Com aproximação do PP, Ciro cogita presidente da CSN para vice

Presidente da CSN, Benjamin Steinbruch se filiou ao PP e pode ser vice na chapa de Ciro Gomes, de quem é amigo de longa data

Ciro Gomes (PDT)Ciro Gomes (PDT) - Foto: Wikipedia

Com a possibilidade de o PP apoiar o PDT, o pré-candidato ao Palácio do Planalto Ciro Gomes passou a avaliar o nome do presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch, para o posto de vice em sua chapa. Além de preencher o perfil desejado para a vaga - um nome do setor produtivo que seja do Sul ou do Sudeste -, o empresário tem uma amizade de longa data com o pedetista, que já comandou no passado uma das diretorias da empresa.

Em abril, Steinbruch, que é colunista da Folha de S. Paulo e um dos interlocutores de Ciro no meio empresarial, se filiou ao PP. A entrada no partido foi mantida em segredo. Segundo um amigo do empresário, ele nunca descartou a possibilidade de se aventurar no meio político. A imagem do empresário reforça o discurso econômico de Ciro, que adota defesa da indústria nacional em detrimento do mercado financeiro.

Em conversas reservadas, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, já disse que não teria resistências em apoiar o PDT. Ele sabe que um acordo com a centro-esquerda ajudaria sua reeleição ao cargo de senador pelo Piauí. Os dois partidos, contudo, ainda não tiveram uma conversa oficial sobre o tema, apenas contatos informais. Neste momento, o PDT tem priorizado acordos com siglas do campo da esquerda, como PT, PSB e PCdoB. Em uma segunda fase, pretende se aproximar do PP e do PR.

Leia também:
Ciro evita comentar aliança com PSB após desistência de Barbosa
DEM, PP e PR cogitam acordo com Ciro Gomes
Ciro diz que chance de ter PT na vice é próxima de zero
Ciro Gomes diz ter pena de Gleisi Hoffmann e que PT faz burrice


O primeiro nome pensado por Ciro para o posto de vice foi o do presidente da Coteminas, Josué Alencar, que está filiado ao PR. Mas ele tem afirmado que, provavelmente, não será candidato neste ano. A ideia inicial de Josué era ser companheiro de chapa em uma eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em abril.

Veja também

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama presidente do partido de 'Torquemada Neto'
Política

DEM expulsa Rodrigo Maia, que chama presidente do partido de 'Torquemada Neto'

Bolsonaristas reclamam de perda de seguidores no Twitter, que diz verificar contas suspeitas
Internet

Bolsonaristas reclamam de perda de seguidores no Twitter, que diz verificar contas suspeitas