Foram encontrados 4 resultados para "Carnaval 2020":

Com o tema "Seja sua fantasia", o Carnaval de Petrolina reverenciará os aspectos da tradição da folia de rua
Com o tema "Seja sua fantasia", o Carnaval de Petrolina reverenciará os aspectos da tradição da folia de ruaFoto: Jonas Santos

Em contagem regressiva para o início da programação oficial do Carnaval 2020, a Prefeitura de Petrolina iniciou a montagem da estrutura da folia que acontecerá de 22 a 25 deste mês. A estrutura inclui palco, som, iluminação, pontos elevados de policiamento e banheiros químicos.

A festa terá quatro polos oficiais: orla, Multicultural (Matingueiros), a tradicional Praça 21 de Setembro e a Areia Branca. O Palco Orla, um dos principais pontos de concentração dos foliões, contará também com um painel em led de alta definição.
{
Com o tema "Seja sua fantasia", o Carnaval de Petrolina reverenciará os aspectos da tradição da folia de rua. De acordo o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito, a expectativa é de que mais de 20 mil pessoas passem, por dia, pelos quatro polos da festa de Momo.

“Cada ano estamos melhorando, mudando e adequando a estrutura da nossa festa. Tudo está sendo pensado com muito carinho, visando sempre garantir a segurança, conforto e a diversão do público”, frisou.

Toda a programação conta com o apoio de segurança da Guarda Municipal, DEPATRAN e da Polícia Militar de Pernambuco
Toda a programação conta com o apoio de segurança da Guarda Municipal, DEPATRAN e da Polícia Militar de PernambucoFoto: Divulgação

O Carnaval 2020 em Igarassu vai ser marcado por uma programação preparada para todos os públicos. Polo infantil, atrações culturais com maracatu de baque solto e virado, frevo, afoxé, coco de roda, shows com bandas locais e regionais e muitas atividades para todos os gostos. A abertura acontece nesta sexta-feira (21), com a participação de Orquestra Virtual, da Associação Cultural e Quadrilha Junina Lumiar e do tradicional cortejo do Maracatu Estrela Brilhante a partir das 19h, na Passarela Cultura, polo localizado no Sítio Histórico.

No sábado (22), a programação da Passarela Cultural continua a partir das 16h, e neste dia conta com Coco Juremado, Afoxé Omo Liga, Carla Rio, Maestro Macaiba, Damas e Valetes e Sempre Feliz e Foguedos Surubim. Ainda no sábado, a festa também acontece no Polo Saramandaia, com Eran Rocher e Beleza Pura. No domingo (23), é a vez do tradicional Banho de Cheiro, no Polo Saramandaia, começando ao meio dia com Escola de Samba Bateria Cabulosa, Banda Ynove, Priscila Senna e Dadá Boladão.

A segunda-feira recebe um cortejo de Maracatus na Passarela Cultural, no Sítio Histórico, e continua com shows nos outros polos: Saramandaia, Agamenon, Três Ladeiras, Cuieiras e Nova Cruz e assim também acontece na terça-feira de Carnaval, programação em todos os polos.

A criançada não ficou de fora da programação e ganhou um Polo Infantil, localizado em Cruz de Rebouças, que terá atividades do domingo até a terça-feira. Banda Barca Maluca, Super Kids, Cavalo Marinho Boi Pintado e muita recreação para que as crianças possam aproveitar a festa.

Toda a programação conta com o apoio de segurança da Guarda Municipal, DEPATRAN e da Polícia Militar de Pernambuco. A secretaria de saúde estará de prontidão para atendimentos e também realizará palestras educativas sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os eventos também contam com o apoio da Secretaria da Cidade, Secretaria de Meio Ambiente e Biodiversidade, Políticas Sociais e Comunicação.

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2020
21 a 25 de fevereiro
DIA 21 – SEXTA-FEIRA (Abertura)
PASSARELA CULTURAL 19h - Orquestra Virtual, Associação Cultural Quadrilha Junina Lumiar e
Maracatu Estrela Brilhante

DIA 22 – SÁBADO
PASSARELA CULTURAL 16h– Coco Juremado, Afoxé Omo Liga, Carla Rio, Maestro Macaiba, Damas e Valetes, Sempre Feliz e Foguedos Surubim
POLO SARAMANDAIA 20h – Eran Roucher e Beleza Pura
POLO AGAMENON 19h às 00h – Jacy a Deusa do Amor e Excesso de Bagagem

DIA 23 – DOMINGO
POLO INFANTIL 15h– Espetáculo Lumiar, T.C.M Papangus Gigantes e Banda A Barca Maluca
PASSARELA CULTURAL 16h – Dinah Santos, Banda Madeirada, Cavalo Marinho Boi Pintado
POLO SARAMANDAIA 12h - Banho de Cheiro – Escola de Samba Bateria Cabulosa, banda Ynove, Priscila Senna e Dadá Boladão
POLO AGAMENON 20h – Banda Takitá e Eduarda Sedutora

DIA 24 – SEGUNDA-FEIRA
POLO INFANTIL 15h– Cavalo Marinho Boi Pintado, Espetáculo Lumiar, Banda Super Kids e Geração Kids
PASSARELA CULTURAL 14h– Cortejo de Maracatus, Glécia Marcolino e Afoxé Oxum Pandá
POLO SARAMANDAIA 20h – Paulinha Lopes e A Favorita
POLO AGAMENON 20h – Jair Miranda e Banda Pinguim
POLO TRES LADEIRAS 20h – Banda Swing da Paixão e Jacy a Deusa do Amor
POLO NOVA CRUZ II 20h – Luiz Viola e Orquestra Virtual
POLO CUIEIRAS 20h – Lia do Coco e Roberto Magno

DIA 25 – TERÇA-FEIRA
POLO INFANTIL 16h– Sabrina do Coco, Glycia Mel e banda
PASSARELA CULTURAL 16h – Gigantes do Samba, Victor Assis, Maracatu Estrela Brilhante
POLO SARAMANDAIA 20h – Flávia Reis e Nanara Santa Dose
POLO AGAMENON 20h – Nall Topadão e Amigas do Brega
POLO TRES LADEIRAS 20h – Banda Skema Som e Bateu a química
POLO NOVA CRUZ I 20h – Neno Moral e banda Ky Pegada
POLO CUIEIRAS 21h – Grupo Chapéu de Couro e Orquestra Virtual

Para ter acesso e acompanhar a programação nesse espaço é preciso se inscrever ou pelo email: camarotedaacessibilidadedorecife@gmail.com
Para ter acesso e acompanhar a programação nesse espaço é preciso se inscrever ou pelo email: [email protected]Foto: Ikamaha~/ PCR

A festa mais democrática do Brasil precisa ser também inclusiva. A cada ano a Prefeitura do Recife lança mão de uma série de instrumentos que visam a inclusão social por meio de serviços que buscam integrar a maior festa popular do país às Pessoas com Deficiência (PcD). Este ano o principal e maior palco do Carnaval do Recife, o Marco Zero, receberá pela primeira vez na história dos festejos de Momo o serviço de audiodescrição. O recurso é destinado às pessoas com deficiência visual e chega na folia para ampliar a percepção, compreensão e a participação dos foliões com deficiência visual.

Além de atender as pessoas cegas, a prefeitura chega junto da população surda, que contará com tradução simultânea dos shows e mais uma vez passa a fazer parte da festa de maneira inclusiva. O palco Marco Zero se integra aos surdos mais uma vez numa experiência que tem sido sucesso entre os foliões surdos, através da garantia da acessibilidade comunicacional. Os intérpretes de libras farão a tradução simultânea das atrações de cada noite de folia, promovendo acesso comunicacional ao público surdo.

E mais: o sucesso tem sido tanto que neste ano de 2020 o serviço foi ampliado e outros cinco polos do Carnaval do Recife contarão com os intérpretes de libras. São eles: Várzea, Casa Amarela, Ibura, Rec Beat e Lagoa do Araçá. Comunicação digital acessível _ para ampliar o alcance das informações e programação do reinado de Momo, o site do Carnaval do Recife (https://site.carnavalrecife.com/) volta a contar com o tradutor de libras virtual, por meio do app Hand Talk no canto direito da página, uma iniciativa que vem se repetindo desde 2017.

A estrutura montada no maior polo do Carnaval do Recife é cuidadosamente planejada e montada para que seja também acessível para as pessoas que trabalham nele. Toda a área de backstage é acessível e isso torna o Polo do Marco Zero o maior palco acessível do Carnaval do Brasil. Músicos, produtores, técnicos, assistentes, coordenadores, todos trabalham num espaço inteiramente inclusivo e adaptado para receber as pessoas com deficiência.

“Ao longo da gestão fomos incrementando os serviços assistidos para as pessoas com deficiência. Tornar o carnaval inclusivo é fazer dessa grande festa um momento para ser vivenciado, de fato, por todas e todos. Esse conjunto de ações e serviços é parte de uma política pública que busca sair da zona de conforto e inovar integrando, fazendo dessa festa linda e tão querida uma festa inclusiva”, explica Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Visando a participação ativa das pessoas com deficiência durante os dias de Momo, além do Marco Zero, todos os 46 Polos do Carnaval do Recife contam com rampas de acesso. Além disso, todos têm um espaço reservado na frente do palco para atender a pessoas com deficiência e também a pessoas com mobilidade reduzida. Esta área permite a melhor visibilidade dos shows, para alguém em cadeira de rodas, por exemplo.

Na quarta-feira (19), a folia inclusiva começa cedo. A partir das 14h, o Bloco Carnavalesco Me Segura Senão Eu Caio irá se concentrar na Praça da Torre para celebrar seus 15 anos. Formado por pessoas com deficiência, seus familiares e amigos, o bloco será animado por Nena Queiroga, Bateria Cabulosa, Maracatu da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (APABB), orquestras de frevo e muito mais. As primeiras 300 pessoas com deficiência que chegarem ao local ganham camisa pra curtir a folia.

A acessibilidade estrutural, comunicacional e, principalmente, atitudinal voltada para o Carnaval está presente em outros serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife durante o reinado de Momo. Confira:

O que vai rolar:

Camarote da Acessibilidade – No dia 22 de fevereiro, no Sábado de Zé Pereira, os foliões com deficiência contam com o já tradicional Camarote de Acessibilidade Localizado no Pátio do Carmo, próximo à Basílica do Carmo, a estrutura adaptada fica aberta das 08h às 17h, mas para ter acesso e acompanhar a programação nesse espaço é preciso se inscrever. As inscrições estão abertas por meio dos seguintes contatos: 3355.8645 para pessoas com deficiência física, intelectual e visual, com atendimento das 09h às 12h e das 12h às 16h. Para pessoas com deficiência auditiva as inscrições devem ser feitas pelo site: [email protected]

Libras

Os tradutores de Libras, que roubaram a cena no palco do Marco Zero no Carnaval passado, estarão em mais polos este ano. O serviço será disponibilizado ao longo de toda a programação de oito dos maiores polos da festa, espalhados pela Prefeitura do Recife no centro e em toda a cidade: Marco Zero, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Ibura, Lagoa do Araçá, Várzea, Casa Amarela e também no Rec Beat, festival que escolheu o Carnaval do Recife como palco, celebrando as maiores atrações e tendências da música brasileira e internacional, com o apoio da Prefeitura do Recife.
Em cada um desse polos, uma dupla de intérprete se revezará a cada noite, para fazer o Carnaval do Recife e a cultura pernambucana pulsarem no coração de quem não é ouvinte. No Carnaval de 2019, o serviço estreou no palco do Marco Zero, com enorme repercussão e aceitação do público.

Audiodescrição

Grande novidade do cada vez mais inclusivo Carnaval recifense, a audiodescrição também fará sua estreia no Marco Zero, maior e mais democrático palco da festa de Momo. Das 19h às 2h, dos dias 21 a 25 de fevereiro, duplas de audiodescritores narrarão toda a beleza da festa e das atrações que subirem ao palco do Marco Zero. A cada noite, serão disponibilizados 20 equipamentos.

Central do Carnaval – Na Central os usuários contarão com um espaço da Secretaria Executiva de Direitos Humanos que, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, estará pronto para receber os foliões. No local estarão à disposição intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade atitudinal, capacitados para atender as PcDs.


Rota Acessível - Os usuários de cadeiras de rodas e/ou pessoas com mobilidade reduzida contarão mais uma vez com o serviço das vans do PE Conduz, uma parceria com o Governo do Estado. Os carros são adaptados e os levam até o palco do Marco Zero, onde essa turma de foliões encontra profissionais da Gerência da Pessoa com Deficiência para assisti-los e um frontstage montado especialmente para recebê-los junto com seus acompanhantes. Os carros ficam disponíveis para o translado das 18h à 00h, saindo da frente da estação do BRT próximo à Prefeitura do Recife.

Banheiros adaptados – Serão instalados banheiros químicos adaptados e sinalizados para uso exclusivos de pessoas usuárias de cadeiras de rodas.

O que já rolou:

Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência – Um concurso inédito e cheio de energia. Recife agora tem Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência. Para esta primeira edição, que coroou a dupla de monarcas no último dia 07/02, foram inscritas pessoas com Sídrome de Down. Os vencedores foram Caio Antônio Batista e Zemily Cazala Santos. A iniciativa reforça uma política pública inclusiva, que reforça o compromisso com a representatividade.

Carnaval do Praia Sem Barreiras – No dia 08/02 foi a vez do Carnaval do Praia sem Barreiras. Dia de sol, mar e frevo para os usuários do serviço que oferece banho de mar assistido de sexta a domingo e nos feriados das 8h às 13h. A festa na praia contou com a presença do Rei e da Rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência, Caio Antônio Batista e Zemily Cazala Santos, e foram embalados pela Orquestra Tempestade.

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha

O Juizado do Folião estará presente em mais um Carnaval do Recife. No sábado (22), durante o desfile do Galo da Madrugada, a unidade atenderá ocorrências que envolvem crimes de menor potencial ofensivo. A instalação da unidade foi assinada nesta quinta-feira (13) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira.

Serão dois polos de apoio à população, onde os cidadãos poderão fazer o registro de ocorrências: no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio; e na Estação Central do Metrô do Recife, situada na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José. O serviço vai funcionar das 13h às 21h.

“A presença do Judiciário é importante para que a população se sinta mais segura e a instalação desse Juizado é um ponto de extrema importância para o Carnaval de Pernambuco”, destacou o presidente do TJPE.

Segundo a coordenadora dos Juizados Especiais, a juíza Ana Luiza Câmara, Galo da Madrugada é o maior bloco de rua do mundo e, por isso, é necessária a presença do Juizado, para coibir as práticas de menor potencial ofensivo durante a folia. “A gente faz o Juizado sem prejuízo dos plantões ordinários para os crimes de maior potencial ofensivo, então todas as comarcas do Estado estarão preparadas para receber qualquer tipo de ocorrência durante todo o Carnaval”, pontuou.

Na ocasião, serão atendidos casos que envolvem crimes cujas penas não ultrapassem dois anos de prisão, como agressões, brigas, danos ao patrimônio público e provocação de tumulto, além de causas cíveis de menor complexidade. Ocorrências consideradas mais graves são redirecionadas a outros órgãos da Justiça estadual, que durante o Carnaval, irão funcionar em regime de Plantão.

Esta é a 13ª edição do Juizado do Folião, uma parceria do TJPE com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados – Seccional Pernambuco (OAB-PE), a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Secretaria de Direitos Humanos, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). O juiz Flávio Fontes vai atuar no Fórum Thomaz de Aquino. Já no Polo Estação Central do Metrô irá atender os cidadãos, o juiz Edmilson Cruz Júnior.

Levantamento – Em 2019, o Juizado do Folião registrou sete Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO´s), sendo duas provocações de tumulto, uma ameaça e quatro posse de drogas para uso pessoal, resultando em quatro transações penais nas quais três foram em prestações de serviços à comunidade e uma prestação pecuniária no valor de 200 reais. Em um dos processos, a conduta típica não foi comprovada e nos dois restantes houve a extinção da punibilidade.

Plantão Judicial - De sexta-feira (21/2) até a quarta-feira de cinzas (26/2), o Tribunal de Justiça funcionará em regime de plantão, das 13h às 17h, atendendo ações cíveis e criminais com caráter de urgência. Além do plantão de 1º e 2º grau na Capital, também haverá atendimento de urgências na Região Metropolitana e em 14 comarcas do Interior. Confira todos os endereços, números de telefone e mais detalhes na página do PlantãoJudiciário.

Serviço:

Juizado do Folião
Data: Sábado ( 22/2)
Horário de atendimento: 13h às 21h

Polo 1: Fórum Thomaz de Aquino
Endereço: avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio.

Polo 2: Estação Central do Metrô do Recife
Endereço: rua Floriano Peixoto, bairro de São José.


assuntos

comece o dia bem informado: