Depoimento

Bolsonaro vai prestar novo depoimento à PF sobre suposta trama de Marcos do Val

Esta será a quarta vez que o ex-presidente será ouvido pela Polícia Federal neste ano

Ex-presidente Jair BolsonaroEx-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve prestar um novo depoimento à Polícia Federal no âmbito das investigações que envolvem o senador Marcos do Val (Podemos-ES). A oitiva foi marcada para as 14 horas desta quarta-feira, dia 12.

Este será o quarto depoimento de Bolsonaro à PF desde o início do ano. De janeiro até agora, ele foi intimado a prestar esclarecimentos sobre os atentados de 8 de janeiro, o caso das joias oferecidas pela Arábia Saudita e as fraudes no cartão falso de vacinação dele e de seus familiares.

A investigação preliminar sobre o caso Do Val foi Instaurado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em fevereiro. A oitiva apura uma suposta trama golpista articulada pelo senador e o ex-deputado Daniel Silveira. Eles teriam discutido o plano com o ex-presidente Jair Bolsonaro no fim do ano passado, quando ele ainda era o mandatário.

A conspiração consistia em tentar gravar de maneira de escondida o ministro Alexandre de Moraes e induzi-lo a falar algo que pudesse gerar alguma nulidade no processo eleitoral de 2022. Do Val chegou até a falar em usar equipamentos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para captar os diálogos com o ministro do Supremo.

No mês passado, Do Val foi alvo de um mandado de busca e apreensão da PF e teve um celular apreendido e a conta no Twitter bloqueada. Os agentes fizeram uma varredura no gabinete dele no Senado Federal e em endereços ligados a ele no Espírito Santo. As medidas foram expedidas por Moraes.

Veja também

Lira diz que em dois dias Câmara 'já serenou um pouco'
DECORO

Lira diz que em dois dias Câmara 'já serenou um pouco'

97% discordam totalmente da PL 1904, segundo enquete da Câmara
VOTAÇÃO

97% discordam totalmente da PL 1904, segundo enquete da Câmara

Newsletter