Política

Confusão com troca de ofensas e arremesso de livro suspende sessão na Câmara

Sessão vota vetos presidenciais

Uma troca de ofensas entre deputados e senadores suspendeu a sessão do Congresso Nacional por cerca de dez minutos na noite desta terça-feira (29).

Deputados invadiram a Mesa Diretora do Congresso e um cordão de policiais legislativos isolou o presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE). O tumulto gerou ainda troca de empurrões entre deputados e policiais.

A confusão teve início quando o senador João Alberto (PMDB-MA), que presidia a sessão na ausência de Eunício, não concedeu a palavra a Weverton Rocha (MA), líder do PDT na Câmara.

Weverton, que é adversário político de João Alberto no Maranhão, havia pedido tempo para orientar a bancada de seu partido na votação de vetos presidenciais.

O gesto do senador gerou irritação de deputados, que começaram a gritar em meio ao plenário "respeita o deputado, senador".

Arremesso de livro

Outros presentes pediram que o regimento da Casa fosse respeitado. Weverton chegou a lançar um exemplar do livro na Mesa Diretora.

Eunício, presidente do Congresso, voltou ao posto e reagiu aos gritos de parlamentares da oposição, que apontavam o dedo indicador em direção ao comando da Casa. "Baixa os dedos. Não sou nega sua", disse o peemedebista, que logo em seguida encerrou a sessão.

Ao reabrir os trabalhos, Eunício classificou o episódio como "gratuito e desnecessário".

O Congresso realiza desde o fim da manhã uma sessão para apreciar vetos presidenciais.

O governo pretende esvaziar a pauta para que deputados e senadores possam votar ainda esta semana a nova meta fiscal, de deficit de R$ 159 bilhões.

O Palácio do Planalto pretende atualizar o déficit fiscal no projeto de lei orçamentária para 2018, que tem de ser enviado ao Congresso até esta quinta-feira (31).

Votação
Até por volta das 22h, já foram votados sete vetos presidenciais a projetos de lei, sendo que um foi derrubado. Os parlamentares retomaram o texto aprovado sobre projeto que permite que empresas contratantes de aprendizes inscrevam até 10% da cota de jovens em cursos de prestação de serviços de infraestrutura esportiva.ação de serviços de infraestrutura esportiva.

Veja também

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília
Visita Macron

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Crítica

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Newsletter