Petrolina

Complexo de esporte e lazer inclusivo às margens do São Francisco é inaugurado

A inauguração contou com a presença do prefeito Miguel Coelho

Miguel Coelho inaugura complexo de esporte e lazer inclusivo às margens do São FranciscoMiguel Coelho inaugura complexo de esporte e lazer inclusivo às margens do São Francisco - Foto: Jonas Santos

As obras da Porta do Rio foram inauguradas, nessa sexta-feira (3), pelo prefeito Miguel Coelho. A estrutura com parques, equipamentos esportivos, educativos e gastronômicos voltados para pessoas de todos os perfis é resultado de uma parceria público-privada para valorizar a orla petrolinense. 

O complexo multiuso da Porta do Rio foi projetado com a finalidade de ser inclusivo e integrativo. Diversos núcleos de esporte e lazer foram implantados na faixa de areia que antes estava sem utilidade. Um desses espaços é um parque infantil com balanços para crianças com deficiência, educação de trânsito, amarelinha e centopeia do alfabeto (esses dois últimos brinquedos com letras e em língua de sinais). Os equipamentos foram adequados para crianças com ou sem deficiência se divertirem aprendendo, de forma integrada.

Além disso, o projeto tem outros dois atrativos. Foi instalado um "pet park" exclusivo para as famílias levarem os animais de estimação à beira do Rio São Francisco. A outra novidade é o primeiro parque público para prática de calistenia, um esporte de alto impacto que utiliza barras para exercícios de ginástica rítmica. A estrutura esportiva ainda é reforçada pela pista para os amantes de patins e skate, além de uma pista de caminhadas e uma quadra para futebol, basquete e vôlei.

Por estar numa área de intenso fluxo e visitação de turistas, o projeto ainda integra um polo gastronômico com restaurantes com pratos típicos da região e de outros sabores. O complexo multiuso conta com uma fonte luminosa e um pórtico com cores em referência à bandeira de Petrolina. 

A riqueza de atrativos e o compromisso de integrar todos os petrolinenses em frente ao "Velho Chico" caracterizam o projeto, segundo o prefeito Miguel Coelho, como uma iniciativa inovadora. "O Rio São Francisco é nosso maior patrimônio, símbolo de nossa gente alegre, forte, solidária, e fonte de todas as riquezas que transformaram Petrolina na 'Terra dos Impossíveis'. Qual lugar, portanto, seria mais emblemático para se construir um parque inclusivo, com nossas cores, gostos e o propósito de unir todos senão em frente ao 'Velho Chico'? Essa obra, então, tem mais que um parque, é um ponto de encontro de nossa gente e nossos valores", definiu o prefeito Miguel Coelho.

Veja também

Câmara de Petrolina concederá título de cidadão petrolinense a Bolsonaro
blog da folha

Câmara de Petrolina concederá título de cidadão petrolinense a Bolsonaro

STF invalida uso de delação de Palocci divulgada por Moro em ação penal contra Lula
justiça

STF invalida uso de delação de Palocci divulgada por Moro em ação penal contra Lula