Câmara passa por renovação

59% das cadeiras da Casa José Mariano mudaram de dono. Índice é maior do que o registrado nas eleições 2012

Veterena, a evangélica Michelle Collins foi a mais votada do Recife nesta Legislatura Veterena, a evangélica Michelle Collins foi a mais votada do Recife nesta Legislatura  - Foto: Flávio Japa

 

Uma Câmara Municipal do Recife renovada. Dos 39 vereadores eleitos, ontem, para os próximos quatros anos na Casa José Mariano, 23 parlamentares são novatos, o que corresponde a 59% das cadeiras renovadas. O índice supera à renovação do pleito registrada em 2012 quando à Câmara acomodou 36% dos novatos.

Entre os estreantes para a 17ª legislatura, destaque para Ivan Moraes (PSOL), que se tornou o primeiro vereador da história da sigla no Recife, e Fred Ferreira (PSC), da família dos irmãos, o deputado estadual André Ferreira (PSC) e o deputado federal e candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR). Fred manteve a tradição da família, sendo o terceiro mais votado. 

Configurando em primeiro lugar na disputa proporcional, a vereadora e missionária Michelle Collins (PP) conseguiu carimbar o seu segundo mandato. Parlamentar atuante da bancada evangélica, a progressista agradeceu a votação, e se mostrou surpresa com o primeiro lugar alcançado. “Quero agradecer, primeiramente, a Deus, toda honra e glória a Ele. O resultado foi fruto de muito trabalho. Foi uma surpresa, primeiro lugar eu não esperava. Mas eu sabia que Deus faria algo surpreendente pra mim. Senti nas ruas quando fui acolhida pela população”, comentou.

A nova composição da Casa Legislativa também provocou uma atrofia na bancada do PT. Dos quatro petistas que possuíam mandatos, apenas Marília Arraes e Jairo Brito conseguiram renová-los. Ferrenha nas críticas a atual gestão, Arraes apareceu na surpreendente sexta colocação enquanto o seu correligionário Jairo Brito obteve o 24º mais votados, respectivamente. O presidente municipal do PT, Oscar Barreto, e o ex-prefeito João da Costa (PT), apesar de bom desempenho nas urnas, não conseguiram votos suficientes para conquistar uma vaga. 

O grande arco de aliados da candidatura do prefeito Geraldo Julio (PSB), composto por 20 partidos, elegeu 30 vereadores. O valor equivale a 76,9% das cadeiras da Casa José Mariano. No último pleito, o socialista elegeu 24 vereadores (61%), porém, neste momento da legislatura, possui o apoio de 27 legisladores.

Já a coligação “Recife pela Democracia” (PT, PTB, PRB, PTdoB e PTN) elegeu cinco vereadores e a coligação “Juntos pela Mudança” (PSDB e PSL), três. O destaque nesta coligação capitaneada pelo PSDB está, no entanto, na reeleição do tucano André Régis. A coligação “O Recife Acredita” , que tinha o DEM e PMN, não elegeu ninguém.

O resultado final da votação também apresentou uma grande baixa para a bancada do PSB e para a oposição. Após quatro anos no comando do Legislativo pautando temas importantes e polêmicos do executivo, o presidente Vicente André Gomes (PSB) não conseguiu renovar o seu mandato assim como os governistas Luiz Eustáquio (PSB), Henrique Leite (PDT) e Eurico Freire (Rede).

No entanto, os líderes do governo Marco Aurélio (PRTB) e Gilberto Alves (PSD) renovaram o mandato. Na bancada de oposição, a baixa ficou por conta da vice-líder da oposição Isabella de Roldão (PDT), o líder do PT na Câmara, Jurandir Liberal, que não conseguiram votação suficiente.

 

Veja também

Geraldo Pinho Alves Filho quer trazer linha de metrô para Paulista
Eleições 2020

Geraldo Pinho Alves Filho quer trazer linha de metrô para Paulista

Em Casa Amarela, João manda recado e diz que não se resolve problemas da cidade no grito
Eleições 2020

Em Casa Amarela, João manda recado e diz que não se resolve problemas da cidade no grito