Foram encontrados 42 resultados para "Sertão":

Prefeitura de Petrolina
Prefeitura de PetrolinaFoto: Divulgação

Em Petrolina, quem deu entrada pela prefeitura no processo para emissão do documento do imóvel vai receber o título de posse em domicílio a partir desta quarta-feira (6). Serão entregues 315 novos documentos, além dos remanescentes que estão prontos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh), mas que os donos não buscaram. O modelo de entrega foi pensado para evitar aglomerações. As visitas serão agendadas por telefone e serão realizadas com hora marcada para garantir que o título chegará às mãos do proprietário. A ação faz parte do programa Petrolina Legal, que, com essa entrega, ultrapassa os 6 mil imóveis regularizados.

Quem vai receber o título deve ter uma caneta em casa para assinar as duas vias do documento. A recomendação é uma medida de prevenção para evitar a contaminação pelo coronavírus. Os entregadores também estarão protegidos, usando os devidos Equipamentos de Proteção Individual. As entregas vão começar pelo bairro Cosme e Damião e continuam pelos demais bairros contemplados pelo programa, como Pedra linda, João de Deus, São Gonçalo, Pedro Raimundo, Fernando Idalino, Henrique leite, Complementação Alto do Cocar e Terras do Sul.

petrolina

Petrolina vai fazer consulta à população sobre reabertura do abatedouro
Petrolina vai fazer consulta à população sobre reabertura do abatedouroFoto: Jonas Santos

Desativado em 2016, o Abatedouro Municipal de Petrolina voltará a funcionar e disponibilizará um serviço de melhor qualidade. Para tanto, acontecerá no dia 18 de maio, a partir das 10h, uma Audiência Pública online que será transmitida pelo perfil oficial da prefeitura (@prefeiturapetrolina) no Instagram.

Durante a audiência, que será realizada de maneira online em virtude do momento de quarentena devido ao novo coronavírus, serão apresentados os principais conteúdos do edital de licitação, aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que será lançado no mesmo dia para consulta popular no site da prefeitura (www.petrolina.pe.gov.br).

Serão discutidos os aspectos jurídicos, a viabilidade econômica, como também os benefícios para a saúde pública que serão logrados a partir do momento que a população poderá consumir carnes saudáveis com procedência segura, seguindo todos os requisitos fitossanitários, ajudando a combater ainda o abate clandestino.

Benefícios

A Prefeitura de Petrolina ressalta ainda que muitos outros benefícios aportarão na cidade por meio da reabertura do abatedouro, já que haverá geração de emprego e renda, a fiscalização de órgãos como a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), além da implementação do sistema de tratamento dos resíduos dos abates, a entrega sem custo para os marchantes de Petrolina, dentre diversos outros pontos que serão apresentados durante a Audiência Pública.

O kit, segundo os técnicos da Educação, é equivalente a um montante de refeições de quatro semanas de aula por aluno.
O kit, segundo os técnicos da Educação, é equivalente a um montante de refeições de quatro semanas de aula por aluno.Foto: Jonas Santos

Mantendo o compromisso de garantir uma alimentação de qualidade aos mais de 54 mil estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Petrolina iniciará na próxima segunda-feira (27), a distribuição da segunda etapa dos kits alimentares. A medida emergencial faz parte das ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município. Os kits foram idealizados para o consumo dos alunos atendidos pelas escolas, creches e unidades do Nova Semente da cidade, respeitando um cardápio balanceado elaborado por nutricionistas.

A partir de agora, além de arroz, açúcar, leite, macarrão e outros produtos, uma novidade: os kits da Educação Infantil também terão cenoura e maracujá, enquanto os do Ensino Fundamental serão reforçados com banana e goiaba. Produtos fornecidos pelos agricultores familiares de assentamentos e vilas de perímetros irrigados do município. O kit, segundo os técnicos da Educação, é equivalente a um montante de refeições de quatro semanas de aula por aluno. O novo formato do kit alimentar segue todas as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nas últimas semanas, a força-tarefa coordenada pela Secretaria de Educação esteve concentrada trabalhando na logística da distribuição da nova remessa de itens da merenda. A proposta é reduzir ainda mais o volume do fluxo de pessoas na distribuição dos itens com a ampliação do agendamento. A equipe da Educação divulgará o calendário de distribuição aos gestores para que entrem em contato, com antecedência, com os responsáveis pelos alunos, orientando sobre os critérios de distribuição e dos cuidados na hora do recebimento.

petrolina

Crédito: Jonas Santos








2 anexos

Moradores do bairro do Borges foram beneficiados
Moradores do bairro do Borges foram beneficiadosFoto: Divulgação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a coordenadoria de Defesa Civil do Estado entregaram, nesta quarta (22), mais donativos às famílias atingidas pelas chuvas no bairro Borges.

A entrega aconteceu no Ginásio Desportivo Municipal e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e defesas civis do município e do Estado. A ajuda humanitária enviada pela defesa civil estadual beneficiou 260 pessoas ao todo. Foram distribuídos 324 garrafões de água mineral, 177 colchões e 260 cobertores.

“Estamos trabalhando para ajudar essas famílias a recomeçarem suas vidas, tanto com doações do poder público quanto da iniciativa privada e de cidadãos comuns, gente solidária que tem nos ajudado bastante a levar dignidade para centenas de pessoas atingidas pela tragédia, que graças a Deus só provocou danos e perdas materiais, todas as vidas foram salvas,” avaliou a Secretária de Assistência de Afogados da Ingazeira, Joana Darc.

A distribuição contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal e de voluntários.

Deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) segue internado em Brasília, se recuperando de dengue.
Deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) segue internado em Brasília, se recuperando de dengue.Foto: Divulgação

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comemorou as chuvas dos últimos meses na região e a recuperação do armazenamento da barragem de Sobradinho que poderá liberar água sem um limite máximo. “Água pra quem é do Sertão é sempre sinônimo de vida e alegria. Desde 2013 que eu não via a Barragem de Sobradinho operar com mais de 70% de seu volume útil”, comentou.

Patriota relembrou o período da seca e pediu cautela na vazão da água liberada. “Passamos por um longo período de seca, a Barragem operou com pouco mais de 4% da capacidade, menor vazão em 37 anos. Por isso, devemos ter cuidado ao controlar a vazão para não acontecer o que ocorreu nesse período”, recomendou.

A usina hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, começou o final desta semana (18 de abril) beirando 90% da sua capacidade, de acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e poderá operar pela primeira vez sem limite máximo para sua vazão de água liberada num mês de abril desde 2013, quando começaram as medidas para recuperação do seu volume em virtude da seca na região, informou a Agência Nacional de Águas (ANA).

"As chuvas dos últimos meses e a operação dos reservatórios do rio São Francisco permitiram a recuperação do armazenamento de Sobradinho e hoje está sangrando para felicidade dos nordestinos", disse Patriota.

O prefeito Miguel Coelho recebeu, nesta quarta-feira (04), o líder do Método Wolbachia no Brasil, Luciano Moreira
O prefeito Miguel Coelho recebeu, nesta quarta-feira (04), o líder do Método Wolbachia no Brasil, Luciano MoreiraFoto: Divulgação

Foi dado o primeiro passo para a implantação de um método inovador de combate aos casos de dengue, zika e chikungunya em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho (MDB) recebeu, nesta quarta-feira (04), o líder do Método Wolbachia no Brasil, Luciano Moreira, para discutir a implementação do novo modelo no município. Participaram também da reunião, representantes das secretarias municipal e estadual de saúde e da equipe de operações da Fundação Oswaldo Cruz.

Este método de controle das arboviroses foi desenvolvido na Austrália pelo World Mosquito Program (WMP) e atualmente opera em 12 países e mais de 20 cidades. No Brasil, o Método Wolbachia é implementado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde, da Prefeitura e do Governo de Pernambuco.

Petrolina será a primeira cidade do Nordeste a receber a iniciativa. No Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ), o Método Wolbachia está implementado desde 2014 e já existem dados preliminares que apontam a redução de 70% dos casos de chikungunya. Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG) também irão receber a nova metodologia Wolbachia ainda neste ano.

A previsão é que as ações de campo do programa comecem em Petrolina no próximo semestre, após instalação de uma biofábrica que está em fase de modelagem pelas equipes do Ministério da Saúde, governos estadual e municipal e do WMP Brasil/Fiocruz. "É uma grande notícia para a nossa cidade. Petrolina será a primeira cidade do Nordeste a testar esse modelo que está dando resultados muito positivos. Acreditamos que será um grande avanço para a saúde da população e coloca nossa cidade mais uma vez como referência em saúde pública", ressaltou o prefeito Miguel Coelho após a reunião.

O método, segundo os pesquisadores do programa, é totalmente seguro para a população. O processo consiste em lançar na cidade mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia (um microorganismo que inibe o vírus da dengue, zika e chikungunya). A ideia é estimular a reprodução com os mosquitos locais para gerar uma nova população de Aedes sem o vírus. "Não existe modificação genética no Método Wolbachia. Essa é uma iniciativa sem fins lucrativos para proteger a comunidade dessas doenças. A grande vantagem é da autossustentabilidade do processo. Tem áreas no Rio, onde adotamos o método, que paramos o trabalho já há quatro anos e mais de 90% dos mosquitos contém a Wolbachia protegendo a população", explica o líder do programa, Luciano Moreira.

Antes das liberações de mosquitos com Wolbachia, serão realizadas ações de engajamento comunitário, que é uma fase em que se apresenta como o método funciona e se dialoga com a população para tirar as dúvidas. Após definição do plano operacional, agentes de saúde, professores e outros profissionais do município serão capacitados para atuar na divulgação do método. Mais informações sobre o Método Wolbachia podem ser obtidas no site wmpbrasil.org, nas redes sociais (@wmpbrasil) ou via WhatsApp, pelo número (21) 99643-4805.

Mais de três mil famílias serão diretamente beneficiadas pela obra
Mais de três mil famílias serão diretamente beneficiadas pela obraFoto: Divulgação

Com previsão de investimentos de R$ 15 milhões, a ordem de serviço para operação e manutenção do Projeto de Irrigação do Sistema Itaparica foi assinada ontem, 2 de março na presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e do coordenador da bancada de Pernambuco, o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), que havia levado a demanda ao órgão. Mais de três mil famílias serão diretamente beneficiadas pela obra.

“Este é um momento muito especial. É um problema existia desde outros governos desde outros governos e contamos com o apoio da bancada, em especial do senador Fernando Bezerra Coelho, para levar até a Chesf esta e outras demandas e viabilizar soluções. Nosso estado é um estado que historicamente sofre com falta de água e eu agradeço publicamente ao presidente Marcelo que tem assumido a bandeira da irrigação”, disse o deputado Augusto Coutinho.

O lago de Itaparica fica na cidade de Petrolândia, Sertão do São Francisco, onde há mais de 10 anos moradores da região trabalham com a pesca da tilápia. Essa atividade movimenta cerca de R$ 500 mil reais por mês, sendo obtidas mais de 100 toneladas mensais do peixe para venda. “Este contrato foi uma grande conquista para a nossa cidade, mas também para a região. Os agricultores petrolandenses sonhavam com esta obra. Além deles, mais de três mil famílias serão beneficiadas em todo o Sistema Itaparica. Estamos muito felizes com mais esta vitória”, disse a prefeita Jane Souza.

O trabalho dos piscicultores foi destacado pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira que também chamou atenção para o que classifica como novo período de investimentos da Codevasf. “Esse projeto de irrigação sempre ficou no limbo entre a Chefs e o início de operações da Codevasf. Nós inauguramos um novo momento e vamos trabalhar para que isso (a produção do lago de Itaparica) seja nacionalmente reconhecido. Sabemos o quanto essas pessoas trabalham e se dedicam nesses perímetros não só para alimentar suas famílias, mas também para abastecer diversas cidades do entorno que movimentam sua economia pelos produtos produzidos neste projeto”.

Durante a cerimônia, o deputado Augusto Coutinho também lembrou outros projetos do Sertão do São Francisco que estão no alvo de captação de recursos junto à Codevasf, entre eles o projeto Fulgêncio, localizado em Santa Maria da Boa Vista, destinado à agricultura familiar. “Eu vou continuar indo na Codevasf, batendo na porta, porque essa é minha função enquanto parlamentar e temos várias demandas aqui do interior que precisam que o poder publico olhe diferente e o presidente Bolsonaro tem olhado isso”, disse Augusto Coutinho.

Valor vai beneficiar 3 mil famílias que vivem em 10 mil hectares de área irrigada
Valor vai beneficiar 3 mil famílias que vivem em 10 mil hectares de área irrigadaFoto: Divulgação

O deputado Antonio Coelho (DEM) participou nesta segunda-feira (2), em Petrolândia, do anúncio de R$ 15 milhões em investimentos nos projetos de irrigação do Sistema Itaparica. Os recursos, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), já foram empenhados e vão permitir a realização de obras nos canais do Sistema Itaparica, beneficiando 3 mil famílias que vivem em 10 mil hectares de área irrigada.

“Um hectare irrigado gera três empregos. Então, esse investimento ajudará na preservação de 30 mil empregos. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo Federal com o sertanejo, com o homem do campo, com as famílias que têm a agricultura irrigada como fonte de trabalho e renda”, afirmou Antonio Coelho, durante cerimônia na Câmara de Vereadores de Petrolândia, ao lado do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e do superintendente Aurivalter Cordeiro.

Os projetos irrigados do Sistema Itaparica situados em Pernambuco ocupam uma área total de 58 mil hectares, com área irrigável de 10 mil hectares. As principais culturas são banana, goiaba, manga, mamão, coco, feijão, melancia, abóbora, cebola e hortaliças.

Com a aquisição dos equipamentos, população terá novos exames disponíveis
Com a aquisição dos equipamentos, população terá novos exames disponíveisFoto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar a oferta de serviços de saúde à população, o Governo Municipal de Sertânia realizou investimentos no laboratório de análises clínicas do município. A Prefeitura adquiriu novos equipamentos, visando à modernização do ambiente e possibilitando mais agilidade na realização dos exames laboratoriais. Uma ação que garante maior eficiência no atendimento.

O laboratório, que funciona no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, recebeu um aparelho bioquímico novo, com capacidade de analisar 160 amostras/hora, dependendo do tipo de averiguação. Esse equipamento permitiu a redução no tempo de espera. Para se ter uma ideia, antes o cidadão aguardava em média 30 dias, após a marcação, para fazer o exame e receber o resultado. Hoje, os exames de rotina são feitos e entregues dentro de uma semana e os de emergência no mesmo dia. A celeridade contribui para que os pacientes não sofram com a espera e ajuda no tratamento correto.

Outro instrumento adquirido foi um deionizador de água, responsável por produzir água quimicamente pura. Sem essa ferramenta, a Prefeitura chegou a gastar, em 2019, R$ 16 mil com água deionizada. A aquisição permitiu uma economia e garantiu a mesma qualidade. Além dos aparelhos, o laboratório agora oferece novos exames, em especial de emergência, como de enzimas cardíacas, que são solicitados em caso de suspeita de infarto agudo do miocárdio.

O laboratório de Sertânia realiza 50 tipos exames, a exemplo de troponina, hemograma, sumário de urina, tuberculose e hanseníase. São feitas cerca de 6.000 investigações por mês. Uma demanda que chega das UBSFs, Centro de Saúde da Mulher e da Criança, NASF, unidades de referências e do próprio Hospital.

A equipe é composta por 12 profissionais, entre analistas e as pessoas responsáveis pela digitação, marcação e entrega de resultados. O Laboratório Municipal funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e com rotatividade dos trabalhadores nos fins de semana. Os serviços são oferecidos de forma gratuita aos usuários do SUS.

O farmacêutico/bioquímico, José Fábio Bezerra, responsável pelo Laboratório de Saúde Pública Municipal, falou sobre a satisfação com os investimentos realizados, “Uma grande conquista para o município, para a saúde de Sertânia. Vamos melhorar mais, porque novidades virão. Estamos trabalhando e organizando a equipe para darmos um suporte maior nessa parte de exames laboratoriais”.

As melhorias no laboratório municipal fazem parte de uma política de ações feitas na saúde de Sertânia, como a reforma de espaços do Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, a exemplo do bloco cirúrgico e a sala de Raio X. A Prefeitura também construiu e reformou postos de saúde, como a UBSF do Ferro Novo/ Ferro Velho e do distrito de Henrique Dias. As revitalizações alcançaram, ainda, outros prédios da saúde, como o CAPS e CEO.

A gestão adquiriu um ônibus TFD e carros para atendimentos domiciliares. Já o material humano vai receber reforço após a realização do concurso público, realizado em 2019. O objetivo é elevar o quadro funcional da equipe de assistência de saúde.

sertânia

Professores terão reajuste salarial em Afogados da Ingazeira
Professores terão reajuste salarial em Afogados da IngazeiraFoto: Divulgação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, município do Sertão do Pajeú, anunciou que aumentará o salário dos professores da rede municipal em 12,84%. O piso salarial é o menor valor de salário que pode ser pago dentro de uma categoria profissional específica. O piso é, necessariamente, superior ao salário mínimo vigente, e pode ser fixado em lei específica.

O reajuste será concedido a partir do mês de março e representará um impacto no orçamento público anual da gestão da ordem de 2,8 milhões de Reais. Segundo a Secretária de Educação de Afogados, Veratânia Lacerda, em Afogados nenhum servidor recebe abaixo do piso salarial. Todos os professores, ativos e inativos, terão direito ao reajuste.

De acordo com estudo divulgado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios – os critérios atuais de reajuste, em que não há preocupação com as fontes de custeio, o crescimento do piso é muito acima da inflação. Para se ter uma ideia desse impacto, entre 2009 e 2020, o aumento salarial para a categoria foi de 203,61%, enquanto o salário mínimo no mesmo período, teve reajuste de 121,7%. O impacto nas finanças dos municípios brasileiros ultrapassa a casa dos 8,5 bilhões de Reais.

assuntos

comece o dia bem informado: