BRASIL

Como assistir à sabatina de Zanin, indicado ao STF, no Senado

Nome de Lula para a Suprema Corte vai ser interpelado pelos parlamentares nesta quarta-feira

Advogado indicado pelo presidente Lula, Cristiano ZaninAdvogado indicado pelo presidente Lula, Cristiano Zanin - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos da Lava-Jato, passa por sabatina no Senado nesta quarta-feira, dia 21, para definir se vai ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Se aprovado, ele vai entrar na vaga do ministro Ricardo Lewandowski, aposentado desde abril.

Zanin vai ser interpelado por integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) e, depois, passar pelo crivo do plenário da Casa. Caso seu nome seja chancelado por maioria simples nas duas etapas, ele fica liberado para a nomeação ao STF.

Todo o percurso de Zanin no Senado nesta quarta-feira pode ser acompanhado através do canal no YouTube da TV Senado, disponível aqui, ou pelo site do Senado. O site do Globo também terá um tempo real com todas as informações sobre a sabatina à disposição dos leitores.

Quem é Cristiano Zanin?
Especializado em direito criminal e atuante no direito econômico, o advogado Cristiano Zanin, de 47anos, ficou conhecido por sua atuação na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos da Lava-Jato.

Natural de Piracicaba, no interior de São Paulo, ele se formou em Direito pela PUC-SP. Desde 2013, ele e a esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, atuam na defesa de Lula e respondem pelo presidente em todos os processos criminais contra ele.
 

Em 2021, o advogado foi autor do pedido de habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou na anulação das condenações do petista, após a Corte ter reconhecido a incompetência e parcialidade do então juiz Sergio Moro. A anulação das sentenças restaurou os direitos políticos de Lula — que ficou preso por 580 dias —, o que possibilitou a candidatura nas eleições de 2022, em que ele foi eleito presidente da República pela terceira vez.

Após a operação Lava-Jato, o advogado fez a representação jurídica da campanha eleitoral do petista no ano passado e participou da transição do governo, quando ficou responsável pela área de "cooperação jurídica internacional".

Como vai funcionar a sabatina
A aprovação do nome de Cristiano Zanin deve passar por duas etapas no Senado, ambas previstas para esta quarta-feira. Em um primeiro momento, o advogado de Lula passa pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).

O colegiado, composto por 27 senadores (um terço do total da Casa), deverá votar o entendimento apresentado pelo relator do caso, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), indicado pelo presidente da CCJ. O nome passa na comissão se foi acolhido pela maioria simples, em votação secreta.

Depois, a indicação deve aprovada por 41 dos 81 parlamentares, mais uma vez em votação secreta. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já afirmou que a apreciação em plenário deverá ocorrer também nesta quarta-feira.

Indicação ao STF
No começo de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação do seu advogado, Cristiano Zanin, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que ele se transformará "em um grande ministro" da Suprema Corte. O nome vinha sendo ventilado para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski desde antes de sua aposentadoria, antecipada para abril.

Veja também

Lula cumpre agenda com Juscelino Filho, ministro indiciado pela PF por corrupção
COMPROMISSO

Lula cumpre agenda com Juscelino Filho, ministro indiciado pela PF por corrupção

TRF2 veta uso de dados de equipamentos de Rosinha Garotinho como prova
Rio de Janeiro

TRF2 veta uso de dados de equipamentos de Rosinha Garotinho como prova

Newsletter