STF

Bolsonaro indicará outro evangélico ao STF caso o Senado rejeite André Mendonça

Presidente disse que cumprirá acordo feito com lideranças religiosas e evitou críticas ao senador Davi Alcolumbre, que ainda não pautou a sabatina do ex-advogado-geral da União

Jair Bolsonaro e André MendonçaJair Bolsonaro e André Mendonça - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também

• Evangélicos encontram Bolsonaro e peregrinam em 'batalha final' por André Mendonça ao STF

• Evangélicos sobem tom contra Alcolumbre sobre Mendonça e ameaçam reeleição no Amapá

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta noite, em entrevista ao canal da Jovem Pan no YouTube, que indicará um novo evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF), caso o Senado rejeite o nome de André Mendonça para a Corte.

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi escolhido em julho pelo presidente para ocupar uma vaga no Supremo. No entanto, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ainda não pautou a sabatina pelo qual o indicado deverá ser submetido.

"Se sair o André, no meu compromisso que fiz junto aos evangélicos, será outro evangélico. Eu acho que o André vai das certo", afirmou Bolsonaro.

A afirmação deixa de fora do possível "plano B" de Bolsonaro para o STF o procurador-geral da República, Augusto Aras, que é católico.

Durante a entrevista, Bolsonaro evitou comentar sobre a resistência de Alcolumbre em agendar a sabatina de Mendonça. "Não quero entrar em boatos. Todo mundo quer poder", afirmou o presidente.

Existe a expectativa de o presidente da Comissão e Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre, marcar a sabatina para a primeira quinzena de outubro. Recentemente, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para que Alcolumbre paute a sabatina.

Com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello no dia 12 de julho, o STF passou a funcionar com apenas dez ministros. Para os senadores, o desfalque na composição da Corte acarreta em grave dano ao interesse público porque atrapalha os trabalhos do Supremo. Como o processo não foi distribuído, ainda não houve a designação de um relator.

Veja também

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil
brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

Newsletter