Bolsonaro sugere a Merkel que use verba suspensa para reflorestar a Alemanha

Em entrevista à imprensa, ele chamou a chanceler Angela Merkel, a quem tem feito críticas públicas, de "querida" e sugeriu que ela utilize o montante para reflorestar a Alemanha

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta quarta-feira (14) a decisão do governo alemão de suspender o envio de recursos para projetos de proteção da floresta amazônica. Em entrevista à imprensa, ele chamou a chanceler Angela Merkel, a quem tem feito críticas públicas, de "querida" e sugeriu que ela utilize o montante para reflorestar a Alemanha.

"Eu queria até mandar um recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu R$ 80 milhões para a Amazônia. Pegue essa grana e refloreste a Alemanha, ok? Lá está precisando muito mais do que aqui", disse.

A embaixada da Alemanha no Brasil disse que a suspensão a decisão de suspensão "reflete a grande preocupação com o aumento do desmatamento na Amazônia brasileira".

Leia também:
Por aumento de desmate, Alemanha suspende parte de verba que iria para a Amazônia
Bolsonaro diz que vantagem para aprovar Eduardo como embaixador é apertada
Lewandowski rejeita pedido para suspender indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada

O bloqueio dos recursos, por enquanto, não atinge o Fundo Amazônia e não afetará outros projetos financiados pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica alemão. Segundo a Deutsche Welle, em entrevista ao jornal Tagesspiegel, Svenja Schulze, ministra do Meio Ambiente do país, afirmou que a suspensão pode ultrapassar os R$ 150 milhões.

O desmatamento na Amazônia tem crescido de forma acentuada. A destruição em junho aumentou 88% e em julho 278% -em comparação a junho e julho de 2018-, segundo dados do Deter do Inpe.

A chanceler alemã já afirmou ver com grande preocupação as ações do atual governo em relação ao desmatamento. Preocupação semelhante foi demonstrada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que colocou a permanência do Brasil no Acordo de Paris como condicionante para concretização de acordos comerciais.

O governo francês também espera ações concretas do Brasil quanto a questões ambientais, o que, caso contrário, poderia dificultar a relações comerciais entre União Europeia e o Mercosul.

Veja também

Jair Bolsonaro comunicou a ministros da corte que indicará Kassio Nunes para o tribunal
justiça

Jair Bolsonaro comunicou a ministros da corte que indicará Kassio Nunes para o tribunal

Escolha de ministros para STF tem semelhanças com indicação de juiz para Suprema Corte dos EUA
política

Escolha de ministros para STF tem semelhanças com indicação de juiz para Suprema Corte dos EUA