Folha Política

Corda esticada entre PT e PCdoB em Olinda

Lula não gravou para Luciana Santos em Olinda, só para Teresa

Anderson Ferreira comenta resultado da eleiçãoAnderson Ferreira comenta resultado da eleição - Foto: Daniele Monteiro

Ainda que não tenha ido a Olinda, de forma a evitar problemas - uma vez que lá dispõe de dois palanques, levando em conta o de Luciana Santos - o ex-presidente Lula, na última quinta-feira, fez questão de pedir voto de forma incisiva para a candidata do PT, Teresa Leitão, durante comício na Praça da Independência, no Recife. A situação do PT com a candidata à Prefeitura de Olinda pelo PCdoB já não estava das mais confortáveis. Lula, apesar da relação histórica com a comunista, não gravou com ela para a propaganda eleitoral, visando a não gerar celeuma com Teresa, a quem emprestou imagem para ser veiculada. Mas, além disso, Teresa entrou na Justiça contra o uso da imagem de Lula no material de campanha de Luciana, que, por sua vez, considerou a iniciativa “um absurdo”. Nesse caso, Luciana chegou a registrar reclamação. “Se for ao pé da letra, pela legislação, você grava para partidos da sua coligação. Mas, mesmo não sendo da coligação, bastava ele autorizar. Só que isso tem a ver com questão política deles”, relata Luciana à coluna. Ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo chegou a entrar em contato com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. “Rui disse que era um absurdo isso. Humberto (Costa) também concordou com a gente, mas ficou desse jeito mesmo”, lamenta Luciana. A comunista, que esteve na linha frente da defesa de Dilma Rousseff no Congresso Nacional, sublinha a relação tradicional do PT com o PCdoB. No Recife, no entanto, o PCdoB não está na aliança do PT, a despeito dos apelos feitos por petistas, mas sim com o PSB. E petistas e aliados parecem não ter engolido.

Nem imagem
“A única coisa que reclamei foi que Teresa entrou na Justiça para tirar o que a gente já tem dele (Lula). Isso é um absurdo poque tem a ver com uma relação histórica. Não é nem ele pedindo voto para mim. Nem falar ele fala. Eram só imagens”, detalha Luciana.


Pedido > Na quinta, Lula pediu voto de forma enfática para Teresa Leitão. “Nos próximos 10 dias, se cada um de Olinda se transformar na Teresa e a gente for de casa em casa...e não ter medo, nem vergonha de colocar o vermelho”, convocou o líder-mor do PT.

Divã > De outro lado, em reserva, petistas e aliados, apresentam queixas sobre a posição do PCdoB no Estado. “Esse PCdoB de Pernambuco precisa ir ao psiquiatra. Nacionalmente, teve comportamento correto. Mas, em Pernambuco, é um apêndice desse PSB”, critica uma fonte que não quis se identificar, lembrando que Luciano Siqueira, que foi vice de João Paulo, hoje está com Geraldo Julio.

Concorrência > A ex-presidente Dilma Rousseff foi ao Rio de Janeiro participar da campanha de Jandira Feghali. Nutre relação estreita com Luciana Santos, mas, em Olinda, reina o impasse, uma vez que PT e PCdoB podem seguir juntos no 2º turno, mas, no primeiro, estão disputando.

Também acho > Socialistas dizem concordar com o senador Humberto Costa. “Quem pariu Mateus que o embale. Quem elegeu Michel Temer foi a ex-presidente Dilma Rousseff ao escolhê-lo como seu vice. O PSB não apoiou o PT em 2014”, dispara um integrante do PSB, em reserva.

Aprovação 1 > O governador Paulo Câmara demorou a aparecer na propaganda eleitoral do prefeito Geraldo Julio. Isso gerou especulações. Na última sexta-feira, participou de caminhada com o gestor da Capital. Na leitura de alguns aliados, a cautela tem a ver com a aprovação do governador.

Aprovação 2 > Nas coxias, observa-se ainda que a imagem do governador não tem sido tão explorada em materiais de campanha no Estado, como era a de Eduardo Campos, por exemplo. “Um dos poucos prefeitos que está usando imagem de Paulo é Miguel Barbosa, de Bom Jardim, porque lá governador tem 80% de aprovação”, comenta um aliado.

Veja também

Coronel Feitosa apresenta propostas alinhadas ao governo Bolsonaro
ENTREVISTA

Coronel Feitosa apresenta propostas alinhadas ao governo Bolsonaro

Metade das chapas para prefeituras é formada apenas por candidatos brancos
eleições

Metade das chapas para prefeituras é formada apenas por candidatos brancos