Foram encontrados 157 resultados para "Recife":

O Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta sexta (24), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidade
O Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta sexta (24), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidadeFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Com o intuito de realizar obras como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas construção de muros de arrimo e outras ações que possam melhorar as condições de habitabilidade das comunidades de área de risco no Recife, tudo com a participação da população, o Programa Parceria da Prefeitura do Recife continua eliminando áreas de risco pela cidade. Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio entregou mais uma obra concluída, desta vez na Rua Barão de Camaquã, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife.

“Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade, trazendo mais tranquilidade para as pessoas. São mais de 500 mil pessoas que moram em áreas de morro no Recife e a gente vai avançando, com um muro como esse aqui, feito em parceria com a comunidade, que vai dar tranquilidade nas noites de inverno” afirmou o prefeito Geraldo Julio durante a visita.

Nesta obra, foram contemplados duas com a construção de um muro de arrimo em alvenaria armada e tela argamassada. A obra foi iniciada em maio de 2019 e concluída no último dia 20. Foram investidos aproximadamente R$ 10,2 mil em uma área total de 136,5 m². Atualmente, cerca de 320 intervenções do Parceira estão em andamento e a previsão é concluir em 2020 mais de 400. O Parceria consiste em a Prefeitura fornecer todo o material, assistência técnica e acompanhamento, e a população executa o serviço com a mão de obra.

O coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, destacou que a Prefeitura está à disposição da população para ajudar. “Essas intervenções trazem mais tranquilidade para a população e elimina todo o risco. Hoje o Parceria está a pleno vapor, temos mais de 300 obras rodando pela cidade. Todos os locais que tiverem viabilidade técnica e social, estão aptos para serem feitos em conjunto com a população. A Prefeitura terá o maior prazer de partilhar essa competência”, pontuou Sinomar.

Seu Joseilton da Silva foi um dos beneficiados. “O prefeito trouxe esse programa, eu procurei o órgão competente e firmamos a parceria. A prefeitura forneceu o material, fizeram o projeto e eu tinha a mão de obra disponível, que construiu o muro. Essa obra foi muito eficiente, tanto para mim quanto para o meu vizinho, até porque estava em estado de calamidade. Graças a Deus saiu do papel e hoje estamos comemorando”, contou Silva.

Mais de 300 intervenções do programa estão em andamento pelo Recife

Mais de 300 intervenções do programa estão em andamento pelo Recife - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

'Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade', diz o prefeito

'Entregamos hoje mais uma obra muito importante do Parceria, foram mais de 100 ano passado, e este ano a previsão é de mais 400 obras entregues em toda a cidade', diz o prefeito - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Até o final do projeto, 1.500 pessoas serão beneficiadas
Até o final do projeto, 1.500 pessoas serão beneficiadasFoto: Isabelle Barbosa/Folha de Pernambuco

O Renda por APP, projeto do programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, continua garantindo as condições para que as pessoas busquem a renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega em domicílio disponíveis no mercado. Nesta sexta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio fez a entrega de mais 100 kits, compostos por bicicletas, smartphones com pacote de dados e equipamentos de segurança, no Compaz Ariano Suassuna, Cordeiro. Com o material distribuído hoje, 300 pessoas já foram beneficiadas e até o final de 2020, serão distribuídos 1500 kits no total.

“Esta é a terceira entrega do Renda por App, que vem com a bicicleta, smartphone com pacote de dados, para que as pessoas possam trabalhar com entrega de encomendas, alimentação. É um programa muito interessante porque ajuda aqueles que realmente precisam trabalhar. Já são 300 kits entregues, as pessoas estão felizes com essa oportunidade”, avaliou o prefeito Geraldo Julio. O gestor também falou do trabalho logo no início do ano. “Essa entrega complementa uma semana de muitas inaugurações. Ontem estávamos no Canal Rio da Prata no Ibura, hoje entregamos encosta em Nova Descoberta. Estamos em um ano de muito trabalho, muita dedicação para ajudar o povo nesse tempo difícil que estamos vivendo”, pontuou o prefeito.

Para os interessados, as inscrições continuam abertas e para participar das próximas rodadas, que acontecem sempre no último sábado de cada mês, pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. As pessoas contempladas foram sorteadas no último dia 28 de dezembro pela extração da Loteria Federal.

O Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, falou sobre mais uma entrega. “Estamos hoje na terceira etapa do projeto, que oportuniza as pessoas a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho, gerar sua própria receita oferecendo seus serviços para aplicativos de entrega, enfim, eu acho que um grande programa de cidadania que o prefeito Geraldo Julio faz através do Chegando Junto. É sem dúvida uma grande oportunidade para os que mais precisam”, afirmou o secretário.

Ao completar a inscrição, o candidato recebe um número, que dá direito a participar de todos os sorteios até o final do projeto. Os ganhadores serão os portadores dos 100 números mais próximos do primeiro prêmio. Em caso de empate, valerá o número maior. A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053. No total, serão 1.500 kits sorteados até o fim deste ano, sendo 100 a cada mês.

Reginaldo Santana, morador da Iputinga, foi um dos selecionados e estava emocionado. “Essa oportunidade vai ajudar completamente a minha vida, porque estou há quase três anos desempregado. É uma forma louvável de trabalhar. Só o pobre e desempregado sabe o que está passando. Agradeço primeiro a Deus pela oportunidade que está dando à todos esses pais que estavam sem emprego. É difícil ver as coisas faltando em casa, é um desespero, uma sensação de impotência. Hoje eu sou um desses cidadãos que teve uma chance de fazer algo útil. Para mim é uma ferramenta de trabalho, por mais que não seja minha área, eu trabalhava com manutenção elétrica, mas é o que eu tenho no momento e tenho que abraçar essa chance”, contou Santana.

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros. Durante o evento, os beneficiados receberam treinamento sobre segurança no trânsito e empreendedorismo. Mais uma vez, diversas empresas que atuam no ramo estavam presentes, disponibilizando aos trabalhadores caixas para acomodar os produtos e camisas UV para que eles se protejam do sol.

Jairo Carlos foi contemplado em dezembro de 2019 pelo Renda por APP e contou sobre a rotina de trabalho. “A rotina é muito boa, você faz seu próprio horário, tem autonomia, pode conciliar com outras funções. Esse projeto realizado pelo prefeito Geraldo Julio é realmente muito bom, tem ajudado muitas pessoa, inclusive eu. Nem todo mundo consegue ter um pacote de dados, uma bicicleta. Com esse projeto o prefeito fez a parte dele, deu as ferramentas, agora é com a gente, trabalhar”, afirmou Carlos.

O jovem aproveitou para pedir mais respeito aos ciclistas no trânsito. “Só uma observação, que é para os condutores de carro. Eles deveriam ter mais respeito pelos ciclistas, porque eles não dão espaço para a gente e isso dificulta muito nosso trabalho. É importante todos terem respeito no trânsito”, concluiu.

Documentos foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio na noite desta quinta (24), beneficiando mais de 700 pessoas do conjunto localizado no bairro de Afogados
Documentos foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio na noite desta quinta (24), beneficiando mais de 700 pessoas do conjunto localizado no bairro de AfogadosFoto: Andrea Rego Barros / PCR

Na noite desta quinta-feira (23), 128 famílias do Habitacional Padre Miguel, localizado em Afogados, Zona Oeste do Recife, receberam os títulos de posse de suas moradias. Com o ato desta noite, comandado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) a Prefeitura do Recife chega a marca de mais de 3.540 títulos de posse desde 2013.

Geraldo Julio falou o que representa o título para os moradores. "O documento entregue hoje consolida a conquista da casa própria. Eles vem de moradia precária, conseguiram o habitacional há onze anos e ainda não tinham segurança de ter o documento definitivo da sua casa. Depois de vencer toda a burocracia, a gente consegue entregar 128 documentos para cada um dos moradores do Padre Miguel. É um benefício definitivo, da conquista do povo daqui", afirmou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda que o habitacional foi o primeiro a receber o Espaço Pertencer do Programa Chegando Junto. “Aqui foi onde fizemos o primeiro Pertencer, e as crianças estão passando o dia nesse local de convivência com livros, brinquedos, alimentação, sendo bem cuidadas”, destacou. Além do Espaço de convivência, a quadra do habitacional foi requalificada.

O Habitacional Padre Miguel dispõe de 128 unidades habitacionais distribuídas em oito blocos, e beneficia mais 700 pessoas que, antes, viviam em palafitas. Com a entrega, será legalmente reconhecido o direito à moradia, através da escritura de propriedade devidamente registrada no cartório de imóveis do empreendimento que existe há 11 anos no município. A iniciativa da gestão municipal, que concede escrituras definitivas e gratuitas aos terrenos dos moradores, transfere a posse plena para eles, garantindo a segurança da moradia. O benefício atende à nova Lei de Regularização Fundiária, Lei Federal de número 13.465/2017.

"Só quem mora em uma residência, sabe da importância de ter um papel que comprove que aquele lugar é seu, de fato e de direito. Não só o direito a dormida, mas a posteridade. Essa garantia está sendo confirmada hoje. Aqui ele vai poder viver tranquilo, sabendo que vai poder seu bem maior para os herdeiros", afirmou a secretária de Habitação, Isabella de Roldão.

Com os títulos, as famílias têm a posse reconhecida e a garantia ao exercício de seu direito à moradia, com segurança jurídica, acesso a serviços públicos e a possibilidade de melhorar seus imóveis, inclusive pela obtenção de crédito e financiamentos. Além disso, a regularização propicia a oficialização dos logradouros cujo endereço anterior, era considerado informal.

Espaço Pertencer - A Prefeitura do Recife, através do Programa Chegando Junto, oferece aos moradores do Habitacional Padre Miguel, o projeto Pertencer Espaço de Convivência. A ação beneficia famílias de 25 crianças entre seis meses e seis anos de idade, que ficarão sob os cuidados de 12 moradoras-colaboradoras do próprio habitacional.

O prefeito Geraldo Julio entregou as melhorias no Ibura
O prefeito Geraldo Julio entregou as melhorias no IburaFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

São 12 mil m² de ruas pavimentadas, o revestimento completo do canal, seis praças construídas, quatro pontes de acesso, além de instalação de iluminação pública, drenagem, ciclovia. As obras de urbanização do Canal Rio da Prata, no Ibura, Zona Sul da cidade, mudaram completamente o cenário da região e renovaram o sentimento de pertencimento dos moradores do local, além de proporcionar mais segurança e qualidade de vida. Nesta quinta-feira (23), o prefeito Geraldo Julio fez a entrega do investimento de mais de R$ 31 milhões e comemorou junto com a população a conclusão das obras.

“Hoje estamos entregando a obra do Canal do Rio da Prata, um investimento de R$ 31 milhões, que beneficia milhares de pessoas, 11 ruas completamente calçadas e com toda a drenagem. Pessoas que tinham medo, por toda chuva que caia, de ficar com suas casas debaixo d’água e que agora estão aliviadas com a conclusão dos trabalhos. Uma obra bem feita, com qualidade, um sonho do povo do Ibura se tornando realidade. Além do mais, essas melhorias trouxeram um lugar de convivência, bem iluminado, toda parte de com ciclovia, um local para se conviver tranquilamente, diferente do que era antigamente. Estamos felizes com mais uma inauguração importante”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), as obras foram custeadas pela Prefeitura do Recife e Governo Federal, por meio do PAC Drenagem e abrangeram o revestimento completo dos cerca de 1 km de canal, instalação da iluminação pública e drenagem e pavimentação de mais de 12 mil m² de ruas no entorno. O Local ainda ganhou quatro pontes e seis novas praças. As novas ruas contam com largura de sete metros, além de 1,5 metros de calçada. Mais de seis mil moradores da região foram beneficiados com as melhorias.

João Alberto Faria, presidente da URB, falou sobre a finalização da urbanização. “Esta é uma obra de extrema importância, uma vez que temos um canal com mais de um quilômetro de extensão. Essa era uma comunidade que sofria muito no período das chuvas e hoje tem essas dificuldades amenizadas. É uma obra que envolve não só o revestimento do canal, como fizemos quatro pontilhões, seis praças, e aqui nós estamos beneficiando diretamente seis mil pessoas. É um feito que mudou a vida de toda a população”, avaliou o secretário.

Parte da obra, a rua Rio Douro, que margeia o canal, recebeu serviços de drenagem e pavimentação em toda sua extensão e agora conta com uma ciclovia de 1km. Também foram pavimentados trechos das ruas Alvorada do Sul, Ecoporanga, Santa Leopoldina, Rio da Prata, Fernando Tomás da Silva e Flores da Cunha, todas no Ibura. A partir desta intervenção, a região passa a contar com uma melhor infraestrutura, facilitando a mobilidade dos moradores pelo bairro durante os períodos de chuva, minimizando o alagamento das vias.

Narciso de Lima, de 78 anos, contou sobre a felicidade de ver a obra finalizada. “Estou vivo para ver as coisas maravilhosas que o prefeito Geraldo Julio fez aqui. Há 50 anos que eu moro aqui e nenhum prefeito nunca fez nada. A frente da nossa casa era só barro, era difícil de carro chegar aqui. Hoje eu posso fazer minha caminhada, está tudo uma coisa linda”, afirmou Lima.

Aldecir Guilherme de Lima, enfatizou a importância da população ter consciência para manter as benfeitorias que a prefeitura fez. “Quando chegamos aqui, no tempo de chuvas entrava água na porta da casa e saia na cozinha. Para sair para trabalhar era um transtorno. Melhorou em tudo, o policiamento, podemos ficar até mais tarde na rua, as pessoas têm um lugar para caminhar. Mas a população precisa se conscientizar de não colocar lixo na rua, nem no canal. O prefeito vem e faz o trabalho dele e muitas vezes a própria população destrói e depois vai culpar o governo. Se cada um fizer sua parte vamos ter um ambiente digno para todo mundo. Hoje temos ciclovia, calçamento, ruas pavimentadas, tudo que um bairro nobre tem”, pontuou Aldecir.

Além de pavimentação e drenagem o local ganhou 6 praças e uma ciclovia

Além de pavimentação e drenagem o local ganhou 6 praças e uma ciclovia - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

O prefeito Geraldo Julio fez a entrega do investimento de mais de R$ 31 milhões

O prefeito Geraldo Julio fez a entrega do investimento de mais de R$ 31 milhões - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Prefeito Geraldo Julio entregou nesta terça (21), a unidade de saúde totalmente requalificada
Prefeito Geraldo Julio entregou nesta terça (21), a unidade de saúde totalmente requalificadaFoto: Andrea Rego Barros / PCR

A Prefeitura do Recife segue com seu programa de requalificação da rede de atendimento da Atenção Básica de Saúde na cidade. Nesta terça-feira (21), o prefeito Geraldo Julio entregou às comunidades Pantanal e Loteamento Grande Recife, na Cohab, a Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Fernando Figueira/Pantanal totalmente requalificada. Com as melhorias, que teve um investimento na ordem de R$ 200 mil, mais mil pessoas passarão a ser atendidas na unidade, que terá quase sete mil moradores cadastrados.

“Mais uma inauguração no mês de janeiro, agora a USF Fernando Figueira, aqui no Pantanal, ampliando de seis para sete mil de pessoas atendidas. Uma reestruturação completa, com R$ 200 mil investidos. Com essa inauguração estamos nos aproximando de R$50 milhões aplicados só em requalificação da rede existente, além da construção das novas unidades com 15 Upinhas, Hospital da Mulher, além do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O secretário de Saúde Jailson Correia, falou sobre as melhorias. “Muda a qualidade da estrutura e a possibilidade de ofertar um serviço de melhor qualidade para quem usa a unidade e para os profissionais de saúde. Houve uma reforma em toda da coberta, na parte hidráulica, estrutural com equipamentos novos, inclusão do prontuário eletrônico em todas as salas, além de uma sala para os Agentes de Saúde terem um lugar específico para fazer seu trabalho e acompanhar a população”, ressaltou o secretário.

Para não paralisar o atendimento, a obra foi dividida em duas etapas. No primeiro momento, foram recuperadas as salas de vacina, curativo, regulação (espaço para marcação de consultas especializadas), banheiros, copa, despensa para materiais de limpeza, sala de reunião, de espera e recepção. Em seguida, os serviços foram realizados nos consultórios médicos e odontológico, farmácia e sala de esterilização dos equipamentos. Com a inauguração, as comunidades serão assistidas por duas Equipes de Saúde da Família – dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e nove agentes comunitários de saúde. A equipe também é composta por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal. A reforma também beneficiará as pessoas com deficiência, que agora contarão com uma rampa para melhorar o acesso à USF, além de banheiros com acessibilidade.

Os agentes de saúde também ganharam uma sala, para facilitar os encontros em equipe, e as mulheres poderão fazer preventivo ginecológico em um espaço específico para o exame. A unidade de Saúde da Família possui farmácia para dispensação de medicamentos e sala para agendamento de consultas com especialistas e exames complementares. Haverá também acolhimento diário dos moradores cadastrados, consultas clínicas, atendimento odontológico, coleta de sangue para exames laboratoriais, vacinação e realização de curativos. Os pacientes também terão consultas com a equipe de enfermagem para planejamento familiar, pré-natal e puericultura.

pcr

Crédito: Andrea Rego Barros / PCR

O prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades na Escola Municipal Cícero Franklin
O prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades na Escola Municipal Cícero FranklinFoto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Quem ouvia a animação nos corredores e salas de aula na Escola Municipal Cícero Franklin, não imaginava que estava em período de recesso escolar. Mas com o objetivo de oferecer atividades para os alunos da rede municipal e continuar apoiando a geração de renda dos pais e mães dos estudantes, que estão desempregados, a Prefeitura do Recife através do Programa Chegando Junto, abriu nas férias escolares 130 unidades de ensino para participar do Chegando Junto nas Férias. O prefeito Geraldo Julio visitou na manhã desta segunda-feira (20) a unidade, que está localizada no UR-05, Ibura, Zona Sul da cidade e conferiu de perto as atividades.

“Estamos acompanhando mais uma ação do Programa Chegando Junto, agora com Colônia de Férias, que estão sendo realizada em 130 escolas, com uma série de oficinas para os alunos, onde eles passam o dia se divertindo e aprendendo, além de ter a merenda. Mas também os pais e mães da Frente de Trabalho Miguel Arraes estão sendo contratados para trabalhar como oficineiros, além de também preparar as unidades para abertura do ano letivo. Pintura, capina, organização escolar, para a escola estar toda arrumada na volta às aulas. Esta é uma forma de aumentar ainda mais o interesse dos pais e mães pela escola do seu filho”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

Com 850 alunos, divididos no ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Cícero Franklin reuniu mais de 150 alunos para as atividades nesta segunda. Foram realizadas oficinas de capoeira, artes, frevo, além da distribuição de lanche para os alunos participantes. A unidade escolar contou com o apoio de 45 pais, e mães integrantes das frentes de trabalho, 15 deles oficineiros. As colônia de férias que acontecem nos dois turnos, manhã e tarde vão envolver mais de 100 oficineiros, que vão atuar ainda em atividades como metarreciclagem, horta, entre outras. As escolas participantes, vão atender, mais de 2.200 mil alunos. As colônias de férias iniciaram no último dia 15 e finalizam no próximo dia 24 de janeiro.

Na sequência, os pais também retornam às escolas para as categorias "capinação e jardinagem" e "pintura", já que as unidades educacionais estarão sendo preparadas para a volta às aulas, que acontece no dia 3 de fevereiro. Bernardo D'Almeida, secretário de Educação, falou sobre a ação. "Nós não podíamos deixar os nossos pais desamparados durante as férias escolares. Além disso, nós mantemos o aluno dentro da escola, fortalecendo o vínculo, o socioemocional e tornando o ambiente escolar mais atrativo. Os nossos estudantes também têm direito a merenda. Esse lanche faz toda a diferença no dia a dia dos nossos alunos, que vivem em situação de vulnerabilidade. Nossas escolas estão abertas para quem mais precisa", afirmou o secretário.

Edna Romão, era uma das oficineiras de Capoeira. Com dois dois filhos e três sobrinhos na escola, ela falou sobre a importância de participar do momento. “É bom em todos os sentidos, porque a colônia de férias é o melhor lugar para essas crianças estarem, porque ocupa a mente, afasta das drogas, da criminalidade. E eu estando aqui posso continuar participando das atividades dos meus filhos”, afirmou.

Juliana Calado, mãe de Pedro, estudante do 4°ano, está responsável pela merenda durante o período de colônia de férias. "Essa é uma ótima oportunidade para nossos filhos, porque além deles se divertirem nas férias, já ganhamos um trocado e ajuda nas contas de casa. Muitas vezes os pais não têm oportunidade para sair, para ir passear, ir para um parquinho, por falta de dinheiro, e com essas atividades, as crianças ficam muito animadas e perto de casa é melhor ainda”, pontuou Juliana.

Ação conta com apoio dos pais e mães que integram as Frentes de Trabalho Miguel Arraes e que vão atuar nas oficinas das colônias de férias dos alunos e na preparação das Escolas para o início do ano letivo

Ação conta com apoio dos pais e mães que integram as Frentes de Trabalho Miguel Arraes e que vão atuar nas oficinas das colônias de férias dos alunos e na preparação das Escolas para o início do ano letivo - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

As colônias de férias iniciaram no último dia 15 e finalizam no próximo dia 24 de janeiro

As colônias de férias iniciaram no último dia 15 e finalizam no próximo dia 24 de janeiro - Crédito: Andréa Rêgo Barros/ PCR

Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta terça-feira (13), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidade
Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta terça-feira (13), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidadeFoto: Andrea Rego Barros / PCR

Com mais de 300 intervenções em andamento pelo Recife, o Programa Parceria entregou mais uma obra na cidade. O prefeito Geraldo Julio (PSB) esteve, na manhã desta terça-feira (14), para conferir mais uma entrega, na Vila dos Milagres, Cohab, Zona Sul da cidade. Realizada pela Secretaria executiva de Defesa Civil, em conjunto com os próprios moradores, foi construído um muro de contenção em alvenaria armada.

Após vistoria na construção, o prefeito Geraldo Julio falou sobre a intervenção. “Estamos na Vila dos Milagres, inaugurando mais uma obra de contenção, do projeto Parceria. O ano passado foram 119 deste tipo e para este ano estão previstas mais de 400. Esse é um projeto que anda muito rápido porque ele caminha junto com a população. A gente entra com todo o material, assistência técnica e acompanhamento, e a população entra ajudando a fazer a obra. Este é uma ação muito importante, protege as famílias, da tranquilidade durante inverno, é estruturador e a casa fica em segurança” avaliou o prefeito.

Com 69.75m² de área construída, o muro de contenção foi erguido em 3 meses e beneficiou três famílias diretamente. O Programa Parceria é executado em áreas de risco e consiste em a Prefeitura do Recife fornecer material e acompanhamento técnico, enquanto os próprios moradores entram com a mão de obra para a realização de obras de pequeno porte, como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas, entre outras ações. Desde 2013, o programa já concluiu mais de 230 obras e atualmente mais de 300 intervenções estão em andamento. Em 2019, 117 obras foram concluídas.

“Hoje temos mais uma área em total segurança, e temos uma obra realizada dentro de todas as normas técnicas, de engenharia, trazendo tranquilidade para a população. Este trabalho é de parceria, onde a prefeitura e o cidadão trabalham juntos. Isso traz agilidade, rapidez, e facilidade nas construções. Nesta mesma área temos mais três pontos a serem realizados em conjunto com os moradores, são obras de contenção, acesso e drenagem, para trazer ainda mais segurança para todos”, afirmou o coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife.

pcr

Crédito: Andrea Rego Barros / PCR

A cerimônia acontece na tarde da próxima quinta-feira (16), às 16h, na Praça das Cinco Pontas
A cerimônia acontece na tarde da próxima quinta-feira (16), às 16h, na Praça das Cinco PontasFoto: Óleo sobre tela de Murilo La Greca

O arcabuzamento de Frei Caneca completou 195 anos no dia 13 de janeiro. Para lembrar a data, o Museu da Cidade do Recife, em parceria com a Grande Loja Maçônica de Pernambuco, presta uma homenagem ao líder revolucionário pernambucano que participou ativamente das Revoluções de 1817 e 1824.

A cerimônia acontece na tarde da próxima quinta-feira (16), na Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, mesmo local onde ocorreu do arcabuzamento do religioso.

O evento cívico aberto ao público começa às 16h, será prestada a homenagem com depósito de coroa de flores no monumento do herói; acendimento da pira; e a releitura do pregão e da certidão da sentença de Frei Caneca.

Serviço: Evento cívico pela passagem dos 195 anos do Arcabuzamento de Frei Caneca
Onde: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)
Quando: Quinta-feira (16), às 16h - aberto ao público

Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 16h.
Quanto: entrada gratuita
Museu da Cidade do Recife – 3134-3750
www.museudacidadedorecife.org


Retrato de Frei Caneca por Manoel Bandeira, 1983

Retrato de Frei Caneca por Manoel Bandeira, 1983 - Crédito: Divulgação

Geraldo Julio em reunião do secretariado no início deste ano de 2020
Geraldo Julio em reunião do secretariado no início deste ano de 2020Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife anunciou, na tarde desta terça-feira (7), o plano de gestão para o ano de 2020 para diversas áreas da administração municipal. Obras de grande porte como a entrega do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa e um quarto Compaz, em homenagem a dom Hélder Câmara, estão no planejamento.

A inauguração de três novas Upinhas, a conclusão da reforma do Ginásio Geraldão e do Teatro do Parque, além da pavimentação de 300 ruas e a criação de 200 km de rotas cicláveis também fazem parte do plano. O anúncio das metas foi feito pelo prefeito em meio à reunião com o secretariado, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas.

De acordo com Geraldo Julio, seu governo passa por uma ótima fase. “Estamos vivendo o melhor momento do governo. Momento do maior volume de obras que estão acontecendo e vamos viver o ano da maior quantidade de entregas e inaugurações para a população”, afirmou.

Geraldo Julio disse que o "grande volume de obras contempla a população". “São cinco mil pessoas que estão trabalhando nas obras da prefeitura e cada uma dessas obras se transforma numa inauguração e num equipamento funcional. São ações que vão ajudar a população a ir transformando e melhorando a sua vida, a nossa cidade, enfrentando esse tempo tão difícil que o Brasil está passando"..  

Na área de saúde, Geraldo Julio deu ênfase à importância da inauguração do Hospital da Pessoa Idosa e a criação das Upinhas, que serão localizadas na Rua do Prata, no Ibura, na Vila Arraes, na Várzea e no Pilar, no Bairro do Recife. “O Hospital Eduardo Campos que vai atender a quase 200 mil pessoas com mais de 60 anos na nossa cidade que sempre precisaram de um atendimento, de uma estratégia especial de atenção à saúde. O hospital servirá exatamente para isso: fazer prevenção e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas” afirmou.  

Planejado para ser entregue no segundo semestre de 2020, o Hospital Eduardo Campos será o primeiro do Nordeste completamente voltado ao tratamento de doenças e prevenção das pessoas idosas e vai custar cerca R$ 25 milhões de recursos da Prefeitura do Recife. Localizado na Avenida Recife, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, em uma área total de mais de 8 mil m², o hospital terá 72 leitos - 62 de enfermaria e dez de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) -, seis salas de recuperação pós-anestésica, quatro salas de cirurgia, além de farmácia, centro diagnóstico e ambulatório com 13 consultórios. A unidade deverá ofertar oito mil consultas por mês, além de ter capacidade para 700 internações e 500 cirurgias mensais.

Compaz
Localizado no bairro de Joana Bezerra, região central do Recife, o novo Compaz Dom Helder Câmara tem previsão de entrega para este primeiro semestre. Iniciada em 2013, ainda na gestão do então governador Eduardo Campos, a obra para conclusão do Compaz foi retomada em julho passado. No início, a conclusão estava prevista para 2014, no entanto os serviços ficaram parados por causa da falência da empresa responsável pela construção. Em 2018, a Prefeitura do Recife assumiu a responsabilidade e estima a inauguração do Compaz do Coque para março de 2020.

No critério habitação, o prefeito do Recife promete para este ano a construção de novos habitacionais e reformas através do programa Parceria na Sua Casa, um trabalho de melhoria de banheiros, cozinhas, infraestrutura de moradias em situação precária. “Devemos entregar em torno de mil apartamentos ainda este ano”, contou Geraldo Julio. 

Segundo o plano de gestão, 150 comunidades devem ser beneficiadas com o projeto Ilumina Recife e todas as salas de escolas municipais serão climatizadas pelo Novo Clima. Além das principais entregas, ações ou obras contemplam várias áreas da cidades e são divididas em quatro eixos: Infraestrutura e Mobilidade com 1.397 ações previstas; Cidadania, Cultura, Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Lazer com 77 ações; Saúde com 24 entregas prioritárias para 2020 e Educação com 56 ações previstas. 

Para o procurador, os órgãos de controle de contas públicas têm um papel limitado no controle deste tipo de aumento de despesas
Para o procurador, os órgãos de controle de contas públicas têm um papel limitado no controle deste tipo de aumento de despesasFoto: Divulgação

O procurador do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, avaliou que não houve inconstitucionalidade ou ilegalidade no aumento dos vereadores do Recife. O MPCO fez a análise após reclamações de cidadãos, recebidas via Internet.

A resolução, com o aumento da remuneração para a R$ 18.980,00 (dezoito mil, novecentos e oitenta reais), foi publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro (sábado). O aumento foi aprovado pelos próprios parlamentares na última sessão deliberativa do ano de 2019, na Câmara Municipal.

Segundo o MPCO, existem duas principais regras a serem observadas: a remuneração não pode ser maior que 75% (setenta e cinco por cento) do que ganha um deputado estadual em Pernambuco e as despesas totais de pessoal da Câmara, quando votado o aumento, devem estar abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para o procurador, os dois limites foram observados.

"Pelo subsídio dos deputados estaduais, a remuneração dos vereadores não poderia ultrapassar R$ 18.991,68 o que foi respeitado. Já na despesa total de pessoal, a Câmara gasta 2,72% da receita do Recife com pessoal, estando abaixo do limite de alerta, estipulado na Lei de Responsabilidade Fiscal em 5,40%. Portanto, o aumento está dentro dos limites da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal", diz Cristiano Pimentel.

Para o procurador, os órgãos de controle de contas públicas têm um papel limitado no controle deste tipo de aumento de despesas.

"A Constituição dá autonomia orçamentária para as câmaras de vereadores. Dentro dos limites legais e constitucionais, as câmaras têm autonomia assegurada. Os vereadores são eleitos pelo voto para exercerem também esta autonomia orçamentária. O cidadão tem todo o direito de reclamar e protestar, mas nós, como órgãos de controle, só podemos barrar caso haja alguma inconstitucionalidade ou ilegalidade, o que, na nossa análise, não ocorreu neste caso", pondera Cristiano Pimentel.

O representante do MPCO defende, entretanto, um maior e mais efetivo controle social.

"Como os órgãos de controle de contas não podem agir em determinados casos, cabe à sociedade agir, cobrar, protestar, no que chamamos de controle social. Infelizmente, em Pernambuco, não temos um real controle social. Os perfis e coletivos que dizem ser controle social só replicam notícias de órgãos de imprensa nas redes sociais. O autodenomidado controle social em Pernambuco aparentemente não tem coragem de fazer denúncias. Em 14 anos atuando no TCE, eu mesmo nunca vi uma dessas entidades de controle social fazer uma denúncia. Replicar notícias de corrupção no Facebook não é controle social, isto se chama apenas clipping", critica o procurador.

O procurador registra, contudo, que outras entidades tem sido mais efetivas em denúncias.

"Os órgãos de controle sozinhos não tem capilaridade e pessoal suficientes para fiscalizar todos os contratos e pagamentos da administração pública. Nunca terão. É importante o papel desempenhado por sindicatos e associações de servidores, por exemplo. No caso da Câmara do Recife, o aumento é uma questão moral que pode ser cobrada pelo cidadão, associações, sindicatos, sociedade civil. E, também, na urna, nas eleições", registra Cristiano Pimentel.

assuntos

comece o dia bem informado: