Foram encontrados 37 resultados para "Recife":

Robson Melo, secretário executivo de Defesa dos Animais do Recife, faleceu aos 48 anos.
Robson Melo, secretário executivo de Defesa dos Animais do Recife, faleceu aos 48 anos.Foto: Divulgação / PCR

Aos 48 anos, o secretário executivo dos Direitos dos Animais do Recife (Seda/PCR) Robson Melo, faleceu, nesta segunda-feira (25), em Maceió (AL), em razão de um infarto agudo no miocárdio. O velório e sepultamento acontecem no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Por meio de nota, o prefeito Geraldo Julio (PSB) lamentou o falecimento de Robson Melo."É indescritível a dor ao receber a notícia do falecimento do nosso amigo e colega de equipe Robson Melo, secretário executivo de Defesa dos Animais do Recife. Robson era sinônimo de alegria e dedicação e fazia um trabalho inspirador. Companheiro, amigo, sempre disposto a ajudar as pessoas. Que Deus conforte sua família".

A Câmara do Recife, por meio de nota do presidente Eduardo Marques, também lamentou a morte de Robson. "É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Robson Melo, o jovem e competente secretário Executivo dos Direitos dos Animais do Recife. Seu empenho e dedicação deixam marcas na cidade e nos corações daqueles que com ele conviveram".

Outros políticos também publicaram mensagens sobre o falecimento do secretáio-executivo da Prefeitura do Recife. Confira:

Augusto Coutinho, deputado federal.

"Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento precoce de Robson Melo, secretário de defesa dos animais da Prefeitura do Recife. Estive com ele há pouco tempo. Homem sério, comprometido com a causa animal. Que Deus possa dar o conforto necessário à família e aos amigos nessa hora de dor"

Ricardo Cruz, vereador do Recife e ativista da Causa Animal.

"É com extremo pesar e ainda estarrecido, que eu e minha equipe de gabinete lamentamos profundamente o falecimento do querido dr Robson Melo, secretario executivo dos Direitos dos Animais. A família, a administração pública e a luta em defesa dos animais perdem um grande e competente homem!  Dr Robson nunca mediu esforços para ajudar os que mais precisavam enquanto estava a frente do Hospital Veterinário do Recife. Nosso reconhecimento será eterno. À família, toda nossa solidariedade. Que Deus abençoe".

Currículo - Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Robson Melo tinha mestrado em cirurgia com utilização de células tronco, foi professor na Universidade Federal do Paraná e oficial do Exército Brasileiro.

Ex-governador Mendonça Filho acredita na geração de empregos e renda com a privatização do Aeroporto dos Guararapes
Ex-governador Mendonça Filho acredita na geração de empregos e renda com a privatização do Aeroporto dos GuararapesFoto: Arthur Mota

O ex-deputado e ex-ministro, Mendonça Filho, do DEM, ficou satisfeito com resultado do leilão do Aeroporto dos Guararapes, nesta sexta-feira (15). "Muito bom para o Recife. Será Hub da operação na região e terá mais oportunidades de investimentos com a geração de novos empregos e renda, beneficiando diretamente regiões do entorno como Imbiribeira, Jordão, Ipsep, URs”, afirmou.
  
Mendonça disse que nunca entendeu essa síndrome provinciana de querer fechar Recife para o mundo, que alimentou o movimento contrário ao leilão. “Pernambuco não pode viver de passado. Permitir ao Recife ser Hub na região é olhar para o futuro, gerando oportunidades para os recifenses e os pernambucanos", afirmou Mendonça.

Segundo ele, a tese levantada durante a semana de que a operação em bloco é atrativa foi confirmada. “Os aeroportos do bloco, no seu conjunto, não representam sequer o tamanho do Aeroporto dos Guararapes. Recife será HUB, o concentrador dessa operação”, avaliou, ressaltando que essa é a melhor solução para alavancar o desenvolvimento econômico com oferta de infraestrutura adequada para a cidade e a Região.

“O fundamental é a operação em si. A capacidade de alavancar investimentos, trazer novos empregos e gerar renda para o Recife”, defendeu, relembrando que o fato da vencedora ser espanhola é positivo, porque reforça as ligações históricas, culturais e econômicas de Pernambuco com a Península Ibérica. "No setor aéreo já temos operação aérea para Espanha e Portugal, que deve ser potencializada", analisou.

Aeroporto do Recife
Aeroporto do RecifeFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Depois do leilão de 12 aeroportos regionais, no qual o Aeroporto do Recife, foi leiloado por um valor de R$ 1,9 bilhão pela espanhola Aena, nesta sexta-feira (15), a Prefeitura do Recife emitiu nota expressando confiança na empresa vencedora e afirmando seu compromisso em acompanhar a concessão do terminal.

Leia a nota na íntegra:

Com relação ao leilão do Aeroporto Internacional dos Guararapes, realizado pelo Governo Federal nesta sexta-feira (15), a Prefeitura do Recife informa que acompanhará de perto a concessão do terminal de passageiros e os compromissos de investimentos na qualidade dos serviços. A empresa vencedora tem larga experiência em administração aeroportuária e confiamos na sua capacidade para entregar um índice cada vez maior de satisfação do usuário, marca registrada do Aeroporto Internacional dos Guararapes, consolide nossa liderança regional e amplie nossa participação no mercado brasileiro e mundial.

Moradores do histórico edifício do bairro de Boa Viagem correm riscos na moradia que está sem energia desde a semana passada
Moradores do histórico edifício do bairro de Boa Viagem correm riscos na moradia que está sem energia desde a semana passadaFoto: Kleyvson Santos/ Folha de Pernambuco

Depois da visita da comissão especial formada por vereadores da Câmara Municipal do Recife para fiscalizar a situação do Edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, nesta quarta-feira (13), a Prefeitura do Recife decidiu interditar o local. 

Depois da fiscalização, os vereadores haviam decidido convocar o poder público e órgãos como Crea-PE, Celpe e outros entes para emitirem pareceres técnicos apontando riscos para moradores, inquilinos e comerciantes.

Mas, a Prefeitura decidiu interferir antes. 

Os vereadores pretendem sugerir ações para a Prefeitura do Recife e Governo do Estado.

É bem provável, que representantes da Secretaria de Controle Urbano da Prefeitura do Recife, que tem como gestor João Braga, podem ser convidados a realizar audiência pública para discutir o tema. "Tivemos hoje cedo no Edifício Holiday e conversamos com os moradores. Vimos de perto a situação extremamente delicada que as pessoas estão morando. O prédio está com a energia cortada pela Celpe desde a semana passada, o que tem prejudicado a vida dos trabalhadores e, sobretudo, dos idosos", disse o vereador João da Costa.

São 3 mil pessoas morando no Holiday e os vereadores pretendem traçar um planejamento para solucionar os problemas do edifício. "Lá, tive a oportunidade de conversar com dona Maria José, que mora no 12º andar e vende cachorro-quente na praia de Boa Viagem. Ela me relatou a dificuldade que vem passando nos últimos dias e disse não ter onde morar, caso precise abandonar o seu lar", relatou João da Costa.

Para o vereador Hélio Guabiraba (PRTB), foi fundamental para poder conhecer a realidade do edifício Holiday, bem como traçar um planejamento. "No primeiro momento, será realizada uma audiencia pública para escutar os moradores, bem como os interessados no tema", avisou Guabiraba.

Além de Jão da Costa (PT) e Hélio Guabiraba (PRTB), a comissão é formada por Aerto Luna (PRP), Samuel Salazar (PRTB), Aderaldo Pinto (PSB), Rinaldo Junior (PRB) e Maguari (PSB).

Comissão fiscalizou a situação do edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, nesta quarta-feira (13).

Comissão fiscalizou a situação do edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, nesta quarta-feira (13). - Crédito: Divulgação

Documento do TJPE sobre interdição do edifício Holiday

Documento do TJPE sobre interdição do edifício Holiday




*Com informações de Lourenço Gadelha

Prefeito Geraldo Julio (PSB) teve uma boa avaliação do Carnaval do Recife em 2019 e elogiou comportamento do folião
Prefeito Geraldo Julio (PSB) teve uma boa avaliação do Carnaval do Recife em 2019 e elogiou comportamento do foliãoFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

O prefeito Geraldo Julio (PSB) considerou positivo o Carnaval do Recife da sua abertura ao encerramento, em entrevista coletiva de balanço do Carnaval, desta Quarta-Feira de Cinzas (6), no Paço do Frevo.

"O diferencial desse ano foi a organização e o comportamento do folião. Tivemos 1,6 milhão de pessoas brincando nas ruas do Recife e foi um Carnaval da paz, da espontaneidade, da brincadeira e da alegria. Alguns serviços, como a mobilidade, também tiveram destaque este ano, porque as pessoas tiveram mais facilidade para chegar e no sair do Bairro do Recife", afirmou o prefeito.

A movimentação econômica da cidade e a ocupação de 97% da rede hoteleira capital também foram diferenciais da festa em 2019, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). A movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, entre a segunda-feira (pré Carnaval) até a terça-feira de Carnaval, foi de 226,4 mil pessoas, um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No Terminal Rodoviário do Recife (TIP), passaram cerca de 45 mil passageiros, um aumento em torno de 15% em relação ao movimento normal.

No Bairro do Recife, programação abriu alas para todos os recifenses, assegurando protagonismo, acolhimento e visibilidade aos mais diversos públicos, com camarote da acessibilidade para cadeirantes e surdos, tradução de Libras de todos os shows do maior palco da festa e campanha de combate à violência contra a mulher, para garantir um Carnaval plural.

"Demos um destaque muito forte na questão da inclusão, sobretudo na abertura do Carnaval, com 20 bailarinos cadeirantes se apresentando em cima do Marco Zero, além da infraestrutura que a gente montou nos 45 polos para atender aos deficientes. Os intérpretes de libras também ficaram em cima do palco o tempo inteiro, inclusive durante as músicas e isso foi uma novidade muito grande, até mesmo para alguns artistas", explicou Geraldo.

Para a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, os números positivos são motivos para comemoração e ela acrescentou que alguns hotéis atingiram 100% de ocupação. "Esses são números importantes, pois mostram a movimentação de toda a cadeia do turismo - são os hotéis, os bares, os taxistas, as tapioqueiras, toda economia fica aquecida", explicou Ana. Segundo ela, a média de gasto do turista na cidade é de R$ 250 por dia.

A celebração à cultura pernambucana, em todas as suas tradições, levou mais de 1.050 artistas para cima dos palcos da cidade, além de 672 apresentações de agremiações. Só no Marco Zero, na Rua da Moeda e na Praça do Arsenal, palcos localizados no coração da folia, foram 134 shows em cinco dias de festa.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, mencionou a preferência por artistas da terra, que formam 99% da programação no Carnaval. "A cultura pernambucana é muito rica e nossos artistas dão conta do recado. Por isso, a gente valoriza e coloca eles em todos os polos. Não só no Marco Zero, mas também nos polos do seu bairro", grifou ele.

Outro destaque da festa foi a campanha contra o assédio O Pequeno Manual Prático de Como não ser um Babaca no Carnaval que tomou conta do Brasil. Só no Instagram da humorista e influenciadora Alcione Alves (@alcionealves27), parceira na ação, mais de meio milhão de pessoas visualizaram o clipe. O conteúdo também foi compartilhado por perfis relevantes, como Mídia Ninja, Quebrando o Tabu, Mete a Colher e Garotas Estúpidas.

Nos canais da Prefeitura do Recife e Carnaval do Recife, mais de 900 mil pessoas foram impactadas organicamente (sem uso de patrocínio) pelo clipe. Houve mais de 55 mil interações (reações e comentários) e mais de 4 mil compartilhamentos. E outras 120 mil pessoas foram impactadas pelo manual na sua versão ilustrada. O tema também foi abordado na decoração oficial do Carnaval do Recife no ano em que ocorreu o primeiro Carnaval após a nova Lei do Assédio.


Prefeito Geraldo Julio (PSB) trabalhou e aproveitou a festa em família neste Carnaval

Prefeito Geraldo Julio (PSB) trabalhou e aproveitou a festa em família neste Carnaval - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Cabral, apresentou projeto para proibir canudos e sacolas plásticas na cidade
Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Cabral, apresentou projeto para proibir canudos e sacolas plásticas na cidadeFoto: Leonardo Malafaia/ Folha de Pernambuco

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, foi o entrevistado do programa Folha Política, desta sexta-feira (22). Filiado ao PSD, José Neves se mostrou integrado ao projeto de sucessão do prefeito Geraldo Julio (PSB), em 2020, e nem chegou a cogitar qualquer projeto de candidatura majoritária da sua legenda pra disputar a Prefeitura da capital. "O PSD está fechado com o prefeito Geraldo Julio para 2020. PSD não vai nem pensar nessa possibilidade", afirmou.

Entre os maiores desafios de José Neves na nova função que assumiu, na última sexta-feira (22), está o desenvolvimento de atividades e obras estruturais no Jardim botânico do Recife. Para ele, a escolha do prefeito Geraldo Julio do seu nome para ocupar cargo aconteceu devido ao seu desempenho quando esteve à frente do PROCON Recife. "Acho que pesou foi o trabalho Procon, que a gente transformou num instrumento de muita qualidade para o consumidor, deu uma dimensão na gestão", disse. 

O secretário também avisou que encaminhou para a Prefeitura do Recife um projeto para proibir sacolas e canudos de plástico no Recife. Segundo ele, o projeto deve ser apreciado e receber possíveis ajustes das comissões da Câmara Municipal do Recife.

José Neves revelou que durante o período carnavalesco, a secretaria já mobilizou mais de 50 pessoas para executarem a demanda da população nos bairros e nos principais polos do Recife.

Ouça e compartilhe:

Cerimônia de posse do novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho
Cerimônia de posse do novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves FilhoFoto: Daniel tavares

Gestores estaduais e municipais, poder legislativo e representantes da sociedade civil organizada se reuniram, na manhã desta sexta-feira (22), para a cerimônia de posse do novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho. No evento, realizado no Jardim Botânico do Recife, também aconteceu a inauguração do Anfiteatro do equipamento, um espaço com aproximadamente 50m² e capacidade para 30 pessoas, destinado para atividades de arte educadores.

Para assumir a pasta, antes comandada por Bruno Schwambach, José Neves deixou a presidência do Procon. Na solenidade, o novo secretário José Neves Filho colocou o Jardim Botânico será uma das prioridades da sua gestão. “Vamos dar visibilidade ao Jardim Botânico, atraindo o turismo internacional e nacional para o equipamento, além, claro, do recifense e do pernambucano. E por esta razão, escolhi o local da transmissão de cargo aqui. Vamos incrementar a programação do JBR com saraus, encontros teatrais e monitorias de arte educadores", disse.

O secretário ainda destacou que pretende facilitar o acesso ao JBR através de linhas de ônibus com saída dos grandes centros da cidade. Ainda na lista de prioridades, reforçou a iniciativa de desburocratizar todo o processo de licenciamento ambiental e agilizar o plano de revitalização de áreas verdes. José Neves encerrou o seu discurso agradecendo ao prefeito Geraldo Julio pela confiança e a presença do deputado federal André de Paula.

Leia também:
Em Encontro, Sileno apresenta políticas públicas para a Juventude
Aluisio Lessa participa de encontro do CONSECTI


Bruno Schwambach, que deixou a pasta para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, fez um balanço das suas ações realizadas durante os dois anos que ficou à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“Foram dois anos na Prefeitura do Recife, e a gente teve a oportunidade de implementar ações importantes para a cidade. Do ponto de vista ambiental, tivemos muitos avanços na parte da fiscalização de processos, simplificação, adoção de medidas de sustentabilidade e começamos a implementar algumas ações procurando a mitigação em relação às mudanças climáticas e também começamos a fazer um trabalho de plano de manejo, o maior trabalho ambiental que o Brasil e a cidade do Recife já fez e tenho certeza que José Neves vai dar continuidade nesse trabalho”, comemorou.

Estiveram presentes na solenidade o deputado federal André de Paula; José Neves Neto, vice-presidente da Empetur; Rodrigo Farias, chefe de gabinete do prefeito; os secretários Aldemar Santos (Gabinete de Projetos Especiais) e João Guilherme Ferraz (Governo e Participação Social); os vereadores Gilberto Alves, Maguary; deputado Estadual Felipe Francismar e André Campos, diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

Perfil - José Neves Filho, advogado militante, formado pela Faculdade de Direito do Recife, e Procurador do Estado de Pernambuco por 30 anos, José Neves Filho iniciou como Executivo na Presidência do Santa Cruz. Foi vereador do Recife por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal do Recife. Voltou à atividade executiva como presidente da Futebol Brasil Associados (F.B.A). Em janeiro de 2013 assumiu o cargo de diretor-presidente do Procon Recife, onde foi o responsável pela reformulação do órgão de proteção ao consumidor, modernizando e aproximando o serviço da população. Em 2019, assume o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

Anfitiatro - O Jardim Botânico do Recife ganha um Anfiteatro, um espaço com aproximadamente 50m² e capacidade para 30 pessoas, destinado para atividades de arte educadores. Inserido na mata, o equipamento de educação ambiental da Prefeitura do Recife é construído em madeira de lei e guarda corpo em aço, contemplando uma bela vista para o lago e uma arquibancada em local estratégico. O espaço será destinado para atividades diversas, como contações de histórias, encontros teatrais e monitorias sobre os jardins temáticos (Orquidário, Cactário, Bromeliário, Jardins de Palmeiras, Sensorial, Plantas Tropicais e Medicinais), que prometem entreter de forma consciente um público de todas as idades. A obra, avaliada em R$36.391,43, foi executada pela Campos Engenharia em parceria com a CONIC em um período de 20 dias.

prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) teve um encontro em Brasília, na manhã desta quarta-feira (20), com o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser.
prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) teve um encontro em Brasília, na manhã desta quarta-feira (20), com o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser.Foto: Divulgação

O prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (20), em Brasília, com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. O dirigente está de partida para a China e o prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer pela colaboração da instituição para o desenvolvimento da educação pública no Recife. Segundo o prefeito, Recife tem cumprido todas as metas do SWAp de Educação, firmado com o Banco em 2012.

"O Banco Mundial tem sido um grande parceiro da Educação do Recife e vim pessoalmente apresentar os resultados ao presidente Martin Raiser, que não poupou esforços para viabilizar essa parceria. Avançamos muito na Educação na nossa gestão e o Recife foi a capital que mais cresceu no último IDEB em todo o Brasil e essa parceria tem um papel importante nesses resultados", afirmou Geraldo.

Leia também:
[Giro de notícias] Veja as principais notícias desta quarta
Câmara escuta de Guedes: 'Vamos construir o Pacto Federativo juntos'


Metas - O projeto tem em sua gênese o aumento da cobertura e melhorias na educação na primeira infância (ECE), no desempenho dos alunos matriculados em programas de aceleração de aprendizagem e tempo integral em escolas municipais de ensino fundamento, além da melhoria da gestão pública municipal. Entre os indicadores a serem destacados, um deles trata da quantidade de unidades de educação infantil que passaram por reformas e adequações. A previsão era realizar 500 intervenções durante a validade do contrato, nas unidades de ensino com Educação Infantil, mas o número foi ultrapassado e atingiu 594.

O indicador que apontava a construção de creches-escola também foi superado. Havia uma expectativa de serem construídas seis unidades, mas até 2018 já tinham sido entregues 11 novas creches-escola, sendo 8 garantidas com o recurso do Banco Mundial. Outro indicador trata do aumento das matrículas dos estudantes do 6º ao 9º ano no ensino de Tempo Integral e o percentual também foi positivo ao longo do período analisado. Em 2018, a meta prevista era matricular 2.500 nesta modalidade de ensino. Mas o indicador foi ultrapassado e 2.683 estudantes foram matriculados no ensino integral.

Grupo discute prioridades das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal em torno do SUAS
Grupo discute prioridades das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal em torno do SUASFoto: Divulgação

A Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realiza, nesta manhã de sexta-feira (15), no auditório do Condep/Fidem, uma reunião para discutir novas estratégias para enfrentar os desafios que se desenham na nova conjuntura da Política da Assistência Social no Estado. A Frente é formada por militantes, trabalhadores e gestores da Assistência Social e Conselhos.
  
Lourdes Viana, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social mediará a discussão, que contará Ana Faria, do grupo gestor da Frente, e Joelson Reis, secretário-executivo de Assistência Social, apresentando uma análise da conjuntura atual. Entre os convidados, das deputadas do Juntas, Jô Cavalcanti, Carol Virgulino, Joelma Carla, Kátia Cunha e Robeyoncé Lima - em uma de suas primeiras pautas do mandato coletivo, e o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). Também participa do evento o deputado federal Danilo Cabral (PSB).

Danilo Cabral, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, autor da PEC 383, que diz que a União deve aplicar anualmente, nunca menos, de 1% da Receita Líquida do respectivo exercício financeiro do financiamento do SUAS. Danilo segue articulando ações para enfrentar os desafios impostos na nova conjuntura da Política da Assistência Social no Estado, com rebatimento das movimentações nacionais.

“Antes da Constituição de 1988 tínhamos a política do assistencialismo, do “primeiro damismo”, que negava a oportunidade de o cidadão ter seus direitos respeitados. Depois veio a LOAS, a estruturação do SUAS e todos os avanços na caminhada da proteção social, mas o que parecia estar sendo fortalecida como uma política de estado foi e continua sendo colocada à prova”, ressaltou o deputado

Uma das primeiras discussões é sobre a realização das Conferências – municipais, estaduais e a federal. Os espaços democráticos para a discussão da Política da Assistência Social, com a participação efetiva do usuário, estariam sob ameaça, segundo a Frente Pernambucana em Defesa do SUAS, devido a direcionamentos provenientes do ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra.

“É preciso mobilização. Vamos construir a Frente Parlamentar em Defesa do SUAS na Alepe e tentar replicar nos demais estados do Nordeste”, sugeriu Isaltino. “Outro elemento central importante nessa luta é envolver prefeitos e vereadores e promover debates junto com a Amupe”, disse Isaltino.

Lourdes Viana, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social  ao lado do deputado federal Danilo Cabral (PSB)

Lourdes Viana, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social ao lado do deputado federal Danilo Cabral (PSB) - Crédito: Divulgação



Deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) também participa do encontro ao lado de Lourdes Viana, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social

Deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) também participa do encontro ao lado de Lourdes Viana, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social - Crédito: Divulgação

Marcelo Bruto cancelou reunião depois de decisão judicial que impediu qualquer aumento de passagens de ônibus pelo prazo de dez dias
Marcelo Bruto cancelou reunião depois de decisão judicial que impediu qualquer aumento de passagens de ônibus pelo prazo de dez diasFoto: Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, também presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), cancelou a reunião que decidiria sobre o possível aumento das passagens de ônibus.

O cancelamento aconteceu depois que decisão judicial, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, através do juiz Djalma Andrelino Nogueira Junior, que suspendeu os efeitos de qualquer reajuste - que ocorresse nos próximos dez dias - nas tarifas de ônibus que fosse votado na reunião do CSTM, desta terça-feira (12).

Os conselheiros Pedro Josephi e Marcio Morais, da Frente de Luta pelo Transporte Público, apresentou proposta de redução das tarifas para R$ 2,88. Segundo os conselheiros, a expectativa é para que Estado possa finalmente esclarecer qual a modalidade de recomposição tarifária será apreciada e se posicione sobre os aumentos ocorridos nos últimos anos, todos acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que representa o índice oficial da inflação no Brasil.

Leia a decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital na íntegra

comece o dia bem informado: