SÃO PAULO

Com 'Erundinamóvel', vice de Boulos entrará na campanha de rua para tentar forçar ida ao 2º turno

Aos 85 anos, a deputada federal pelo PSOL está em isolamento desde o início da pandemia de coronavírus

Guilherme Boulos e Luiza ErundinaGuilherme Boulos e Luiza Erundina - Foto: Divulgação

A equipe do candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSOL) adaptou uma caminhonete para que a candidata a vice na chapa, Luiza Erundina, possa enfim participar da campanha de rua da legenda. Aos 85 anos, a deputada federal pelo PSOL está em isolamento desde o início da pandemia de coronavírus.

A iniciativa é parte da estratégia de Boulos para manter o ritmo de crescimento nas pesquisas e tentar forçar sua ida ao segundo turno. Ele obteve 14% das intenções de voto no mais recente levantamento do Datafolha. Bruno Covas (PSDB) teve 23% e Celso Russomanno (Republicanos) foi para 20%.

Para que Erundina possa sair às ruas em segurança, foi colocada uma estrutura de acrílico na carroceria de uma Saveiro, o que gerou a comparação com o papamóvel, o veículo que transporta o papa. A campanha apelidou a estrutura de "Erundinamóvel".

A vice, que usará o carro pela primeira vez nesta quinta-feira (29), ficará o tempo todo dentro da estrutura sempre que sair às ruas. Segundo membros da campanha, Erundina há tempos queria ir ao encontro dos eleitores, mas preferiu manter as precauções de saúde.

Com a nova ferramenta, a expectativa é que ela possa comparecer a compromissos com Boulos e também isoladamente. Nos próximos dias, o candidato a prefeito iniciará uma espécie de caravana em bairros periféricos de todas as regiões da cidade, em um esforço para tentar ultrapassar Russomanno.

Até aqui, Erundina vinha participando da campanha virtualmente, por meio de lives em redes sociais e aparições em vídeo em eventos. A ex-prefeita é considerada um dos principais atrativos da candidatura, por ser conhecida na periferia e ter feito uma gestão até hoje lembrada em setores progressistas.

O único compromisso presencial que ela teve nos últimos meses foi uma gravação com Boulos para a propaganda eleitoral, no centro da cidade, feita sob cuidados para evitar a exposição da deputada ao vírus.

Veja também

Plenário do STF referenda decisão que impediu alterações na divulgação de dados da pandemia
Coronavírus

Plenário do STF referenda decisão que impediu alterações na divulgação de dados da pandemia

Barroso apela contra violência política de gênero no 2º turno
Eleições 2020

Barroso apela contra violência política de gênero no 2º turno