Foram encontrados 63 resultados para "Petrolina":

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) anunciou as novas medidas
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) anunciou as novas medidasFoto: Divulgação

O prefeito Miguel Coelho (MDB) concederá uma entrevista coletiva nesta quinta (26) para anunciar novas medidas de controle à Covid-19. Os detalhes serão divulgados em pronunciamento nas redes sociais (Instagram e Facebook @miguelcoelhope) a partir das 12h.

Para facilitar a dinâmica da coletiva, a Coordenadoria de Comunicação pede para os profissionais da imprensa enviarem as perguntas até o horário das 11h. Cada jornalista ou radialista poderá enviar um questionamento ao gestor. As perguntas devem ser encaminhadas para a assessoria de imprensa do prefeito.

Petrolina
PetrolinaFoto: Jonas Santos / Cortesia

O atendimento ao público da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh) passa por mudanças a partir desta sexta-feira (20), em Petrolina. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, o expediente foi reduzido e será das 8h às 13h, adotando o sistema de revezamento presencial e home office, mediante uso do sistema administrativo de comunicação eletrônica municipal denominado “1DOC”. A medida foi adotada como forma de prevenção ao coronavírus.

Além disso, estão suspensos os atendimentos públicos presenciais, com exceção do serviço de protocolo de entrada de processos, até o dia 31 de março. O decreto também prevê que as taxas referentes aos processos protocolados serão encaminhadas via correio eletrônico para os devidos solicitantes. Após o pagamento, o comprovante será encaminhado pelo requerente para o e-mail [email protected]

No âmbito da Secretaria Executiva de Habitação, o atendimento presencial será único e exclusivamente para pessoas já cadastradas e que apresentem alguma pendência de documentação. Já os agentes da Guarda Civil devem seguir suas atividades normalmente, levando em consideração que são imprescindíveis para assegurar a segurança da população.

Havendo a necessidade de atendimento presencial, em caso de urgência, esse deverá ser requisitado por meio de requerimento devidamente fundamentado, a ser apresentado no sítio eletrônico: http://petrolina.pe.gov.br/petroonline/protocolos/, o qual será submetido à análise do chefe do Órgão. Eventuais dúvidas e requerimentos gerais podem ser direcionados à Ouvidoria Municipal, no seguinte sítio eletrônico: http://petrolina.pe.gov.br/petroonline/protocolos/ ou através de via WhatsApp no nº (87) 9 81067310.

Medida é para evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo local e foi adotada como forma de prevenção ao coronavírus.
Medida é para evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo local e foi adotada como forma de prevenção ao coronavírus.Foto: Divulgação

A feira da Areia Branca amanheceu diferente nesta sexta-feira (20). Apesar da feira do bairro ser mais movimentada no fim de semana, ela funciona todos os dias. Para evitar a aglomeração de pessoas nesses espaços, uma medida importante na prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Petrolina decretou o fechamento das feiras na última quarta-feira (18). A equipe de fiscalização chegou cedo ao local, às 4h30 da madrugada, para orientar os feirantes a não montarem suas bancas.

O local foi cercado por viaturas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, com o objetivo de orientar que os feirantes não montassem suas bancas. “A operação foi educativa. Faremos a mesma ação em todas as feiras do município, seguindo o cronograma de funcionamento de cada uma delas. Contamos com a compreensão da população e dos feirantes para que possamos passar por este momento emergencial”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa.

A operação contou com representantes do Disciplinamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, e do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp)

Novo protocolo de enfrentamento ao coronavírus começou a vigorar neste domingo (15)
Novo protocolo de enfrentamento ao coronavírus começou a vigorar neste domingo (15)Foto: Divulgação

Contratação de novos profissionais de saúde, cancelamento de eventos com grande público e quarentena para pessoas oriundas de países estrangeiros. Essas são algumas das ações anunciadas pelo prefeito Miguel Coelho, neste sábado (14), diante do crescimento de casos do novo coronavírus no Brasil. As medidas serão publicadas em decreto municipal que vigora a partir deste domingo (15).

Apesar de até o momento não haver nenhum caso suspeito em Petrolina, o município adota, desde fevereiro, um plano de contingenciamento coordenado pela Secretaria de Saúde. Mais de 300 profissionais do município já foram treinados para lidar com pacientes com o novo vírus e medidas preventivas já vinham sendo tomadas. Com o decreto, a cidade sertaneja passa a adotar ações mais restritivas e reforça o monitoramento.

A primeira iniciativa determinada pelo prefeito foi a criação de um comitê de enfrentamento com entes de várias secretarias e setores envolvidos na questão do coronavírus. Miguel também determinou a contratação de uma equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais destinada a casos do coronavírus. A Prefeitura ainda fechou um convênio com o Hospital Universitário para a criação de leitos de UTI exclusivos para pacientes diagnosticados com o Covid-19.

O novo protocolo de Petrolina é baseado em recomendações do Ministério da Saúde para municípios sem nenhuma ocorrência confirmada. As medidas foram decididas em função da mudança de patamar da transmissão no Brasil. Por Petrolina ser uma cidade dotada de aeroporto e com intenso fluxo de pessoas de várias partes do mundo, a equipe da Secretaria de Saúde decidiu alterar o plano de contingenciamento e adotar ações restritivas.

Uma das medidas de restrição com caráter preventivo será a proibição de qualquer evento cultural, esportivo, político, administrativo, religioso com mais de 100 pessoas na cidade de Petrolina. Congressos, shows de artistas, torneios de futebol, inaugurações, eventos religiosos com grande público, que dependam de autorização da prefeitura, portanto, serão adiados. A gestão municipal ainda recomendará a empresas, faculdades e outras instituições a adotarem o mesmo padrão.

Outra medida estratégica do novo protocolo é a determinação de quarentena de sete dias para qualquer pessoa oriunda de países estrangeiros. Dessa forma, esse público terá de notificar a Secretaria de Saúde e permanecer em um local fixo pelo período estipulado, evitando contato externo até o fim da quarentena.

Na coletiva de imprensa, Miguel Coelho ressaltou que as medidas têm caráter preventivo, mas não podem ser encaradas com alarde pela população. O prefeito adiantou que uma ampla campanha de orientação ao público será desenvolvida com medidas educativas e preventivas sobre o Covid-19. "Nenhum caso de coronavírus foi confirmado em Petrolina. Portanto, não existe motivo para pânico. A alteração em nosso protocolo ocorreu em razão da elevação do patamar na transmissão no Brasil, tendo como prioridade então a prevenção. Tudo vem sendo feito em Petrolina com antecedência, de maneira preventiva e seguindo determinações dos especialistas do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde", explica o prefeito sertanejo.


Confira as medidas do novo protocolo de enfrentamento ao coronavírus para Petrolina:

- Criação do comitê de enfrentamento ao coronavírus

- Contratação de profissionais de saúde para atendimento a casos suspeitos ou a pacientes com Covid-19

- Convênio com o Hospital Universitário para criação de uma unidade exclusiva com leitos de UTI para pacientes com coronavírus

- Restrição de eventos com mais de 100 pessoas cuja autorização dependa da prefeitura

- Recomendação para outras instituições como universidades, faculdades e empresas adiarem eventos com público superior a 100 pessoas

- Cancelamento de inaugurações, atos públicos e eventos do município

- Quarentena de sete dias em um local fixo para pessoas oriundas de países estrangeiros. A medida é válida também a brasileiros que estiveram fora do País nas últimas semanas

- Realização de campanhas educativas para orientação à população sobre medidas de prevenção ao coronavírus

- Proibição de viagens de servidores municipais para fora do País e cidades onde já há transmissão comunitária, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro

- Suspensão de férias dos servidores municipais de saúde

- Restrição de atendimento ao público nos prédios da Prefeitura de Petrolina, secretarias municipais e autarquias. Atendimentos essenciais serão liberados a critério de cada serviço municipal

- Acordo com o Exército para criação de uma hospital de campanha em Petrolina apenas numa situação de emergência, caso a transmissão do vírus se torne comunitária na região

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) anunciou as novas medidas

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) anunciou as novas medidas

Prefeito Miguel Coelho assinou, na noite desta quinta (06), a ordem de serviço para asfaltamento de 27 ruas e avenidas do bairro José e Maria.
Prefeito Miguel Coelho assinou, na noite desta quinta (06), a ordem de serviço para asfaltamento de 27 ruas e avenidas do bairro José e Maria.Foto: Divulgação

O prefeito Miguel Coelho assinou, na noite desta quinta (06), a ordem de serviço para asfaltamento de 27 ruas e avenidas do bairro José e Maria. As obras vão garantir mais infraestrutura e mobilidade para a comunidade a partir de um investimento de R$ 4,6 milhões, fruto de parceria da Prefeitura de Petrolina com a Codevasf.

As obras começam já na próxima semana e devem ser entregues num prazo de 90 dias. Entre as vias beneficiadas com recapeamento, estão avenidas importantes como a Francisco Coelho Amorim e Lili Amorim. "O bairro José e Maria ficou muito tempo sem ações significativas. Apenas na época do ex-prefeito Fernando Bezerra, houve uma intervenção tão grande. São obras que vão valorizar o bairro e melhorar a infraestrutura do José e Maria", ressaltou o prefeito na solenidade.

O ato teve a participação também do senador Fernando Bezerra e do deputado Fernando Filho, responsáveis diretos pela articulação junto ao Governo Federal para garantir o investimento nas obras. Na ocasião, o parlamentar federal adiantou que os anúncios recentes de pavimentação representam apenas uma fração dos recursos que serão aplicados em Petrolina neste ano. "Muita gente já está impressionada com o volume de obras aqui em Petrolina. Quero dizer que isso é apenas o começo, vem muito mais obra de pavimentação, vamos trabalhar para garantir investimentos para outras intervenções como reforma de praças. Miguel vai seguir trabalhando aqui e nós em Brasília vamos buscar os recursos para que a cidade tenha condições para seguir como o melhor lugar para se viver no Nordeste", garantiu Fernando Filho.

Em Petrolina, governador inaugurou oficialmente a EREM Professora Evanira de Souza Dias, que contou com investimento superior a R$ 4 milhões
Em Petrolina, governador inaugurou oficialmente a EREM Professora Evanira de Souza Dias, que contou com investimento superior a R$ 4 milhõesFoto: Heudis Régis/ SEI

Petrolina – Reafirmando o compromisso de ampliar o acesso à educação pública de qualidade em Pernambuco, o governador Paulo Câmara inaugurou oficialmente, nesta sexta-feira (14.02), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Evanira de Souza Dias, na cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco. A estrutura recebeu um aporte de mais de R$ 4 milhões, contemplando 503 estudantes da região. Após o evento, o governador esteve na sede do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Assalariados de Petrolina (STTAR), para discutir os pleitos da categoria.

“É a partir da educação que os jovens vão conseguir ganhar o mundo e alcançar seus sonhos. Por isso, fiz questão de vir conhecer essa obra que foi tão sonhada e que está ajudando os alunos na jornada da aprendizagem. Além disso, é uma escola que foi pensada para dar conforto e qualidade aos professores, que são os grandes responsáveis por fazer as coisas acontecerem no ambiente escolar”, afirmou Paulo Câmara.

Na solenidade, o governador destacou que, em momentos de crise como o que passa o País, é importante priorizar aquilo que pode realmente fazer a diferença no futuro das pessoas. “O maior investimento que um gestor público pode fazer é na educação. Quando assumi, em 2015, eram apenas quatro escolas de tempo integral em Petrolina. Hoje são 13 funcionando, e isso faz muita diferença. São ações como essa que quero continuar fazendo, para que possamos seguir avançando”, frisou.

Para o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, é muito gratificante fazer parte da inauguração oficial da instituição, um presente para a educação do município. “Petrolina foi uma das cidades de Pernambuco que mais recebeu investimentos na área de educação. Foram duas grandiosas escolas construídas do zero, como esta aqui. Isso é um exemplo dos esforços do governador Paulo Câmara para ampliar o alcance da educação no município”, afirmou.

Construída em um terreno de 13,3 mil metros quadrados, a escola conta com 12 salas de aula, secretaria, almoxarifado, diretoria, coordenação, sala multiuso, banheiros, biblioteca, auditório e sala dos professores. A unidade dispõe ainda de laboratório de informática, laboratório de ciências, grêmio, cozinha, vestiários, despensa e quadra coberta. “O governador nos proporcionou uma escola de referência aqui no bairro de São Gonçalo, então somos muito gratos. Posso dizer que meus filhos estudam hoje em uma das melhores escolas do Estado”, agradeceu Dona Iraci Dias, mãe de dois alunos da EREM, um do primeiro e outro do segundo ano.

Além de Fred Amâncio, participaram do evento os secretários estaduais Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário), Antônio de Pádua (Defesa Social), Rodrigo Novaes (Turismo) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); os deputados federais Gonzaga Patriota e Fernando Monteiro; os deputados estaduais Lucicleide Amorim e Lucas Ramos; o secretário executivo de Educação, João Charamba; o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacir Amorim; o presidente da Perpart, Nilton Mota; a vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela; além de diversos prefeitos da região e gestores da área de educação.

'O maior investimento que um gestor público pode fazer é na educação', diz Paulo Câmara

'O maior investimento que um gestor público pode fazer é na educação', diz Paulo Câmara - Crédito: Heudis Régis/ SEI

A entrega será em conjunto com a inauguração da requalificação da Orla neste sábado (15), às 7h30.
A entrega será em conjunto com a inauguração da requalificação da Orla neste sábado (15), às 7h30.Foto: Divulgação

Dois dos principais equipamentos turísticos de Petrolina vão contar com um reforço na segurança. É que a Guarda Civil Municipal (GCM) vai ser equipada com cinco patinetes elétricos, que vão facilitar a mobilidade desses agentes de segurança pública na Orla e no Parque Municipal Josepha Coelho. A entrega será em conjunto com a inauguração da requalificação da Orla neste sábado (15), às 7h30.

Os patinetes foram equipados com as lanternas de sinalização e também foram adquiridos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as equipes que vão utilizá-los. “Essa aquisição é o primeiro passo para a futura formação da Patrulha Turística, que deve ser oficializada assim que os guardas em formação concluírem o curso”, explica o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu .

A ideia é que três guardas façam patrulhas na Orla e dois no Parque Josepha Coelho, locais em que é grande o fluxo de pessoas a passeio ou praticando exercícios. O objetivo é proporcionar mais segurança ao público que frequenta.

Além dos patinetes, a Força Azul já recebeu diversos investimentos da atual gestão municipal, aproximadamente R$ 2 milhões. A frota de viaturas, por exemplo, foi ampliada de 7 para 37. Também foram adquiridos novos fardamentos, radiocomunicadores e EPI’s, como coletes de proteção balística. Outro recente foi a criação de Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e a compra de 170 pistolas calibre 9 mm, um investimento de R$ 680 mil.

O anúncio do investimento aconteceu na última sexta (07), num evento bastante concorrido em um clube do N-7.
O anúncio do investimento aconteceu na última sexta (07), num evento bastante concorrido em um clube do N-7.Foto: Jonas Santos

O prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para a pavimentação de 178 vias na área irrigada. A obra terá investimento de R$ 15 milhões, numa parceria da Prefeitura de Petrolina e a Codevasf. Serão beneficiadas com a ação as comunidades do Bebedouro, projeto Maria Tereza, C-1, C-2, C-3, Alto da Bela Vista, e as vilas novas dos núcleos N-1, N-2, N-3, N-4, N-5, N-6, N-7, N-8, N-9, N-10 e N-11. As máquinas já estão mobilizadas para as obras, porém, em virtude das chuvas recentes, o trabalho deve começar apenas na segunda quinzena deste mês.

O anúncio do investimento foi feito na última sexta (07), num evento bastante concorrido em um clube do N-7. O senador Fernando Bezerra e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, que foram decisivos para a obtenção dos recursos junto ao Governo Federal, também participaram da solenidade.

Após assinar o documento que autoriza o início das obras, o prefeito Miguel Coelho adiantou que, além dessas pavimentações, a gestão municipal deve anunciar em breve o recapeamento da Estrada do Projeto Maria Tereza. "Os recursos estão garantidos e falta muito pouco para podermos realizar esse desejo cobrado há muito tempo. O recapeamento da Estrada do Maria Tereza somado a esse grande volume de pavimentações simboliza a maior intervenção de infraestrutura nas últimas décadas na região irrigada. Mais uma vez, em vez de ficar apenas falando besteira como alguns por aí, mostramos com trabalho e força política que é possível investir em todas as áreas de Petrolina, transformando nossa cidade no maior canteiro de obras de Pernambuco", reforçou o prefeito.

O prefeito Miguel Coelho começou prestando contas sobre o trabalho realizado no ano passado e fazendo uma projeção para 2020
O prefeito Miguel Coelho começou prestando contas sobre o trabalho realizado no ano passado e fazendo uma projeção para 2020Foto: Divulgação

O Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/ FIEPE), deu início, ao ciclo de reuniões mensais com uma palestra do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. O prefeito começou prestando contas sobre o trabalho realizado no ano passado e fazendo uma projeção para 2020.

Depois de enumerar um leque de 140 obras em andamento, Miguel Coelho citou a entrega de mais de 300 ruas pavimentadas e garantiu que, em breve, mais cinco novas creches serão entregues, além de sete novos postos de saúde e uma casa de parto.

Demonstrando ainda claro o interesse no fortalecimento da relação público-privada, o prefeito adiantou: “Podemos crescer a receita e controlar as despesas para poder gerar um superávit nas contas públicas. Gerando emprego na construção civil, na área de serviços para que a iniciativa privada se sinta animada para fazer também seus investimentos visando a construção de um vetor de crescimento alinhado e no rumo da prosperidade e de novas oportunidades para todas as pessoas”, ressaltou.

Quando perguntado sobre a implantação de um novo distrito industrial no município, Miguel Coelho, respondeu dizendo que a prefeitura já identificou uma área e que deu os passos iniciais para a realização deste que é um verdadeiro sonho empresarial de Petrolina.

“Já temos uma área com condições de receber desde empresas de pequeno porte até grandes indústrias que queiram se instalar. Um distrito industrial onde a prefeitura entre com o terreno, com eventuais benefícios, mas que seja tocado e administrado numa gestão compartilhada com a iniciativa privada sob regras de Compliance, de gestão, e eficiência. Atributos que a FIEPE reúne através de todo seu know how”, completou.

De acordo com o diretor da unidade regional da Federação, Albânio Nascimento, a primeira reunião do ano abre com êxito um ciclo de encontros empresariais que promete muitos temas relevantes em 2020.

“Petrolina vive um momento ímpar e diferenciado. Nunca se alavancou tanto recurso federal como hoje. Uma cidade muito bem representada tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, que se completa na força e determinação do prefeito Miguel Coelho. E na esteira desses avanços nosso, a economia vai junto, nossos projetos de irrigação caminham de vento em popa, nossos serviços se deslancham paralelamente ea construção civil alavanca cada vez mais. 2020 será um ano diferenciado”, concluiu.

Participaram também da reunião, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emício Júnior, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado e o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago Brito.

A iniciativa integra o pacote de ações da gestão municipal para estruturar o combate à criminalidade no município sertanejo.
A iniciativa integra o pacote de ações da gestão municipal para estruturar o combate à criminalidade no município sertanejo.Foto: Prefeitura de Petrolina investe em novo armamento

O prefeito Miguel Coelho (MDB) assinou um contrato, nesta quinta (06), para a compra de 170 pistolas para equipar a Guarda Civil de Petrolina. A iniciativa integra o pacote de ações da gestão municipal para estruturar o combate à criminalidade no município sertanejo.

É a primeira vez que a prefeitura investe nesse tipo de armamento para a Guarda. As pistolas são semiautomáticas, do tipo 9 milímetros, com capacidade para 18 tiros por munição. Para adquirir o armamento, foram investidos R$ 680 mil.

Segundo Miguel, o investimento visa dar condições melhores também de proteção para os profissionais que colocam a vida em risco para resguardar a comunidade. "Não faz sentido as forças de segurança portarem revólver 38 para enfrentar bandidos com armas potentes. Em uma situação extrema, a Guarda precisa ter pelo menos condições iguais num embate. É uma medida mais preventiva e que integra um plano maior de combate à violência", pontuou o prefeito.

Além do novo armamento, a segurança municipal foi reforçada com novos materiais como coletes, fardas e um centro de capacitação. Também foi realizado um concurso para novos guardas, que já estão em treinamento, assim como, um investimento superior a R$ 20 milhões em iluminação pública.

assuntos

comece o dia bem informado: