Foram encontrados 14 resultados para "Olinda":

Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Jorge Federal (PR).
Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Jorge Federal (PR).Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Olinda faz o pagamento, nesta sexta-feira (20), do salário do mês de março de todos os seus servidores e cargos comissionados. Na segunda-feira (23), os funcionários efetivos receberão, caso queiram, a primeira parcela do 13º. mês.

“A pandemia do coronavírus tem fragilizado a economia dos municípios e de inúmeros setores produtivos da sociedade. Este é o momento do Poder Legislativo ser solidário e dar a sua contribuição para o enfrentamento das enormes dificuldades que afligem trabalhadores, prestadores de serviço, comércio e indústria,” disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal.

Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Jorge Federal (PR).
Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Jorge Federal (PR).Foto: Divulgação

“Não podemos por em risco os estudantes, a suspensão das aulas deveria ser imediata, perdemos tempos em adotar medidas efetivas para esse primeiro momento de enfrentamento ao coronavírus,” disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal de Olinda.

E prosseguiu: “Não vejo justificativa para essa demora em adotar medidas preventivas nas escolas, o risco é maior que um possível prejuízo,” disse Jorge Federal ao registrar que uma criança, de 10 anos e garota de 16 anos, tiveram caso confirmados de coronavírus em Pernambuco.


Câmara Municipal de Olinda
Câmara Municipal de OlindaFoto: Divulgação


A Câmara Municipal de Olinda realiza, nesta terça-feira (17), sessão para apreciar todos os projetos que estejam tramitando, em regime de urgência, em seguida suspende suas atividades por 15 dias. A sessão, restrita aos vereadores e funcionários, será transmitida, em tempo real, pelo Canal de Youtube e Facebook da Câmara de Olinda.

“Vamos fazer um esforço para votar toda a pauta e assim evitar atrasos nos projetos do Poder Executivo (prefeitura)”, disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal de Olinda. Também foi adiada a solenidade de entrega do Diploma Eliete Leite, que estava prevista para esta terça-feira (17/3), a mulheres de destaque no ano de 2019.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Jorge Federal, a interrupção das reuniões públicas visa acompanhar os protocolos adotados pelas autoridades de saúde, que têm recomendado evitar aglomerações em locais fechados.

Medidas

Entre as principais medidas adotadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Olinda:

- Somente terão acesso os senhores vereadores, servidores, terceirizados, profissionais de veículos de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos e fornecedores e empregados que prestem serviços.
- Fica suspensa a realização de atos e eventos nas dependências da Câmara Municipal de Olinda.
- Fica estabelecido o horário de funcionamento das 7h às 13h.
- O Protocolo Geral da Câmara Municipal de Olinda passará a funcionar no Setor de Recursos Humanos, localizado em prédio anexo.
- Os servidores públicos com idade acima de 60 anos poderão realizar suas atividades sob regime de teletrabalho.

Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor Lupércio
Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor LupércioFoto: Divulgação

O Solidariedade fechou aliança com o PSD para a reeleição do Professor Lupércio em Olinda, durante reunião na tarde desta quinta-feira, 20. O encontro foi conduzido vice-presidente nacional do SD, Augusto Coutinho, e pelo presidente pessedista em Pernambuco, André de Paula. Participaram o prefeito Lupércio, o vice-prefeito Márcio Botelho, o presidente do PSD na cidade, Rodrigo Cardoso, o assessor especial da prefeitura, Evandro Avelar, o vereador olindense Edmilson Fernandes (PSD) e o conselheiro tutelar William Fernandes.

Augusto Coutinho comemorou a aliança que, de acordo com ele, fortalece, ainda mais, a candidatura de Lupércio. “Sempre mantivemos uma boa relação com o PSD e é com alegria que recebemos a decisão dele de nos apoiar. É um partido que vem para somar e se junta a outros que já estão do nosso lado, fortalecendo a candidatura de Lupércio e mostrando que estamos no caminho certo para garantir a continuidade de um trabalho iniciado há quatro anos”, disse Coutinho.

Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor Lupércio. Na semana passada, PSC e PL haviam anunciado adesão ao Solidariedade em Olinda. "É sempre importante contar com pessoas que querem ajudar a nossa gestão a seguir trabalhando para Olinda avançar ainda mais. O PSD tem uma boa representatividade no município e é um partido com grande projeção nacional. O apoio da sigla fortalece o nosso projeto de melhorias para a cidade", disse o prefeito.

Atualmente o Solidariedade possui duas prefeituras no estado de Pernambuco e 57 vereadores. Trabalha para eleger oito prefeitos este ano.

Prefeitura de Olinda
Prefeitura de OlindaFoto: Diego Galba/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda reajustou em 4,5% os salários dos servidores efetivos do município. O aumento será implementado em 2,5%, retroativo a janeiro e, mais 2% em abril. O percentual foi concedido dentro da política de valorização dos servidores, em encontro com representantes da categoria e a gestão municipal.

A Prefeitura também antecipou para esta quinta-feira (20), dia da Abertura Oficial do Carnaval na cidade, o pagamento do salário de fevereiro, aposentadorias e pensões de todos os servidores ativos e inativos da administração pública.

A medida beneficia cerca de sete mil profissionais e permite uma injeção superior a R$ 20 milhões na economia local. O esforço financeiro realizado pela administração revela o respeito com o quadro funcional, além do equilíbrio financeiro dos recursos públicos.

Professor Lupércio em entrevista na manhã desta sexta-feira (27)
Professor Lupércio em entrevista na manhã desta sexta-feira (27)Foto: Marcia Rodrigues/ Folha de Pernambuco

O prefeito de Olinda, professor Lupércio, responsável pela gestão da cidade desde 2017, concedeu entrevista à Rádio Folha na manhã desta sexta-feira (27). Na ocasião, falou sobre a situação da cidade nas áreas de educação, saúde e turismo, além de explicar o andamento da aguardada obra de requalificação da avenida Presidente Kennedy.

Na área educativa, o prefeito apontou o investimento na criação de escolas em tempo integral. “Temos três escolas em tempo integral. Em 2020, esse número saltará para cinco. Transformaremos a Escola Municipal professora Norma Coelho (Caic), no bairro de Peixinhos, em escola integral e temos o objetivo de aprimorar toda a estrutura da instituição”, contou.

Leia também:
Professor Lupércio: “Os desafios estão em todas as áreas”
Lupércio: secretários e promessa de cortes


Entre os objetivos para o próximo ano está o início da obra na presidente Kennedy, em meados de janeiro, que, segundo o prefeito, será benéfica para os moradores e também para a economia local.

"A economia certamente aquecerá novamente. Comércios que estavam fechados reabrirão e novos serão abertos. A obra é extensa e começará de maneira lenta. Durante o processo será trocada toda a drenagem da via, as calçadas serão requalificadas e adequadas para pessoas com deficiência, as paradas serão demolidas e realocadas nas extremidades da avenida, a iluminação trocada e as ruas do entorno pavimentadas”, detalhou. 

Dentro dos projetos, entrou em vigor no fim deste ano um programa social que tem o objetivo de inserir os reeducandos no mercado de trabalho. Durante o programa, os detentos formam grupos e realizam serviços de limpeza nas principais vias da cidade.

Questionado sobre o réveillon na cidade, Lupércio falou sobre a decoração com a temática natalina, e a retomada após 22 anos da cantata de natal realizada pelas crianças que fazem parte do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo), no bairro de Salgadinho, em Olinda.

Apenados trabalham retirando a pintura antiga das casas no centro histórico de Olinda
Apenados trabalham retirando a pintura antiga das casas no centro histórico de OlindaFoto: Ray Evllyn | SJDH

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) premiou o trabalho feito por reeducandos, egressos prisionais de Pernambuco. O projeto Pinte o seu Patrimônio, criado pela Prefeitura de Olinda, venceu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, considerado o mais importante na área do patrimônio histórico do país. A atuação dos cumpridores é viabilizada por uma parceria que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) mantém a gestão municipal. A honraria foi entregue ao vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, na última quinta-feira (05), no Rio de Janeiro. O trabalho de pintura e preservação dos casarios conquistou a categoria de Entidades Governamentais.

Desde 2017, a operação é realizada em parceria com os moradores, que adquirem os insumos necessários para execução do serviço. Através da Secretaria de Patrimônio do município, os egressos trabalham retirando a pintura antiga das casas, a maioria do século XVIII e XIX, para colocar tinta a base de cal. De acordo com a pasta, os serviços são muito minuciosos, já que precisam de cuidados no momento da remoção para não danificar a edificação. Por isso, eles passaram por capacitações ministradas por arquitetos e arqueólogos. Os apenados cumprem pena no regime aberto e são acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH. A remuneração é de um salário mínimo.

“O prêmio revela que estamos no caminho certo na reinserção desses reeducandos no mercado de trabalho. Estamos atingindo o objetivo de tirar da criminalidade aqueles que querem uma oportunidade. Os olindenses estão vendo o recomeço dessas pessoas de perto”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

“Esse projeto insere os reeducandos no patrimônio histórico da cidade. Gostaríamos de parabenizar todos envolvidos com o trabalho, inclusive a Secretaria de Justiça pela conquista”, destaca Marcio Botelho.

BIBLIOTECA - Com título de Primeira Biblioteca Pública de Pernambuco e a 3ª do Brasil, criada em 1830, por um decreto de Dom Pedro I, A Biblioteca Pública Municipal de Olinda também foi reformada por egressos do sistema prisional. Os trabalhos envolveram a recuperação da fachada, pintura, jardinagem, além das partes elétricas e hidráulicas.

"Vamos continuar atentos a casos como este para defender a remuneração mínima aos profissionais da advocacia”, afirmou Bruno Baptista.
"Vamos continuar atentos a casos como este para defender a remuneração mínima aos profissionais da advocacia”, afirmou Bruno Baptista.Foto: Divulgação/OAB

Após a intervenção da OAB-PE, que contou com o reforço da subsecção de Olinda, a prefeitura do município anunciou a revisão de um edital para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para advogados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, que previa remuneração abaixo do piso estadual da advocacia.

“A Prefeitura de Olinda e a OAB-PE realizaram conversa nesta quarta-feira (14), no sentido de retificar o Edital da seleção simplificada do órgão municipal. A revisão diz respeito ao cargo de advogado a ser contratado através da seleção. Em acordo firmado através do vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, e o presidente estadual da OAB, Bruno Baptista, ficou acertado que o edital deve ser revisado e que o oferecimento da vaga de advogado deverá passar por nova análise”, informa o comunicado no site da Prefeitura de Olinda.

No edital, estava prevista a remuneração mensal de R$ 1,2 mil para advogados, quando o piso estadual da categoria, aprovado pela Assembleia Legislativa em 2017, é de R$ R$ 2 mil por 20 horas semanais ou de R$ 3 mil por 40 horas semanais.

Em 9 de agosto, o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, havia enviado ofício ao prefeito de Olinda, Professor Lupércio, solicitando que o município observe o piso estadual da advocacia nos seus processos seletivos de contratação. A OAB Olinda também reforçou a solicitação, através do presidente da subseccional, Paulo Joviniano.

“O piso é uma conquista da advocacia pernambucana. A OAB irá agir para que seja respeitado. Neste caso, a Prefeitura de Olinda foi sensível ao nosso pleito. Mas vamos continuar atentos a casos como este para defender a remuneração mínima aos profissionais da advocacia”, afirmou Bruno Baptista.

Câmara Municipal de Olinda
Câmara Municipal de OlindaFoto: Divulgação

A Câmara Municipal de Olinda decidiu suspender o expediente nesta quarta-feira (24), em virtude das fortes chuvas ocorridas, durante a madrugada e manhã, “dificultando o comparecimento dos servidores e o consequente funcionamento deste Poder Legislativo”.

Também através de portaria, o presidente Jorge Federal decretou luto oficial, por três dias, em virtude das mortes ocorridas em consequência de deslizamento de barreiras nos bairros de Águas Compridas e Passarinho.

Gilberto Sobral, ex-secretário de turismo de Olinda
Gilberto Sobral, ex-secretário de turismo de OlindaFoto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

O nome do professor, radialista e ex-secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral foi anunciado para concorrer a prefeitura de Olinda em 2020, pelo PTC. Giba, como é mais conhecido, tem uma carreira reconhecida no meio jornalistico e cultural do estado. Tendo iniciado sua carreira política aos 16 anos pelo saudoso político e ex-senador, Ministro da Reforma Agrária e ex-prefeito de Olinda, Marcos Freire. Na última eleição municipal ele foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela deputada estadual Teresa Leitão (PT).

Em sua gestão como secretário de Cultura de Olinda, Giba foi responsável pela entrega do Teatro Bonsucesso e a reativação do tradicional Clube Atlântico. Já não integra o governo desde abril de 2018. "Não tenho dúvidas de que Giba é o nome que Olinda sempre sonhou para a cidade: tem capacidade, credibilidade e tem respaldo cultural", diz Fábio Bernardino, presidente estadual do PTC-PE.

"Com certeza o nome de Giba que foi assessor técnico na Câmara de Vereadores de Olinda, assessor técnico na ALEPE, assessor técnico na Câmara Federal, chefe de gabinete, secretário de Governo, Comunicação e Cultura e tem um currículo impecável na cultura e comunicação o credencia para concorrer a prefeitura de Olinda nas eleições do próximo ano", conclui a nota do partido.

assuntos

comece o dia bem informado: