Câmara promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Na seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país

Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Criado em 2004, o programa simula o dia a dia da atividade parlamentar, na qual estudantes do ensino médio participam de debates e votações como se fossem deputados federais.

A edição deste ano reúne 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

A iniciativa tem por objetivo informar sobre o processo legislativo, participação e cidadania. Na seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país.

Leia também:
Câmara autoriza verba pública eleitoral para compra de helicóptero a carro de luxo
Câmara estuda projetos sobre desoneração da folha e mudanças no IR


Durante o programa, os estudantes participarão de atividades como formação de partidos políticos, posse como deputados, eleição da Mesa Diretora e das presidências das comissões, reunião partidária, elaboração de pareceres e sessão plenária.

Na abertura do evento, o diretor de Recursos Humanos da Câmara, Milton Pereira Filho, destacou a importância de os estudantes aprenderem sobre o processo legislativo e sobre os diversos canais de participação da sociedade no Parlamento brasileiro. “Levem consigo também o conhecimento da forma de se participar do processo legislativo. A participação da sociedade é fundamental dentro do Legislativo”, afirmou.

A diretora de Coordenação de Interação com a População e Programas Institucionais da Câmara dos Deputados, Ana Marusia Pinheiro Lima, lembrou aos jovens a oportunidade de conviver com a diversidade de opiniões. “Vocês vão conviver durante uma semana com pessoas de várias cidades do Brasil. Vocês vão escutar diferentes culturas, vivências, pensamentos”, disse.

Veja também

Metade das chapas para prefeituras é formada apenas por candidatos brancos
eleições

Metade das chapas para prefeituras é formada apenas por candidatos brancos

'Se nada faço, sou omisso; se faço, estou pensando em 2022', diz Bolsonaro sobre Renda Cidadã
renda cidadã

'Se nada faço, sou omisso; se faço, estou pensando em 2022', diz Bolsonaro sobre Renda Cidadã