Foram encontrados 2 resultados para "Goiana":

Evento terá atividades lúdicas e manifestações artísticas para estudantes da rede pública
Evento terá atividades lúdicas e manifestações artísticas para estudantes da rede públicaFoto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar os jovens da importância de se exercer a cidadania e transformar a realidade a partir da mobilização política, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promove, nesta terça-feira (21), em Goiana, o Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação. Das 9h às 11h, no Sesc Ler Goiana, atividades lúdicas e manifestações artísticas serão realizadas com os alunos da rede pública.

Já no Centro Cultural Antônio Corrêa de Oliveira,  estarão reunidos desembargadores e juízes eleitorais, além de servidores públicos do Tribunal. O presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, participará do evento. Na oportunidade, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Josué Antônio Fonseca de Sena, natural de Goiana, será homenageado pela sua trajetória no Judiciário pernambucano. Também haverá uma homenagem póstuma ao presidente do Sistema Fecomércio, professor Josias Albuquerque, falecido em fevereiro passado.

Durante o encontro, magistrados e servidores do TRE-PE vão esclarecer dúvidas dos jovens, explicar o sistema eleitoral, mostrar como funciona a urna eletrônica e lembrar a importância do voto consciente para a democracia. O Eleitor do Futuro também traz exemplos inspiradores de pessoas que, apesar de todas as dificuldades, conseguiram atingir seus objetivos de vida.

"O Programa Eleitor do Futuro tem um compromisso com as novas gerações. Queremos plantar a semente da mudança, da transformação. Temos que sonhar sempre, mas também temos que agir para construir uma sociedade melhor e mais justa", diz o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE, Eduardo Japiassu.

Ainda durante o evento, estudantes vão fazer apresentações artísticas como dança, peças teatrais e música. “Acompanhar a política, observando as decisões dos nossos governantes no dia a dia, é uma das melhores formas de exercer a cidadania. Por isso, é uma alegria receber este projeto na nossa unidade”, afirma a gerente do Sesc Ler Goiana, Socorro Costa.

Eleitor do Futuro - O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, em 2003, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, e foi proposto e aceito ao Colégio de Corregedores dos Tribunais Eleitorais do Brasil presidido, à época, pelo Desembargador Mauro Campello e logo implementado por alguns Estados da federação. Desde a sua idealização e implementação, o Programa promove e capacita crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade em matéria de educação política, por meio de atividades pedagógicas diversas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas. Além disso, faz uso dos mais diversos instrumentos lúdicos como peças teatrais, gincanas e atividades recreativas, que tem como objetivo esclarecer esses jovens acerca do papel do voto na construção de uma cidadania efetiva e na consecução de melhorias para a comunidade em geral.

O mandato das Juntas (PSOL) conquistou a presidência da Comissão de Direitos Humanos
O mandato das Juntas (PSOL) conquistou a presidência da Comissão de Direitos HumanosFoto: Reprodução/Facebook

O mandato das codeputadas Juntas (PSOL), que preside a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), estão realizando, na manhã desta segunda-feira (6), uma Audiência Pública Externa, na cidade de Goiana, com o objetivo de mediar conflitos entre moradoras e moradores e as gestões municipal e estadual. A audiência teve início às 9h, no Plenário da Câmara dos Vereadores de Goiana.

A reunião abordará três eixos de debate: direito ao trabalho, à moradia e à saúde. Foram convidados para dividir a mesa com as Juntas o prefeito em exercício de Goiana,
Eduardo Honório; o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Carlos Viégas; o
presidente da ASFEG, Dilson Silva; o morador Bosco Rabello e a moradora Sandra
Helena, ambos da ocupação do benigno, em Goiana, e os secretários de Governo Bruno
Schwambach e Marcelo Bruto.

juntas

assuntos

comece o dia bem informado: