmara (PSB) autorizou, nesta quinta-feira (05), na comunidade de Vila do Uri, neste município do Sertão Central, a construção dos sistemas de abastecimento de água do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF). O programa, que prevê obras complementares à Transposição do Rio São Francisco, vai beneficiar 12 mil moradores de comunidades localizadas em até cinco quilômetros de distância das margens dos ramais Norte e Leste da transposição. A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de até 24 meses.

“Sabemos da importância de ter políticas públicas e ações em favor do abastecimento de água. Por isso mesmo, a água é uma prioridade no nosso governo. Hoje, assinamos a ordem de serviço para construção desses sistemas de abastecimento, que serão fundamentais para chegarmos a 12 mil pessoas em mais de 100 localidades, que passaram bastante tempo esquecidas. Sabemos a diferença que isso vai fazer na qualidade de vida dessa população, que precisa do cuidado e da atenção do Governo de Pernambuco, sobretudo nessa questão da água. Vamos continuar dando prioridade máxima ao abastecimento em todo o Estado”, afirmou Paulo Câmara, após assinar a autorização.

Com um investimento total de cerca de R$ 45 milhões, provenientes de parcerias com a União, o programa viabilizará a construção de 42 sistemas de abastecimento que beneficiarão 108 localidades – entre assentamentos, comunidades rurais e quilombolas – que vivem hoje em situação de extrema precariedade hídrica nos municípios de Floresta, Cabrobó, Parnamirim, Verdejante, Betânia, Custódia, Salgueiro, Terra Nova, Mirandiba e Sertânia.

O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, destacou a importância da obra, uma vez que, atualmente, boa parte das 12 mil pessoas que serão beneficiadas só conseguem ter água em casa por meio de carros-pipa. “Quando esses sistemas estiverem prontos, todas essas cidades terão água todos os dias e noites. Ofertar água é, também, oferecer segurança alimentar e mais condições de produzir em toda a região”, observou Dilson.

Em nome de todos os municípios beneficiados, o prefeito de Custódia, Manuca, agradeceu ao governador, destacando o papel fundamental que ele tem exercido, de levar água para as torneiras dos sertanejos. “Uma das maiores virtudes do ser humano é a gratidão. Custódia saiu da posição de uma das piores cidades no quesito abastecimento de água para uma das melhores, e isso é devido à decisão administrativa do governador Paulo Câmara. Por isso, quero agradecer a ele e a todos os envolvidos pelo que foi feito em Custódia e por essa obra que vai beneficiar tanta gente”, disse Manuca.

Moradora da comunidade de Vila do Uri, Gabriela Gonçalves, de 25 anos, vive na região desde que nasceu. Ela contou que a questão da água sempre foi bastante complicada. “Já passamos até 22 dias sem água”, detalhou. Com a obra, prevista para ficar pronta em dois anos, Gabriela passou a ter esperança de dias melhores. “Acredito que vai melhorar, sim. Espero. Porque, sem água, a gente não faz nada, né?”, concluiu.

A primeira aula do grupo ocorreu nesta quarta-feira
A primeira aula do grupo ocorreu nesta quarta-feiraFoto: Divulgação

Procuradores do Estado, ao lado de alunos e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), iniciaram nesta semana o Projeto Aurora, para desenvolvimento de soluções de inteligência artificial para a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). Durante este semestre, quatro procuradores da Procuradoria da Fazenda Estadual (PFE) participarão do Programa Sala de Aula Aberta, da UPE, frequentando a disciplina Computação Inteligente, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da UPE (PPGEC).

Os mestrandos e doutorandos da turma estarão exclusivamente dedicados a desenvolver soluções de inteligência computacional a partir dos problemas e desafios apresentados pelos procuradores Fernanda Braga, Bruno Lemos, André Barros Leite e Rodolfo Cavalcanti. Segundo o professor Fernando Buarque, coordenador do programa e professor da disciplina, a previsão é que, ao fim do semestre, sejam mostrados os primeiros resultados do Projeto Aurora.

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, ressalta que o investimento em tecnologia é uma das prioridades da PGE-PE e que os resultados obtidos com o Projeto Aurora, que será direcionado à recuperação do crédito, serão posteriormente expandidos para as demais Procuradorias especializadas.

A primeira aula do grupo ocorreu nesta quarta-feira (4/3). Para a procuradora-chefe da PFE, Fernanda Braga, “é um enorme privilégio participar de um projeto que conjuga pesquisa científica de ponta e eficiência administrativa”. “As aulas agregam profissionais e estudantes de formações distintas e essa pluralidade enriquece a pesquisa e amplia muito as possibilidades de soluções. A PFE é grata ao professor Fernando, à UPE e aos alunos pela oportunidade de ter toda uma turma dedicada a desenvolver ferramentas de inteligência computacional para o trabalho de recuperação da dívida ativa e combate à fraude estruturada”, afirma.

O primeiro integrante da PGE-PE a participar do Programa Sala de Aula Aberta foi o procurador do Estado André Barros Leite, que desenvolveu em 2018 o projeto “Otimização de meios de cobrança da Dívida Ativa do Estado”. A experiência resultou em ferramentas que passaram a ser utilizadas no trabalho do Núcleo de Dívida Ativa da PFE, do qual é coordenador.

No encontro desta quarta, estiveram presentes ainda o coordenador de Sistemas da Unidade de Informática da PGE-PE, Álvaro Pinheiro, responsável pelo Laboratório de Inteligência Governamental (LiGov) da Procuradoria e doutorando em Engenharia da Computação na UPE, além dos integrantes do LiGov-PGE-PE Edinaldo Júnior, graduando em Engenharia da Computação na UPE; Marcelo Lacerda, doutorando em Ciência da Computação na UFPE; e João Luiz Vilar Dias, doutorando em Engenharia da Computação na UPE.

Instalado em maio de 2019, o LiGov da PGE-PE é o primeiro do Estado e sua equipe já construiu 11 robôs para automatização de processos que possibilitaram a agilização do trabalho dos procuradores. Também desenvolveu 17 painéis, com o uso de tecnologias de Business Inteligence, para produção de relatórios, processamento, gerenciamento, mineração e análise de dados.

CORREGEDORIA – O Sala de Aula Aberta também conta neste semestre com a participação da corregedora-geral da PGE-PE, Socorro Brito, na disciplina Inteligência Artificial, na graduação em Engenharia da Computação da UPE. A matéria é ministrada pelo professor Fernando Buarque e integra o estágio-docência de Álvaro Pinheiro.

“A primeira aula foi ótima e já apontou que a perspectiva é desenvolver um bom trabalho. Nosso objetivo é utilizar a IA para criar mecanismos que possibilitem realizar a avaliação de produtividade dos procuradores de forma unificada”, informou Socorro Brito, que apresentou o projeto com Álvaro Pinheiro. Participou ainda da aula, na terça-feira (3/3), Tiago Ramos, graduando em Engenharia da Computação na UPE.

SALA DE AULA ABERTA – O Programa Sala de Aula Aberta é uma metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida pelo PPGEC da UPE desde 2017, na qual representantes da sociedade civil, empresas ou órgãos públicos participam das aulas do mestrado e doutorado levando problemas reais, para os quais os alunos propõem soluções de inteligência computacional.

Em 2018, a UPE fechou convênio com a ATI para ampliar a participação no programa dos gestores públicos de órgãos que desejem prospectar soluções especializadas e complexas no campo da mineração de dados e da inteligência artificial. Os projetos desenvolvidos ficam disponíveis no repositório LiGov, hospedado na ATI.

Mais de 100 pessoas de empresas dos mais diversos segmentos participaram do evento
Mais de 100 pessoas de empresas dos mais diversos segmentos participaram do eventoFoto: Ascom

O que é mais importante para realização de uma transformação digital dentro de uma empresa? Se você pensou em tecnologia, errou. Segundo heads do mercado de inovação, a resposta está nas pessoas. Em uma mudança na cultura organizacional. O tema foi discutido nesta quarta, no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, em evento que reuniu mais de 100 representantes de indústrias do Complexo, empresas de vários segmentos, universidades e startups.

Abrindo o encontro, Sérgio Cavalcante, head de Inovação do grupo Cornélio Brennand, destacou fatores essenciais para tornar a transformação digital factível: focar no cliente, ouvir pensamentos divergentes, usar o design thinking, valorizar as comunicações e conexões, dar autonomia e confiar na equipe. “Transformação digital não é sobre digitalizar processos. É sobre conexões. A cultura das empresas corresponde a 75% de importância para realizar uma transformação digital. Os outros 25% correspondem à tecnologia, que é apenas o meio para que a transformação aconteça”, afirmou.

Em seguida, os fatores que envolvem a transformação digital foram debatidos em painel que teve participação da Chief Technology Officer da Fablab, Cris Lacerda, do gerente de inovação do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Miguel Gaia, do diretor de fomento e inovação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jaime Alheiros e do coordenador-executivo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Augusto Galvão.

“Em Suape, estamos realizando a transformação digital de forma contínua, implantando inovação nas áreas, mapeando desafios e encontrando as possíveis soluções digitais que podem ser desenvolvidas por startups do ecossistema de inovação do estado”, informou Brunna Lyra, assessora de Inovação de Suape. Ela convidou os participantes para o Suape Labs, programa de treinamento na área que está sendo realizado não só para colaboradores do Complexo, mas também para parceiros interessados.

Também participaram do evento representantes da Digital Strategy e do banco digital C6 Bank, apresentando cases de transformação digital e da cultura organizacional de cada empresa. Logo depois, as startups Coque Conecta, Talkative, Moodar, OnCase e Di2win fizeram pitches sobre os respectivos negócios. O intuito desse momento foi gerar relacionamento entre startups e indústrias presentes.

assuntos

comece o dia bem informado: