Com debate ambiental em alta, Bolsonaro diz que vai criar Conselho da Amazônia

Segundo Bolsonaro, o conselho terá o objetivo de coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas para a proteção, a defesa e o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse em rede social nesta terça (21) que determinou a criação do Conselho da Amazônia, a ser coordenado pelo vice-presidente, o general Hamilton Mourão. Segundo Bolsonaro, o conselho terá o objetivo de coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas para a proteção, a defesa e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Ele também disse que, entre outras medidas determinadas, está também a criação de uma Força Nacional Ambiental, à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública, voltada à proteção do meio ambiente da Amazônia. O anúncio acontece durante a semana do Fórum Econômico Mundial em Davos, que é dominado pelo debate ambiental. Duas das maiores estrelas do evento, Donald Trump e Greta Thunberg, falaram sobre o assunto, mas em direções opostas.

Leia também:
Desmatamento na Amazônia cresce 183% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2018
Mudanças climáticas podem aumentar queimadas no sul da Amazônia
Ministério do Meio Ambiente vai criar Secretaria da Amazônia


O presidente americano reclamou de alarmismo, enquanto a ativista sueca pediu aos participantes que discutam aquecimento global baseados em fatos científicos e não em opiniões. Também neste mês, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que pretendia criar uma Secretaria da Amazônia, em Manaus, no estado do Amazonas. A ideia seria "materializar a presença do Ministério do Meio Ambiente [MMA] na região", diz a pasta em nota.

Apesar da intenção, anunciada no dia 8, ainda não há detalhes sobre quadro e orçamento para a secretaria. "A Secretaria da Amazônia, com sede em Manaus, ajudará muito na viabilização das ações de fiscalização e promoção do desenvolvimento sustentável para toda a região", disse Salles, em rede social.

Veja também

Negado pedido de brasileiros que queriam voltar ao país sem apresentar teste negativo para Covid-19
STF

Negado pedido de brasileiros que queriam voltar ao país sem apresentar teste negativo para Covid-19

Parlamentares pedem que TCU investigue gasto de R$ 1,8 bi do governo com alimentos
Congresso

Parlamentares pedem que TCU investigue gasto de R$ 1,8 bi do governo com alimentos