Câmara dos Deputados

Comissão ouve delegado sobre notícia-crime contra ministro do Meio Ambiente

Alexandre Saraiva também deve prestar esclarecimentos sobre sua substituição na Superintendência da PF no Amazonas

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante maior apreensão de madeira ilegal já registradaMinistro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante maior apreensão de madeira ilegal já registrada - Foto: Reprodução Twitter (@sallesmma)

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados ouve nesta segunda-feira (26) o delegado da Polícia Federal (PF) Alexandre Saraiva, em reunião que contará com a participação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Saraiva vai prestar esclarecimentos sobre a notícia-crime apresentada contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Supremo Tribunal Federal (STF), e sobre sua saída do cargo de superintendente regional da PF no Amazonas.

O depoimento foi solicitado pelos deputados do PT Joseildo Ramos (BA) e Paulo Teixeira (SP). No requerimento (REQ 15/21), eles relatam que a direção da Polícia Federal substituiu Saraiva em 15 de abril, um dia depois de ele ter feito um pedido de investigação contra Ricardo Salles ao Supremo.

Ainda segundo o requerimento, a notícia-crime apresentada ao STF dá conta de suposta atuação de Salles para obstruir a investigação que resultou na apreensão de madeira ilegal, como parte da Operação Handroanthus GLO. O ministro teria praticado três delitos: dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente; exercer advocacia administrativa; e integrar organização criminosa.

A audiência pública acontece no plenário 2, a partir das 16 horas, com possibilidade de participação pela internet.

 

Veja também

Lula inaugura Hemobrás e unidade da Adutora do Agreste na próxima quinta (4)
BLOG DA FOLHA

Lula inaugura Hemobrás e unidade da Adutora do Agreste na próxima quinta (4)

Castro 'corta' Lula de foto com Macron mas mão de presidente aparece
BRASIL

Castro 'corta' Lula de foto com Macron mas mão de presidente aparece

Newsletter