Política

Bolsonaro autoriza Forças Armadas a reforçar segurança em presídio onde está o chefe do PCC

O chefe do PCC Marco Camacho, conhecido como Marcola, foi condenado a mais de 300 anos de prisão

Jair BolsonaroJair Bolsonaro - Foto: Carolina Antunes / PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto de LGO (Lei da Garantia e da Ordem) que autoriza o emprego das Forças Armadas para a proteção do perímetro externo da Penitenciária Federal de Brasília, onde está preso o chefe máximo do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marco Camacho, o Marcola.

O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7) e assinado por Bolsonaro e pelos ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Augusto Heleno (GSI).

Leia também:
Bolsonaro sanciona lei que estabelece regras da quarentena do coronavírus
Bolsonaro: Forças Armadas são âncora do governo
Diretor de prisão e mais 30 são detidos após fuga do PCC no Paraguai

O texto diz que o emprego das Forças Armadas "será realizado em articulação com as forças de segurança pública competentes e com o apoio de agentes penitenciários do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública".

A edição da GLO ocorre num momento em que o governo vem tentando mostrar força no combate ao crime organizado, em especial após a fuga de 75 presos de um presídio do Paraguai que eram, em sua maioria, membros do PCC.

Em janeiro, Marcola foi levado sob um forte esquema de segurança para passar por exames médicos em um hospital em Brasília, dois dias depois a fuga em massa no país vizinho. O chefe máximo do PCC está preso desde o início do ano passado na Penitenciária Federal de Brasília.

Marcola foi transferido a Brasília em março de 2019. Ele estava na unidade de segurança máxima de Porto Velho (RO), onde permaneceu por pouco mais de um mês. O chefe do PCC foi condenado a mais de 300 anos de prisão.

Veja também

Macron e Lula se reúnem no Planalto para reunião bilateral
INTERNACIONAL

Macron e Lula se reúnem no Planalto para reunião bilateral

Novo convite de Netanyahu a Bolsonaro coincide com Dia da Independência de Israel
Israel

Novo convite de Netanyahu a Bolsonaro coincide com Dia da Independência de Israel

Newsletter