Foram encontrados 15 resultados para "Cabo de Santo Agostinho":

Vereadora Edna Gomes
Vereadora Edna GomesFoto: Divulgação

A vereadora Edna Gomes (PP) retorna à Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, após período como titular das Secretarias de Programas Sociais, Combate às Drogas e Mulher. A volta ocorre para construir projetos, ampliar ações importantes para os cabenses e contribuir com a gestão do prefeito Lula Cabral (PSB).

Ao comunicar seu afastamento do cargo ao prefeito, na última semana, Edna manifestou o desejo de concluir seu mandato como vereadora. "Exerci a minha missão de transformar o desenvolvimento social da nossa cidade. Agora quero cumprir outra função que me foi dada: a de vereadora", destacou.

Em 2019, nove mulheres foram vítimas de homicídio no Cabo. Dois crimes foram configurados como Feminicídio.
Em 2019, nove mulheres foram vítimas de homicídio no Cabo. Dois crimes foram configurados como Feminicídio.Foto: Rafael Negrão e Wilson Firmo


Em 2019, nove mulheres foram vítimas de homicídio no Cabo. Dois crimes foram configurados como Feminicídio.  As meninas, mulheres idosas, negras, jovens, capoeiristas, deficientes, agricultoras, lideranças comunitárias, ativistas, surfistas, professoras foram às ruas na tarde de ontem (20), exigir o fim da violência contra a mulher e a igualdade de direitos percorrendo as principais ruas do Cabo de Santo Agostinho.

A Caminhada das Mulheres Cabenses pela Igualdade de gênero é um evento tradicional realizado há 35 anos pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), em alusão ao 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.

"Estamos nas ruas pelos direitos de todas as mulheres para que nenhuma mulher seja assassinada e tenham seus direitos resguardados", afirmou Nivete Azevedo coordenadora geral do CMC.

Quem marcou presença no ato foram os filhes de Eudina Sobral que foi vítima do feminicídio ano passado, nas vésperas do 8 de Março. "Nós estamos aqui exigindo Justiça e em memória da nossa mãe que foi assassinada covardemente por um homem que fazia ameaça e infelizmente ela não acreditava", desabafou a filha dela Jane Sobral.

O evento contou com diversas atrações culturais que foram comandadas por mulheres, entre os grupos que se apresentaram Papoulas Lilás, Coral Cabo Prev, cantora Ava Guimarães, Mcs Nanny Nagô e Flikiana.

cabo
cabo

O tema da caminhada deste ano é Mulheres: Todas Pela Igualdade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher
O tema da caminhada deste ano é Mulheres: Todas Pela Igualdade, em alusão ao Dia Internacional da MulherFoto: Divulgação

As mulheres cabenses irão às ruas, nesta terça-feira (10), para exigir o fim da violência contra a mulher, o aumento das mulheres nos espaços de poder, direito à saúde, creche, educação de qualidade e o fim do feminicídio e os retrocessos ocorridos no campo dos direitos humanos ocasionados pelo atual governo brasileiro.

O tema da caminhada deste ano é Mulheres: Todas Pela Igualdade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, sendo promovida pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC). A concentração está marcada para as 15h, em frente ao CMC, na Rua Padre Antônio Alves, n° 20, por trás do antigo Teatro Barreto Júnior, no Centro do Cabo de Santo Agostinho.

A coordenadora geral do CMC, Nivete Azevedo, descreve que a caminhada é tradicional no município e agrega mulheres dos diversos segmentos das cidades e região. “Nossa caminhada mobiliza mulheres de todas as idades é um momento de reivindicar direitos e exigir o fim das diversas violências contra a mulher. Além disso, estamos nas ruas para dizer que não aceitamos nenhum direito a menos, além dos retrocessos impostos pelo atual governo. A data é emblemática que reafirma a nossa luta por uma vida sem violência e celebra as conquistas de direitos”, salientou Nivete.

O término da caminhada será na Praça da Estação, no Centro da cidade, e contará com o Coral Cabo Prev, as Mcs Nanny Nagô, Flikiana e a cantora Ava Guimarães.

Serviço:

O quê: Caminhada das Mulheres Cabenses Todas Pela Igualdade
Quando: Terça-feira, 10 março
Onde: Concentração em frente ao Centro das Mulheres Cabo, Rua Padre Antônio Alves, nº20, por trás do Barreto Júnior
Horário: 15h concentração

Ex-prefeito Elias Gomes
Ex-prefeito Elias GomesFoto: Ed Machado/Folha de Perambuco

O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, realiza evento hoje de lançamento de Pré-candidatura ao Executivo Municipal e filiação ao MDB. Gomes retorna ao partido para concorrer ao cargo, se tornando principal nome de oposição ao governo do atual prefeito Lula Cabral (PSB). O evento será realizado na Assimpra, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 19h, e terá a presença do deputado federal e presidente estadual da legenda, Raul Henry, do senador Jarbas Vasconcelos, do presidente municipal do partido, José Arnaldo, entre outros.

Para Elias, sua candidatura chega para ser uma via alternativa à atual gestão. “Quero emprestar minha experiência para ajudar o Cabo a se livrar de uma quadrilha, mas isso preciso ser feito unindo toda a oposição do Cabo. E é isto que estamos buscando com muita força”, Elias Gomes.

A proposta foi de traçar objetivos que otimizem o funcionamento da Prefeitura e resulte em melhorias para o município
A proposta foi de traçar objetivos que otimizem o funcionamento da Prefeitura e resulte em melhorias para o municípioFoto: Divulgação

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, reuniu o secretariado para planejar o exercício financeiro para 2020. A proposta foi de traçar objetivos que otimizem o funcionamento da Prefeitura e resulte em melhorias para o município.

A programação financeira a ser implementada este ano foi dividida em quadrimestres. E as secretarias receberão, detalhadamente, aquilo que poderão executar mês a mês. Um outro ponto colocado por Lula Cabral é a importância da consulta à Controladoria Municipal para a autorização de despesas, licitações e outros procedimentos. “É fundamental que estejamos atentos ao cumprimento no que diz respeito à eficácia, eficiência e o melhor uso dos recursos públicos”, reafirmou o prefeito.

Durante a apresentação de como deve funcionar o planejamento financeiro para este ano, Lula Cabral ressaltou que é fundamental que as secretarias gastem bem os recursos disponíveis, levando em conta tudo aquilo que beneficie à população.

Tereza em 2016 obteve 2.018 votos, ficando como primeira suplente
Tereza em 2016 obteve 2.018 votos, ficando como primeira suplenteFoto: Divulgação

Maria Tereza Claudina de Araújo Silva (PTC), conhecida como Tereza da Bomboniere, tomou posse no cargo de vereadora do Cabo de Santo Agostinho na manhã nesta quinta-feira (19/12), após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassar nessa segunda (16) o mandato do vereador Labreildes dos Santos Inácio (PTC), o Irmão Del, que perdeu o mandato a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Tereza em 2016 obteve 2.018 votos, ficando como primeira suplente. “Estou assumindo esse mandato disposta a trabalhar. Poderia ter sido de uma forma diferente, mas a justiça determinou e estou aqui atendendo ao pedido dela. Pretendo trabalhar muito, buscar o melhor para as mulheres do Cabo de Santo Agostinho e mostrar toda minha força e meu compromisso com minha cidade”, disse Tereza durante ato de posse.

O presidente da Câmara Municipal, Neto da Farmácia (PDT), Neto cumpriu a determinação lavrada pelo TRE requerida pelo MPE. “Em conformidade com a decisão judicial para posse imediata, estamos cumprindo a determinação, informou Neto.

“Tereza tem um trabalho muito grande e forte no Cabo. Essa foi a terceira eleição que ela participou e agora assume o mandato. Ela vem pra somar forças a Casa Vicente Mendes no sentido de dar ainda mais voz às mulheres do nosso município”, finalizou.
A solenidade de posse foi prestigiada por parlamentares da Casa, funcionários, amigos e familiares da nova vereadora empossada, além de representantes do Governo Municipal.

“Tereza vem somar forças no que diz respeito à representação da mulher na Câmara. Ela já foi secretária da Mulher e tem experiência em gestão pública. É um quadro importante para qualificar ainda mais o trabalho dos vereadores aqui do Cabo”, pontuou Luiz Pereira, secretário de Governo do município.

A solenidade de posse foi prestigiada por parlamentares da Casa, funcionários, amigos e familiares da nova vereadora empossada, além de representantes do Governo Municipal

A solenidade de posse foi prestigiada por parlamentares da Casa, funcionários, amigos e familiares da nova vereadora empossada, além de representantes do Governo Municipal - Crédito: Divulgação

Além de ter o diploma e o mandato cassados, Labreildes dos Santos Inácio, o irmão Del, ficará inelegível nos oito anos subsequentes às eleições de 2016 e terá que pagar 10.000 UFIR
Além de ter o diploma e o mandato cassados, Labreildes dos Santos Inácio, o irmão Del, ficará inelegível nos oito anos subsequentes às eleições de 2016 e terá que pagar 10.000 UFIRFoto: Divulgação/ Facebook

A pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou, nessa segunda-feira (16), o diploma do vereador Labreildes dos Santos Inácio (PTC) , conhecido como “Irmão Del”, do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Ele foi condenado por captação ilícita de sufrágio, a chamada “compra de votos”, e abuso de poder econômico. A decisão foi unânime e será comunicada pelo TRE-PE à Câmara Municipal do Cabo para cumprimento imediato.

De acordo com o MP Eleitoral, o candidato eleito para o cargo de vereador do Cabo de Santo Agostinho ofereceu consultas oftalmológicas a preço ínfimo, em uma casa repleta de material de propaganda eleitoral, e doou cerca de 2.700 óculos aos eleitores, no período das eleições de 2016, em troca de votos. A principal prova contra o político foi um vídeo gravado na via pública em que ele conversa com um homem não identificado e informa que basta trazer o título de eleitor e o endereço para receber os óculos. Além disso, o próprio Labreildes afirma que já doou cerca de 2.700 óculos.

Numa primeira apreciação da manifestação do MP Eleitoral, o TRE-PE deu provimento ao recurso interposto pelo vereador, alegando que a gravação ambiental não era válida como prova. Graças a recurso especial interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a gravação foi considerada lícita e o TRE-PE teve que rejulgar o processo.

Além de ter o diploma e o mandato cassados, Labreildes dos Santos Inácio ficará inelegível nos oito anos subsequentes às eleições de 2016 e terá que pagar 10.000 UFIRs.

Procurado pela reportagem em seu gabinete, por telefone, o Irmão Del não estava no seu gabinete da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho e não retornou à ligação do Blog da Folha até o momento.

Esse será o último evento do ciclo de palestras promovidas pelo grupo Movimento Mudança e Desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho, em 2019
Esse será o último evento do ciclo de palestras promovidas pelo grupo Movimento Mudança e Desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho, em 2019Foto: Divulgação

O ex-ministro e ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) participará do evento "Desafios da Educação no Brasil" no município Cabo de Santo Agostinho, no próximo sábado dia 14 de Dezembro, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UACSA) no Campus do Cabo de Santo Agostinho.

O evento intitulado “Os Desafios da Educação no Brasil” reunirá além do ex-ministro, a atual secretária de educação de Moreno Ana Selma, o cientista político e Líder do Movimento Acredito em Pernambuco Rodrigo Nunes e o professor e Líder do Movimento Acredito no Cabo Eullys Alves.

Sob a coordenação do Movimento Mudança e Desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho, esse será o último evento do ciclo de palestras promovidas pelo grupo em 2019.

Lanternaço pela vida das mulheres
Lanternaço pela vida das mulheresFoto: Divulgação

É pelo fim da violência de gênero que o Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e o Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território Estratégico de Suape (COMFEM) realizam nesta segunda-feira (9), o Lanternaço na Praça da Estação, no Centro do Cabo, a partir das 16h30.

Pernambuco registrou 185 assassinatos de mulheres até o dia 30 de novembro de 2019, e já foram notificados 66 casos de Feminicídios de acordo com os dados repassados pela Ouvidoria da Mulher do Estado.

Vale ressaltar, que no território estratégico de Suape foram contabilizadas 33 Crimes Violentos Letais e intencionais (CVLI), sendo nove mortes no Cabo de Santo Agostinho, 4 em Escada, 1 em Ipojuca, 12 em Jaboatão dos Guararapes, 4 em Moreno, 2 em Ribeirão, 1 em Rio Formoso, só o município de Sirinhaém não registrou morte de mulheres

"É por todas as mulheres que vamos para as ruas exigir o fim desse extermínio, pois não podemos aceitar que as mulheres sejam vítimas desse crime perverso e cruel que atenta pelo fato de a vítima ser mulher", salienta Nivete Azevedo, coordenadora geral do CMC.

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Neto da Farmácia (PDT) a antecipação faz parte do planejamento
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Neto da Farmácia (PDT) a antecipação faz parte do planejamentoFoto: Divulgação

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho paga, nesta segunda-feira (02) a segunda parcela do 13º salário aos seus funcionários. A primeira parcela já tinha sido adiantada desde o mês de junho.
  
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Neto da Farmácia (PDT) a antecipação faz parte do nosso planejamento e visa aquecer a economia local, gerando maior renda para nossa população. “Otimizamos nosso orçamento dentro do nosso equilíbrio fiscal, o que nos permitiu honrar com os compromissos de todos nossos servidores”, finalizou

assuntos

comece o dia bem informado: