Foram encontrados 3 resultados para "Prêmio":

Os apenados trabalham retirando a pintura antiga das casas, a maioria do século XVIII e XIX, para colocar tinta a base de cal
Os apenados trabalham retirando a pintura antiga das casas, a maioria do século XVIII e XIX, para colocar tinta a base de calFoto: Ray Evllyn | SJDH

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) premiou o trabalho feito por reeducandos, egressos prisionais de Pernambuco. O projeto Pinte o seu Patrimônio, criado pela Prefeitura de Olinda, venceu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, considerado o mais importante na área do patrimônio histórico do país. A atuação dos cumpridores é viabilizada por uma parceria que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) mantém a gestão municipal. A honraria foi entregue ao vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, na última quinta-feira (05), no Rio de Janeiro. O trabalho de pintura e preservação dos casarios conquistou a categoria de Entidades Governamentais.

Desde 2017, a operação é realizada em parceria com os moradores, que adquirem os insumos necessários para execução do serviço. Através da Secretaria de Patrimônio do município, os egressos trabalham retirando a pintura antiga das casas, a maioria do século XVIII e XIX, para colocar tinta a base de cal. De acordo com a pasta, os serviços são muito minuciosos, já que precisam de cuidados no momento da remoção para não danificar a edificação. Por isso, eles passaram por capacitações ministradas por arquitetos e arqueólogos. Os apenados cumprem pena no regime aberto e são acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH. A remuneração é de um salário mínimo.

“O prêmio revela que estamos no caminho certo na reinserção desses reeducandos no mercado de trabalho. Estamos atingindo o objetivo de tirar da criminalidade aqueles que querem uma oportunidade. Os olindenses estão vendo o recomeço dessas pessoas de perto”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

“Esse projeto insere os reeducandos no patrimônio histórico da cidade. Gostaríamos de parabenizar todos envolvidos com o trabalho, inclusive a Secretaria de Justiça pela conquista”, destaca Marcio Botelho.

Biblioteca - Com título de Primeira Biblioteca Pública de Pernambuco e a 3ª do Brasil, criada em 1830, por um decreto de Dom Pedro I, A Biblioteca Pública Municipal de Olinda também foi reformada por egressos do sistema prisional. Os trabalhos envolveram a recuperação da fachada, pintura, jardinagem, além das partes elétricas e hidráulicas.

Prefeito de Jaboatão, Andeson Ferreira (PL).
Prefeito de Jaboatão, Andeson Ferreira (PL).Foto: Matheus Brito

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), foi agraciado com o Prêmio Sinduscon Persona, na primeira edição da premiação criada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE). A indicação para a homenagem foi devido ao lançamento do Portal de Licenciamento Integrado, que desburocratiza as licenças ambiental, urbanística e da Vigilância Sanitária para empresas instaladas no município. A entrega do prêmio aconteceu na noite dessa terça-feira (3) durante a confraternização do sindicato.

Presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simon, disse que, nesta primeira edição do prêmio, a entidade prestou homenagens a pessoas que atuaram em favor do setor da construção civil. Segundo ele, o prefeito do Jaboatão agiu de forma inovadora ao desburocratizar os licenciamentos, com o Portal de Licenciamento Integrado, através do qual os processos tramitam online. Após um mês do lançamento, cerca de 260 empresas classificadas como de baixo risco tiveram os pedidos de funcionamento aprovados.

Anderson Ferreira se disse honrado com o reconhecimento de uma entidade tão importante como o Sinduscon. “Desde o início da nossa gestão, procuramos incentivar vários setores que geram emprego e renda, a exemplo da construção civil. Destravamos 27 projetos imobiliários que estavam parados e agora temos o Portal, que é um sistema criado para melhorar o ambiente econômico. Jaboatão é o único município do Estado a oferecer esse serviço. Tomamos essa iniciativa como forma de contribuir com a recuperação da economia, atrair novos empreendimentos e criar condições favoráveis a quem deseja empreender em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Além de Anderson Ferreira, o Sinduscon concedeu o prêmio ao presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e prestou homenagens in memorian ao vereador Carlos Gueiros e ao empresário Marcos Roberto de Oliveira Cavalcante.

Além de figurar na categoria Valorização dos Bancos Públicos, ele está no ranking da categoria Geral que reúne os melhores deputados da legislatura.
Além de figurar na categoria Valorização dos Bancos Públicos, ele está no ranking da categoria Geral que reúne os melhores deputados da legislatura.Foto: Divulgação



O deputado Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, foi considerado um dos dez parlamentares que mais se destacaram por sua atuação legislativa e é um dos agraciados com o Prêmio Congresso em Foco 2019, um dos mais importantes e acreditados certames de aferição de desempenho parlamentar do País.

Além de figurar na categoria Valorização dos Bancos Públicos, ele está no ranking da categoria Geral que reúne os melhores deputados da legislatura.
Tadeu Alencar foi o único congressista de Pernambuco premiado. Para ele a escolha, que contou com os votos de um júri especializado do site Congresso em Foco, reflete o trabalho permanente em defesa de bandeiras progressistas e democráticas e a presença constante junto ao eleitor.

“Trata-se de um privilégio este reconhecimento, tanto do público quanto do júri. Agradeço muito, ao mesmo tempo em que reconheço que aumenta o meu compromisso com meu Estado e com o meu País”, afirmou o deputado.

Sobre o prêmio recebido pela defesa dos bancos públicos, o parlamentar foi enfático. "No momento em que o patrimônio estratégico do Brasil sofre um ataque especulativo dessa monta, em que o governo diz que tem que vender tudo, e repete tudo, é uma honra, um privilégio, ter um reconhecimento de ser um instrumento de defesa dos bancos públicos, que cumprem um papel social de grande relevância no Brasil", pontuou.

Desde o início da sua vida pública, o parlamentar, que foi bancário durante nove anos, vem tendo uma atuação firme e destacada em defesa de bancos e instituições públicas.

A escolha, nas duas categorias, foi feita em meio a mais de 500 parlamentares, entre deputados federais e senadores.

assuntos

comece o dia bem informado: