Foram encontrados 12 resultados para "Petrolina":

Deputado federal Fernando Filho esteve em petrolina para inauguração de quadras.
Deputado federal Fernando Filho esteve em petrolina para inauguração de quadras.Foto: Emerson Leite

O deputado federal Fernando Filho (DEM) esteve em Petrolina no último final de semana para a entrega da oitava quadra poliesportiva fruto de recursos de emendas federais do parlamentar. O evento ocorreu na comunidade de Porto da Ilha, na zona rural do município, e contou com a presença do prefeito Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado estadual Antonio Coelho (DEM).

Além de Porto da Ilha, moradores dos bairros de COHAB III e IV, Cosme e Damião, Alto do Cocar, Quati, Vale do Grande Rio e Fernando Idalino já contam com quadras poliesportivas oriundas de emendas do deputado. “Tudo isso é parte do nosso trabalho de buscar recursos em Brasília e trazer para o nosso Estado. Ao todo, serão 26 quadras como essa, em investimentos que chegam a R$ 5 milhões, garantindo o desenvolvimento de Petrolina e do nosso Sertão do São Francisco”, destacou Fernando Filho, que também participou da 14ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Dormentes (Caprishow).14ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos da cidade (Caprishow).

Ato de entrega da pavimentação de 22 ruas em Tapera, Petrolina.
Ato de entrega da pavimentação de 22 ruas em Tapera, Petrolina.Foto: Jonas Santos

Uma noite de comemoração dos moradores da Tapera e tributo a um dos maiores líderes do Sertão de Pernambuco. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, na última sexta-feira (10), a pavimentação de 22 ruas da localidade. Na solenidade ainda foi prestada uma homenagem ao ex-deputado federal Osvaldo Coelho, que será a partir de agora nome da principal avenida da Tapera.

A obra levou seis meses para ser concluída e representa a maior intervenção urbanística da Tapera. Com R$ 410 mil de investimento, a Prefeitura de Petrolina asfaltou 22 ruas e o acesso da localidade ao Rio São Francisco. O trabalho integra a plataforma “Petrolina Cresce”, que tem desenvolvido diversos serviços para melhorar a infraestrutura da zona rural e área urbana da cidade sertaneja.

Leia também:
Miguel Coelho vai à mesa com Doria em São Paulo
[Podcast] Miguel Coelho: "Você não pode querer chegar num partido e já sentar na janela"


No ato de entrega, que teve a participação de vários familiares de Osvaldo Coelho e presença maciça dos moradores da Tapera, o prefeito lembrou o amor do ex-deputado pelo interior como inspiração para a retomada atual dos investimentos e valorização da zona rural. “Estamos numa fase de reconstrução de Petrolina e resgate da autoestima de nosso povo.Há quantos anos a Tapera não espera por esse asfalto? Desde sua fundação. Aqui nem luz tinha direito. Então, melhoramos a iluminação, reabrimos o posto de saúde, vamos construir uma quadra e fizemos essa grande obra. Isso é respeito ao povo do interior, como doutor Osvaldo respeitava quem era do campo”, recordou Miguel na solenidade.

petrolina

Crédito: Jonas Santos

A presidência do partido ficou com Rigel Castro e a vice presidência com Lucinha Mota
A presidência do partido ficou com Rigel Castro e a vice presidência com Lucinha MotaFoto: Divulgação

Na manhã deste domingo (5), o PSOL Petrolina realizou uma reunião para a eleição da nova direção do partido no município. A presidência do partido ficou com Rigel Castro e a vice presidência com Lucinha Mota, terceira candidata mais votada do partido na disputa pela cadeira da Alepe. Lucinha luta por justiça para sua filha Beatriz, assassinada em um crime ainda sem solução e tem na segurança pública sua pauta principal.

Além da eleição, a plenária discutiu a pauta da Reforma da Previdência, com foco na luta para derrotar a proposta do governo federal na Greve Geral, que ocorrerá no dia 14 de junho. Também foi criado o fórum do PSOL no sertão do São Francisco, com a presença na reunião de representação das cidades de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. A codeputada estadual Jô Cavalcanti participou do encontro. Ela colocou o mandato à disposição do município, sendo pautada pela população.

Presidente do PSOL-PE, Severino Alves e a codeputada da Juntas, Jô Cavalcanti , participaram da eleição

Presidente do PSOL-PE, Severino Alves e a codeputada da Juntas, Jô Cavalcanti , participaram da eleição


Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e senador Bezerra Coelho (MDB), reuniram-se, nesta quarta (17), com o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e senador Bezerra Coelho (MDB), reuniram-se, nesta quarta (17), com o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub.Foto: Rafael Nunes

Fechando a agenda em Brasília, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (sem partido), reuniu-se, nesta quarta (17), com o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub. A reunião foi acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra e teve como pauta principal a liberação de recursos para a construção de creches na capital do Sertão do São Francisco.

Miguel falou da necessidade do município sertanejo de expansão da rede de Centros de Educação Infantil (CMEI). Cinco desses equipamentos já estão em fase de implantação com recursos adquiridos em 2018, mas o prefeito relatou que existe demanda para pelo menos outras seis creches. “Estamos expandindo as vagas na rede municipal para as crianças. Já são mais de 17 mil crianças atendidas, porém precisamos ainda criar mais centros de referência para alcançar as nossas metas de universalizar o acesso a creches públicas”, justificou no encontro o prefeito.

Leia também:
[Podcast] 'É igual a um namoro. Você não chega se abrindo', brinca Miguel sobre escolha de partido
[Podcast] Miguel Coelho: "Você não pode querer chegar num partido e já sentar na janela"

Na reunião também foi tratada a liberação de recursos para o custeio de merenda escolar e compra de kits educativos para os alunos. Miguel ainda falou do processo de implantação do ensino em tempo integral e de novas tecnologias como robótica nos primeiros anos de ensino. “Toda essa revolução que estamos implantando na educação de Petrolina requer muito investimento. Por isso, pedi ao ministro apoio para qualificar nossa rede com novas tecnologias e ele se mostrou muito interessado em fazer de nossa cidade um lugar de referência para o restante do País”, relatou Miguel.

Miguel Coelho
Miguel CoelhoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, formalizou, nesta quarta-feira (17), sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O gestor entregou, pessoalmente, em Brasília, a carta de desfiliação ao presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. Miguel passou sete anos associado ao PSB, primeiro e único partido ao qual foi filiado.

No documento, o prefeito de Petrolina alega divergências na forma de praticar política para tomar a decisão, mas ressalta a importância histórica dos socialistas. Miguel cita ainda como referências da convivência no PSB o senador Fernando Bezerra e o ex-governador Eduardo Campos. “Semeamos juntos desejos da população de levar água para os irmãos do interior, asfalto para porta de casa, desenvolvimento que gera emprego e oportunidade, educação que alimenta sonhos, renda que impulsiona o futuro”, lembrou.

Miguel agradeceu ao líder partidário pelo apoio recebido no período em que esteve filiado, quando teve a oportunidade de exercer pelo PSB os cargos de deputado estadual e prefeito da maior cidade do Sertão. “Sou grato ao PSB por ter acreditado em um rapaz de 23 anos para poder ser o deputado estadual mais jovem da legislatura em que concorri. Ainda mais grato por ter acreditado no auge dos meus 25 anos para poder concretizar o sonho de mudança que começava a florescer em nosso Brasil para a minha amada cidade de Petrolina, sendo eleito o prefeito mais jovem da história de nosso município.”

O futuro partidário do prefeito de Petrolina ainda não foi decidido. PSDB e PR são opções viáveis, mas Miguel prefere conversar com lideranças dos partidos para tomar a decisão no segundo semestre deste ano. “Hoje, meu foco é apenas trabalhar por Petrolina. Não tenho pressa para escolher um novo partido, até porque eleição é só no próximo ano. Mas essa decisão será tomada levando em consideração o melhor para Petrolina, Pernambuco e o Brasil.”

Confira a carta:

"Caro presidente Carlos Siqueira, aprendi que a política deve ser sempre usada como meio de transformação para poder ajudar aqueles que mais precisam. Busco seguir esse ensinamento todos os dias ao longo da minha jovem carreira pública. Sempre fui atraído pela política, seja em Petrolina, ou andando pelo nosso estado de Pernambuco.

Desde de muito cedo, pude testemunhar os efeitos da boa política. Primeiro acompanhando meu pai, o senador Fernando Bezerra, em seguida com o nosso saudoso governador Eduardo Campos. Semeamos juntos desejos da população de levar água para os irmãos do interior, asfalto para porta de casa, desenvolvimento que gera emprego e oportunidade, educação que alimenta sonhos, renda que impulsiona o futuro.

Sou grato ao PSB por ter acreditado em um rapaz de 23 anos para poder ser o deputado estadual mais jovem da legislatura em que concorri. Ainda mais grato por ter acreditado no auge dos meus 25 anos para poder concretizar o sonho de mudança que começava a florescer em nosso Brasil para a minha amada cidade de Petrolina, sendo eleito o prefeito mais jovem da história de nosso município.

Não posso deixar de registrar o apoio que tive do diretório nacional em sua pessoa, que não só acreditou mas ajudou efetivamente para a nossa vitória em 2016.
Magalhães Pinto já dizia: “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou.” Pois bem, chegou a hora de mudar. Mudar não de ideias ou convicções, mas mudar de partido. Nos últimos anos, percebi que o conceito que tenho da política, infelizmente diverge da pregada pelo PSB, embora respeite.

Acredito que a política deve ser sempre a arte de somar e dialogar, por isso que peço a compreensão e respeito dos meus agora ex-companheiros de partido. Podemos sempre divergir, mas jamais nos atacar. Campanhas passam, mas a história registra os justos e bravos de caráter que lutam pelo fortalecimento de nossa democracia. Não seremos lembrados sobre quem era da “velha” ou “nova” política, mas sim pelos que faziam e praticavam a boa Política.

Agradeço à confiança, pela amizade, pelo respeito, pela convivência dos últimos anos. Desejo sorte a todos que irão continuar, tendo a certeza de que, independente das disputas que iremos travar, o resultado final será um Pernambuco e um Brasil mais justos, iguais e fraternos para todos. Por isso, venho através dessa carta comunicar ao senhor o meu pedido de desfiliação do quadro de filiados ao Partido Socialista Brasileiro.

Miguel Coelho - prefeito de Petrolina"

Na visita, Tereza Cristina cumpriu cinco agendas em Petrolina e Juazeiro, onde conheceu a produção agrícola
Na visita, Tereza Cristina cumpriu cinco agendas em Petrolina e Juazeiro, onde conheceu a produção agrícolaFoto: Jonas Santos

Após uma extensa agenda no Vale do São Francisco, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, encerrou o roteiro de visitas, nesta segunda-feira (15), com uma reunião para ouvir as demandas dos exportadores de frutas da região. No encontro acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), a gestora se despediu com uma boa notícia para os produtores, a liberação de R$ 3 milhões para pesquisa destinada a melhorar a produtividade na fruticultura em Petrolina e cidades próximas.

A ministra elogiou o desenvolvimento nos perímetros irrigados, a capacidade do Vale do São Francisco e afirmou que o apoio cobrado ao Governo Federal para incentivar essa cadeia produtiva é justa e proporciona retorno imediato à população. “Quando a gente ouve as histórias daqui, fica até barato esses R$ 3 milhões diante de tanto resultado que esse negócio traz”, disse a ministra referindo-se aos mais de 250 mil empregos diretos gerados pela fruticultura no Vale.

Além de se comprometer com recursos para o desenvolvimento do segmento agrícola, Tereza Cristina afirmou que vai negociar a expansão do mercado internacional para os produtores nordestinos. Para isso, o primeiro passo será levar representantes do Vale do São Francisco em viagens oficiais do Ministério para o Japão e outros países ainda neste semestre. “A fruta é um exemplo do potencial que se tem de exportação. Precisamos abrir mais mercados. A gente pode caminhar e muito em relação a esse segmento”, defendeu.

Leia também:
Sudene apresenta Plano de Desenvolvimento do Nordeste a governador
Prefeitura de Primavera assume gestão da Cachoeira do Urubu
[Giro de Notícias] Confira as manchetes pelo País, nesta terça


“Esses R$ 3 milhões garantidos para investir em nossa terra equivalem a novas 20 mil vagas de emprego no setor. Além disso, a visita da ministra tem uma enorme importância porque ela vê de perto a potência que é nossa região, percebe que tem de ser priorizada e ouve da boca de quem produz o que é preciso para manter o Vale do São Francisco como um exemplo do Brasil que dá certo”, resumiu Miguel.

Na visita, Tereza Cristina cumpriu cinco agendas em Petrolina e Juazeiro, onde conheceu a produção agrícola e anunciou também com o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, recursos para a expansão da vinícola Miolo. A titular da pasta da Agricultura é a terceira autoridade com status de ministro a cumprir agenda em menos de um mês na cidade de pernambucana. Também visitaram o município sertanejo o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.



Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu com fruticultores em Petrolina
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu com fruticultores em PetrolinaFoto: Divulgação

Em agenda no Sertão do São Francisco, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reuniu-se, com produtores de vários segmentos da agropecuária,na manhã desta segunda (15). Acompanhada do prefeito Miguel Coelho (PSB), a gestora debateu soluções relacionadas à pesquisa, tecnologia, redução da burocracia e da carga fiscal para fortalecer a fruticultura de Petrolina.

Além do debate sobre a produção de frutas no Vale do São Francisco, o encontro ocorrido na sede do Sindicato Patronal Rural abriu espaço para outros setores econômicos. Produtores da Zona da Mata e Agreste levaram demandas ligadas à cana de açúcar, avicultura, bovinocultura e caprinocultura.

A agenda foi acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra (MDB), os deputados Fernando Filho (DEM), Antonio Coelho (DEM) e o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Capellaro (MDB). A ministra ainda participa, nesta segunda, de atividades em Juazeiro e fecha o dia com uma reunião com exportadores em Petrolina.

petrolina

Lançamento do Plano Nacional de Segurança Hídrica, nesta quinta-feira (11) , em Petrolina
Lançamento do Plano Nacional de Segurança Hídrica, nesta quinta-feira (11) , em PetrolinaFoto: Jonas Santos

Conhecida como terra da irrigação, Petrolina foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para o lançamento do Plano Nacional de Segurança Hídrica. A cidade sertaneja foi visitada nesta quinta-feira (11) pelo ministro Gustavo Canuto, que anunciou com o prefeito Miguel Coelho (PSB) e o senador Fernando Bezerra (MDB) as metas para levar mais água a todos os brasileiros e ações para conter enchentes em regiões de risco. O objetivo é garantir pelos próximos anos mais de R$ 27 bilhões em obras a exemplo de adutoras, barragens e canais, tendo como prioridade o Nordeste, região com mais projetos previstos.

Na visita, primeiro, o ministro inaugurou uma estação de bombeamento no projeto Pontal, um perímetro na área seca de Petrolina que terá sistemas de irrigação como já ocorre há décadas no projeto Nilo Coelho. Em seguida, Canuto vistoriou as obras de 496 habitações populares em construção através de parceria com a Prefeitura de Petrolina. Por fim, num evento com diversas autoridades, foram lançadas para o Brasil inteiro as metas do Plano de Segurança Hídrica.

Leia também:
Fernando Bezerra pede “carteira de obras” para investimentos
FBC será relator da MP da nova estrutura do governo federal
[Giro de Notícias] Confira os destaques pelo País, nesta sexta


Canuto defendeu a necessidade de priorizar a região nordestina, a qual terá obras como o ramal de Entremontes, o Canal do Sertão, a segunda etapa das adutoras do Agreste e Pajeú, entre outros projetos. No discurso, o ministro ressaltou o simbolismo de lançar o plano em Petrolina. “Tive o prazer de conhecer essa potência da irrigação. É uma terra abençoada. O plano é o começo, um norte. Queremos trazer água para toda essa região, este é o objetivo”, resumiu.

Ainda na solenidade, o prefeito Miguel Coelho assinou junto com o ministro uma ordem de serviço para obras de pavimentação em 28 ruas de Petrolina com fundos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Serão beneficiados os bairros do Jardim Petrópolis, Terras do Sul, São Joaquim, Henrique Leite e Fernando Idalino. “A gente fica feliz de contar com essa força política para trazer um ministro para lançar o plano nacional e também anunciar mais obras para nossa cidade. Na próxima semana será a vez da ministra Tereza Cristina, que virá a nossa região e com certeza outros investimentos chegarão junto com sua passagem por Petrolina”, comemorou Miguel Coelho.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, esteve em Petrolina, neste sábado (23) e foi recebido pelo prefeito Miguel Coelho.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, esteve em Petrolina, neste sábado (23) e foi recebido pelo prefeito Miguel Coelho.Foto: Jonas Santos

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, esteve em Petrolina, neste sábado (23), para conhecer os potenciais econômicos do município sertanejo. Na visita, o dirigente foi recebido pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), que apresentou fazendas de frutas do Vale do São Francisco. No encontro, também foi discutida a liberação de investimentos para a pavimentação de corredores de ônibus.

Leia também:
[Giro de Notícias] Confira as manchetes desta segunda
Pernambuco vai criar novo programa para estimular PPPs


Após a vista, o prefeito Miguel Coelho acredita que ainda neste semestre devem ser liberados pelo banco R$ 17 milhões para as obras de estruturação seja por recapeamento ou pavimentação de vias destinadas a grande fluxo de transporte em Petrolina. O prefeito ainda falou da possibilidade de a Caixa assegurar uma linha de crédito aos produtores de frutas do Vale do São Francisco e cobrou a abertura de uma superintendência própria da instituição no município sertanejo.

“Foi uma agenda muito produtiva para o presidente, que viu a força de nossa região, e obviamente para nós porque ficamos a um passo de conseguir mais recursos para obras em nossa cidade. Essa visita é muito estratégica e demonstra a força política de nossos representantes em Brasília. Agora é fechar os detalhes contratuais e estamos confiantes que nos próximos meses teremos R$ 17 milhões para mais pavimentação em Petrolina”, explicou Miguel.

A agenda foi acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra (MDB), que articulou a visita de Guimarães ao Sertão, além dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. No segundo dia de passagem pelo Sertão, eles estiveram com presidente da Caixa no Hospital Dom Tomás para pleitear recursos ao trabalho realizado pela Apami (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e Infância).

petrolina


Wm Petrolina, bloco apresentará marchinhas com temas de combate à violência contra a mulher
Wm Petrolina, bloco apresentará marchinhas com temas de combate à violência contra a mulherFoto: Divulgação

Durante o carnaval de Petrolina, o combate à violência contra a mulher será o principal mote na 10ª edição do bloco ‘Quem disse que a gente não vinha’. A Agremiação desfilará neste domingo (3), pelas ruas do centro da cidade, com concentração marcada na Praça Maria Auxiliadora, a partir das 17h.

Ao som do frevo da orquestra Baque Virado, o bloco fará uma panfletagem em conscientização sobre a importância de denunciar qualquer caso de violência contra mulheres. “Independente da época do ano, é fundamental que as pessoas saibam que a violência precisa ser combatida e cada um faz a sua parte quando denuncia os casos", disse a secretária da Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana.

Segundo a gestora, o carnaval é "um momento de empoderamento da mulher, onde ela possa reconhecer as fragilidades que, muitas vezes, ela está inserida”, reforça.

O Bloco é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), através da Secretaria Executiva de Juventude, Mulher e Acessibilidade em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco; a Rede de enfrentamento à Violência Contra a Mulher e a Rede de Mulheres do São Francisco.

Em Petrolina, os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados através dos telefones da Delegacia da Mulher 3866-6625; Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM) 3867-3516 ou ainda pelo 0800 2818187 e também pelo número 180.

comece o dia bem informado: