Brasil

Dallagnol será julgado em conselho presidido por Aras por power-point contra Lula

A representação de Lula contra Dallagnol será julgada na próxima terça (7), em uma sessão virtual

[930] Deltan[930] Deltan - Foto: Agência Brasil,

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) pautou a representação em que o ex-presidente Lula acusa o procurador Deltan Dallagnol e outros colegas dele da força-tarefa de Curitiba de abuso de poder por darem a entrevista do power-point, em 2016.

O CNMP, que fiscaliza a atuação de procuradores e promotores, é presidido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Em setembro daquele ano, Deltan e outros procuradores reuniram a imprensa em um hotel de Curitiba para apresentar um gráfico cheio de setas que apontavam Lula como o centro de uma organização criminosa que promoveu desfalques na Petrobras.

Segundo o advogado Cristiano Zanin, que representa o petista, a acusação sequer fazia parte da denúncia do triplex, que havia sido protocolada no mesmo dia da entrevista coletiva e era objeto da conversa dos procuradores com a imprensa.

"Eles infringiram os deveres funcionais", sustenta Zanin.

A denúncia de organização criminosa contra Lula foi apresentada depois pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot à Justiça. Lula foi absolvido dela no ano passado pela 12a Vara Federal de Brasília.

A decisão é definitiva já que o próprio Ministério Público Federal não recorreu.

A representação de Lula contra Dallagnol será julgada na próxima terça (7), em uma sessão virtual. Zanin fará a sustentação oral.

O momento é adverso para a força-tarefa de Curitiba, que está em conflito com Aras e sofre restrições da maioria dos atuais conselheiros do CNMP.

Veja também

Sob pressão, Ministério da Justiça entrega ao Congresso relatório sobre opositores
justiça

Sob pressão, Ministério da Justiça entrega ao Congresso relatório sobre opositores

Joice Hasselmann vai à Justiça contra Bruno Covas e dá início à disputa eleitoral
política

Joice Hasselmann vai à Justiça contra Bruno Covas e dá início à disputa eleitoral