CINCO MUNICÍPIOS

Confira o resultado das eleições suplementares deste domingo (12) em cinco municípios

Eleitores voltaram às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos

Urna eletrônicaUrna eletrônica - Foto: Divulgação

Os municípios de Silva Jardim e Santa Maria Madalena - ambos no estado do Rio de Janeiro -, Pedra do Anta (MG), Campo Grande (AL) e Gado Bravo (PB) escolheram seus novos prefeitos durante eleições suplementares realizadas neste domingo (12).

Em Silva Jardim, Maira de Jaime (PROS) e Marcos João (PROS) foram eleitos prefeita e vice-prefeito do município com 37,99% do total de votos válidos apurados. Já em Santa Maria Madalena, a chapa composta por Nilson José (DEM) e Paulo Henrique de Faria Sarmento (Cidadania) foi escolhida pelo eleitorado para comandar o executivo municipal com 50,82% dos votos válidos da localidade.

Com 72,23% dos votos válidos, Eduardo Viana (PL) e Robson José Antonuci Pereira (PSDB) foram os candidatos mais votados em Pedra do Anta. 

Teo Higino (Republicanos) e José Rosendo dos Santos (Republicanos) receberam 49,83% dos votos válidos e ocuparão a Prefeitura de Campo Grande durante os próximos anos. 

Em Gado Bravo, 62,58% dos eleitores escolheram Marcelo Jorge (PL) e Edmarck Araújo (Cidadania) prefeito e vice-prefeito do município.   

Mais informações estão disponíveis no DivulgaCandContas e também no link Resultados no Portal do TSE.

Eleições Suplementares
Pleitos suplementares são realizados quando os representantes escolhidos durante a eleição ordinária têm os mandatos cassados ou o registro de candidatura negado por determinação da Justiça Eleitoral, conforme determinado pelo artigo 224 do Código Eleitoral. 

Quem não compareceu às urnas no domingo e não justificou a ausência pelo aplicativo e-Título deve comparecer ao cartório eleitoral para apresentar sua justificativa eleitoral. 

Teste de Integridade
Parte das urnas em Silva Jardim e Santa Maria Madalena passaram pelo Teste de Integridade, feito na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiros (TRE-RJ) no mesmo horário da votação. O objetivo foi verificar se os votos digitados no aparelho são os mesmos recebidos e contabilizados. 

Mais uma vez, a auditoria, que é realizada pela Justiça Eleitoral desde 2002, comprovou que o sistema eletrônico de votação é seguro, à prova de qualquer manipulação ou tentativa de adulteração do resultado da eleição. 

Pelo TSE, participaram do teste o presidente da Corte Eleitoral ministro Luís Roberto Barroso, o corregedor-geral Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão e o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente.

Veja também

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores
Brasil

Pacheco diz que Senado avalia reduzir alcance da PEC que turbina ganhos de juízes e procuradores

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'
Declaração

Lula diz que união da oposição contra Maduro na Venezuela é 'extraordinária'

Newsletter