Nova Legislatura

Câmara do Recife retoma sessões

Lideranças de oposição, governo e o prefeito Geraldo Julio (PSB) reabriram as atividades. Marília Arraes não poupou críticas à gestão pelo trato com o legislativo e a condução da máquina pública

Prefeito fez discurso de prestação de contas da gestãoPrefeito fez discurso de prestação de contas da gestão - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

 

A Câmara do Recife iniciou, na última quarta-feira (1), os trabalhos da 17ª legislatura. Numa sessão ordinária, lideranças de oposição, governo e o prefeito Geraldo Julio (PSB) reabriram as atividades parlamentares com discursos protocolares. Primeira a falar no plenário da Casa José Mariano, a líder da oposição, Marília Arraes (PT), apresentou o norte que guiará o bloco antagônico e não poupou críticas à gestão pelo trato com o legislativo e a condução da máquina pública.

“A meta era diminuir o custeio e o gasto com o setor de pessoal, principalmente com os comissionados, e aumentar a captação de recursos e investimentos. Mas o que vimos foi o contrário”, disse Marília Arraes, que liderara o bloco formado pelo PT, PTB, PRB e PSOL.

Num discurso mais ameno e de conciliação, a líder do governo, Aline Mariano (PMDB), que foi oficializada ontem na função, ressaltou a importância da oposição e defendeu o diálogo "para encontrar o caminho do entendimento”.

Prestação
Já o prefeito Geraldo Julio aproveitou os mais de 20 minutos de discurso para realizar uma prestação de contas. No seu pronunciamento, lembrou dos investimentos que foram empregados no primeiro ano de gestão e culpou a crise por não ter cumprido algumas promessas do primeiro ano. Ao final, defendeu que a meta será manter os serviços básicos.

“A nossa grande prioridade este ano, aqui, como em todo Brasil, é vencer o desafio da crise que afeta o País inteiro, garantir os serviços, garantir o pagamento dos nossos servidores, que, infelizmente, em muitos outros lugares, em outros municípios brasileiros e outros governos estaduais, não está sendo possível. Manter tudo funcionando, garantir saúde, educação, as contas da Prefeitura equilibradas, fazer obras e trazer coisas novas para a cidade”, declarou o Geraldo Julio.

Presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB) pregou a união dos poderes para enfrentar o momento crítico da economia e trazer dias melhores para a população.

Ações
O chefe do Legislativo mu­nicipal anunciou, nos bastidores, que até o final de semana será apresentado o plano de contenção de gastos para o legislativo. Marques também informou que até o final de semana fechará os nomes que irão compor os noves colegiados temáticos da Casa Legislativa.

 

Veja também

Em live, Bolsonaro cita denúncia de vídeo de astrólogo que faz acupuntura em árvores
LIVE

Em live, Bolsonaro cita denúncia de vídeo de astrólogo que faz acupuntura em árvores

Após três anos falando em fraude eleitoral, Bolsonaro assume não ter prova e cita astrólogo
Live

Após três anos falando em fraude eleitoral, Bolsonaro assume não ter prova e cita astrólogo