Cobranças seguem e vagas geram expectativa

Espaços vagos foram ocupados por Gustavo Negromonte, Rodrigo Amaro, Luciano Vasquez e Roberta Arraes

Após o pleito de 2016, recém-eleito prefeito do Cabo, Lula Cabral chegara a afirmar, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 , em outubro, que teria "dificuldade de subir no palanque e votar nessa chapa com Raul Henry na vice". O socialista queixava-se de ter sido alvo de críticas do peemedebista, que subira no palanque do adversário dele, Betinho Gomes, na corrida municipal. "Então, vou ter dificuldades sérias de subir. Mas, ele pode não ser candidato a vice” apostara Cabral. De lá para cá, o PMDB de Henry teve seu espaço e representatividade ampliados no Governo do Estado e até a possibilidade de os peemedebistas ocuparem duas vagas na chapa, em 2018, passou a ser considerada. Ontem, em nova entrevista à Rádio Folha FM 96,7, Lula fez a seguinte avaliação: "Acredito que, nesses dois primeiros anos, o governador Paulo Câmara não foi tão feliz como o governador Eduardo Campos foi. Pegou uma crise econômica muito grande e, com isso, não pôde contemplar alguns companheiros, que votaram nele na campanha de governador e ainda estão aí esquecidos". E alfinetou: "Quando você fortalece um ou dois partidos, você esquece de outros que ajudaram na eleição. Então, esquece companheiros do PSB, que estão sofrendo". Ainda há espaços na gestão a serem preenchidos e há socialistas contabilizando esses cargos vagos. Entram nessa conta: a secretaria executiva da pasta de Turismo, uma assessoria especial, sete secretarias executivas da pasta de Desenvolvimento Social, a diretoria de Relações Institucionais em Suape, as presidências da Perpart e da Empetur e o escritório em Brasília, além de outra assessoria especial. Esses espaços continuam gerando expectativa e pressão entre membros do próprio PSB.

Prato principal
Como a coluna cantou a pedra no sábado, Rodrigo Maia recebeu, ontem, em Brasília, deputados do PSD em almoço. 0ora o líder, Marcos Montes, mais 14 parlamentares compareceram. Boa parte havia tido encontros com o outro candidato à presidência, Jovair Arantes. E relatavam ter ouvido apelos do petebista em relação à manutenção da candidatura de Rogério Rosso.

Apelo > A pessedistas, Jovair registrara que a candidatura de Rosso era importante e questionara como eles estariam deixando que houvesse recuo. O projeto de Rosso ajudaria a levar ao 2º turno.

Terrinha > A formalização do apoio do PSD a Rodrigo Maia pode ocorrer, hoje, em Minas Gerais, terra do líder Marcos Montes. Rodrigo também estará por lá.

PSB vai de Maia > Ontem à noite, em Fortaleza, o PSB formalizou o apoio a Rodrigo Maia, cravando que não lançará candidatura à presidência da Câmara. Líder da bancada, Tadeu Alencar grifa que Maia aceitou arcar com compromissos.

Lua de mel > O governador Paulo Câmara passou, ontem, por Petrolina. A relação com os Coelho tem sido vista por governistas como uma "lua de mel". E o fato de o senador Fernando Bezerra não vir fazendo movimentos no sentido de disputar o Governo do Estado é apontado como fator que ajudou na renovação desses laços.

CCJ 1 > Na última quinta-feira, bateu-se o martelo na ida do deputado estadual Waldemar Borges para a presidência da Comissão de Justiça da Alepe. Coube ao líder do governo, Isaltino Nascimento, encabeçar a articulação.

CCJ 2 > Deu-se reunião, naquele dia, entre Isaltino, Waldemar e André Campos, secretário de Articulação Política. A permanência de Clodoaldo Magalhães à frente da Comissão de Finanças foi outra resolução.

Simpática > A professora Ana Lúcia, que é vereadora do Recife pelo PRB, convidou o prefeito Geraldo Julio para um evento evangélico, que será realizado em Santo Amaro no próximo domingo. Detalhe: ela está na oposição ao governo municipal.

Roteiro > Em passagem por Brasília até a quinta-feira, Raul Henry terá audiências, só hoje, com quatro ministros: Osmar Terra (Desenvolvimento Social); Bruno Araújo (Cidades), Raul Jungmann (Defesa) e Moreira Franco (Secretaria Executiva do PPI).

Veja também

Pacheco e Queiroga discutem uso de fábricas de vacina animal para produzir imunizante contra Covid
Coronavírus

Pacheco e Queiroga discutem uso de fábricas de vacina animal para produzir imunizante contra Covid

Fux marca para terça-feira (13) julgamento sobre CPI da Covid-19
STF

Fux marca para terça-feira (13) julgamento sobre CPI da Covid-19