Carreras: 'Não vou, ao sabor de um desejo, sair de um partido'

Felipe não arrodeia: 'Eu tenho o sonho de governar o Recife'

Renata Bezerra de MeloRenata Bezerra de Melo - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Em Pernambuco, ele foi o oitavo mais votado, com 114.268 votos, dos quais 67.244 obtidos na Capital. Não à toa, o deputado federal Felipe Carreras tem o nome cotado para a disputa majoritária na Capital, onde foi o segundo mais votado. Quase encostou na votação do correligionário e também deputado federal, João Campos, que teve 70.864 na cidade, gerida por Geraldo Julio, aliado de primeira hora de ambos. Quem era o candidato do prefeito, então? Carreras, bem-humorado, devolve: "Aí, não sei. Só Geraldo pode responder". Sobre a proximidade da sua votação com a de João, ele admite: "Ficamos, aí, pertinho, foi uma briga boa, acirrada, sadia e saudável". E emenda: "Fiquei feliz porque, se eu não fosse candidato, eu votaria em João, né?". Pelo capital eleitoral no Recife, o nome de Felipe figura, naturalmente, entre os potenciais candidatos à Prefeitura da Capital em 2020. Há quem aposte que ele trocaria de partido para consolidar tal projeto. De antemão, ele descarta a possibilidade. "Pela relação que tenho com meu partido, eu não consigo enxergar uma possibilidade de eu não estar dentro do PSB, porque o PSB nunca se desvirtuou dos seus caminhos. O PSB, estando no caminho que ele sempre esteve, eu não tenho porque sair do meu partido. Tenho relações de amizade, relação histórica, relação de militância", considera Felipe. E emenda: "Não vou, ao sabor de um desejo de algo que me move, sair de um partido, de grupo político que tenho história". Ele avisa o seguinte: "Eu tenho uma trajetória política, tenho disciplina e sei o tempo da política. A gente tem que deixar as coisas acontecerem". Defende que "o grande condutor desse processo é o prefeito Geraldo Julio". Felipe falou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Não arrodeou, no entanto, sobre sua pretensão majoritária: "Eu tenho o sonho de governar o Recife". A senha foi dada.

Fila de embarque
Na trincheira contra o modelo de privatização em bloco, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro para o aeroporto do Recife, Felipe Carreras procurou, recentemente, o senador Jarbas Vasconcelos, lembrando que o aeroporto do Recife foi inaugurado na gestão dele. Vai procurar Fernando Bezerra Coelho e Humberto Costa e pediu audiência com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Contra o tempo > Felipe é a favor da privatização, mas realça que o modelo em bloco vai acarretar prejuízos para o aeroporto do Recife. "São 30 anos à frente, caso esse modelo seja realizado". O certame licitatório é para dia 15 de março, mas ele acredita que dá para reverter ainda.

Intransferível > Entre governistas de trânsito mais intenso no Planalto, o que se pisa e repisa é que o ex-ministro Gustavo Bebianno terminou demitido , estritamente, porque "vazou áudios" do presidente, "quebrando a confiança institucional".

Juntos > Presidente nacional do PSL, Luciano Bivar conduziu junto com Jair Bolsonaro, reunião do partido na última quarta-feira. Além dos 55 deputados federais do partido, três senadores compareceram.

Frequência > Participaram do encontro: Flávio Bolsonaro, Major Olímpio e Soraya Thronicke. Antes disso, Bivar almoçou com o presidente na terça-feira.

Pacto > O deputado federal Silvio Costa Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo se reuniu com o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, anteontem.

Roteiro > Durante o encontro foi definida uma agenda conjunta para trabalhar em defesa do Pacto. Silvio foi convidado por Aroldi para percorrer o País com objetivo de debater o tema.

Veja também

Cidadania recorre de decisão que barrou processo de expulsão de deputado que apalpou colega
Assédio

Cidadania recorre de decisão que barrou processo de expulsão de deputado que apalpou colega

CUT Pernambuco realiza carreata contra Bolsonaro, no sábado (23)
Impeachment

CUT Pernambuco realiza carreata contra Bolsonaro, no sábado (23)