Foram encontrados 2 resultados para "Sustentabilidade":

Fórum Nordeste 2019 debate setor sucroenergético
Fórum Nordeste 2019 debate setor sucroenergéticoFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A 11ª edição do Fórum Nordeste 2019, realizada nesta segunda-feira (16), no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, reúne empresários do segmento, parlamentares e representantes do poder público.

O encontro, que conta com o apoio do Sindaçúcar, através do seu presidente Renato Cunha, é comandado pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, e conta com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), de secretários estaduais, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e de representantes dos poderes Judiciário e do Legislativo. Em debate, os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas.

Leia também:
Desafios do setor sucroenergético no foco da discussão do Fórum Nordeste
Fórum Nordeste busca descentralizar debate e lançar olhar sobre energias limpas


"Para nós é sempre uma iniciativa valorosa, na medida que a gente tira do eixo sul e trás para o Nordeste um debate tão contemporâneo que é o das energias renováveis para um mundo mais limpo e mais saudável", afirmou Eduardo Monteiro. O diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, destacou a importância do evento. "Sempre buscamos esse tema tão atual para o desenvolvimento do nosso país que são os biocombustíveis. É um evento que reúne todos os players do setor e é o maior evento fora do eixo Rio-São Paulo e maior evento do Nordeste", disse.

O governador Paulo Câmara deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a relevância do debate proposto pelo Fórum. "É uma grande honra o nosso Estado sediar e acolher um encontro em que autoridades e especialistas de setores estratégicos como o dos biocombustíveis e das energias limpas. O Brasil assumiu acertadamente metas ambiciosas ao assinar o Acordo de Paris, em 2016. Tenho consciência da relevância e urgência de todos esses tema sensíveis", destacou.

Ao lado da educação, a agenda ambiental é a que assume mais relevância. Nenhum governo pode subestimar os problemas e soluções que envolvem o meio ambiente. Investimentos em energia limpa podem significar desenvolvimento para a nossa região. Pernambuco está apto pois temos pessoal qualificado tecnologia e infraestrutura. Muito em breve assistiremos aqui uma grande revolução no campo da energia renovável. Tudo isso desencadeia um processo de melhorar na eficiência energética do nosso parque industrial que contribuirá na diminuição dos gases do efeito estufa e na substituição do petróleo e dos combustíveis fósseis", destacou o governador.

Já o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) lembrou que participa do evento desde sua origem."Esse Fórum ne se iniciou há 11 anos atrás e eu tive a alegria de participar do primeiro evento, como secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, no governo de Eduardo Campos. Ao longo do tempo tenho participado de todas as edições", lembrou.

O prefeito Geraldo Julio (PSB) afirmou que o tema está sendo discutido pelas cidades e que levará o debate aprofundado pelo Fórum Nordeste ao próximo encontro da 25ª Conferência do Clima (COP25) será realizada em Santiago, no Chile, entre 2 e 13 de dezembro. "Como prefeito da cidade quero agradecer a presença de todos e parabenizar o Grupo EQM pela 11ª edição do Fórum Nordeste. Para o Recife é muito importante receber pessoas de fora e fazer um debate tão qualificado. Estamos falando de biocombustíveis e de energia limpa num tempo e que o mundo indica todo dia que a precisamos mudar nosso comportamento", disse.

Pontos de coleta serão  distribuídos pela RMR. A coleta também pode ir até as casas das pessoas
Pontos de coleta serão distribuídos pela RMR. A coleta também pode ir até as casas das pessoasFoto: Léo Motta / arquivo Folha

O Plano de Resíduos Sólidos da Região de Desenvolvimento Metropolitana de Pernambuco (RDM/PE) é um dos seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas deste ano, entre mais de 120 inscritos de todo o Brasil. A premiação é realizada pela CLP - Liderança Pública, organização sem fins lucrativos, responsável, entre outras publicações, pelo Ranking de Competitividade dos Estados.

Confira a íntegra do plano de resíduos sólidos

O documento foi produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) em parceria com os municípios do Grande Recife e com o distrito de Fernando de Noronha. “O plano tem o objetivo de indicar ações para a adequada gestão dos resíduos sólidos em um horizonte de planejamento de 20 anos, em consonância com as diretrizes nacional, estadual e metropolitana. Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho”, salienta o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

A comissão do prêmio fez duas avaliações para determinar os indicados. A primeira consistiu em verificar se as boas práticas inscritas atendiam aos pré-requisitos, se eram estaduais e forneciam informações completas sobre sua execução. Já a segunda triagem abordou critérios como potencial de institucionalização ou legado, equidade, replicabilidade, inovação, competitividade e resultados.

Além do Plano de Resíduos Sólidos, concorrem ao prêmio as práticas: Cria - Criança Alagoana (AL), Paraíba Unida pela Paz (PB), Bom Prato (SP), Caminhos da Paraíba (PB) e Programa Telessaúde (MT). Os estados vencedores serão premiados na cerimônia de lançamento da 8ª Edição do Ranking de Competitividade dos Estados, no dia 18 de outubro, em São Paulo.

comece o dia bem informado: