A-A+

Com 2022 no radar em PE, Republicanos aponta 'novo ciclo'

Partido, pelo tamanho, pode ser ativo interessante ao PSB

Silvio Costa FilhoSilvio Costa Filho - Foto: Michel Jesus

Presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, quando indagado se o deputado federal Silvio Costa Filho poderia ser um nome para a corrida majoritária do Recife em 2020, devolve que o parlamentar pernambucano "tem toda condição de disputar eleição em 2020, em 2022". Cita, assim, logo 2022 como possibilidade no radar. E emenda: "Seja para prefeito, para governador, para senador. Quando digo eleições majoritárias, é porque é uma pessoa que tem todas as condições e nosso apoio e respaldo". Na esteira, Pereira pondera: "Não sei se é o momento já de lançar o nome dele para uma candidatura no ano que vem, mas o nome dele sempre é lembrado nas discussões lá na Executiva Nacional do partido". Marcos Pereira, no entanto, diz ter ciência de que não é possível chegar em 2022 sem pasar por 2020. "É impossível, mas é um tema que precisamos avaliar", pontua. No ato em que foi reconduzido à presidência estadual do partido, Silvio Costa Filho fez uma fala argumentando que o Republicanos vai viver novo ciclo em Pernambuco, que não haveria preconceito e estaria aberto à construção tanto com a oposição quanto com o governo.

Uma rota de aproximação do deputado com a gestão socialista já vem se dando à medida que ele vem intermediando articulações do Governo do Estado com o Governo Federal, como já ocorreu em pautas recentes encabeçadas pelo secretário de Desenvolvimento, Bruno Schwambach. O Republicanos, em tamanho, é maior, hoje, do que siglas como o DEM, o PSDB e o PDT, por exemplo. É, inclusive, do mesmo tamanho que o PSB, o que pode ser ativo interessante para os socialistas em 2020.

 

Tempo de TV à vista
Proporcionalmente, depois do PSL, o Republicanos foi o partido que mais cresceu, saindo de uma bancada de 21 deputados e chegando a 32. O DEM tem 30, o PSDB, 29, o PDT, 29, o Solidariedade, 14. Em outras palavras, a sigla tem tempo de TV para oferecer em eventual coligação em 2020.
Quase > A vereadora Professora Ana Lúcia, do Republicanos, foi a única mulher a disputar a vaga aberta na Mesa Diretora da Casa de José Mariano ontem. Integrantes da base do governo relataram que ela teria concorrido com chance se tivesse atravessado para o PSB. Segundo governistas, essa construção chegou a ser cogitada.
Um porém > O vereador Ivan Moraes, que também concorreu à vice-presidência pela Oposição, registrou em sua rede social que teve apenas um voto, respeita o vencedor, mas acha "ruim que o PSB mantenha 4 das 7 vagas na mesa".
Script - Como já era esperado, o vereador Aerto Luna foi eleito com 26 votos para ser o novo vice-presidente da Câmara Municipal. Aerto foi indicado pelo PSB após a morte de Carlos Gueiros e vai ocupar a vaga até dezembro de 2020.
Relação... > Sobrinho do ex-governador Mendonça Filho, Rodrigo Coutinho, que preside o Solidariedade no Recife, indagado sobre como a sigla se comportará, caso o democrata seja candidato em 2020, explica: "A gente não vai simplesmente mudar todo esse conceito em detrimento de uma relação familiar".
...familar > Rodrigo prossegue: "Acredito que o partido precisa trabalhar bem essa questão. Estamos na base do prefeito Geraldo Julio. Vamos apoiar o candidato que o PSB indicar, a não ser que haja algum tipo de divergência, de situação em outras composições do Solidariedade, que eu acredito que não vai haver".
Celebração > A família do vereador Carlos Gueiros promove culto de agradecimento a Deus pela vida dele, hoje, às 20h, na Igreja Episcopal Catedral da Reconciliação. Ele faleceu no último dia 24. 

Veja também

Senado aprova MP que altera tolerância no peso de caminhões e ônibus
cargas

Senado aprova MP que altera tolerância no peso de caminhões e ônibus

Conta de empresa de ex-mulher de Bolsonaro registrou 1.185 saques que somam R$ 1,1 milhão em espécie
BOLSONARO

Conta de empresa de ex-mulher de Bolsonaro registrou 1.185 saques que somam R$ 1,1 milhão em espécie